Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise tática do jogador corinthiano, Camacho

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.634º

Félix 588 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 21/04/2021 às 23:44
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

A pedidos, fiz uma análise tática bem curta do Camacho, um dos jogadores mais subestimados do Corinthians, como provam os dados a seguir. A abordagem foi mais no fato de muitos acharem que ele erra muitos passes, achando que ele não é útil na armação do time. Vamos dar uma olhada?

CARACTERÍSTICAS

Acima temos os mapas de calor das temporadas 2019 e 2020. Reparem no quão participativo ele é no meio-campo, tanto quanto o Cantillo, por exemplo. O WhoScored mostra que as suas caraterísticas são de forte força defensiva, bons chutes de fora da área, bom em passes curtos e assistências, além de bom receptor e finalizador de bolas paradas, sendo bastante ameaçador nesse sentido. De fato, no ano passado, os maiores perigos de bola parada vieram dele.

REALMENTE ELE ERRA PASSES ?

Muita gente o critica por errar passes, sem saber que essa é, disparado, a sua melhor característica. Abaixo segue uma comparação de passes entre ele e Arrascareta, que além de ter sido um dos melhores meias do Brasileirão passado e reconhecidamente um excelente passador, Camacho, proporcionalmente e com menos tempo de jogo, possui uma média de eficiência bem melhor do que ele.

Ele é o segundo passador mais preciso do time da temporada passada e está sendo novamente o segundo passador mais preciso esse ano. Talvez isso tire a ideia de muitos que o enxergam como alguém que erra muitos passes.

Esse mapa de passes e posse de bola é do jogo contra o Ituano, na qual ele foi um dos melhores em campo e deu uma assistência. Nesse jogo ele errou apenas 3 passes dos 40 dados. Notem que ele passa tanto no meio-campo como em ataque. Como vocês se lembram, ele foi o principal criador de jogadas em conjunto com Raul, João Victor e os meio-campistas. Foi, disparado, o melhor jogo dele no Corinthians, com o tipo de jogo que ele gosta de fazer: um jogo em que os passes rápidos e os meios campistas jogando próximos ao invés de afastados.

DISPUTAS

Ao comparar com o Edenílson do Internacional, que foi o melhor do Brasileirão do ano passado, apesar de ter menos jogos do que ele, ainda assim Camacho é mais preciso em porcentagens do que ele em disputas ganhas, tanto no ataque quanto na defesa e nas bolas aéreas. E o Edenílson é reconhecidamente um dos melhores volantes do país na atualidade.

CONCLUSÃO

Como podemos ver, Camacho é tão preciso quanto Cantillo – além de muitos jogadores por aí. Ele é bem parecido com Tchê Tchê, praticamente as mesmas características e tão preciso quanto ele. É um jogador ideal para clássicos, porque ele defende bem e arma as jogadas de trás, além de bater de fora da área. Ele é muito melhor para atuar num 4-2-3-1 do que Cantillo, porque ele pode participar mais do meio-campo em conjunto com Otero, Luan ou os jovens. Até porque o 4-2-3-1 exige aproximação de um volante passador sem desguarnecer a defesa e nem deixar os meias minguando pelo fato de jogarem afastados, gerando falta de superioridade numérica, mas pra que dê certo é preciso deixar Otero como meia-central, já que Cazares foi embora. A questão sempre foi abordar estrategicamente o jogador dentro de um esquema específico de posse de bola assertiva, e não o colocar como mais um volante. Provas para isso têm de sobra.

VAI, CORINHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Bruno Timão

Ranking: 759º

Bruno 3.919 posts

@bruno.prado13 em 22/04/2021 às 13:00

Cara, estatisticas são necessárias.

Faça de todos jogadores do Timão e baseado nas estatisticas, qual seria o time titular?

Faça dos 20 principais atletas.

Rsrs sei que da trabalho, mas após fazer isso num tópico só, (se não couber, faz um vídeo no youtube) posta aqui, vamos fazer chegar na diretoria e Mancini.

Eu consigo mandar para um conselheiro que tenho email.

Foto do perfil de Amilton César Ferreira

Ranking: 817º

Amilton 3.683 posts

@amilton.cesar.ferre1 em 22/04/2021 às 12:44

Bem que o tn, podia levar o cantillo para o grêmio.

Foto do perfil de Bruno Mimo

Ranking: 1.966º

Bruno 1.664 posts

@bruno.mimo em 22/04/2021 às 12:39

Parabéns, bela análise.

Foto do perfil de Wilson Balera

Ranking: 1.763º

Wilson 1.858 posts

@wilson.r.balera em 22/04/2021 às 12:34

Dá um trabalhão fazer uma análise tática dessa, ficou show!

Publicidade

Foto do perfil de ZÉ Souza Silva

Ranking: 7.236º

295 posts

@nenhum.da.silva em 22/04/2021 às 12:33

Quando o Cantilho chegou ao Corinthians, me agradou bastante. Mas, com o passar do tempo, observei que ele joga apenas de uma forma '' os lançamentos longos ''. Ele sabe somente esta jogada. Ou seja, é um jogador dos nos 70 jogando em 2021. É bom jogador, mas funciona em algumas partidas. Não finaliza, não penetra como homem surpresa (pelo futebol e estatura seria interessante) e carrega muito a bola. As vezes '''mata''' ataques em valocidade. Portanto, seria melhor insistir com Camacho.

Foto do perfil de Felipe Almeida Dalbem

Ranking: 1.138º

Felipe 2.772 posts

@felipedalbem em 22/04/2021 às 12:12

Xavier e Camacho atualmente são as melhores opções de 1º e 2º volante

Foto do perfil de Clairo Jubin

Ranking: 8.410º

Clairo 228 posts

@clairo em 22/04/2021 às 12:11

Na minha opinião Camacho é muito + util ao time que o Cantillo, superando em quase todos os requisitos

Foto do perfil de Fabiano Pestana Barbosa

Fabiano 86 posts

@fabianolhp em 22/04/2021 às 11:57

Sinceramente eu vejo ele como um jogador regular, agrega muito pouco...os números muitas vezes são frios e causam uma interpretação errada, passe de lado e para trás, tem pouco passe de construção e pouco poder de marcação, sinceramente não o vejo como um cara bom para jogar no Corinthians.