Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Pra mim o Ralf não pode ser zagueiro!

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Gustavo

Ranking: 271º

Gustavo 8.048 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/04/2014 às 22:37
Por Gustavo Bologna (@gustavo.bologna)

Creio que o pessoal que vem pedindo para o Ralf jogar na zaga, e assim termos uma dupla de volantes mais técnica com Guilherme e Elias vem se baseando principalmente no Barcelona e no Bayern, que são os times que costumam transformar os volantes mais defensivos em zagueiros, caso de Mascherano e Javi Martinez. No caso do Masche ainda, o Barça contratou errado e deram uma solução pra ele dentro do elenco, pois ele foi contratado pra ser volante, mas o Pep Guardiola percebeu que ele não tinha a qualidade de passe necessária para participar do tiki-taka catalão.

Mas, vamos lá, o motivo de eu não conseguir enxergar o Ralf como zagueiro é simples: não temos posse de bola o suficiente, não jogamos como Bayern e Barça. Esses dois europeus tem em média no mínimo 65% de posse de bola por jogo, logo, precisam defender menos, pois passam muito tempo com a bola no ATAQUE.

Mesmo com um meio de campo mais técnico, seria necessário muito mais qualidade do que isso pra conseguir fazer o jogo tiki-taka. E ainda assim seria necessário aquele jogador pra decidir, no Bayern o Robben, e no Barça o Messi, no Corinthians e nem no futebol brasileiro temos um ponta/atacante com tal poder de decisão.

E no sistema de jogo atual não dá pra fazer isso, pois com o Guilherme no meio que é até um bom marcador, mas ainda longe de ser aquele cão de guarda como o Ralf, o Elias teria que subir menos ao ataque, e perderíamos o diferencial do nosso time nos últimos anos, o fator supresa dos volantes. E vimos como a falta desse fator faz falta desde a saída do Paulinho.

Eu vejo o Corinthians jogando no Brasilerão de uma maneira muito parecida com a que a Seleção Brasileira joga, o Ralf é aquele jogador mais presoa marcação que seria o Luiz Gustavo, o Elias seria o Paulinho, o Renato seria o jogador de meio que mais ajuda na recomposição, papel do Hulk na seleção, e o Jadson seria o Oscar, responsável pela armação, mas também ajudando na armação. No ataque temos o Romarinho livre pra flutuar por toda extensão do campo como o Neymar, e um jogador mais centralizado (acredito que Guerrero recupere a posição ou chegue outro centroavante) fazendo o papel do Fred. Nessa configuração, que acredito ser a mais fácil de ser utilizada, o Ralf TEM que ficar no MEIO.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Tiago Costa

Ranking: 1.774º

Tiago 1.840 posts

@tiago.costa1 em 09/04/2014 às 00:46

Ah cara, mas da pra colocar ele na zaga e jogar de maneira diferente de Real e Barça. Porque os laterais realmente não estão dando conta, e é o ponto fraco do time esse ano, desparado.

Foto do perfil de Thiago G

Ranking: 15º

Thiago 37.112 posts

@thiago000 em 09/04/2014 às 00:26

Mais não tenha duvidas querem mexer no único setor que ainda rende que é a volancia, e a defesa tá se acertando também mais como tudo na vida precisa de treino de pratica e jogos.

Foto do perfil de Natã Teixeira

Ranking: 263º

Natã 8.281 posts

@golpe.baixo.sccp em 08/04/2014 às 23:18

também não gosto de muita invenção não
Foto do perfil de Fabiano De Alencar Rissoli

Ranking: 13º

Fabiano 38.173 posts

@faoloco em 08/04/2014 às 23:04

Concordo, Ralf é volante, pra mim não tem cacoete de zagueiro.

Publicidade

Foto do perfil de Gustavo Rebouças

Ranking: 151º

Gustavo 11.007 posts

@gustavo.reboucas em 08/04/2014 às 23:02

E outra, o Ralf não é tão bom de cabeça. Ele poderia até compensar no poder de marcação, mas uma bola aérea iria matar ele. Sem contar que ele tá evoluindo, cada vez dando mais passes, dribles, lançamentos... Seria um disperdício colocar ele na zaga.

Outro fator que você não mencionou: No Barça e no Bayern tem jogadores de sobra para o meio campo, e quase todos fazem a função de volante. No Barça tem Xavi, Iniesta, Fábregas (que apesar de jogar mais na frente atualmente, também faz essa função caso necessário), Busquets, Song e ainda tem mais uns garotos que subiram do Barcelona B. O Bayern tem Kroos, Lahm, Thiago, Gotze, Muller e Schweinsteiger. (Muller e Gotze também jogam mais a frente, mas fazem a função de volante caso necessário).

Outro fator em comum aos dois times é a zaga. O Barça tem Puyol (vive lesionado), Piqué (outro que se lesiona muito), e o Marc Bartra que veio do Barcelona B. A falta de zagueiros é tanta, que já chegaram a improvisar o Adriano na zaga ano passado. O Bayern só tem Dante, Boateng e Van Buyten (em fim de carreira, tá bem ruimzinho). Aí o jeito foi por Mascherano e Javi Martínez como zagueiros.

Foto do perfil de Cesar Magalhães

Ranking: 35º

Cesar 25.656 posts

@caesar1977 em 08/04/2014 às 22:59

Olha eu concordo com sua posição e eu sou um dos maiores admiradores de Ralf e penso que ele é monstro seja de volante, ou seja de zagueiro.

Aliás acho que de zagueiro será mais importante ainda. Mas repito titularíssimo.

Apenas numa visão tática. Outra:' ninguém quer ser Barcelona... ' Pois eles têm só craques.

Mas o futebol no moderno(vide Ituano) você não tem mais esta de um volante que não tem movimentação.

Ralf é monstro e eu o acho um volante pra seleção e nem Mano o levou mais porque essa dinâmica necessária Ralf não pode dar. Mas, cada vez mais ele irá sentir essa necessidade de ir cada vez mais pra trás e principalmente porque já tem 30 anos e a cada ano o setor que mais desgasta é o dele.

Eu apenas entendo e aí minha mudança para o time é que não gosto dos nossos zagueiros Gil e Cléber juntos e pior, com Gil na esquerda?

Zagueiros tem que 'casar' características: um tem que ser de sobra ter velocidade e outro ser mais técnico que desarma o atacante que vem com a bola dominda, sai jogando e tem bom passe. Ralf é esse cara. Bom demais no jogo aéreo.

Ralf na zaga terá um setor menor a cobrir e sua velocidade e talento em desarmar e principalmente roubar as bola gira e sair tocando bem (sem lançar não sabe) seria espetacular.

Portanto as características de cleber e Ralf e Gil e Ralf ai sim casariam.

Imagina Gil cobrindo Ralf? Nossa não tem pra ninguém.

Mas Gil e Cléber observe ficam mais plantados, flutuam pouco, tem passe sofrível e quando apertados Aja chutão.

Com isso taticamente qualquer treinador bom que jogar assim atrapalhará demais a posse de bola.

Mas é assim Mano está vendo e quer mudar 2 problemas.

1-) Fazer os beques aprenderem a passar.

Hoje Mano fez isso o dia todo com eles 4 Pedro e Felipe também...[

Treinaram passe a manha e a tarde toda.

2) como a transição da defesa para o ataque ser mais rápida e a recomposição também.

Ou seja Mano pode mudar e levar Ralf para trás e se fizer voltando Gil pra direita ele acerta o time em cheio, pois Guilherme dará a saída de bola curta e longa com muito mais qualidade. E nos rebotes Guilherme chuta muito e Ralf não tem esta característica.

Apenas isso. Mas longe de querer Ralf fora. Ralf de volante? Tem que jogar outro zagueiro pela esquerda urgente.

Foto do perfil de Pedro Oliveira

Ranking: 2.511º

Pedro 1.260 posts

@pedro.sjc em 08/04/2014 às 22:58

Boa! O Ralf joga melhor que qq um em qq posição, até no gol ele deve ser bom! Verdadeiro monstro

Foto do perfil de Causidicus Caesar

Ranking: 3.327º

Causidicus 913 posts

@causidicus em 08/04/2014 às 22:52

Muitíssimo bem explicado e observado.

O Corinthians tem ainda a possibilidade de jogar 3-5-2 tranquilamente com esse elenco.

A princípio, as laterais seriam um pequeno problema, ao menos até ajustar os espaços a cobrir, mas taticamente seria muito possível.