Fórum do Corinthians

Análise tática do jogo Corinthians x Flamengo – vamos entender o que aconteceu realmente

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 7.478º

Félix 184 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 18/10/2020 às 20:21
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

ANTES DE MAIS NADA, UMA CRÍTICA AO CÁSSIO E A DIRETORIA.

Não acredito que Mancini bancou o Cássio de titular, e sim houve pressão da diretoria, até porque decidir pra colocar o Cássio de titular anunciando depois das 10 da noite de sábado não pode ser só do técnico, caso contrário Mancini já teria deixado claro na quinta ou sexta.

O próprio Cássio, na entrevista dada, deu a entender isso: depois de uma primeira conversa com Mancini com os dois goleiros, houve um intervalo de tempo e só depois o Cássio descobriria, pelo Mancini que seria titular – Cássio disse que Mancini conversou com os dois e DEPOIS da conversa houve outra só com ele dizendo que entraria em campo.

Pra mim, Cássio falhou em três dos cinco gols. Se no terceiro e no quinto não tinha como defender, nos outros lances o Cássio poderia ter ao menos pulado ou se aproximando mais para “abafar” o canto. A grande maioria dos torcedores queria Walter de titular, com justiça, mas ao haver influência interna para colocar o Cássio, mostra que não existe democracia nem meritocracia no clube. O torcedor não esquece das falhas de Cássio e das coisas que ele disse, se isentando das falhas. Todos os torcedores entendem quando Cássio assevera o quanto um desempenho ruim o afeta, mas isso não desmerece a visão correta de que ele é um dos que mais falha.

Agora vamos ao jogo. No último artigo que escrevi, mostrando as preferências estratégicas de Vágner Mancini, disse que ele prefere um 4-2-3-1, chegando a deduzir qual seria a escalação ideal na concepção dele...e de fato acertei quase todos os jogadores, errando apenas 2: Everaldo (jogando no lado esquerdo no lugar de Natel devido ao gol feito no último jogo) e naturalmente Cássio, cuja escalação irritou muitos torcedores que queriam o Walter – inclusive eu que, além de preferir mil vezes o Walter ao Cássio, escalei o Walter no Cartola na certeza de que seria o titular pra que, 6 horas depois do prazo final de escalação, me anunciarem o Cássio de titular, como eu disse acima!

Avisei antes que, se perdêssemos para o Flamengo, seria por causa de um time fragilizado principalmente na defesa. O problema não foram dos zagueiros em si, mas a linha de defesa como um todo. Isso eu faço questão de ressaltar. Quem culpa Marllon ou Gil se equivoca, e será provado aqui.

PRIMEIRO TEMPO

O Corinthians foi agressivo nos primeiros minutos. Otero jogou muito bem, impondo o rítimo. Em dado momento, Everaldo quase tomou a bola do goleiro distraído, e o time procurou adiantar a marcação. O gol que o Flamengo fez, corretamente anulado, foi numa roubada de bola do carrinho, a jogada bem feita pelo meio e foi um gol de sorte, pois a defesa estava bem postada e o chute resvalou no Marllon antes de chegar ao Pedro.

Mas ainda assim o Corinthians pressionava. Seja com Otero, seja com Everaldo, o Corinthians procurava ser objetivo...até que Flamengo faz o gol com Éverton Ribeiro, numa falha de recomposição : o Éverton estava sozinho ali e ninguém o marcou, visaram a bola.

Olhem os mapas de calor de Xavier, Vital, Camacho e Everaldo. Como Mateus Vital estava no meio e trocando muito de posição com Everaldo e Otero, ele foi muito visado pra faltas – o que poderia ser alguma vantagem pra nós na bola parada. E Vital foi a principal mola de impulsão do time depois de Otero: o mapa de calor dele no primeiro tempo revela isso. Camacho, apesar do que muitos estão dizendo, jogou bem sim: se impôs no e chegou um momento que que ele chutou na trave. Camacho chegou, por várias vezes, cobrir o Fagner, e ainda assim se posicionou na frente do campo, como deve ser feito. Xavier, que deveria ser tão agressivo quanto Camacho, jogou mais recuado. Isso tem uma explicação: como ele joga mais pelo lado esquerdo, ele só estava liberado pra atacar caso o ataque fosse pelo lado esquerdo com Everaldo. Mas bombardearam o Flamengo pelo lado direito com Otero, com Camacho sendo mais participativo devido a isso.

O Corinthians chutou mais que o Flamengo: foram 8 chutes, mas nenhum a gol. Ainda assim alguns foram com grande perigo, e 2 foram bloqueados. Flamengo chutou 5 vezes e 2 a gol. Mas observem no mapa com pontos que, apesar dos chutes fora, o Corinthians (laranja) teve muita presença de chutes na área.

Quem passou a bola mais vezes foi Fagner, disparado: 31 vezes. O segundo maior passador foi Xavier (22) e o terceiro foram Otero e Lucas Picon (18). Daí vocês entendem o que eu disse sobre o fato de Xavier não ser participativo em ataque e sim Camacho, justamente porque o time estava atacando pela direita com Otero.

O ponto positivo do primeiro tempo FOI TER POUCOS PASSES ENTRE A DEFESA, MAS SIM NO MEIO-CAMPO. O destaque negativo foi em somente explorar pela direita e menos na esquerda, só porque é o “menos badalado” Everaldo. Este inclusive, se não fosse parado por uma falta no fim do jogo, ele estava dando uma arrancada perigosa para o gol.

SEGUNDO TEMPO

Começamos mal com o gol do Flamengo: uma falha bisonha querendo marcar a bola ao invés de marcar posicionado...e deixam o Vitinho livre! E o terceiro gol de escanteio foi uma falha do Fagner, que mal acompanhou quem vinha atrás, como se Everaldo tivesse a capacidade pra isso!

Antes do terceiro gol, Mancini faz as modificações: tira Boselli (que não tem culpa nenhuma) pra colocar Luan, sai Otero (com cartão) e entrou Gustavo Mantuan, e saiu Vital (pra mim o melhor do jogo depois de Otero) pra entrar Cazares. Com isso Luan joga de falso 9 novamente e os meias jogam mais fechados: uma decisão bastante inteligente, já que o problema era chegar na área passando a bola.

E Luan entrou bem: se a primeiro gol com o de Gil não valeu, o segundo sim, e as duas cobranças foram de Luan. Então o Corinthians pressionou mais, dessa vez pelos dois lados e com Xavier participando mais. E depois do quase gol de Cazares numa jogada linda, Luan quase faz outro golaço no ângulo, exatamente onde Luan deve ficar: na Zona 14, como há tempos venho asseverando.

Depois Everaldo sai para entrar Gustavo Silva, para em seguida sair outro gol em outra falha defensiva e com falha do Cássio. E ainda assim o Corinthians pressionava, o que eu gostei muito: se o cruzamento para o Luan foi no calcanhar dele, Mantuan quase coloca no cantinho, para outra defesa do goleiro. A única alteração que não faria era tirar Camacho para entrar Gabriel, aonde deveria entrar o Roni. E o Gabriel me faz a burrada de errar o passe e Diego aproveitar a defesa mal postada pra fazer o gol.

CONCLUSÃO

Observem que o mapa mostra o quanto o Corinthians foi agressivo. Mas o Flamengo foi mais ofensivo ainda devido aos contra-ataques efetivos com Éverton Ribeiro, Vitinho e mais tarde Diego. Era sabido que o time possuía contra-ataques com precisão.

Analiticamente, creio que o Corinthians teve pontos positivos sim: melhorou demais na aproximação e finalização, principalmente no segundo tempo, provando que Luan de falso 9 ou segundo atacante com Cazares se torna uma dupla perigosíssima. Se não fosse o goleiro, o Corinthians poderia ter feito muitos gols! O ataque, em minha opinião, melhorou demais em comparação com Coelho, mas o nosso problema é a defesa mal postada. A pontaria no primeiro tempo não foi boa, mas no segundo tempo foi estupenda. E isso eu gostei muito, mas muito mesmo, de ver.

Apenas duas ressalvas: Mancini terá que rever os cruzamentos. Se o time não cruza bem, deve buscar passar a bola até a área pra explorar o centroavante. Boselli não conseguiu chutar nenhuma vez ao gol porque não veio uma bola decente pra ele. Quando Luan veio de falso 9, foi justamente os passes na área que aumentaram o perigo, então por que não fazer o mesmo com o centroavante? A outra ressalva é que o time não é só Otero: por que não atacaram também pelo lado esquerdo com Everaldo? Que mania é essa de negligenciar os dois lados do campo e dar valor ao “nome”? No primeiro tempo o mapa de calor estava todo pintado no lado direito. Isso se chama PREVISIBILIDADE. Everaldo, em essência, criou mais oportunidades que o próprio Otero, porque foi menos previsível. Por isso Internacional, Atlético-MG e o próprio Flamengo estão no topo: ou vocês acham que o Internacional concentra seus passes só em Tiago Galhardo? Comparem os mapas de calor do Corinthians e do Internacional e verão a verdade do que foi dito aqui.

Agora eu respondo a questão: por que a culpa não é exclusivamente do Marllon e do Gil? Porque a linha de defesa como um todo (incluo Fagner e Piton nessa) se preocupou mais em marcar a bola ao invés do meio-campo e ataque em si. EM ABORDAGEM ESTRATÉGICA, EXISTE UMA DIFERENÇA CLARA DIFERENÇA ENTRE MARCAR POSICIONALMENTE ONDE A BOLA ESTÁ E MARCAR A BOLA. Essa é a filosofia do Mancini, e que ele aplicou com sucesso no Atlético Goianiense, que no momento desfruta merecidamente do oitavo lugar. Marllon jogou muito bem, fez boas coberturas, errou muito pouco, Gil idem, MAS A POSIÇÃO DA LINHA DEFENSIVA COMO UM TODO É QUE FOI FALHA.

Resumindo, o ataque melhorou demais, mas a defesa tem que entender esse princípio dito acima. Com Bruno Méndez de volta – que jogou muito bem o primeiro jogo – as coisas vão melhorar. Também tenho que dar a mão a palmatória ao Gil e ao Fagner, que jogaram bem – embora esse último tenha falhado no terceiro gol, jogou bem demais.

E para o Cássio, digo o seguinte: o torcedor entende o seu sofrimento, mas não esquece o passado recente, o que você tem dito. É pelo passado que o torcedor o critica, e pela realidade atual com Walter. E aos medalhões e diretoria, digo o seguinte: O torcedor está mais informado das políticas internas e da panela do que vocês, diretoria, julgam. E o torcedor saberá cobrar a devida transparência, por meio de atitudes democráticas e exigindo meritocracia, coisa que não está havendo. Se fizerem com Mancini o que fizeram com Tiago Nunes, principalmente colocando esse jogo como referência, o torcedor não os perdoará.

VAI, CORINTHIANS!

5.745 visualizações e 126 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Yassuo Lauro Uemura

Ranking: 2.160º

Yassuo 1070 posts

@yassuo.lauro.uemura em 18/10/2020 às 20:41

Ótima análise. A diferença é a questão técnica e como o colega Paulo falou, não tinha que encarar o Flamengo como igual, somos muito inferior técnica e táticamente, talvez no 2o turno com preparo físico melhor e mais entrosado possamos, guardado o devido cuidado, 3 volantes, encarar esse adversário e outros. O trabalho tem que continuar, o principal objetivo é não ficar no Z4, o resto é lucro.

Foto do perfil de Roberto Da Silva

Ranking: 196º

Roberto 7640 posts

@nao.tem em 18/10/2020 às 20:33

Aconteceu o que todos nós vimos nosso time é ruim e o Flamengo é muito superior ao nosso time, que foi humilhado em campo.

Últimas respostas

Foto do perfil de Tiago Spina

Ranking: 8.555º

Tiago 142 posts

@tiago.spina em 22/10/2020 às 04:56

Nem foi dendo que alguém lê isso dai

Publicidade

Foto do perfil de Rodrigo Gonzales

Ranking: 1.657º

Rodrigo 1434 posts

@rodrigo.gonzales3 em 20/10/2020 às 14:54

Resumindo...Flamengo e infinitamente melhor que nos.

O time evoluiu? SIM

Só isso.

Foto do perfil de Eduardo Cano

Ranking: 180º

Eduardo 8055 posts

@educano em 20/10/2020 às 11:52

Pra mim o erro e análise é mais básica.

Além da diferença técnica entre as equipes...entramos com uma escalação de alguns jogadores que não tem intensidade pra combater... Boselli..Everaldo...Camacho...Vital...são jogadores que não ganham uma dividida no corpo de ninguém...jogadores que não sabem combater.

Olha o porte do meio ataque do Flamengo...Gerson..Thiago Maia...Vitinho..Pedro..Bruno Henrique...

Parecia time de adulto contra criança na hora de disputar jogada.

Foto do perfil de Bruno Fenich

Ranking: 12.274º

Bruno 66 posts

@bruno.fenich em 20/10/2020 às 09:57

Perdeu a moral no texto logo no começo, tá irritadinho porque escalou o Walter no cartola puta que pariu, aonde vamos chegar Corinthians kkkkkkkkkkkkkkk

Foto do perfil de Rafael Cantero Dorsa

Rafael 31 posts

@rafael.cantero.dorsa em 20/10/2020 às 09:12

Ótima análise! Espero que a diretoria dê o mínimo respaldo ao Mancini e torcer para acertar o time! Eu ainda acredito que podemos chegar numa Libertadores!

Foto do perfil de Lucas Praciano Sousa

Lucas 10 posts

@lucas.praciano.sousa em 20/10/2020 às 09:04

Otero, cazares e luan juntos.. Prefiro o Jô 1000 vezes

Xavier e cantilllo pra mim são os melhores

Não tem jogador de velocidade então não coloca ora..

Fagneer e piton estão muito abaixo, Fabio Santos não tem como piorar a zona

Os torcedores são muito burros cara kkk, ele não vai tirar o Cássio principalmente agora

Se o Cássio for pra reserva ele sai, não lembram que ele quase foi para o Grêmio quando Tite tirou?

Foto do perfil de Silvanei De Jesus Pereira

Ranking: 5.497º

Silvanei 309 posts

@silvanei.de.jesus.p1 em 20/10/2020 às 08:09

Coloca aí também o vargabundo a arbitragem a Globolixo tudo operando o Corinthians, e o vagabundo do Andrés de braços atados não fez nada

Foto do perfil de Flávio Cavalheiro Silva

Ranking: 11.328º

Flávio 78 posts

@flavio.cavalheiro.s1 em 20/10/2020 às 07:29

Cássio Banco já

Foto do perfil de Antônio De Pádua Silva Padinha

Ranking: 1.491º

Antônio 1592 posts

@padinha em 20/10/2020 às 07:24

Curto e grosso, revisando o jogo, vejo que o Flamengo não jogou tanto para fazer 5 gols (o quarto gol foi impedidaço) e o Corinthians não fez tão pouco para marcar só um gol, placar injusto, mas vamos reverter a situação com luta de toda a galaera, contra tudo e contra todos, com as bênçãos da Fiel (e então de Deus) no Rio amanhã.

Foto do perfil de Anderson Fernandes

Anderson 15 posts

@anderson.fernandes31 em 20/10/2020 às 07:22

O framingo tem um time bom e todos jogadores são entrosado essa foi a diferença!