Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Estatística e análise tática do jogo Corinthians e Fluminense: grande vitória, mas não pra empolgar!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.635º

Félix 588 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 16/01/2021 às 21:03
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

Olá, pessoal! Desculpem a demora, os dias foram muito corridos e puxados, mas prometo que, modéstia à parte, a leitura vale a pena!

O massacre histórico que o Fluminense sofreu, anima para o jogo contra o Palmeiras e valorizou jogadores bem específicos, mas não a ponto de achar que esse jogo é a principal matriz para táticas contra o rival. Não à toa, Vaggner Mancini pediu muita calma, até porque, apesar de ter sido uma vitória sob circunstâncias atípicas, o próximo jogo é contra um finalista da Libertadores que não deve ser desmerecido.

Ao visitar um fórum de torcedores do Fluminense, vi que muitos, indignados, jogaram muita culpa no Danilo Barcelos, Hudson e outros. Porém a passionalidade na interpretação do futebol é o que tem afundado clubes, e muito disso se deve ao torcedor: o próprio Corinthians já viu isso mais de uma vez. Por isso, a proposta do artigo é provar que o elenco inteiro é o menos culpado da derrota, mas sim o técnico Aílton Ferraz, que também não deve ser colocado o peso do mundo nas costas dele diante da atual fase do clube. Se tiverem um amigo que torce para o Fluminense, favor mostrar esse artigo viu? (kkkkk!)

FUNDAMENTOS

Posse de bola, passes e assistências

Esse mapa corresponde a posse de bola dos times nesses setores do campo. Observem o quanto o Corinthians concentrou os passes no meio-campo esquerdo e na ponta-direita. O detalhe é que, novamente, Gustavo Silva novamente participou pouco dos lances – embora ainda viria a dar a assistência para o segundo gol – e quem rodou mais vezes por ali foi Fagner em conjunção com Gustavo Silva, Cazares, Matheus Vital, Cantillo, Jô – que virou um ponta, como irei provar logo – e até mesmo Gabriel.

Aqui temos, em detalhes, a quantidade de passes realizados em cada jogo. A diferença desses dois mais é simplesmente que o de baixo numera com maior precisão lugares bem específicos de jogo do que o mapa de cima, que mostra um panorama geral . E falando nesse mapa, vemos que o Corinthians realizou 111 passes no meio de campo pelo lado esquerdo do campo, e não no lado direito, aonde os torcedores adversários supuseram que atacamos. E por ali, notem no mapa mais detalhado que nesse ponto temos os passes 25 e 32 - isso se deve a interação entre Cazares, Fábio Santos, Mateus Vital, Gil e até mesmo Jô.

O gráfico acima mostra a quantidade de passes certos e errados por tempo de jogo . Por esse mapa é possível entender o porquê de muitos considerarem esse jogo como a melhor partida do ano do Corinthians: observem que a proporcionalidade de acertos por tempo é muito, mas muito maior do que nos outros jogos . Durante os 30,45 e 60 minutos houve uma queda de passes realizados devido a tentativa de compactação realizada pelo Fluminense, mas depois dos 75, com as substituições feitas, o time voltou a ser mais preciso.

Esses dois gráficos são muito interessantes porque mostram os passes e a posse de bola de cada jogador, individualmente mesmo . O gráfico de cima mostra os passes e o de baixo mostra a posse de bola . Na posse de bola, podemos ver que Fagner, disparado, foi o mais acionado, novamente comprovando os gráficos anteriores. Depois vem Cássio, Fábio Santos e Gabriel. Agora quanto aos passes, vemos que é Fábio Santos quem tem a iniciativa maior, disparado também. Os outros são Gabriel, Cantillo, Gil e Cazares.

Agora esse mapa acima mostra os passes errados que demos. Notem que a maioria dos passes errados foram todas no lado direito de ataque (o lado do criticado Danilo Barcelos) e não do lado esquerdo.

Esse mapa mostra as assistências que resultaram em gol . Quando nos lembramos do jogo, percebemos que foi apenas no segundo gol, aonde o Gustavo Silva fez o cruzamento para a finalização, se não me engano para o gol de Cazares, é que foi falha do Danilo Barcelos, mas no outro houve toda uma quebra de linha gerada pelos volantes e um dos zagueiros, de onde sairia o gol de Luan. E os outros dois gols saíram de assistências pelo meio.

Como puderam ver, o Fluminense se preocupou em marcar seu lado esquerdo (de Danilo), mas o seu lado direito é que era o mais visado devido a profundidade gerada por Fábio Santos, Cazares, o próprio Jô e Matheus Vital.

Cruzamentos

Aqui temos um panorama bem negativo para nós. O mapa de cima mostra os cruzamentos certos e o de baixo os errados. Acertamos apenas 2 cruzamentos – feitos por Fagner – e o resto foram todos errados! Na minha análise do Brasileirão, um colega comentou que não adiantava “defender” Everaldo porque ele era ruim em cruzamentos, e eu retorqui afirmando que o time inteiro é ruim pra cruzar e que o mais preciso do time era Araos, que foi vendido ...aí está a prova do que eu disse! Desses cruzamentos errados, 7 foram do Fagner, dois do Mateus Vital, e 1 do Gustavo Silva, Cazares, Fábio Santos e Gabriel.

Chutes

Observem como foi a blitz do Corinthians (laranja) só na área. O time chutou 8 vezes no gol, 4 fora e 7 bloqueados de alguma forma. Fluminense chutou apenas 2 vezes ao gol, 5 fora e 6 bloqueados. 2 chutes do Corinthians foram na pequena área (nos gols de Jô e Luan), 7 na marca do pênalti e 10 fora da área, enquanto que o Fluminense chutaria 8 vezes na marca do pênalti e 5 fora da área. E um detalhe importantíssimo é que, das finalizações do Timão, apenas 1 foi de cabeça (que foi, se não me engano, na cobrança de falta do Fagner para a cabeçada de Jemerson).

Aqui temos outro gráfico, dessa vez com as finalizações correspondentes ao tempo . Em outros jogos, o Corinthians finalizaria bem pouco com o passar do tempo, e aqui vemos uma proporcionalidade de chutes muito enfáticas, comprovando aquele mapa com pontos anterior. E notem como, devido a pressão psicológica que o adversário sofreu, os erros deles foram maiores que os acertos.

Interações entre jogadores

Nesse quadro temos o número de interações entre jogadores – devo dizer aqui que sentia muita falta desse tipo de dado. Na vertical (pra cima) são os jogadores que passaram a bola, na horizontal (para o lado) são os jogadores que receberam a bola. Podemos ver que a maior interação foi de Jemerson pra Cássio (15 vezes). Depois vem Mateus Vital para Fábio Santos (14) – de onde saiu os nossos maiores ataques e passes como provado naquele mapa de passes em quadros – e de Cazares pra Cantillo (11) – que proporcionaram os ataques dos dois lados. Podemos ver que Fábio Santos interagiu muito com Gil e Gabriel; Gustavo Silva, na medida que pôde, construiu suas jogadas com Fagner, Cazares e pouco com Cantillo e Gabriel. O curioso é que Jô receberia mais bolas de Gabriel do que de outros jogadores ; e Luan, quando entrou, recebeu mais bolas de Camacho.

Mapa de calor

Percebemos aqui o acerto do que eu disse: o Corinthians atacou muito mais pelo lado esquerdo do que pelo lado direito (principalmente porque o lado direito havia o “fraquíssimo” Gustavo Silva). Ainda assim, os maiores perigos vieram de lá. O Fluminense tentava atacar no espaço que Fagner deixava, mas não contavam com a defesa de Gabriel, Cazares e Gustavo Silva, e concentraram suas peças no meio-campo defensivo e em sua maioria na sua grande área defensiva.

ESQUEMA TÁTICO

O Corinthians jogou num 4-2-3-1. Em ataque, por vezes usava um 4-2-4 com Jô em uma das pontas (com mais frequência no lado direito) e tinha vezes em que havia um 3-5-2, com um dos laterais ou volantes fazendo o papel de zagueiro (por isso vocês veem muito esses mapas pelos lados, coisa totalmente incomum em outros jogos).

Como vocês podem ver acima, era o papel de Gil adiantar a linha de marcação. Porém, diferente dos outros jogos, ele não foi uma espécie de “líbero volante” como nos outros jogos para impedir bolas perigosas simplesmente porque o Fluminense não conseguia criar esse tipo de perigo! Ainda assim, ele foi o responsável por adiantar as linhas de defesa.

E defensivamente, o Corinthians fazia o tradicional duas linhas de 4 ou com uma de 5 à frente. Devo dizer aqui que Gustavo Silva foi o principal meia defensor do time, como provarei daqui à pouco. Quando o Fluminense procurava se infiltrar pelas pontas, lá estava Gustavo Silva e Gabriel para auxiliara Fagner e Jemerson adiantado; quando iam pela direita, Mateus Vital era o principal apoiador de Fábio Santos, até porque os maiores ataques do Fluminense era sempre pelo nosso lado esquerdo. Pelo meio, uma blitz dos zagueiros e volantes com mais a ajuda do Cazares impedia o adversário de criar – e tudo isso explicarei com mais especificidade daqui à pouco.

DESTAQUES

Gustavo Silva

Quem viu os meus artigos ultimamente viu que eu reclamei muito de Gustavo Silva e Everaldo receberem pouca atenção, chamando isso de desonestidade coletiva. Pois bem: apesar de ainda ser o meia que menos passou e teve posse de bola, dessa vez Gustavo Silva teve muita participação nas jogadas e daria uma assistência para o gol. Ele ainda acertou 21 dos 23 passes, deu 3 assistências perigosas, 1 chute a gol e 2 bloqueados, ganhou 6 dos 7 duelos no chão.

Esse aí foi outro extremamente útil. Atuou muito bem em conjunto com Fábio Santos e Cazares, com ótima média de passes e de bolas longas, todos os poucos dribles que ele deu foram acertados e criou 3 perigos, 2 no gol (um deles certeiro) e um na trave, sendo o mais preciso para finalizar do time. Foi a peça chave para a criação do time depois de Cazares e Cantillo.

QUAL FOI O ERRO DO Fluminense?

A falha do Fluminense foi em jogar num 4-3-3 com 3 volantes, achando que com isso sufocaria o nosso meio-campo, mas esses 3 volantes foram designados única e exclusivamente para marcar , e aí foi o trunfo nosso. Isso porque, ao jogar assim, eles deram muitíssimo espaço aos nossos pontas – e como Matheus Vital, Cazares, Jô, Gustavo Silva, Gabriel e Fagner trocaram constantemente de posição e por várias vezes Jô virou um ponta-direita e esquerda, isso minou demais os adversários. Como vimos em todos aqueles dados e mapas, o Fluminense deu espaços absurdos ao Corinthians devido a essa falta de nos analisar como deveria. Opções melhores o técnico tinha: Nenê poderia ser o principal articulador, colocaria Martinelli junto com Hudson para que este pudesse jugar junto com Nenê, Égídio deveria ser o lateral pra esse jogo assim como Nino, e Fernando Pacheco e Lucca deveriam ser os titulares desde o início. Com o esquema e abordagens certas, eles dariam bem mais trabalho.

Não culparia Danilo Barcelos pelos erros, e muito menos o Hudson pelo fato de ele ser mais móvel do que foi nesse jogo, porque o esquema com 3 volantes minou demais o time. Assim como as culpas em Fred não fazem nenhum sentido. Houve falhas dos zagueiros sim – houve muitas quebras de linha – mas isso se deveu novamente ao esquema com os volantes que impediam que eles adiantassem a linha de defesa como Aílton Ferraz achou que deveria fazer. Aliás, como eu disse no início, nem o técnico deveria receber tanta culpa: foram erros dele, mas a bucha é absurda, talvez pior que a do Cruzeiro.

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/786753/analise-tatica-do-jogo-ceara-x-corinthians-um-jogo-sem-estrategia-nem-tatica Análise tática do jogo Ceará x Corinthians - um jogo sem estratégia nem tática Se tinha alguma dúvida sobre a ruindade do Coelho, esse jogo tirou todas as dúvidas. Sabendo que iria ser mandado embora, ele fez o supra-sumo da imoralidade... meutimao.com.br meutimao.com.br

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/789527/analise-do-jogo-athletico-pr-x-corinthians-isso-sim-e-estrategia-e-tatica Análise do jogo Athlético-PR x Corinthians: isso sim é estratégia e tática! Análise do jogo Athlético-PR x Corinthians: isso sim é estratégia e tática! Aconselho que deem uma olhada no meu último artigo... meutimao.com.br meutimao.com.br

Esses dois artigos que fiz servem para provar o que digo: raramente um esquema com 3 volantes que se propõe a ser defensivo dá certo, e vimos esse erro justamente no último jogo do Coelho como técnico do time principal. Naquele jogo, ele colocou Gabriel (na época muito constestado), Éderson e Ramiro para marcar apenas, e abrimos muito espaço para o adversário na época, fazendo com que fosse um verdadeiro vexame. Por outro lado, Vágner Mancini, na sua estreia, também jogou com 3 volantes – com a diferença de que ele colocaria Xavier no lugar de Gabriel e Mateus Vital, e Mancini lhes devolveu a caraterística de serem móveis em campo e de valorizarem a posse de bola, e nessa partida ganhamos do na época perigoso Athético-PR. Se tivesse dado maior liberdade ao Hudson e os pontas com o Fred jogassem perto dele, aí eles teriam maior posse de bola e criariam perigos.

CONCLUSÃO

Atacar nos erros do Fluminense foi muito mais mérito do Wágner que demérito do Aílton. O time inteiro foi impecável. Todos jogaram o fino da bola. Gabriel me surpreendeu muito, Gustavo Silva e Mateus Vital não decepcionaram. Jô foi outro que me surpreendeu jogando às vezes como ponta para dar espaço ao Gustavo, Cazares e até mesmo o Gabriel. A única crítica fica por conta dos cruzamentos – que erraram demais. Gabriel e Cantillo foram muito pros lados do campo trocando posições com os pontas com o objetivo de manter a bola em ataque, e isso foi uma coisa que certamente eles não esperavam. Fábio Santos a cada jogo me surpreende demais: se continuar assim ele será o próximo Branco na Copa de 2022.

Segunda-feira a coisa muda: enfrentaremos uma equipe que tem fortes possibilidades de ganhar a Libertadores, e ainda que venha de uma derrota que quase custou a classificação, eles mostraram durante o decorrer do campeonato que sabem adaptar as peças. Eles têm um técnico que sabe o que faz e vem nos surpreendendo muito. Pra ganharmos deles, a matriz não deve ser esse jogo do Fluminense, mas sim o jogo contra o São Paulo e Grêmio, além de outros que possem as mesmas características do Palestra Itália.

VAI CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Felipe Fernando Ferreira Frederico

Felipe 175 posts

@felipe.fernando.fer1 em 17/01/2021 às 09:03

O Araos não foi vendido não kkkkkk

Foto do perfil de Ryan Marques

Ryan 147 posts

@ryan.marques1 em 17/01/2021 às 08:51

O araos não foi vendido

Foto do perfil de Adiel Adibson Gomes Da Silva

Adiel 71 posts

@adiel.adibson.gomes. em 17/01/2021 às 08:13

Você só deve tá procurando chifres em cabeça de cavalo. Moço nosso time tá jogando demais nós temos é que desfrutar desse momento. E vai Corinthians.

Foto do perfil de Leonardo Diniz

Ranking: 414º

Leonardo 6.133 posts

@leonardo.diniz.franc em 16/01/2021 às 23:51

Excelente artigo! Levando em conta que a estratégia deve ser similar à contra o São Paulo você imagina que o ideal é o Ramiro jogar na ponta direita no lugar do Gustavo Silva?

Publicidade

Foto do perfil de Victor Morkoski

Ranking: 2.864º

Victor 1.092 posts

@victor.morkoski em 16/01/2021 às 23:27

Como que Everaldo e Fabio Santos receberem 1 passe de si mesmos cada? Hahahaha

Foto do perfil de Guilherme De Brito

Ranking: 2.567º

Guilherme 1.225 posts

@guilherme.de.brito1 em 16/01/2021 às 23:22

Cara como não sou preguiçoso, li tudo e consegui compreender bem

Parabéns pelo seu trabalho e dedicação de ficar horas montando esse trabalho para nos mostrar tudo que o Corinthians vem fazendo e produzindo em campo

Foto do perfil de Juliana Bauer

Ranking: 3.476º

Juliana 856 posts

@juliana.bauer2 em 16/01/2021 às 22:59

Tomara que ganhamos segunda

Foto do perfil de Calango Da Fiel

Ranking: 8.158º

Calango 241 posts

@lucas.oliveira.lope1 em 16/01/2021 às 22:54

Cara, o Meu Timão deveria te contratar pra ser colunista. Você é muito bom!