Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise tática do jogador corinthiano, Camacho

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.635º

Félix 588 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 21/04/2021 às 23:44
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

A pedidos, fiz uma análise tática bem curta do Camacho, um dos jogadores mais subestimados do Corinthians, como provam os dados a seguir. A abordagem foi mais no fato de muitos acharem que ele erra muitos passes, achando que ele não é útil na armação do time. Vamos dar uma olhada?

CARACTERÍSTICAS

Acima temos os mapas de calor das temporadas 2019 e 2020. Reparem no quão participativo ele é no meio-campo, tanto quanto o Cantillo, por exemplo. O WhoScored mostra que as suas caraterísticas são de forte força defensiva, bons chutes de fora da área, bom em passes curtos e assistências, além de bom receptor e finalizador de bolas paradas, sendo bastante ameaçador nesse sentido. De fato, no ano passado, os maiores perigos de bola parada vieram dele.

REALMENTE ELE ERRA PASSES ?

Muita gente o critica por errar passes, sem saber que essa é, disparado, a sua melhor característica. Abaixo segue uma comparação de passes entre ele e Arrascareta, que além de ter sido um dos melhores meias do Brasileirão passado e reconhecidamente um excelente passador, Camacho, proporcionalmente e com menos tempo de jogo, possui uma média de eficiência bem melhor do que ele.

Ele é o segundo passador mais preciso do time da temporada passada e está sendo novamente o segundo passador mais preciso esse ano. Talvez isso tire a ideia de muitos que o enxergam como alguém que erra muitos passes.

Esse mapa de passes e posse de bola é do jogo contra o Ituano, na qual ele foi um dos melhores em campo e deu uma assistência. Nesse jogo ele errou apenas 3 passes dos 40 dados. Notem que ele passa tanto no meio-campo como em ataque. Como vocês se lembram, ele foi o principal criador de jogadas em conjunto com Raul, João Victor e os meio-campistas. Foi, disparado, o melhor jogo dele no Corinthians, com o tipo de jogo que ele gosta de fazer: um jogo em que os passes rápidos e os meios campistas jogando próximos ao invés de afastados.

DISPUTAS

Ao comparar com o Edenílson do Internacional, que foi o melhor do Brasileirão do ano passado, apesar de ter menos jogos do que ele, ainda assim Camacho é mais preciso em porcentagens do que ele em disputas ganhas, tanto no ataque quanto na defesa e nas bolas aéreas. E o Edenílson é reconhecidamente um dos melhores volantes do país na atualidade.

CONCLUSÃO

Como podemos ver, Camacho é tão preciso quanto Cantillo – além de muitos jogadores por aí. Ele é bem parecido com Tchê Tchê, praticamente as mesmas características e tão preciso quanto ele. É um jogador ideal para clássicos, porque ele defende bem e arma as jogadas de trás, além de bater de fora da área. Ele é muito melhor para atuar num 4-2-3-1 do que Cantillo, porque ele pode participar mais do meio-campo em conjunto com Otero, Luan ou os jovens. Até porque o 4-2-3-1 exige aproximação de um volante passador sem desguarnecer a defesa e nem deixar os meias minguando pelo fato de jogarem afastados, gerando falta de superioridade numérica, mas pra que dê certo é preciso deixar Otero como meia-central, já que Cazares foi embora. A questão sempre foi abordar estrategicamente o jogador dentro de um esquema específico de posse de bola assertiva, e não o colocar como mais um volante. Provas para isso têm de sobra.

VAI, CORINHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Pedro Teixeira

Ranking: 338º

Pedro 6.929 posts

@pedro.teixeira em 22/04/2021 às 15:26

O Camacho é bom quando quer ser mais objetivos, o que me irrita nele são os passes de lado e para trás

Foto do perfil de Abner Rogerio

Ranking: 223º

Abner 9.081 posts

@bininho em 22/04/2021 às 15:16

Acho melhor propor uma troca com os mulambus então... Vai Camacho, melhor passador... Vem Arrascaeta!

Foto do perfil de Fabio Renato Santos

Fabio 173 posts

@fabpollux em 22/04/2021 às 15:09

Perder tempo com Camacho? Rapaz para com isso. Não vale a pena. Não sei o que ele esta fazendo no Corinthians

Foto do perfil de Leandro Ferreira Da Silva

Ranking: 650º

Leandro 4.427 posts

@leandro.ferreira.da3 em 22/04/2021 às 14:56

'de fato, no ano passado, os maiores perigos de bola parada vieram dele' que? Alguém aqui viu o Camacho pegar a bola pra bater uma falta ou escanteio!? Essas análises às vezes se perdem um pouco nessas afirmações totalmente irreais.

Tirando essa viagem aí, a análise é boa. O Camacho é muito criticado de graça. É jogador de aproximação, construção, não é corredor e nem um cão de guarda. A comparação com o Tchê Tchê é bem válida e os dois jogaram juntos no Audax do Diniz e foi quando tiveram maior destaque. Se for para o Grêmio como estão especulando, vai se destacar. Não é nenhum craque, como o Maicon também não é e era massacrado no São Paulo. Foi para o Grêmio e virou ídolo, porque a forma de jogar do time favorecia as características dele.

O Roni mesmo numa entrevista pra CorinthiansTV descreveu bem o Camacho. É um jogador mais cerebral pra jogar, não tão forte ou veloz, nem tão técnico, mas é inteligente num jogo aproximado. Diferente do Bagriel, que tem um porte atlético melhor, corre muito mais e erra passes de meio metro.

Publicidade

Foto do perfil de Joe Timao

Ranking: 1.449º

Joe 2.206 posts

@joel.petarnella em 22/04/2021 às 14:35

Preciso aprender a chutar, porque, Meu Deus, ele é pior que eu nesse aspecto...

Foto do perfil de Gabriel Guedes

Ranking: 351º

Gabriel 6.754 posts

@gabriel.guedes7 em 22/04/2021 às 13:45

Camacho é assim desde 2014 no Audax. Quem fala que ele erra passe não enxerga futebol, só assiste. Mas um detalhe, ele não é bom finalizador, tanto de curta distância (pisa pouco na área) quanto de longe. Até tenta de vez em nunca um chute mas é raro. E mais raro ainda entrar. Se for reparar, ele sempre prefere o passe em vez de chutar quando tem espaço. Nisso ppr exemplo ele é diferente do Tche Tche, que arrisca maia de longe e faz mais gols até com pé esquerdo, o que faz dele um pouco melhor do que o Camacho pra função.

Foto do perfil de Michael Santos Da Silva

Ranking: 293º

Michael 7.725 posts

@michael0707 em 22/04/2021 às 13:16

Se Cantillo fosse mais participativo e combativo, ele e Camacho se completariam, seriam uma baita dupla de volantes.

Cantillo precisa assistir uns vídeos do Ralf, Kante, Casemiro para melhorar essa debilidade.

Foto do perfil de Diego Bruno

Diego 159 posts

@diego.jp em 22/04/2021 às 13:13

Comparar o Camacho com arrascaeta é dose. São jogadores muito diferentes, na minha opinião ele pode jogar de segundo volante, pra mim o cantillo é ridículo. Mas o Camacho poderia ser a segunda opção dos volantes porque pra mim a dupla seria xavier de primeiro volante e Gabriel de segundo que chega bem na área adversária.