Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Ajustando o time do Corinthians (Guia Tático)

Foto do perfil de Felipe

Ranking: 3.545º

Felipe 843 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/10/2019 às 21:42
Por Felipe Roza (@feups21)

Bom, esse post vai ficar meio extenso então quem ler até o final comenta abaixo sua opinião pra gente debater esse assunto.

No que eu entendo sobre futebol, no meio de campo é preciso INTENSIDADE, ou seja, brigar, dividir, se movimentar para criar linhas de passe, trocar passes rápidos com triangulações, fazendo a bola chegar aos atacantes com mais frequência.

No setor final do campo, o ataque, é preciso QUALIDADE. Caprichar na jogada, aproveitar as chances com precisão e converter volume de jogo em gols, gerando resultado.

Atualmente, pela nossa tática defensiva, formamos uma linha de 6 na defesa com os pontas encaixotando no lado da área, assim a gente troca o atacante que vai estar na primeira linha de marcação fazendo a pressão na saída de bola por um cara mais recuado.

Desta forma nós quebramos a intensidade do time inimigo no meio campo, deixando eles trocarem bola entre os zagueiros e volantes com tranquilidade. E quebramos a qualidade ofensiva do ataque com mais defensores no terço inicial de campo.

Na minha opinião deveríamos abolir esse ponta fixo ao lado do lateral, e voltar com o ponta defendendo na primeira linha de marcação, fazendo a marcação pressão.

E falando em ataque, é a primeira parte que vou comentar. Pensei em uma opção para arrumar o time taticamente, é uma opinião minha e vou comentar.

Primeiro eu armaria nosso ataque desta forma

Boselli é um cara que precisa que o time jogue pra ele, coloque intensidade em campo e faça a bola chegar, ao contrario vai pegar a bola por 15s no jogo. Mas com a bola chegando, é o nosso atacante mais técnico, com mais qualidade para finalizar.

Para municiar nosso centroavante eu iria com esse tridente de meias/atacantes bem jovens, de muito drible, criatividade, velocidade. Janderson, Vital e Pedrinho encostando para tabelar com o Boselli ou deixar ele em condição de finalizar.

Mas para isso acontecer esses jogadores PRECISAM atuar próximos a área. Com os pontas nos bicos da área e o Vital ali na meia lua. Assim os 3 podem pisar na área em um ataque.

Mas como fazer isso acontecer? Esse que é pra muitos o nosso ataque ideal, parece que nunca consegue atuar de forma ideal...

Eu tentaria jogando com compactação, subindo mais jogadores ao ataque. Liberar os laterais a subir e jogar com 2 válvulas de escape, pelos dois lados senão o time fica penso (Hoje em dia se marcar o Fagner pelo lado direito, mata nossa saída de bola) e a gente sabe que o Avelar joga praticamente de zagueiro, não sabe apoiar com passes e triangulação.

E além disso eu iria mais fundo, super respeito o Ralf, acompanhei desde que chegou ao Timão e já me deu muitas alegrias, títulos. Porém hoje em dia eu jogaria com 2 volantes de saída de bola também, para encostar nos laterais e de forma compacta termos mais jogadores para triangulações.

Eu tenho uma teoria que nesse time é fácil de um bom volante se destacar. Temos raros exemplos de volantes ruins nessa década. Normalmente quem é diferenciado no passe (Maycon, Elias) em subir de elemento surpresa (Paulinho) ou em desarme mesmo (Ralf, Gabriel) costuma ter mais tranquilidade para desempenhar sua qualidade, pois normalmente os jogadores já deram combate e fica mais fácil o desarme, ou a organização defensiva acaba forçando o adversário a fazer uma jogada arriscada, e daí os bons volantes ofensivamente se destacam quando já recuperam a posse de bola e podem atacar.

Armaria uma linha de 4 que jogaria atrás do nosso ataque (2 laterais, 2 volantes) assim nossa dupla de zaga jogaria desconectada. Para a escolha dos volantes vou usar o critério da característica da intensidade, jogadores que quebram linha de marcação com passes/triangulações, ou na disposição física, dividindo e recuperando a posse com um bom passe e o apoio necessário. Escalaria Fagner, Jr. Urso, M. Jesus e Carlos.

Essa linha de 4 'atacaria' a primeira linha de marcação, de volantes e meias/atacantes que fazem essa primeira linha de 4. Assim com entrega, movimentação, com os jogadores encostando para fazer o passe, o time brigaria para impor o seu ataque, o seu estilo de jogo ao invés de ficar esperando lá atrás. E ai vem a parte mais importante: isso naturalmente vai encaixotar o time no ataque. A presença desses jogadores buscando o ataque vai fazer com que Boselli jogue entre os 2 zagueiros, que o Pedrinho/Janderson joguem no 1v1 com o lateral (e não 1v9 tendo que driblar todo o time) e o Vital flutuando ATRÁS DO VOLANTE adversário.

Assim geraríamos várias possibilidades de triangulações Carlos/Jesus/Janderson, Jesus/Vital/Urso, Fagner/Urso/Pedrinho (Se lembram que era considerado o melhor lado direito do Brasil?). Linhas de passe, ataque 8v8, intensidade e qualidade. Se por acaso o adversário só jogar com 1 atacante enfiado para o contra-ataque (o que é difícil) e o time se defenda com 9, Bruno Mendez poderia subir até essa linha de volantes e igualar o número de 'atacantes', já que o mesmo mostrou ser muito bom com os passes, assim ainda atacaríamos com igualdade num 9v9. Daí só movimentar, correr, se dedicar, procurar ser criativo, incisivo e decisivo.

Pontos importantes:

- Nossa defesa vai ficar mais exposta, porém, é necessário uma mudança de atitude.

- Mendez vai falhar, Carlos vai falhar. São jovens. Acontece quando o jogador está em processo de amadurecimento. Mas vendo pelo outro lado já temos jogadores experientes ali no setor que podem ajudar (Gil, Fagner, Cássio) e num futuro próximo consigam absorver alguma experiência.

- Temos que contratar em dezembro. Se quiserem ao menos passar das oitavas da Libertadores vai ser necessário algumas contratações de qualidade em funções pontuais.

Assim o meu time seria:

Cássio; Fagner, B. Mendez, Gil, Carlos; Jr. Urso, M. Jesus; Pedrinho, Vital, Janderson; Boselli.

Eu arrumaria a formação tática do time desta forma. Ao meu ver vai jogar um futebol mais ofensivo e bonito.

Triangulações, Compactação, Organização e Marcação Pressão, essas sim sempre foram as características do Corinthians dessa década, e não uma retranca medrosa que se apossou desse conceito.

É isso, foi meio trampo pra fazer o tópico, da um soco pra cima pra dar uma força kkk

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Márcio Suman

Ranking: 4.517º

Márcio 613 posts

@suman.caragua em 29/10/2019 às 18:56

Eu tentaria dar uma folga a mais para o Pedrinho...

Cássio, Fagner, Ralf, Gil e Carlos.

Gabriel, Ramiro, Renê Júnior e Pedrinho (Livre não volta e não passa nem do meio campo)

Janderson (também não voltaria pra marcar, pois temos 3 volantes) e Gustagol (também não voltaria)...

Teremos sempre 3 jogadores no ataque, mais as chegadas de Carlos, Fagner e Ramiro.

Foto do perfil de Amadeu Geraldo Colombo

Ranking: 194º

Amadeu 9.787 posts

@colombo em 29/10/2019 às 17:59

Boa! É por isso que não vai! Vocês complicam D mais! Vai Corinthians...

Foto do perfil de Felipe Roza

Ranking: 6.976º

Felipe 317 posts

@felipe.roza em 29/10/2019 às 09:01

Belo tópico!

Foto do perfil de Forrest Gump

Ranking: 494º

Forrest 5.481 posts

@fforrest em 29/10/2019 às 08:09

Eu acho que este esquema esta manjado.

Preferia ver um 3-5-2 sendo mais radical.

Ou um 4-4-2 pra pelo menos ver algo diferente.

Publicidade

Foto do perfil de Edgard Alan Souza

Ranking: 62º

Edgard 18.150 posts

@edgard.alan.souza em 29/10/2019 às 07:48

Pra manter a coêrencia com o que eu digo desde janeiro, pra mim o melhor esquema pra esse elenco é o 4-4-2.

Teríamos um grande poder de finalização e fator de preocupação pra zaga adversaria, prendendo os zagueiros, tendo Love e Boselli no ataque.

Meu time partiria dai, a la Uruguai com Cavani e Suarez.

Com a bola, Pedrinho e Vital centralizam, se procurando, e ao mesmo tempo em que abrem o corredor pra passagem dos laterais. É o que Everton Ribeiro faz no Flamengo hoje, ou Jadson fazia em 2015, da ponta para o meio.

Sem a bola, 2 linhas de 4, os dois na frente. Segredo nenhum.

Foto do perfil de Felipe Pimenta Dos Santos

Ranking: 1.576º

Felipe 2.061 posts

@fepimentas Apoiador em 29/10/2019 às 06:54

Essa é sim uma alternativa para destravar o time. Destaco dois poréns.

1) M. Jesus é muito lento. Apesar de bom tecnicamente, parece um peladeiro jogando na praia, mata qualquer jogada acelerada e é incapaz de marcar em perseguição, só preenche espaço. Ou muda fisicamente e em comprometimento ou não terá chance de jogar.

2) o problema dessa escalação é que ninguém retém bola. O time só ter jogada vertical pode ser ótimo, quando os avanços resultam logo em gols e desestruturam o adversário. Mas também é um risco de o jogo virar perda de bola + ataque numa zaga exposta. Pedrinho e Janderson não seguram a bola, só correm pra frente tentando driblar.

Mas concordo contigo, é preciso criar alternativas urgentemente.

Foto do perfil de All Colatra

Ranking: 39º

All 23.751 posts

@all.colatra em 29/10/2019 às 00:00

Rapaz, 6-3-1? Kkkk

O pessoal pega uma situação de jogo onde os dois jogadores de lado voltaram até lá atrás e tenta passar como se fosse assim o tempo todo

Foto do perfil de Vagner Silva

Ranking: 31º

Vagner 27.512 posts

@vagner.silva13 em 28/10/2019 às 23:47

Tópicos assim valem a pena ler, mostra o real sentido do fórum