Fórum do Corinthians

Análise tática do jogo Corinthians x Huancayo; #Luanday e o elixir da juventude

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.882º

Félix 437 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 07/05/2021 às 01:05
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

Evolução é a definição desse jogo. Sim, eles já vinham evoluindo antes, mas estamos falando de uma evolução num outro campeonato – o da Sul-Americana – onde vimos um time totalmente diferente e com outra pegada do que foi apresentado nos dois últimos jogos, principalmente contra o River-PAR, onde foi evidenciado a tentativa de derrubar o técnico, atitude essa que eu chamei de “cínica”.

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/869469/analise-tatica-do-jogo-entre-river-plate-par-e-corinthians-que-apatia-foi-essa Análise tática do jogo entre River Plate-PAR e Corinthians: que apatia foi essa? Análise tática do jogo entre River Plate-PAR e Corinthians: que apatia foi essa? Esse foi um dos piores jogos que o time apresentou. Previsibilidade, tomadas de decisões erradas, passes que não eram pra ser dados, cruzamentos que eram para... meutimao.com.br meutimao.com.br

Por que eu classifiquei aquele jogo com uma atitude cínica? Basta olharem no artigo acima e esse mapa de interações. Naquele jogo, o Corinthians, com a “panelinha”, jogou no campo de ataque do River, mas não os ameaçaram nem um pouco. Só o Gil interagiu com Bruno Méndez 31 vezes, um número anormal para quem diz “se esforçar ao máximo”. Mas nos dois clássicos e nesse jogo contra o Huancayo, o time foi muito mais agressivo e insinuante em ataque. Com os jovens mostrando seu valor, aconteceu o que eu avisei no jogo contra o Peñarol – de que os titulares perderiam o espaço. Então vamos analisar esse jogo.

O JOGO

Mancini usou exatamente o mesmo time do último jogo e sob o esquema de três zagueiros, que às vezes era alternado para um 4-2-4 para ganho de espaço no meio-campo. Notem que o Corinthians passou muito mais vezes pelo meio-campo e ataque do que o time considerado titular. Foi um time muito mais incisivo em ataque do que como foi contra o River-PAR – um time tão fraco quanto o Huancayo e que enfrentamos com os “titulares” – e contra o Peñarol – um time tão casca grossa quanto o São Paulo e que também enfrentamos com os titulares.

Pelo mapa de calor de cada um desses camaradas citados, é possível entender muito do que aconteceu em campo. João Victor alternava posições com Fagner e Raul Gustavo infiltrava o tempo todo; Ramiro circulava por todo o meio-campo; Piton era incisivo pela esquerda; Cauê era quem mais puxava a marcação e interagia com o meio-campo com Luan depois de Ramiro.

Ramiro foi de fato a alma do time, mais do que Luan, sem exageros. Foi o maior articulador de jogadas do time, fazendo a transição da defesa para o ataque com os zagueiros, Gabriel e Luan. Ele errou apenas 9 passes – os outros 4 foram em posse de bola, finalizou com perigo 2 vezes, interceptou 4 passes e desarmou 2 vezes. Ele trocava de posição constantemente com Fagner e João Victor, e assim o mapa de calor fica explicado.

Observem que, no gráfico de interações entre jogadores, a bola rodou muito mais no time todo ao invés de ficar concentrado em apenas 3 ou 4 jogadores, coisa muito recorrente no time “titular”. E aí vocês percebem que o time realmente flutuou em campo.

Aliás, gostaria muito que o Jow, se possível, fizesse uma análise fazendo uma comparação direta entre esse jogo e o de contra o River-PAR e o Peñarol. Isso é importantíssimo para que o torcedor entenda a diferença de estratégia e, principalmente, de atitude.

Esse gráfico de passes por tempo de jogo mostra a alta precisão que o time teve. Diferente do jogo contra o River-PAR, os números não são apenas estatística, mas teve objetividade e acurácia como há muito tempo não havia.

CONCLUSÃO

Antes, não fazíamos frente nem mesmo com o River-PAR...e agora, depois de enfrentar dois clássicos, enfrentamos um time do mesmo nível e mostramos futebol de alto nível. Talvez estejamos vendo finalmente um padrão, depois de tanta dor de cabeça diante de falta de peças.

Entendo que as substituições do Mancini tiveram o objetivo de manter o esquema tático – embora seja extremamente estranho tirar um zagueiro pelo outro (tentando ser positivo, espero que seja por cansaço!) – mas tinha jogadores melhores para entrarem. Aliás, se tinha que entrar um zagueiro, os mais indicados eram Bruno Méndez ou Danilo Avelar. Felipe Augusto, Adson, Gabriel Pereira, Vitinho...esses seria os jogadores ideais para fazerem mais gols. Mas mesmo o torcedor mais fanático tem que admitir que em nenhum momento o Corinthians perdeu a pegada depois dessas substituições. Aliás, se não fosse pelo goleiro Pinto, era pra ser pelo menos uns 8 ou 9 a 0.

Domingo teremos um jogo complicado contra o Grêmio Novorizontino e na próxima quinta teremos o jogo da volta contra o Peñarol. Nem é preciso dizer que a panelinha está incomodada com esse resultado de hoje – pois foi contra um time do mesmo nível que o River-PAR – e quero crer que ficará mais incomodada ainda quinta que vem. Até lá, prefiro ter pena do Mancini que tem que lidar com essa gestão de conflito enorme gerada pela egolatria de alguns jogadores junto com a influência interna, do que criticá-lo por decisões erradas contra o Huancayo. Aliás, nesse sentido, é bom lembrar o que Carille e Tiago Nunes passaram – devido a mesmas situações.

VAI, CORINTHIANS!

2.320 visualizações e 38 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Flávia Sccp

Ranking: 4º

Flávia 18136 posts

@flavia.sccp em 07/05/2021 às 04:29

Parabéns pelo trabalhão uma vez mais.

Acho que o Mancini deveria ter tirado o Otero e colocado o Mosquito. Esse Otero não joga!

Foto do perfil de Midea Group

Ranking: 2.167º

Midea 1201 posts

@midea Verificado em 07/05/2021 às 09:57

Ótima análise, Félix! Parabéns pelo tópico.

Últimas respostas

Foto do perfil de Carlos Alberto Da Silva

Ranking: 3.617º

Carlos 654 posts

@carlos.alberto.da.si em 07/05/2021 às 21:38

Bacana

Publicidade

Foto do perfil de George R.c. Arciénega

Ranking: 1.386º

George 1851 posts

@georgearcienega em 07/05/2021 às 21:09

Show de informações precisas! Muito obrigado!

Você deveria ser contratado pelo SCCP!

Foto do perfil de Juliane Bauer

Ranking: 10.022º

Juliane 121 posts

@juliane.bauer1 em 07/05/2021 às 19:22

Bem compricado

@de.no em 07/05/2021 às 18:55

ótima análise em muitos pontos. Mancini certamente não é O TÉCNICO e fez bons erros no passado... Mas principalmente vejo ele como vítima de torcedores ignorantes e da diretoria, que só fez m**** desde final de 2015 e agora querem disfarçar e despejar todos seus erros sobre o técnico.

E lógicamente uma #[email protected]% da de jogadores que são burros, limitados e folgados e também sabotando o mancini. Não seria o time contra o penharol o time desses bagres? E assim propositadamente escalado por mancini, pra TODO MUNDO VER que não prestam? E como resposta PRA TODO MUNDO VER DE NOVO colocou contra o Huancayo aqueles que deveriam ser os titulares (fora os 3 do ataque...pois aqui deveriam ser vital+mosquito+um camisa 9 que ainda não temos... Ou teríamos, se Jô tivesse interesse de perder as suas banhas). Mas vital ainda não 100%, mosquito poupado, caue por falta de opção.

Não vamos nos iludir com jogadores sem alma corinthiana... Principalmente essa gringalhada oportunista que não rende nada. Tevez, Romero foram grandes excessões. Até o guerrero foi bem problemático... Mas pelo menos estava lá naquele instante...

Camacho, cantillo, araos, sornoza, boselli, cazares... Basta! Otero começou bem, mas faz tempo que só tá na fominha dele e vai de mal á péssimo.

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Ranking: 1.612º

Luiz 1639 posts

@luiz.fernando.balest em 07/05/2021 às 17:40

Vamos que vamos Timão!

Foto do perfil de João Victor Medeiros

Ranking: 11.414º

João 93 posts

@victor.medeiros2 em 07/05/2021 às 17:04

Finalmente alguém lúcido que reconhece o desempenho crucial do Ramiro taticamente, tanto em defesa como em ataque.

Foto do perfil de Jean Macedo

Ranking: 1.476º

Jean 1756 posts

@jean.macedo3 em 07/05/2021 às 15:42

Você tem o conteúdos mas a analise é bem fraca.

Inclusive criando teoria de conspiração.

Contra o Penarol por incrível que pareça, quem realmente assisti jogo da pra ver que o time jogou bem mais do que jogou ontem por exemplo. Comentarista de resultado nunca vai enxergar isso, mas é a realidade.

Foto do perfil de Leonardo Gonçalves

Ranking: 2.038º

Leonardo 1289 posts

@leonardo.goncalves5 em 07/05/2021 às 15:34

A panela aos poucos esta perdendo sua força. Molecada tá entrando bem demais.

Foto do perfil de Deco 20

Ranking: 5º

Deco 17387 posts

@deco20 em 07/05/2021 às 15:25

É uma evolução, de fato!

Mas Mancini precisa parar em se esforçar pra fazer cagada! Jogo ganho ontem, mas era pra ter sido 5 a 0 ou mais. E olha as mexidas que ele faz.

Foto do perfil de Wilson Balera

Ranking: 2.905º

Wilson 857 posts

@wilson.r.balera em 07/05/2021 às 13:44

Parabéns pela análise ficou top!

x