Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Vítor Pereira entrega mais do que esperado inicialmente; Corinthians é o principal beneficiado

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de João Vítor Domingos de Sousa

Ranking: 3.099º

João 988 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/06/2022 às 17:47
Por João Vítor Domingos de Sousa (@joao.vitor.domingos.)


Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão

Em fevereiro, quando o Corinthians anunciou o técnico Vítor Pereira, o objetivo era claro para dirigentes, imprensa e torcedores: de alguma forma encaixar William, Renato Augusto, Paulinho, Giuliano e Roger Guedes na equipe para brigar pelo título da Libertadores. Cabe lembrar que há pouco tempo se falava no Corinthians abrir mão de ser competitivo para se reestruturar financeiramente como fez o Flamengo tempos atrás, o que não é(felizmente pra alguns) a realidade.

Em um primeiro momento, Vítor até tentou tentou escalar os 'medalhões' juntos e diagnosticou sem impossível, perdeu Paulinho por toda temporada justamente em uma partida que poderia poupá-lo, e mesmo diante de críticas dos torcedores e imprensa, não insistiu no erro e deixou claro em suas coletivas que encontrar onze titulares com o calendário brasileiro e elenco que tem em mãos, é inviável.

Essa necessidade de intensidade e obediência tática fez com que VP recorresse aos jovens da base. Quem no início da temporada diria que Mantuan, Du Queiroz e Adson seriam os principais destaques dessa equipe? Tudo isso isso para que o Corinthians possa se manter vivo e brigando por todas competições, o que consequentemente diminui o desempenho de atletas que não entregam essa eficiência tática, como é o caso do Renato Augusto, que não perdeu desempenho por falta de vontade, mas sim por sua melhor característica ser técnica e não tática.

Observem: Há pouco tempo, qual era o motivo do Roger Guedes ter perdido a titularidade? Na ocasião ele tinha os melhores números individuais do elenco mas não entregava o que o Vítor pede, que é o cumprimento tático! Mas por que isso? Ele não quer depender de individualidades e/ou genialidades dos seus atletas, ou seja, quer depender cada vez menos de variáveis do jogo e jogadores que tem esse entendimento passaram a se destacar.

Ao tirar o foco do jogo de atletas individualmente melhores, isso potencializou os jovens, que por ainda estarem em formação e sem 'vícios' como os mais experientes, se adequam mais as condições propostas pelo treinador e potencializam o coletivo, e aos críticos que esquecem, o futebol ainda é um esporte coletivo.

Isso obviamente contribui ao Corinthians, não só dentro de campo. Mantuan hoje tem um valor de mercado de no mínimo 10 milhões de Euros(R$ 55,39 milhões na cotação atual), Du Queiroz que meses atrás era chamado de 'pé de rato', hoje é colocado na mesma prateleira de Danilo do Palmeiras, que está avaliado em cerca de 20 milhões de Euros(R$ 110,81 milhões) e sem falar do Adson e Robert Renan. Isso valoriza e aumenta a visibilidade das categorias de base do clube; hoje o Corinthians tem ganho técnico com esses jovens e certamente terá também ganho financeiro, o que não ocorreria se seguissem apostando apenas nos atletas renomados.

Pra finalizar, Vítor não faz um trabalho de treinador que assinou apenas um ano de contrato, em um curto espaço de tempo e sem ter tido pré-temporada o técnico português entrega resultados e uma ideia de quem prospecta um trabalho de longo prazo.

_____________

Obs: Estava muito tempo sem escrever, queria só trazer minha análise pra vocês e se quiserem seguir minha página, fiquem a vontade: https://www.facebook.com/boleirosrp Log into Facebook Log into Facebook to start sharing and connecting with your friends, family, and people you know. facebook.com facebook.com

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Jesus Br

Ranking: 239º

Jesus 8.825 posts

@suso77 em 27/06/2022 às 18:21

O VP foi a melhor contratação do Corinthians nos últimos anos...sem dúvidas!

Foto do perfil de João Vítor Domingos De Sousa

Ranking: 3.099º

João 988 posts

@joao.vitor.domingos. em 27/06/2022 às 17:53

Nem deu tempo do cara ler o tópico todo e ele negativou, num entendo uma coisa dessas

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Felipe Silva

Ranking: 28º

Felipe 28.669 posts

@felipe.silva218 em 27/06/2022 às 20:57

Tem que da um projeto a longo prazo pra ele e com esse acordo com a caixa vamos volta a poder investir em contratações também

Foto do perfil de Mario Ricardino Csapo

Ranking: 648º

Mario 4.439 posts

@marinho.fiel em 27/06/2022 às 20:35

Exatamente. O trabalho dele é de quem tem intenção de ficar.

Na última coletiva o técnico português disse nunca, até hoje, ter vivido relação tão boa com Diretorias de clubes, quanto com a atual.

Foto do perfil de J@a Corinthians

Ranking: 512º

J@a 5.333 posts

@joaquim em 27/06/2022 às 19:49

Antes, além de não revelar quase ninguém ainda queimava quem poderia vingar no futebol.

Foto do perfil de Nelson Costa

Ranking: 1.243º

Nelson 2.544 posts

@nelson.costa em 27/06/2022 às 19:21

João, parabéns pelo tópico...

Publicidade

Foto do perfil de Nery Douglas

Ranking: 2º

Nery 68.603 posts

@douglas.nery em 27/06/2022 às 18:55

VP vai revolucionar o Timão

Foto do perfil de João Vítor Domingos De Sousa

Ranking: 3.099º

João 988 posts

@joao.vitor.domingos. em 27/06/2022 às 18:33

Outra coisa que queria falar é que o mental dos atletas do Corinthians nesse tempo tem melhorado, acho que tem muito que melhorar ainda nesse aspecto mas é algo que eu falo há anos no Corinthians, os mata-matas que perdemos foi por isso e é o primeiro treinador que vi tentar mudar isso aqui. Não está no ideal ainda, mas há melhora

Foto do perfil de Joao Raimundo Pereira De Brito

Ranking: 1.697º

Joao 1.917 posts

@joao.raimundo em 27/06/2022 às 18:33

Que técnico. Baita contratação do VP e sua equipa.