Fórum do Corinthians

Chegou a Hora da torcida entender que existe um trauma com a Libertadores e é preciso superar isso

Foto do perfil de Montezuma

Ranking: 569º

Montezuma 4039 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/01/2022 às 16:05
Por Montezuma Ilhuicamina (@moctezuma)

Sendo sinceros, o fato de finalmente todos os nossos rivais do estado terem copado 3 x o maior torneio do continente, fora o fato que os 3 ainda tem outros 3 vice-campeonatos e várias participações nas fases finais do torneio, parece que finalmente o calo do torcedor Corinthiano começou a coçar, principalmente após a anestesia causada pelo ''milagre'' de 2012 já estar perdendo o efeito após 10 anos.

Mas com trauma o que eu me refiro? Bom isso é óbvio de se perceber, existe um PADRÃO nas eliminações do Corinthians em Libertadores, com exceção de 2013 que saímos por retaliação a fatídica morte da criança boliviana pelas mãos da organizada...

Pois bem, o Corinthians sempre em suas diversas eliminações tem um imenso descontrole emocional no time na fase do mata-mata, sempre um idiota é expulso, alguém faz gol contra, falhas bisonhas são cometidas e por fim a própria torcida sente o peso e treme nos jogos decisivos que geralmente são em casa.

Sim, mesmo a nossa torcida que no Brasil não tem igual treme no torneio, quem frequenta o estádio pode confirmar isso mas o clima de uma pré-liberta ou oitavas é pesado, o medo toma o ar e a torcida é mais aflita, empurra menos, isso é psicológico pois por mais que não queiram admitir todos os presentes sabem que o Corinthians NÃO TEM TRADIÇÃO na copa Libertadores e SEMPRE ocorre algo bizarro que faz com que o time trema e seja eliminado.

Não importa o time que enfrentamos, desde os minúsculos como o Tolima, os médios como o Guarani, os grandes como River, Colo-Colo, Boca(em 91), Nacional, Grêmio, Porcada, não importa o tamanho do adversário, que as vezes pode ser melhor ou pior tecnicamente, mas o Corinthians tropeça nas próprias pernas e perde jogos que normalmente venceria se fosse por uma competição regional ou nacional.

Sobre o Corinthians, nós demoramos para virar um clube nacional, sim tivemos uma época de ouro na década de 50 com um timaço com Claudio, Baltazar, Luizinho e tantos outros que também serviam a seleção brasileira, porém demos azar que nessa época por questões de infra-estrutura não existia Libertadores (essa surgiu em 60 e antes no máximo existia copa do atlantico com alguns vizinhos sul-americanos competindo e vencemos) e regionais, torneios que vencemos com folga entre 50-56, porém no tocante ao campeonato estadual ficamos de 55 até 77 sem conseguir ser protagonista mesmo no Estado de São Paulo, lembrando que os campeonatos pré-brasileiro porém importantes como o Robertão e Taça Brasil já existiam desde 59 e só disputavam justamente os campeões estaduais, foi assim por 12 anos até a existência do Brasileirão unificado em 71 e mesmo assim continuamos fracassando, no máximo disputando a final de 76 e perdendo para o Inter, no fim quebramos o tabu do regional em 77, nos anos 80 tivemos um ótimo time com Socrates, Casa, Zenon, Wladmir mas infelizmente paramos nas semis do brasileiro.

O Corinthians só virou time com capacidade de quebrar o ''trauma nacional'' a partir dos anos 90 e não é vergonha admitir isso, vencemos Copa do Brasil, vencemos inter-estaduais e 3 campeonatos brasileiros nessa década, após o tabu ser quebrado em 90 e por consequência começamos finalmente a disputar a Libertadores, pois antes apenas o campeão e vice nacionais disputavam(jogamos 77 e caímos na fase de grupo).

Algo que também é negativo para a instituição é a torcida repetir o papo dos dirigentes anteriores como o Sanchez, Dualib, Vicente Matheus e etc de menosprezarem Libertadores, tal como faziam com os nacionais antes do Corinthians ganhar. Quantas vezes não viram Corinthianos usarem ginástica mental pra falar coisas do tipo '' Paulista era o campeonato mais importante até os 90, mais importante que brasileiro e libertaores', o nome disso é ufanismo regional do paulistano e negação da incompetência do clube em se mostrar grande no cenário nacional e interncional curiosamente até 90, ano em que GANHOU o primeiro brasileiro. Em nenhum lugar da terra um campeonato regional tem peso superior ao nacional e continental, percebam que nem torcidas de clubes que também são irrelevantes na liberta e monotítulo como Vasco e Atlético MG tentam glorificar seus estaduais a ponto de acharem títulos contra o rival estadual ou times do calibre do Ipatinga ou XV ser superior do que enfrentar os melhores do continente, isso é um fenômeno específico que só existe na torcida do Corinthians para mascarar a incompetência do time em competições nacionais, porém como viramos um papa títulos nacionais de 90 pra cá com 7, a desculpa agora vira apenas para Libertadores.

Por fim, com tudo o que foi falado nesse texto, o objetivo principal é convidar o torcedor Corinthiano a reflexão, entender que de fato o clube esta em processo de evolução a nível de títulos e que precisa agora pelo tamanho que tem passar a enxergar com prioridade os campeonatos internacionais, e para isso é necessário admitir o trauma, a falta de tradição e a inferioridade rente aos rivais do Estado e outros grandões continentais, só assim o Corinthians um dia se tornará um time tradicional na Libertadores e jogaremos o torneio pensando no título ou ao menos em fazer grandes campanhas memoráveis.

85 visualizações e 4 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Nem Aí

Ranking: 7.146º

Nem 223 posts

@nem.ai2 em 23/01/2022 às 16:33

Cansei na 3° linha.

Deve ser a ressaca...

Foto do perfil de Aryel Soares Da Silva

Ranking: 295º

Aryel 6305 posts

@aryelsdasilva em 23/01/2022 às 16:21

Acredito que essa década será a década da virada e da consolidação de vez do Corinthians como gigante continental, assim como nossos rivais de São Paulo e até mesmo do Brasil. Acho que esse ano a gente passa das oitavas, e, numa pior hipótese, seremos campeões da Sul-Americana (bate na madeira). Acho que até o final da década ganharemos o Bi. A Fiel tem que fazer que nem a torcida do Santos e pichar 'Bi é obrigação!' pra mostrar nossa obsessão pela Glória Eterna, fora que tem que cair de pau em todo mundo se o time for eliminado, do pereba ao craque, do roupeiro ao presidente.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de ASF 1910

    Artilheiros do Timão - 2022

    Última resposta 5 segundos por Murilo Henrique Trento que tem 4.399 posts no fórum

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ANDRE LUIS G.

    Perito só vale se for ouvido pela justiça no processo!

    Última resposta 6 segundos por Corintiano Raiz que tem 287 posts no fórum

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de NATAN DE OLIVEIRA SOUSA

    Mais um processo para Rafael ramos e Corinthians

    Última resposta 16 segundos por Vinicius Cesar que tem 1.891 posts no fórum

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Vinicius

    Traz o Bruno Mendez e empresta esse fanfarrão para o guarani de Campinas

    Última resposta 25 segundos por Jose Geraldo que tem 16 posts no fórum

    133respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Márcio Gonsalves

    Texto Mauro Betting

    Última resposta 26 segundos por Tatiane Prado que tem 7.974 posts no fórum

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de leandro gutemberg de oliveira vidal

    Português

    Última resposta 31 segundos por RAGNAR , o MALOQUEIRO que tem 8.304 posts no fórum

    40respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Icaro Coelho Silva

    Rafael Ramos na mídia de Portugal

    Última resposta 32 segundos por BENJAMIM PEREIRA DOS ANJOS que tem 20 posts no fórum

    128respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Hugo Rivas

    Conselho pra você, Edenilson

    Última resposta 32 segundos por Guilherme Laviola que tem 3.922 posts no fórum

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Romero Ídolo

    Eu como preto fico muito revoltado com a atitude do Edenilson!

    Última resposta 36 segundos por Juan Marcus que tem 94 posts no fórum

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ANDRE LUIS G.

    Edenilson é torcedor do Dvd cholorado

    Última resposta 37 segundos por Jesus BR que tem 4.456 posts no fórum

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kratos da Fiel

    Same energy

    Última resposta 39 segundos por Murilo Henrique Trento que tem 4.399 posts no fórum

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ronaldo gordo

    Jogada de Du Queiroz foi doentia

    Última resposta 55 segundos por Antônio Carlos que tem 128 posts no fórum

    168respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Caio Santos

    Era tudo que a mídia queria

    Criado em 50 minutos por Caio Santos que tem 607 posts no fórum

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Anthoony monteiro

    Perito

    Última resposta 1 minuto por Felipe Silva que tem 18.650 posts no fórum

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Travis Scott

    O Perito disse...

    Última resposta 1 minuto por FELIPE LOPES que tem 113 posts no fórum

    5respostas

    acessar o tópico
x