Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Formação tática do atual Corinthians; evidências, e o que ainda é possível mudar

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de ELIAS

Ranking: 5.715º

Elias 437 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/08/2018 às 09:54
Por ELIAS FERREIRA SILVA DE FRANCA (@tecnicocorinthiano)

4-4-2 ou 4-2-3-1, essa foi a formação inicial na última partida, onde podemos destacar:

# Sistema defensivo INSEGURO

EVIDÊNCIAS - Baixa atuação do quarteto defensivo, Fagner e Avelar errando passes simples, como não costumam errar. E, as infelizes, mas já conhecidas, falhas do P.Henrique, que não é um mal jogador, mas tem demonstrado que ainda deve ser lapidado. Notem que quando o Balbuena atuava por ali, o Henrique (ex Fluminense) demonstrava boas atuações, já atualmente, exposto, não é mais o mesmo.

POSSIBILIDADE DE MUDANÇA (PM) - O melhor seria a contratação de um zagueiro de maior bagagem, a fim de buscar agregar maior confiança a zona. A curto prazo, poderia optar pela entrada do Léo Santos, que não é nenhum Balbuena, mas pode vir adicionar maior solidez ao setor.

# Meio campo pouco eficiente.

EVIDÊNCIAS - Ralf, pode e deve ajudar muito a equipe, mas nesse momento não está na melhor condição física, e, por conta da idade, terá que passar por um período de transição, a fim de melhorar tanto na parte física, quanto na questão de ritmo de jogo.

Pedrinho, definitivamente, está atuando fora de posição. O garoto tem talento, habilidade etc.., mas não pode ficar marcando lateral. Ele tem que brigar pela posição do Jadson, aquele que estiver melhor mantem a titularidade.

Douglas, tem ajudado, mas, evidentemente, tem muita dificuldade ofensiva. Então, pode ser melhor aproveitado como primeiro volante (depois da saída do Ralf ele passou a atuar na posição de 1º volante), pois atuando de segundo volante, precisaria ser bem mais agudo, buscando maior efetividade na construção de jogadas. Enfim, é uma habilidade a ser trabalhada.

Clayson, ainda não está na melhor condição, pode e deve melhorar, pode ser mantido. Principalmente, tendo em vista, a falta de opções no setor. Quem sabe com a chegada do Diaz, haverá maior concorrência no setor.

POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS - Araos deveria ser efetivado como segundo volante, uma vez que melhora e muito, a saída de bola, possibilitando maior repertório ao sistema de transição meio-campo e ataque.

# Setor de ataque inofensivo.

EVIDÊNCIAS - Jadson, está com muita dificuldade para comandar as ações no espaço, e até que, em certo ponto, tem se esforçado, mas não tem sido bem sucedido. Sua característica, de não gostar tanto de entrar na área, como fazia o Rodriguinho, o deixa com maior potencialidade para fornecer passes e conduzir as bolas paradas (faltas escanteios). Deve brigar por vaga com o Pedrinho, o qual, no momento, parece, ofertar melhor repertório ao setor.

Romero, vinha desfrutado de boa fase, marcando certos gols. Mas seu maior destaque, é mesmo auxiliando a marcação pelas laterais. Então, melhor seria aproveitá-lo em sua posição de origem. Ontem, demonstrou certa imprudência, ainda que com o devido exagero da arbitragem no lance, deixou expor um temperamento pouco equilibrado para atuar diante de certas marcações.

POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS - Romero, deveria retornar a posição de origem. E, Jadson passaria a brigar por vaga com Pedrinho na posição de meia centralizado.

Abaixo a formação dos 20 minutos finais;

Nesse quadro, foi possível notar que Araos e M. Vital juntamente com Douglas, como 1º volante, adicionaram maior repertório ao setor. Principalmente, na construção de jogadas. De tal forma que, é possível pensar em aproveitá-los nessas posições futuramente; E, não somente pelo jogo de ontem, mas sim, justificado pela melhoria proporcionada ao rendimento da equipe com a entrada de M.Vital e Araos em partidas antecedentes.

Considerando as sugestões, evidências e possibilidades de mudanças citadas, segue uma alternativa para futuras formação táticas, na forma de;

4-2-3-1 ou

4-4-2

#vaiconrinthians

#foradiretoria

#a culpa também dos conselheiros que votaram na tiriça.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico