10 motivos para acreditar que a permanência de Mano é o melhor caminho

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

André #450 @decocampos em 24/11/2014 às 11:10

Olá, Nação. Sei que muita gente torce o nariz quando o assunto é a permanência do Mano Menezes para 2015, sei que isso gera ódio e paixão, alguns querem o retorno do Tite, outros querem outro técnico.

O fato é que eu não considero o Mano um técnico ultrapassado. Por isso, elaborei 10 motivos para acreditarmos que ele deve ser mantido no cargo para o planejamento de 2015.

Vou postá-los aqui – e, por favor, quem for contra pode negativar e comentar, mas o faça de maneira sensata e, principalmente, educada. Todos nós aqui somos corinthianos e temos de nos respeitar.

1 – Planejamento: O Mano é o técnico que iniciou a reformulação do elenco, trouxe algumas peças importantes para o time hoje. Nada melhor do que mantê-lo e procurar mais jogadores, principalmente para o ataque, setor que mais temos carência.

2 – Longevidade: Já provamos que a manutenção de um treinador é um dos fatores que mais contribuem para o sucesso de uma equipe. Foi assim com Tite, que nos conduziu a grandes títulos. Pode ser assim com Mano Menezes. Mas o fato é que necessitamos urgentemente de mais peças para recompor nosso time.

3 – Apoio às categorias da base: Diferentemente de outros técnicos, Mano dá oportunidade às categorias de base do Timão e insiste com elas. Mesmo que alguns não tenham dado certo, como o José Paulo, por exemplo, é bom atentar para a situação do Malcom, quando o treinador insistiu com ele, observando que ele tem condições para ficar com a vaga de titular e o moleque não tem decepcionado.

4 – Ambiente do grupo é bom: não há indícios de que o time do Corinthians tenha problemas de relacionamento, tanto de jogadores com jogadores e de atletas com o técnico. Mano parece ser um cara razoável e também justo. E pelo que o time vem jogando nos últimos jogos, parece que cada jogador está fechado com o técnico em busca de um objetivo.

5 – Prometeu e está cumprindo: Mano já disse que se deixar a equipe no final do ano, irá deixá-la classificada para a Libertadores. E falta apenas um ponto. Motivo para confiar em seu trabalho para o ano que vem.

6 – Salário: Apesar de ganhar mais de R$ 600 mil, a contratação de um técnico do porte de Tite poderia ser, economicamente, inviável para o clube, já que ele parece ter pedido um milhão para outras equipes. Só resta saber se isso é verdade e se ele irá pedir a mesma coisa caso a diretoria do Timão lhe faça um convite (coisa que parece que já aconteceu).

7 – Identificação com o clube: Assim como o Tite, Mano tem identificação com o Corinthians e parece gostar do clube.

8 – Eficiência tática: apesar de nos faltar um futebol bonito, não podemos reclamar que falta modelo tático para a equipe. Mano tentou muitas vezes, por exemplo, fazer com que Elias fosse o homem de chegada forte que era antigamente, mas devido a falta de preparo físico, não conseguiu. Hoje, temos jogadores como Bruno Henrique, Petros e até o Ralf que fazem essa função. As variações continuam no ataque, com o Guerrero pela ponta e o Renato Augusto, muitas vezes, centralizado. Com as peças certas, ano que vem, podemos conseguir praticar um futebol mais bonito.

9 – Cresce em jogos grandes: Não se pode negar que o Timão cresceu, neste ano, nos jogos grandes – diferente do que aconteceu contra equipes menores. Ganhamos os clássicos, ganhamos a maioria dos jogos contra os times da divisão de frente da tabela, e fomos muito eficientes em casa. O Mano se prepara como ninguém para essas “decisões”.

10 – Time tem aproveitamento de campeão: Com a vitória do último domingo, o time conquistou um aproveitamento de campeão das outras edições, com 61%. O rendimento, neste ano, foi elevado devido à campanha feita pelo Cruzeiro, que disparou na ponta desde as primeiras rodadas. Mas não se pode negar que o time, nas últimas rodadas, cresceu muito e conquistou o que era difícil acontecer: uma série de quatro vitórias seguidas.

Bom, é isso. Eu espero que esses tópicos gerem discussões inteligentes. Caso o Mano não fique, espero que a diretoria contrate o Tite, a segunda melhor opção para o planejamento de 2015. Acho nomes como Oswaldo de Oliveira e Abel Braga muito arriscados. Mas vamos esperar que dezembro chegue e, com ele, novidades concretas.

Abraços, fiel!

16.494 visualizações e 259 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Juca Santaella #271 @juajuara em 24/11/2014 às 13:01

Além dos motivos que você citou com os quais concordo em genero, número e grau, devo acrescentar alguns,

A persistencia com o Renato Augusto que nos piores momentos havia muita gente querendo sua venda

A evolucao do Bruno Henrique que substituiu o Ralf em sua lesão

A surpresa do bom futebol do zagueiro Felipe.

O crescimento do Fagner e do Fabio Santos que hoje são responsaveis pelo futebol envolvente da equipe

E a maior razão que foi encontrar para o Guerrero uma posição nas pontas, onde seu futebol cresceu assustadoramente

Seria injustica demiti-lo agora quando ele encontrou a forma ideal do CORINTHIANS JOGAR

Edgard Alan Souza #33 @edgard.alan.souza em 24/11/2014 às 11:13

Repetindo aqui

Os favoritos ao Brasileirão 2015

Campeão brasileiro merecida e indiscutivelmente em 2013 e 2014, o Cruzeiro deve entrar no Brasileirão 2015 como um dos grandes favoritos ao título, se não como o principal favorito. Por méritos próprios, sem dúvida alguma, mas também pela possível falta de concorrentes à altura. De novo.

Enquanto o Cruzeiro mantém o elenco e o treinador há duas temporadas, os outros insistem no erro que se repete desde sempre: a troca de treinador sem critérios técnicos (o Brasil é, de longe, o país que mais troca de treinadores; veja aqui). Ainda é cedo para falar, eu sei. Pode ser que alguns cruzeirenses chaves sejam vendidos (Lucas Silva, Ricardo Goulart, Éverton Ribeiro). No entanto os cartolas celestes têm dado show de uns tempos pra cá, e caso isso aconteça, a reposição já está engatilhada.

Em relação aos concorrentes, alguns deles devem trocar de treinador na virada do ano e consequentemente voltar à estaca zero. Mano deve sair do Corinthians, Abel pode sair do Inter, Cristóvão do Fluminense, e por aí vai. Felipão fica no Grêmio? Acho que sim. Muricy e Levir no São Paulo e no Atlético? Provavelmente. Talvez por isso esses sejam os times que podem bater de frente com o Cruzeiro na próxima temporada.

Entre os clubes com os melhores elencos (lembre-se: entre outras coisas, pontos corridos é elenco), Corinthians, Inter e Fluminense, caso troquem mesmo de técnico, dificilmente serão páreo para o Cruzeiro de Marcelo Oliveira, uma vez que quando se troca de treinador, o trabalho começa praticamente do zero. Em outras palavras, enquanto alguns dos ditos candidatos ao título irão começar a arrancar, a engatar a segunda ou a terceira marcha com seus novos comandantes, a Raposa em tese estará embalada, engatada na quinta há muito tempo.

Logo, embora ainda seja cedo para opinar, Atlético-MG e São Paulo (Grêmio nem tanto, na minha visão, por causa do elenco) devem ser os concorrentes diretos do Cruzeiro no Brasileirão 2015 (partindo do principio de que Marcelo, Levir e Muricy ficarão onde estão até o fim da próxima temporada). Já os outros (Corinthians, Internacional, Fluminense), com suas prováveis novas comissões técnicas, não deverão adquirir o entrosamento necessário para fazer frente ao atual bicampeão brasileiro (e ao Atlético e ao São Paulo). Resta-nos aguardar para ver se essa minha previsão se confirma ou não. Http://carlospizzatto.blogspot.com.br/2014/11/os-favoritos-ao-brasileirao-2015.html

Últimas respostas

Pedro Teixeira #2.785 @pedro.teixeira em 14/12/2014 às 16:22

Beleza então

Publicidade

Pedro Teixeira #2.785 @pedro.teixeira em 13/12/2014 às 22:41

Pois é, muito menos eu, Não torço para nenhum técnico, mas pelo que eu leio das noticias do meu Timão e pelo o que eu acompanho do Corinthians, Tite tem sua importância por ter comandado o time durante os títulos, mas quem montou o time comandado foi o mano..

Mas tudo bem, cada um com sua opinião, melhor deixar quieto mesmo.

Pedro Teixeira #2.785 @pedro.teixeira em 13/12/2014 às 18:51

é fo.d.a mesmo, porque aqui pelo que eu sei é lugar de torcedores do Corinthians e Não do Tite

Pedro Teixeira #2.785 @pedro.teixeira em 13/12/2014 às 14:57

Não tem nenhum fato comprovado, a verdade é que Tite só foi campeão da Libertadores e do mundial porque já pegou um time montado e entrosado, e durante sua passagem no clube quase faliu a base do Corinthians sem dar oportunidades para os jogadores da base.

Pedro Teixeira #2.785 @pedro.teixeira em 12/12/2014 às 13:58

Sim cara de um jeito ou de outro, é o mano que aprova os jogadores e as vezes até o mano manda procurar certo jogador para olhar suas atuações.. Querendo ou Não, a base do time campeão do mundo foi montada pelo mano, e a base desse time atual também foi montada pelo mano sem mimi, Tite Não revelou ninguém, no máximo deu titularidade permanente para sheik, romarinho e p.andre.

Pode ter escutado de onde você quiser, o andres também mente, eu ouvi na entrevista cedida pela band Tite falando isso.

Pedro Teixeira #2.785 @pedro.teixeira em 11/12/2014 às 13:35

Me informar? O mauro é olheiro, ele olha os jogadores e pede a aprovação da diretoria e do mano para poder contratar.

Seja lá onde você leu isso, é tudo mentira, Não há como o Marquinhos pedir tudo isso, ele estava acabando de sair da base e Não tinha como pedir salário tão alto assim, até hoje acho que o salário mais alto pedido por um jogador que foi revelado pela base, foi o do lulinha, e ainda assim porque era o artilheiro de todos os tempos da base.. O próprio Tite disse que Não servia para o Corinthians, isso saiu da boca dele em entrevistas, já teve outras que ele se revelou arrependido e que Não imaginava o Marquinhos ter uma ascensão tão rápida na carreira.

Pedro Teixeira #2.785 @pedro.teixeira em 10/12/2014 às 15:00

Mas quem foi que indicou o Paulinho para ser contratado? L.castán só Não tinha espaço no time do mano porque era formado por chicao e wiliam, todos eles já tinham apoio e a confiança da torcida. Ninguém imaginava contratar o Tite, Tite só foi mesmo contratado porque o mano saiu para comanda a seleção, o time foi sim montado pelo mano, já que foi ele quem indicou os jogadores.

Agora você lembra também do Marquinhos? Que o incompetente do Tite disse que Não servia para o Corinthians e hoje é dos melhores no mundo em sua posição.

Pedro Teixeira #2.785 @pedro.teixeira em 10/12/2014 às 01:27

Não mesmo, porque a seleção ao mudar de técnico, eles podem chamar quem quiser sem pagar nada, o time que o felipao convocou tem vários jogadores diferentes do time do mano.. O Tite apenas comandou um time que estava já entrosado e com a base definida pelo mano. Foi o mano quem revelou paulinho, Ralf, Cristian, Elias no Corinthians, agora me diz ai um que o Tite revelou?

Douglas Marino Delatori @douglas.marino.delat em 27/11/2014 às 18:46

Kkkkkkkkk...comédia

Wilson Alves @wilson.alves6 em 26/11/2014 às 23:05

O Corinthians ganhou dos times de linha de frente do futebol brasileiro mas não ganha dos piores... Figueirense, Botafogo, chapecoense entre outros, e você falou que ele sabe preparar a equipe para grandes decisões e o explicar sobre o jogo contra atlético mineiro 4x1. Um técnico que joga por 1 bola não pode dirigir o Corinthians, trabalho tem que ser a longo prazo mas tem que no mínimo dar indícios que o trabalho esta sendo bem feito