Opinião de Paulo André (ou do Bom Senso F.C) sobre a CBF

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Rodolpho #3.257 @rodolphopat7o em 10/07/2014 às 16:04

Para não parecer oportunista, apesar de estar lutando publicamente contra as mazelas do nosso futebol há um bom tempo, decidi não escrever sobre o jogo, os sete gols, a comissão técnica, etc.. O resultado da partida e a consequente eliminação do Brasil não alteram, em nada, a minha opinião sobre a crise existencial que arrasa o futebol brasileiro há mais de uma década. Porém, devo confessar que o título, se conquistado fosse, me assustaria na mesma medida de grandeza que me assustou esta impressionante derrota. No fim, a vitória (pela qual eu torci) também não influenciaria a minha análise, apesar de eu saber que passaria os próximos 10 anos falando às moscas, como faz, desde 2002, o meu querido amigo, visionário e fundador da Universidade do Futebol, Prof. Medina.

Nos últimos dois dias muito se falou, muito se escreveu e muito se criticou. O que só fez aumentar o meu temor com relação ao futuro. Digo isto porque este filme é uma cópia fidedigna do que aconteceu na derrota do Santos para o Barcelona, em 2011. Aquele jogo deixou a mesma péssima impressão, de homens jogando contra meninos; causou os mesmos óbvios questionamentos (exaustivamente mastigados pela crítica) e, promoveu uma tentativa de caça as bruxas, mudança de mentalidade e 'evolução tática' que em nada resultou. O buraco é muito mais embaixo. Os que dirigem o futebol nacional não deram as caras, se esconderam em ambas oportunidades. Como de costume, evitaram e evitarão ao máximo falar sobre as propostas para o futuro pois não entendem bulhufas do que deve ser feito. Entendem de política, de se manter no poder, de explorar o futebol, de mamar nas tetas da vaca. E como disse o senhor José Maria Marin na primeira reunião do Bom Senso na CBF: “Posso afirmar que não temos nada a aprender com ninguém de fora, principalmente no futebol. Sempre tivemos os melhores do mundo no Brasil. Já vencemos cinco vezes a Copa”.

Ninguém tem necessidade daquilo que desconhece. “Coitado”, ele e seus pares achavam que tudo ia muito bem e que o talento bruto resolveria a questão. Pior, nem fazem ideia de que a Seleção Brasileira é o menor, apenas a ponta do iceberg (incrível dizer isso depois de tomar de 7), dos problemas do nosso futebol.

Devemos aceitar esta derrota como mais uma das muitas importantes lições (sociais e esportivas) que a Copa nos trouxe até aqui. Se a procura por um legado era apenas para justificar o excesso dos gastos públicos, agora passou a ser o último lampejo de dignidade. Então proponho uma solução ao caos, DEMOCRATIZEM A CBF e salvem o futebol brasileiro.

Campeões, Bicampeões, Tricampeões, Tetracampeões, Pentacampeões, vocês que construíram o futebol brasileiro dentro de campo, estão convocados. Precisamos de vocês, precisamos ainda mais dos que já provaram sua capacidade fora de campo, gerindo, planejando, vivenciando o que há de melhor no futebol contemporâneo mundial.

Zico, Tostão, Leonardo, Raí, Cafu, Juninho Pernambucano, Kaká, Ricardo Gomes, Roque Junior, Edmilson, Juninho Paulista, Vagner Mancini, Tite, Paulo Autuori e tantos outros, venham, passou da hora de discutirmos um plano de desenvolvimento nacional do futebol, de criarmos regras e licenças para capacitar os novos treinadores, de formarmos melhor as nossas jovens promessas, de desenvolvermos ou resgatarmos o estilo de jogo brasileiro, de protegermos as boas práticas de gestão, de punirmos os infratores, de trazermos as famílias de volta aos estádios de futebol, etc…

Se a CBF não promove esse debate, montemos a nossa Seleção fora dos gramados para desbancar a paralisia da entidade e desatar os nós das amarras políticas que impedem o desenvolvimento, a transparência e a democracia do nosso futebol.

Não os queremos apenas para que deem a cara e tenham a imagem explorada, como aconteceu com alguns de nossos companheiros nos últimos anos. Queremos sua experiência, sua paixão pelo esporte, sua alma vencedora e incansável para concretizar mudanças significativas a longo prazo. Acadêmicos, cientistas, estudiosos também são bem vindos, o conhecimento de vocês é fundamental na construção de um novo rumo.

À imprensa e ao torcedor, digo: Não esperem milagres, não acreditem em soluções mágicas como uma simples troca de comissão técnica ou o aparecimento de um novo Neymar. Se o planejamento e o trabalho forem executados por pessoas competentes, apaixonadas e com conhecimento técnico em cada uma das diversas dimensões do futebol, ainda assim, levaremos pelo menos 10 anos para chegar lá. Uma caminhada de mil milhas começa com um simples primeiro passo.

PS: Explicarei no próximo texto o que quero dizer com democratizar a CBF, o gol que pode salvar a Copa.

Abraços,
PA

4.210 visualizações e 92 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Marcelo Franco #77 @marcelo.franco em 10/07/2014 às 16:41

Eu disse que há muitos anos não tinha mais ídolos no futebol. Fui injusto.

Paulo André é meu ídolo no futebol. Ou fora dele, talvez seria mais justo dizer.

Ele foi preciso, esse me representa.

Moisés Pinheiro #749 @moisazl em 10/07/2014 às 16:16

PA fora de campo me lembra o Dr.!

Últimas respostas

Rogerio De Oliveira #3.420 @rogerio.de.oliveira3 em 11/07/2014 às 22:35

Concordo com tudo o que o paulo André tá brigando, mais infelismente o futebol é falido a CBF só #[email protected]% o nosso futebol, lá é só politicagem nem ligão para o futebol

Publicidade

William Higa #926 @w.higa em 11/07/2014 às 15:29

Dizer o quê de um cara que rouba uma medalha da Copa SP de Futebol Jr. Em rede nacional?

Esse é o presidente da CBF.

Narciso Gimenez Jacomini #10.639 @narciso.gimenez.jaco em 11/07/2014 às 13:54

=Concordo plenamente com o Paulo André.

Jeovani Camargo #7.854 @jeovanixd em 11/07/2014 às 13:52

A corrupção tomou conta desse lixo da CBF, depois do FlorminenC cair pra serie B e voltar pra mim já foi o fim de tudo isso. Essa corja tem que ser desmontada! Eu acho é pouco o Brasil perde de 7, isso mostra como está esse lixo de CBF.

Paulo Sampe #2.420 @paulo.sampe em 11/07/2014 às 13:23

Grande Paulo André, sempre fui fan deste atleta dedicado e inteligente. Pena que poucos são iguais a ele. Vamos pedir que todos aqueles que são verdadeiros brasileiros, jogadores do passado, que ajudem para o Brasil ser renovado em tudo, na política, acabar com os corruptos, acabar com a CBF e seu bando de ladrãoes que lá infestam. Acho difícil, mas temos que tentar e vamos contar bastante com o Bom Senso FC para que se inicie o mais rápido possível na Democratização da CBF. Tomara que dê certo, tem que dar certo esta mudança. Depois desse vergonhoso 7x1 o Felipão e sua comissão técnica deveeria, se tivesse no mínimo um pouco de dignidade PEDIR DEMISSÃO, mas não tiveram essa hombridade, estão no Bla, Bla, Bla, como foi visto na entrevista no dia seguinte. Comissão antiquada, montou time sem padrão, sem meio campo, convocou péssimamanete, e armou o time pior. No mundo tudo se transforma e renova, o futebol brasileiro parou no tempo. Graças a Deus qeu pelo menos, deppois dessa Copa, não veremos mais a cara do Felipão, Fred, Julioi Cesar e essa falida cmissão técnica.

Gercino Jose Das Neves/gerson @gerson.jn em 11/07/2014 às 13:23

Com todo respeito as opiniões, deixo aqui a minha :concordo com quase tudo, mas lembro que essas reivindicações são antigas, a mudança da antiga 'cbd' do rio de janeiro para brasilia, tornando-a assim mais independente, começou na década de 70; hoje já não bastaria a mudança da mesma (atual 'c b f ), seria preciso a criação de uma liga nacional independente, onde seriam eleitos : presidente, diretores e demais cargos, somente pessoas ligadas ao futebol, sendo vedada a participação desses parasitas que não sabem o que é uma bola, muito menos a paixão que move os torcedores brasileiros, seja de seu clube ou da seleção nacional; isso só será possível a partir do momento que os clubes deixarem de ser refém de políticos e da mídia, e caminharem com suas próprias pernas; alguns são pressionados economicamente, outros são coniventes com as mazelas, pois seus dirigentes são tão sujos e corruptos como os que dirigem a 'c b f '

' confederação brasileira de falcatruas '

Antonio Veras Nunes #9.638 @antonio.veras.nunes em 11/07/2014 às 12:50

A seleção é reflexo da arrogância dos brasileiros em achar que são melhores do mundo. Há muito tempo deixamos de ser o melhor no futebol, porque nas outras coisas somos péssimos, principalmente na organização política e social.

Ricardo Gomes #28 @ricardo.gomes3 em 11/07/2014 às 12:36

Falo bem paulo André, mais como jogador de futebol você e medíocre fraco e paneleiro agora se Tite for pra seleção você será convocado

Joaci Bento De Abreu #3.505 @zona.leste.z.z em 11/07/2014 às 12:33

Paulo André; para presidente da CBF;limpeza jááááá´.

Egle Armando Garcia #575 @egle.armando.garcia em 11/07/2014 às 12:17

O PA incomoda e muito os apodrecedores do futebol e é por isso que está na China, fazendo o que? Sabe- se lá! Mas, felizmente pensamentos e ideais não têm fronteiras e nesse caso, língua não tem ossos. Fale muito, exponha suas ideias e seus ideais, divulgue o Bom Senso, até mesmo para nós criarmos bom senso.