Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Uma mesma escalação permitindo 4 variações táticas + posicionamento defensivo (tópico longo)

Foto do perfil de Jp Azevedo

Ranking: 758º

Jp 3.951 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/01/2022 às 10:36
Por Jp Azevedo (@jp.azevedo)

Fiel, já é consenso que esse 4-1-4-1 do Sylvinho está mais manjado do que outra coisa e que o esquema acaba engessando demais nosso time. Por isso, resolvi brincar um pouco no campinho do Meu Timão, e com a mesma escalação mostrar que poderíamos ter ao menos 4 maneiras de jogar interessantes ofensivamente e ainda defender bem. Sempre bom ressaltar que várias usam o potencial ofensivo do Paulinho infiltrado dentro da área, mas ele não será necessariamente um atacante, uma vez que tem liberdade para se movimentar e atacar o espaço vindo de trás também, além disso a ideia seria o time usar as variações ao longo do jogo. Vamos lá?

1 - O 'esquema base': 4-1-3-2

Baseado no esquema que consagrou JJ no Flamengo, esse time visa reunir todo nosso potencial criativo no meio e muita movimentação no ataque. Com Guedes e Willian se movimentando sempre da beirada do campo para dentro, com movimentações gerando espaços na lateral para a subida dos laterais, Paulinho fazendo o box-to-box e dominando o meio e Giuliano & R.A8 organizando o time, esse time seria baseado em movimentações em diagonal e área povoada.

2 - Primeira variação: 3-3-4

Um time onde Du Queiroz baixa até a última linha para formar uma linha de 3 defensores com as 2 extremidades rápidas (Du e JV) e Gil na sobra. Fagner viria por dentro à direita tanto para triangular com Willian e Paulinho como para inverter o jogo rapidamente para o Piton, enquanto R.A organizaria o jogo na esquerda, sempre visando acionar o Piton no corredor, o RG no facão ou fazer inversões de jogo que encontrassem o Willian em situações de 1x1. Já Giuliano seria o cara que rodaria essa bola e estaria nos dois lados do campo, organizando e sendo opção de passe por dentro, buscando associações e tabelas. Willian e Piton seriam os caras da profundidade e da amplitude, enquanto Paulinho e RG povoariam a área e se movimentariam (RG fazendo os facões que sempre demonstrou ter aptidão e buscando tabelas com nosso #15 seria algo lindo de ver).

3- segunda variação: 3-2-5 (visando times ultra-retrancados, como a Ferrinha ontem)

Aqui a ideia seria o Du por dentro da linha de zaga justamente como passe de desafogo (uma vez que raramente será necessário o mesmo dar combate defensivo em situações que esse esquema for usado). Giuliano e R.A ditariam o ritmo de distribuiriam os passes na segunda linha, sempre visando a amplitude gerada pelos laterais, que teriam também como função povoar a área quando a bola estivesse no lado oposto. Willian atuando mais por dentro geraria colaborações excelentes com o Fagner, mas principalmente poderia ser acionado mais próximo ao gol, assim como Róger Guedes, que ao carregar a bola ao meio, poderia abrir espaços para movimentação do Piton ou de um dos meias. Já Paulinho não necessariamente ficaria 'plantado' entre a zaga, mas sim se movimentaria, abriria espaço para as subidas de R.A ou Giuliano a área, cairia dos lados para se associar aos laterais. Obviamente, sua presença de área seria de extrema importância, principalmente em tabelas (uma vez que é muito inteligente para esse tipo de jogada) e cruzamentos.

4 - a última variação: 4-2-4

Aqui a ideia é manter uma linha de 4 mais sustentada, onde Piton e Fagner deem apoio aos pontas. Com Renato e Giuliano mais próximo do gol, visa-se usar o excelente potencial de finalização que ambos tem, assim como sua inteligência para se movimentar, principalmente gerando espaços para Paulinho e Du virem de trás. Willian e RG teriam a oportunidade de tanto buscarem o fundo como partirem para dentro, abrindo espaços também para subidas dos laterais, mas a movimentação mais interessante que considero seria as projeções no espaço vazio entre o zagueiro e o lateral, que a maioria das defesas concede, gerando uma chegada rápida ao fundo de nossos pontas e um cruzamento preciso para trás, onde estariam nossos meias e Paulinho.

AH, mas como esse time se defenderia, mano? Num 4-4-2 tradicional.

Com 2 linhas de 4 bem definidas e 2 homens mais a frente fazendo a primeira pressão na zaga adversária. A ideia é um time bem compacto, ou seja, sobe a primeira linha? Todas as outras sobem juntas. Baixa a última linha? Todas baixam. Assim, jogadores como Willian, R.A e Giuliano não precisariam cobrir distâncias gigantescas e o time seria muito seguro. A frente, RG e Paulinho são os responsáveis pela primeira pressão devido à seu físico e capacidade de combate (Paulinho inclusive nos renderia várias roubadas de bola a frente). Em jogos mais pegados no meio, Paulinho poderia trocar com R.A e ajudar a dominarmos a meiuca adversária com sua imposição.

E ai, brothers? O que acharam? Curte, comenta e manda para o Tonho da Lua para ele acordar logo!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Welder Thiago

Ranking: 1.267º

Welder 2.521 posts

@welder.thiago em 27/01/2022 às 16:12

Tua última imagem representa o Corinthians na mão do técnico utópico

Foto do perfil de Wilson Antunes

Ranking: 4.830º

Wilson 559 posts

@wilson3 em 27/01/2022 às 16:11

Pode parecer absurdo, mas está faltando alguém como o Jô, para empurrar a bola para dentro do gol.

Foto do perfil de Aryel Soares Da Silva

Ranking: 179º

Aryel 10.255 posts

@aryelsdasilva em 27/01/2022 às 15:59

Gostei do 3-2-5, esquema que parece que o Sylvinho tentou usar no segundo tempo contra a Ferroviária. E digo mais, pelas características do time, o Corinthians tem totais condições de usar o ataque posicional, que tem esse esquema como base. Gil, João Victor e o primeiro volante dando sustentação defensiva; Fagner e Lucas Piton por dentro sendo os conectores do time; Róger Guedes e Willian bem abertos gerando amplitude; e por fim, com Paulinho, Renato Augusto e o centroavante por dentro na frente da área.

Foto do perfil de Jônnathas Carvalho

Ranking: 262º

Jônnathas 8.287 posts

@jonnathas.carvalho em 27/01/2022 às 15:53

Já começou errado com Du Queiroz de primeiro volante.

Piorou mais ainda quando colocou ele pra fazer a linha dos 3 zagueiros.

E mais quando colocou ele de zagueiro central.

Fagner de volante e o pior de tudo com Renato Augusto e GIULIANO juntos de volante.

Esses jogadores tem por natureza, características próprio ir aí ataque, eles sobem e deixam buracos no meio-campo, o time leva o contra-ataque e quem vai tirar a bola é o Du Queiroz que esta de zagueiro?

Kkkkkkk

Esse seu time está engraçado demais, um dos piores que já vi até aqui.