Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Não existe profundidade com pés trocados

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Vinicius

Ranking: 1.230º

Vinicius 2.584 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/07/2019 às 08:29
Por Vinicius Rebouças (@vinicius.reboucas1)

Não existe profundidade com pés trocados

Canhoto aberto na direita e destro aberto na esquerda é um estilo mais velho que a moda de cuspir ou a posição de... Enfim, nada vanguardista. O técnico que opta por isso é geralmente tem em mãos jogadores velozes, habilidosos e, principalmente, de pontaria perfeita.

Afinal, não existe profundidade com pés trocados. Porque o jogador sempre vai puxar para a perna boa, ou seja, para o meio, e tentar a batida ou um passe para o central, ou uma elevação pouco contundente para o centroavante que estará de costas para o gol. Afunila a jogada sempre. Atrasa o ataque.

Quando o jogador não puxa para a 'perna boa' e leva a bola até a linha de fundo, abre-se três opções: rifar um cruzamento com a 'perna ruim'; atrasar (de novo) o lance para voltar um passo e cruzar com 'a boa'; tocar a chegada do lateral. Todas três são opções ruins. Matam a relação velocidade/precisão. Quando rápido, é torto, para fora ou na cabeça do zagueiro. Quando é preciso, é lento o suficiente para a recomposição defensiva do adversário e tira o ímpeto (e a força na batida ou cabeceio) do finalizador.

É por isso que a necessidade de laterais que apoiam, nessa formação, é enorme. E se os laterais não fazem isso, o esquema desaba. Porque o centroavante nunca receberá dos pontas um cruzamento rápido e preciso, nas costas da marcação e de frente para a meta.

O Bayern de Jupp Heynckes faturou a tríplice coroa, antes da chegada de Guardiola, jogando dessa forma. A diferença é que havia uns tais de Arjen Robben e Franck Ribéry no time. O homem a ser servido era ninguém menos que Thomas Müller, jogando atrás de um Mandzukic (ou Mário Gomez), taticamente essenciais para puxar marcação e fazer o pivô, mas isolados entre os marcadores adversários.

Precisão é o nome dessa formação.

É isso que Carille tenta, sem sucesso, copiar. Algo que já passou e não funciona mais. Algo que funcionou pelas exímias qualidades de chute, do Robben, e de assistências, do Ribéry. Capitalizadas por Müller no auge da forma. Precisos e rápidos.

Não é o caso de Clayson, Sornoza e, infelizmente, Pedrinho, apesar de ser o único com qualidade técnica (e apoio do lateral) suficiente para dar cabo dessa demanda no Corinthians.

A qualidade de finalização nesse time está, exclusivamente nos currículos dos centroavantes. Jadson é a exceção. Mas está fora de forma. Então, quando se tem Vagner Love, Boselli e Gustavo dentro da área, e falta um Jadson (no áuge) pelo meio, pés trocados não é a melhor opção.

Nessa hora, menos é mais. É só fazer o simples, Carille. Inverte os pontas...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Leandro Coelho

Ranking: 2.255º

Leandro 1.433 posts

@coelho84 em 22/07/2019 às 13:26

Ótimo post. Muitos jornalistas não conseguem fazer uma análise como esta

Foto do perfil de #safocorinthians 2024

Ranking: 20º

#safocorinthians 32.297 posts

@lucasmoura2015 em 22/07/2019 às 13:26

Todos os times jogam isso, deixa de idiotice.

Foto do perfil de Cosmo Kramer

Ranking: 620º

Cosmo 4.617 posts

@cosmo.kramer em 22/07/2019 às 13:08

E o pior que Carille voltou a afirmar ontem que ainda quer ver Clayson e Everaldo juntos. São Jorge nos acuda.

Foto do perfil de Vagner Silva

Ranking: 31º

Vagner 27.512 posts

@vagner.silva13 em 22/07/2019 às 13:04

Ótimo tópico, porém se aqui Carille muda o jogador de posição vai ter gente falando que o atleta não é acostumado e muitas outras coisas

Publicidade

Foto do perfil de Fernando Zemetek

Ranking: 120º

Fernando 13.172 posts

@fernando.zemetek em 22/07/2019 às 12:54

Falou TD irmão.

SAUDADES do tempo que ponta esquerda e ponta direita jogavam abertos, kda um na sua, e CA estava sempre presente no lance pra marcar GOLS!

Foto do perfil de Gabriel Martins

Ranking: 131º

Gabriel 12.159 posts

@gabriel.martins6 em 22/07/2019 às 12:40

Perfeito

Foto do perfil de Rogerio Pavan

Ranking: 399º

Rogerio 6.305 posts

@rogerpavan em 22/07/2019 às 12:21

Se você inverter os pontas, perdemos o Pedrinho, ele vai sumir jogando com Sornoza e Avelar.

Foto do perfil de Eduardo Maisao

Ranking: 313º

Eduardo 7.388 posts

@eduardo.maisao em 22/07/2019 às 12:19

Isso Vinicius, e digo mais... Quem jogou sabe que uma batida de rosca pega efeito depois dos 30m e uma batida de trivela pega efeito em 10,15m. Além disso que elucidou um cruzamento com o pé trocado não dah o mesmo efeito tirando a bola do goleiro ou um lançamento em profundidade. Pode ver : Não vemos mais jogadas pelas pontas e metida de bola pra jogada de linha de fundo! Exelente Frase;- Não existe profundidade com pés trocados! Realmente... Aí vemos esse jogo de tico tico sem viradas de bola e profundidade. Meias que estão trocados e extremos trocados. Não temos que aprender nada com os caneludos europeus. Eles não tem nossa batida de bola e nem o um contra um. Estamos acabando com nosso futebol!