Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Não existe profundidade com pés trocados

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Vinicius

Ranking: 1.227º

Vinicius 2.584 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/07/2019 às 08:29
Por Vinicius Rebouças (@vinicius.reboucas1)

Não existe profundidade com pés trocados

Canhoto aberto na direita e destro aberto na esquerda é um estilo mais velho que a moda de cuspir ou a posição de... Enfim, nada vanguardista. O técnico que opta por isso é geralmente tem em mãos jogadores velozes, habilidosos e, principalmente, de pontaria perfeita.

Afinal, não existe profundidade com pés trocados. Porque o jogador sempre vai puxar para a perna boa, ou seja, para o meio, e tentar a batida ou um passe para o central, ou uma elevação pouco contundente para o centroavante que estará de costas para o gol. Afunila a jogada sempre. Atrasa o ataque.

Quando o jogador não puxa para a 'perna boa' e leva a bola até a linha de fundo, abre-se três opções: rifar um cruzamento com a 'perna ruim'; atrasar (de novo) o lance para voltar um passo e cruzar com 'a boa'; tocar a chegada do lateral. Todas três são opções ruins. Matam a relação velocidade/precisão. Quando rápido, é torto, para fora ou na cabeça do zagueiro. Quando é preciso, é lento o suficiente para a recomposição defensiva do adversário e tira o ímpeto (e a força na batida ou cabeceio) do finalizador.

É por isso que a necessidade de laterais que apoiam, nessa formação, é enorme. E se os laterais não fazem isso, o esquema desaba. Porque o centroavante nunca receberá dos pontas um cruzamento rápido e preciso, nas costas da marcação e de frente para a meta.

O Bayern de Jupp Heynckes faturou a tríplice coroa, antes da chegada de Guardiola, jogando dessa forma. A diferença é que havia uns tais de Arjen Robben e Franck Ribéry no time. O homem a ser servido era ninguém menos que Thomas Müller, jogando atrás de um Mandzukic (ou Mário Gomez), taticamente essenciais para puxar marcação e fazer o pivô, mas isolados entre os marcadores adversários.

Precisão é o nome dessa formação.

É isso que Carille tenta, sem sucesso, copiar. Algo que já passou e não funciona mais. Algo que funcionou pelas exímias qualidades de chute, do Robben, e de assistências, do Ribéry. Capitalizadas por Müller no auge da forma. Precisos e rápidos.

Não é o caso de Clayson, Sornoza e, infelizmente, Pedrinho, apesar de ser o único com qualidade técnica (e apoio do lateral) suficiente para dar cabo dessa demanda no Corinthians.

A qualidade de finalização nesse time está, exclusivamente nos currículos dos centroavantes. Jadson é a exceção. Mas está fora de forma. Então, quando se tem Vagner Love, Boselli e Gustavo dentro da área, e falta um Jadson (no áuge) pelo meio, pés trocados não é a melhor opção.

Nessa hora, menos é mais. É só fazer o simples, Carille. Inverte os pontas...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Thiago Silva

Ranking: 1.539º

Thiago 2.096 posts

@thiago.henrique.dos. em 22/07/2019 às 16:45

A ideia dos pontas com o pé trocado é que eles, ao puxar para o meio pra usar a perna boa, atraiam a marcação e liberem o corredor para o lateral passar.

Se isso não acontecer, é inútil mesmo.

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 4º

Itamar 63.331 posts

@sr.fulano em 22/07/2019 às 15:56

PARABÉNS! NOTA 10!

Quando eu falo que força um esquema em um elenco que tem outra características é isso aí!

VIVER DE UM ESQUEMA SÓ DA NISSO!

Eu vou além.

Acho que inverter os pontas até ajuda, mas eu mudaria o esquema, pois como eu disse, não encaixa com as características desse elenco.

Pois inverter os pontas ajudaria na profundidade, mas ainda 1 centroavante nos zagueiros e 1 meia sobrecarregado sozinho no meio.

Eu mudaria para o 4-4-2.

NA VERDADE ACHO ESSE ELENCO IDEAL PARA O 4-4-2.

Mas infelizmente Carille não tem repertório de organização e criação ofensiva.

Vamis ficar nessa mesma.

Com ele insistindo no esquema, improvisando e queimando jogador por jogafor.

E O POVO CAINDO NAS DESCULPAS DELE.

Fazer o quê.

Foto do perfil de Rafael Oliveira

Ranking: 205º

Rafael 9.422 posts

@rafilskisccp em 22/07/2019 às 15:11

Os laterais que jogavam com o bayern mal subia para o ataque porque tinham que marcar os pontas! Já aqui, os nossos PONTAS tem que marcar os LATERAIS adversários e não o contrario, ai realmente não há sistema que funcione!

Foto do perfil de LelØu $$$

Ranking: 469º

LelØu 5.638 posts

@terrorista10 em 22/07/2019 às 14:57

Pedrinho fez duas jogadas de linha de fundo ontem, mas não conseguiu cruzar de direita pra trás. Tá aí um problema clássico de ponta que joga com pé trocado. E o Avelar é canhoto mas não consegue fazer uma jogada de linha de fundo. Abre o olho Carille, tá errado po.

Publicidade

Foto do perfil de Denilson Vieira Lemos

Ranking: 5.834º

Denilson 422 posts

@deni.show em 22/07/2019 às 14:29

Mas vai enfiar isso na cabeça do Carille... Pra ele, Clayson daria um ótimo armador.

Foto do perfil de Alexandre S

Ranking: 125º

Alexandre 12.832 posts

@asiqueira08 em 22/07/2019 às 14:10

Ou inverte os pontas ou treina, treina, treina e treina a subida dos laterais, que costumam receber em ótimas condições quando há o primeiro drible para o meio do atacante de pé trocado.

Foto do perfil de Carille Das Táticas

Carille 67 posts

@carille.das.taticas em 22/07/2019 às 13:51

Calma deixa eu pensar!

Foto do perfil de Rodrigo Rosa Santos

Rodrigo 79 posts

@rodrigo.rosa.santos em 22/07/2019 às 13:31

Puts kkk

A frase do tópico já diz tudo kkkk, sem mais!