Fórum do Corinthians

Como anda o Peñarol? Análise completa e polêmica por trás da disputa da Sul-Americana

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Sulamericana

Sulamericana 29 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/04/2021 às 16:55
Por Sulamericana 2021 (@sulamericana.2021)

Fala, corintianos!

Estou de volta porque quinta-feira (29), o Timão tem jogo importantíssimo pela Sul-Americana! O adversário é o líder do grupo, o poderoso Peñarol; e para irmos nos preparando, vou falar um pouco desse gigante uruguaio.

Como sabem, esse perfil fala exclusivamente do Corinthians e seus adversários na Sul-Americana, com textos 100% originais. Para apresentar o Peñarol, pretendo dividi-lo em três tópicos, assim como fiz com o River Plate. Um falando da história do clube, um falando de seus principais jogadores, e um terceiro explicando o esquema tático do time.

Dito isso, vamos lá!

O Club Atlético Peñarol é um clube uruguaio sediado na cidade de Montevidéu, capital do país. O time foi fundado em 1891, sendo um dos mais antigos clubes sul-americanos. Seu nome deriva do bairro Peñarol localizado na periferia de Montevidéu.

O Peñarol já conquistou 5 vezes a Libertadores (1960,1961,1966,1982,1987), 3 vezes o Mundial (1961,1966,1982), e 50 vezes o Campeonato Uruguaio, o que o faz o segundo maior campeão nacional do mundo, somente atrás do Rangers da Escócia.

Sua torcida é conhecida pelo seu fanatismo e pela enorme festa que costuma fazer em seu estádio, o Campeón del Siglo, que tem capacidade para 40.000 pessoas. O Peñarol tem como seu maior rival o Nacional, o outro grande clube da capital uruguaia que conta com um vasto rol de títulos, incluindo 3 Libertadores da América.

Apesar de não conquistar a Libertadores desde 1987, o Peñarol está longe de ser um clube que vive do passado. O time tem em sua história recente a conquista de diversos campeonatos uruguaios (incluindo um tricampeonato em 2016,2017 e 2018) e boas campanhas na Libertadores, com destaque para a final de 2011, quando o Peñarol saiu com o vice-campeonato após ser derrotado pelo Santos.

Na última temporada, que acabou somente no começo de abril de 2021 por conta de paralisações em decorrência da pandemia, o Peñarol ficou em 3° lugar no Campeonato Uruguaio e viu seu maior rival, o Nacional, conquistar seu 48° título nacional.

O que mais chama atenção, no entanto, é que o Peñarol está disputando a Sul-Americana, e não a Libertadores. Afinal de contas, a federação uruguaia conta com 4 vagas para a principal competição do continente, que costumam ser dadas para os 4 primeiros colocados do Campeonato Uruguaio. Se o Peñarol ficou em 3° lugar, porque então disputa a Sula?

A resposta para essa pergunta é bastante complexa, mas vou tentar respondê-la de maneira bastante clara. Se ficar alguma dúvida, podem me perguntar nos comentários que eu respondo da melhor forma possível.

Primeiramente, é preciso entender que por causa da pandemia, as competições uruguaias ainda estão no calendário do ano passado. Ou seja, em fevereiro, quando a Conmebol pediu às federações os classificados para a Libertadores 2021, o campeonato uruguaio ainda não tinha terminado.

Sendo assim a situação no mês de fevereiro era a seguinte: Com o Campeonato Uruguaio encerrando somente em abril, os 2 times que iriam para a Pré-Libertadores e os 2 times que iriam direto para a fase de grupos ainda não estavam definidos. Dessa forma, sobrou para a Federação Uruguaia de Futebol perguntar quais times gostariam de jogar a Pré-Libertadores e quais times tentariam se classificar de forma direta pelo campeonato nacional, entrando assim na competição em abril de acordo com o posicionamento final da tabela.

Com essa situação apresentada aos times uruguaios, Nacional, Peñarol, Rentista e Montevidéu, os quatro primeiros colocados no Campeonato Uruguaio, se recusaram a entrar na fase preliminar da Libertadores declarando que iriam lutar pela vaga direta. Sendo assim, as 2 vagas para a Pré-Libertadores foram para os times do Liverpool e o do Montevideo Wanderers, que ocupavam a 5° e a 6° colocação do campeonato.

No final da competição então, somente os dois primeiros colocados se classificaram para a Libertadores, e o 3° e 4° colocado não jogaram nem mesmo a Pré-Libertadores. Como o Peñarol terminou o campeonato em 3°, restou ao time jogar a Sul-Americana.

Apesar de tudo isso, o Peñarol vive ótima fase. Para se ter uma ideia, dos últimos 15 jogos, o Peñarol perdeu apenas 1. Com o Campeonato Uruguaio já finalizado, atualmente o Peñarol está disputando somente a Sul-Americana, e chega forte após a goleada por 5x1 em cima do Sport Huancayo.

Vai, Corinthians!

11.970 visualizações e 87 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Sérgio Libanori

Ranking: 232º

Sérgio 7686 posts

@sergio.libanori em 29/04/2021 às 02:16

Temos que respeitar a história do Peñarol, mas o Corinthians é grande e tem que vencer em casa. Corrigindo seu tópico. Ele tem 3 intercontinentais e não mundiais.

Publicidade

Foto do perfil de Matheus Salarolli Guimarães

Ranking: 2.867º

Matheus 940 posts

@salarolli85 em 28/04/2021 às 15:26

Belo tópico mano, não sei como tem gente, que faz questão de negativar um tópico assim.

Foto do perfil de Kenshin

Kenshin 6 posts

@kenshin1 em 28/04/2021 às 13:25

Se entrar com o mesmo time que jogou conta o River a gente vai ser eliminado.

Foto do perfil de João Pedro Dávila

Ranking: 3.304º

João 792 posts

@joao.pedro.davila em 28/04/2021 às 13:16

Um gigante Sul americano que, apesar de não estar bem a nível continental, fez de seu estádio uma fortaleza nas três últimas Libertadores.

Foto do perfil de Eronildo Ferreira Dos Santos Junior

Ranking: 381º

Eronildo 5547 posts

@eronildo em 28/04/2021 às 12:36

Na prática o Penãrol é o time mais qualificado da sul-americana, porque é um time que se classificou para a Libertadores mas está disputando a sul-americana. Mas o Corinthians é gigante e vai fazer a melhor campanha do grupo. Eu acredito na classificação.

Foto do perfil de Lucas Valadão Schreiber

Ranking: 2.224º

Lucas 1257 posts

@lucas.valadao.schrei em 28/04/2021 às 10:53

Parei de ler no mundial.

#[email protected]% não sabe o que e intercontinental? Mundial só a partir de 2000

Você e Corinthiano mesmo?

Foto do perfil de Jefferson Bertoncello

Ranking: 1.651º

Jefferson 1690 posts

@jefferson.bertoncell em 28/04/2021 às 10:31

Bom dia!

Excelente tópico, Parabéns.

Minha única ressalva fica com relação à disputa da Sulamericana ao invés da Libertadores. Eles não se classificaram para Libertadores porque encerraram o último campeonato no 5º lugar. Esta informação foi confirmada por um amigo meu que é uruguaio e torcedor fanático;)

Abraço!

Foto do perfil de Edu Kurashiki

Edu 28 posts

@edu.kurashiki1 em 28/04/2021 às 10:04

Gostei do post!

Muitas informações úteis, conhecer a história do adversário sempre é bom.

Vamos enfrentar uma pedreira!

Acredito que o 'x' da questão é qual CORINTHIANS irá ser escalado!

Se formos com o time da estréia na Sulamericana seremos atropelados, se Mancini optar por usar os garotos que bateram o Peixe, nossas chances de ganhar se tornarão bem maiores!

Com João Vitor, Raul, Adson, Gabriel Pereira, Piton, não dá pra aceitar que ele entre com Jô, Otero, Fábio Santos...

L

H

P

Foto do perfil de Vinícius Barreiras

Vinícius 43 posts

@vinicius.barreiras em 28/04/2021 às 09:55

Um bom texto, mas Mundial começou em 2000, portanto Peñarol nunca foi campeão mundial FIFA. Corinthians já foi duas vezes.

Em matéria de tradição, não estamos atrás, já que o campeonato brasileiro sempre foi muito mais forte que o uruguaio. Agora em elenco e entrosamento, obviamente os uruguaios têm vantagem. É jogar com raça e organizado que dá pra passar.

Se fizer um jogo parecido com o que fez na Vila Belmiro, o Timão tem sim chances de vitória. E aí é fazer a lição de casa com o resto o grupo e partir pra fase de mata-mata, onde todos sabemos, o Corinthians cresce com elenco bom, ruim ou mediano.

Vai Corinthians!

Foto do perfil de Diogo Bastos

Diogo 27 posts

@diogo.bastos em 28/04/2021 às 09:55

ótima analise! Só para de chamar essa taça Corolla de mundial. Time nenhum do mundo se refere a esse jogo como mundial. Uns nem lembram desse lixo e outros tratam como nada mais que intercontinental.

x