Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Texto de Gustavo Hofman (ESPN) sobre o Corinthians desse ano

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Lucas

Ranking: 1.261º

Lucas 2.527 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/11/2014 às 11:17
Por Lucas Siqueira (@jlsiqueira)

Existe um motivo para o Corinthians ser criticado, e este não pode ser esquecido tão facilmente

Acredito ser necessário retomar um debate que se tornou muito forte após a Copa do Mundo. Logo depois do belíssimo Mundial que aconteceu no Brasil, com grandes jogos e um ótimo futebol, o torcedor brasileiro 'percebeu' a qualidade ruim do que é jogado por aqui. Assim, coloco o Corinthians no cerne desta discussão.

São 63 pontos conquistados em 35 jogos, com a segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro (25 gols sofridos) e 44 gols marcados, média de 1,25 gols por partida. Faltando três rodadas para o término da competição, a equipe ocupa o terceiro lugar, a apenas três pontos do São Paulo e muito distante do líder Cruzeiro, com 73, virtual bicampeão brasileiro.

Portanto, analisando friamente os números, a campanha do alvinegro no Brasileirão é excelente. A questão que envolve o Timão, no entanto, vai além dos resultados obtidos.

Mano Menezes utiliza atualmente a ironia para rebater os questionamentos que sofreu nos últimos meses. É um direito pleno dele rebater as críticas da maneira que quiser, assim como enxergar o futebol de maneira mais ortodoxa.

Com o elenco que tem e o poder de investimento do clube à disposição, o Corinthians deveria e poderia jogar um futebol mais vistoso, sem deixar a eficiência de lado. Não é pedir demais ou ser fantasioso; É olhar para o futebol jogado na Copa do Mundo e desejar que os brasileiros voltem a jogar algo parecido com aquilo.

Intensidade, movimentação, ofensividade. Tudo isso aliando o empenho tático.

Logicamente, e isso foi muito ressaltado depois do Mundial, não há nada maior nesse esporte do que a principal competição entre seleções do planeta, e naturalmente não se deve esperar de um campeonato nacional o mesmo nível de jogo. Porém, devemos tomar como padrão o futebol jogado em mais alto nível e tentar alcançá-lo ao máximo.

A partir do momento em que a Alemanha encerra a Copa com Toni Kroos e Bastian Schweinsteiger como meio-campistas com maiores responsabilidades de marcação, uma mensagem clara é passada para todo planeta bola: o futebol mudou.

Não há mais espaço no jogo moderno para 'volantes' e 'meias-atacantes', e sim para os meio-campistas: jogadores dinâmicos, inteligentes taticamente e que atacam e defendem com a mesma qualidade. Sempre buscando o gol, tentando alcançar o objeto máximo do jogo.

Não podemos exigir tais qualidade, imediatamente, de times menores e carentes de talento. Devemos, por outro lado, esperar de Renato Augusto, Jadson, Elias, Petros, Lodeiro, Guerrero e cia mais qualidade, e do treinador destes atletas a disposição em fazer seu time jogar futebol de maneira eficiente e vencedora, buscando justamente a qualidade ao invés apenas de força defensiva.

É muito óbvio para mim que Mano Menezes seja um ótimo treinador. Ninguém ocupa os cargos que ele ocupou e conquista o que ele conquistou sendo ruim. Por tudo isso a cobrança sobre ele e o Corinthians para praticar um futebol mais vistoso precisa existir, diferentemente do que fazemos sobre a Chapecoense, por exemplo.

Para esperar algo a mais de times menores, uma revolução na base é necessária, e essa mudança (se acontecer algum dia no Brasil) não será da noite para o dia. Levará anos, quiçá décadas.

Mano não é o único culpado, apesar de possuir enorme parcela de culpa. A sequência de trabalho para qualquer profissional é fundamental na evolução das ideias, mas estas precisam estar de acordo com o novo - e este não pode ser conflitante com a mentalidade dos dirigentes. A instituição de uma filosofia de jogo, clara e aberta a todos, ajudaria o desenvolvimento de qualquer clube.

O calendário brasileiro é um empecilho lógico na busca pela qualidade, mas o Cruzeiro de Marcelo Oliveira está aí para provar que é possível buscá-la, aliada à eficiência e ofensividade. Não é utopia.

Esse raciocínio, de certa maneira complexo diante do conversadorismo futebolístico brasileiro, serve também para a Seleção Brasileira - como defendi durante a Copa e depois dela. A equipe não deveria apenas mirar os resultados imediatos, o ouro olímpico e a conquista da próxima Copa do Mundo. Percorreria o caminho correto se buscasse a revolução de sua estrutura e mentalidade, algo que vai muito além de mais uma taça.

Eu serei coerente com minhas ideias até o final. Isso não significa tapar os olhos para bons trabalhos, mas acredito ser o meu dever como amante do futebol exigir mais qualidade. Da mesma maneira que, felizmente, muitos exigiram depois da Copa e agora, infelizmente, se esquecem e olham apenas para os números.

É possível jogar um futebol melhor.

Não podemos ter memória tão curta.

Fonte: http://espn.uol.com.br/post/461291_existe-um-motivo-para-o-corinthians-ser-criticado-e-este-nao-pode-ser-esquecido-tao-facilmente

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Robson Oliveira

Ranking: 18º

Robson 34.164 posts

@robson.oliveira4 em 22/11/2014 às 11:30

Eu falou tudo o que eu venho falando aqui: 'Não há mais espaço no jogo moderno para 'volantes' e 'meias-atacantes', e sim para os meio-campistas'

Foto do perfil de Edgard Alan Souza

Ranking: 62º

Edgard 18.150 posts

@edgard.alan.souza em 22/11/2014 às 12:04

Um alento ver uma critica bem fundamentada ao trabalho do Mano.
Coisa raríssima.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Rocker

Ranking: 2.161º

Rocker 1.498 posts

@rockerman em 24/11/2014 às 08:32

Cara o Gustavo Hoffmam é um cara inteligente, coerente e imparcial, sempre acompanho seus comentários na ESPN, mas o que me intriga é que parece que só o Corinthians tem essa estrutura, essa grana acima dos outros, essa obrigação de vencer bem e bonito, o texto dele esta repleto de acertos, gostei muito, mas gostaria de ver também o que dizer de um Flamengo, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Inter, Botafogo, Bahia, Santos, Palmeiras, Sport; todos campeões brasileiros que fizeram campanha pífia, tem orçamentos consideráveis, se comparados com a Chapecoense como foi o caso, mas ninguém critica o time, o estilo de jogo, o treinador, fazem um comentário ou outro, mas crítica mesmo ferrenha, só acontece com o Timão.

Foto do perfil de Adilson Paulo

Adilson 126 posts

@barao.mg em 24/11/2014 às 08:31

Esta certo mas devemos lembrar que o Mano já esta fora e ele quer provar que merece ficar no club pois recebe seu mais de meio milhão todo mês sem atraso mas isso vem mostrando que ele esta conseguindo ajeitar esse time do Corinthians mesmo com tantos jogadores fraco no elenco! Vamos ficar aguardando pois vai ter que ter mudanças!

Foto do perfil de Rodrigo  Timao

Ranking: 1.773º

Rodrigo 1.848 posts

@rodrigocoringao em 24/11/2014 às 08:00

O mano muita vez teve que se virar com vários jogadores fora por convocação ou lesionado. Acho que com 3 ou 4 reforço, nos briga por títulos em 2015
Foto do perfil de Césare Luiz

Ranking: 2.361º

Césare 1.347 posts

@cesare em 24/11/2014 às 07:39

Sinceramente não sei o quanto é bom trocar Mano por Tite, na verdade a diferença foram os resultados do Tite, mas o futebol praticado é muito parecido. Eu gostaria de ver uma escola de futebol diferente no Corinthians por por exemplo de Marcelo Oliveira e Levir Cupi. Se o time não ganha mas empolga é futebol bonito.

Publicidade

Foto do perfil de Mauricio De Domenico

Ranking: 4.865º

Mauricio 553 posts

@mauricio.zep em 23/11/2014 às 21:53

A maior diferença pra mim entre os técnicos brasileiros dos outros (principalmente dos vizinhos argentinos) é conhecimento tatico. Nenhum técnico brasileiro consegue entender o que é isso. Nem mesmo o Tite que tanto falam.

Os times não sabem mudar posturas ou formações pra se adaptar as partidas. Se é um 4-4-2 vai ser um 4-4-2 independente do que aconteça, a menos que faça uma substituição.

Não se ensina jogadores a mudar o jogo, e isso é errado.

Jogador tem que entender pelo menos as principais formações, como elas funcionam e como se adaptar a elas se algum momento do jogo precisar mudar. Não esperar o técnico mudar o time, mas saber onde atacar e defender, cadenciar ou acelerar, sem que alguém que não esta jogando aponte pra eles.

Vejam o que o River Plate fez esse ano no argentino, é considerado revolucionario nas américas, e padrão na Europa até pra um Everton ou um Villareal.

Temos que entender que os jogadores precisam aprender tática, e os treinadores também. Enquanto isso não mudar, vai ser tudo feio mesmo, e que vença quem tiver mais sorte.

Infelizmente.

Foto do perfil de Rogério Cardoso

Ranking: 93º

Rogério 15.088 posts

@rogerackbar em 23/11/2014 às 15:21

Sou fã do Gustavo Hofman. Faz ótimos textos.
Foto do perfil de Alipio Neto

Ranking: 7.272º

Alipio 296 posts

@acsneto em 23/11/2014 às 12:24

Ele passa claramente o sentimento de que o Ralf não cabe no futebol moderno por apenas 'limpar o para-brisas'. Mas o time já demonstrou que fica com a defesa insegura sem o Cachorro Loco na frente da zaga.

Foto do perfil de Jonathan M. Da Silva

Ranking: 4.312º

Jonathan 652 posts

@jonsccp82 em 23/11/2014 às 12:21

Eu acho que o Corinthians joga no seu limite técnico, dentro daquilo que o grupo oferece tecnicamente.

Me recordo que, quando esteve na Seleção, o Mano buscou impor um padrão de posse de bola e jogo sempre em direção ao gol. Entretanto, esbarrou na limitação de formação que atinge nossos atletas atuais. Não foi a toa suas críticas a base nacional, que hoje privilegia o físico ao invés do trabalho de fundamentos.

No futebol nacional, o Corinthians é reflexo disso. Por mais que sejam úteis dentro da exigência do Brasileirão, jogadores como o Petros, Fábio Santos, Fagner, Ralf e Bruno Henrique são tecnicamente defasados e mal formados. A comprovação disso é a dificuldade que todos possuem no passe, no cruzamento e em finalizações de longa ou curta distância. Acima destes, apenas o Guerrero e o Renato Augusto, além do Jadson quando inspirado. Jovens como Malcom e Gustavo Tocantins podem evoluir, mas sem garantia.

Está difícil fazer futebol no Brasil atualmente. Ou modificamos nossos critérios de formação ou seremos relegados ao terceiro mundo da bola dentro de alguns anos.