10 motivos para acreditar que a permanência de Mano é o melhor caminho

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

André #710 @decocampos em 24/11/2014 às 11:10

Olá, Nação. Sei que muita gente torce o nariz quando o assunto é a permanência do Mano Menezes para 2015, sei que isso gera ódio e paixão, alguns querem o retorno do Tite, outros querem outro técnico.

O fato é que eu não considero o Mano um técnico ultrapassado. Por isso, elaborei 10 motivos para acreditarmos que ele deve ser mantido no cargo para o planejamento de 2015.

Vou postá-los aqui – e, por favor, quem for contra pode negativar e comentar, mas o faça de maneira sensata e, principalmente, educada. Todos nós aqui somos corinthianos e temos de nos respeitar.

1 – Planejamento: O Mano é o técnico que iniciou a reformulação do elenco, trouxe algumas peças importantes para o time hoje. Nada melhor do que mantê-lo e procurar mais jogadores, principalmente para o ataque, setor que mais temos carência.

2 – Longevidade: Já provamos que a manutenção de um treinador é um dos fatores que mais contribuem para o sucesso de uma equipe. Foi assim com Tite, que nos conduziu a grandes títulos. Pode ser assim com Mano Menezes. Mas o fato é que necessitamos urgentemente de mais peças para recompor nosso time.

3 – Apoio às categorias da base: Diferentemente de outros técnicos, Mano dá oportunidade às categorias de base do Timão e insiste com elas. Mesmo que alguns não tenham dado certo, como o José Paulo, por exemplo, é bom atentar para a situação do Malcom, quando o treinador insistiu com ele, observando que ele tem condições para ficar com a vaga de titular e o moleque não tem decepcionado.

4 – Ambiente do grupo é bom: não há indícios de que o time do Corinthians tenha problemas de relacionamento, tanto de jogadores com jogadores e de atletas com o técnico. Mano parece ser um cara razoável e também justo. E pelo que o time vem jogando nos últimos jogos, parece que cada jogador está fechado com o técnico em busca de um objetivo.

5 – Prometeu e está cumprindo: Mano já disse que se deixar a equipe no final do ano, irá deixá-la classificada para a Libertadores. E falta apenas um ponto. Motivo para confiar em seu trabalho para o ano que vem.

6 – Salário: Apesar de ganhar mais de R$ 600 mil, a contratação de um técnico do porte de Tite poderia ser, economicamente, inviável para o clube, já que ele parece ter pedido um milhão para outras equipes. Só resta saber se isso é verdade e se ele irá pedir a mesma coisa caso a diretoria do Timão lhe faça um convite (coisa que parece que já aconteceu).

7 – Identificação com o clube: Assim como o Tite, Mano tem identificação com o Corinthians e parece gostar do clube.

8 – Eficiência tática: apesar de nos faltar um futebol bonito, não podemos reclamar que falta modelo tático para a equipe. Mano tentou muitas vezes, por exemplo, fazer com que Elias fosse o homem de chegada forte que era antigamente, mas devido a falta de preparo físico, não conseguiu. Hoje, temos jogadores como Bruno Henrique, Petros e até o Ralf que fazem essa função. As variações continuam no ataque, com o Guerrero pela ponta e o Renato Augusto, muitas vezes, centralizado. Com as peças certas, ano que vem, podemos conseguir praticar um futebol mais bonito.

9 – Cresce em jogos grandes: Não se pode negar que o Timão cresceu, neste ano, nos jogos grandes – diferente do que aconteceu contra equipes menores. Ganhamos os clássicos, ganhamos a maioria dos jogos contra os times da divisão de frente da tabela, e fomos muito eficientes em casa. O Mano se prepara como ninguém para essas “decisões”.

10 – Time tem aproveitamento de campeão: Com a vitória do último domingo, o time conquistou um aproveitamento de campeão das outras edições, com 61%. O rendimento, neste ano, foi elevado devido à campanha feita pelo Cruzeiro, que disparou na ponta desde as primeiras rodadas. Mas não se pode negar que o time, nas últimas rodadas, cresceu muito e conquistou o que era difícil acontecer: uma série de quatro vitórias seguidas.

Bom, é isso. Eu espero que esses tópicos gerem discussões inteligentes. Caso o Mano não fique, espero que a diretoria contrate o Tite, a segunda melhor opção para o planejamento de 2015. Acho nomes como Oswaldo de Oliveira e Abel Braga muito arriscados. Mas vamos esperar que dezembro chegue e, com ele, novidades concretas.

Abraços, fiel!

16.534 visualizações e 259 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Cesar Magalhães #22 @caesar1977 em 25/11/2014 às 09:55

Isso mesmo que eu cobro a torcida a uns 5 meses.

Mano é mostro o time com ele e o tme DELE quando estiver montado é fortíssimo e veja que Mano não teve atacantes e Elias que seria a transição não esteve bem fisicamente devido a 9 meses sem jogar isso é natural.

Portanto concordo com100% do que você falou e sou Mano do Mano desde a primeira passagem e porque sabe contratar e achar jovens valores de qualidade. Já Tite é muito ruim pra achr jogadores...Erra quase em todos os casos. Mano acerto 75% e tem melhor média de gols.

Mano na primeira pasagem iniciou aqui a fase de defesa sólida que nunca tivemos na história. Nem quando tínhamos Gamarra.

Mano tinha média de 2,65 de gols excepcional

Portanto ele está MONTANDO um time e precisa de tempo.

Se sair ferrou 15.

Publicidade

Clesio Paiva @clesio.paiva em 25/11/2014 às 09:50

O elenco do Corinthians não é dos melhores, mais estamos aonde estamos hoje graças ao GUERRERO, time ganha todo jogo de 1x0,2x1, jogando um futebol péssimo, sem qualidade
alguém sabe por onde anda Lodeiro por exemplo?
Todo jogo espera o time tomar gol pra mudar, msm o time estando jogando mau, ai o time faz 1 gol, coloca todo o time pra trásdo meio campo, msm que esse gol seja aos 5 min de jogo, estamos chegando a Liberta, estamos com uma sequencia de vitórias, mais não podemos esquecer a vergonha.que passamos na Copa do Brasil

Jackson Sccp #423 @jackson88sccp em 25/11/2014 às 09:04

Bom não posso ser mesquinho e hipocrita por isso digo que no início do ano achei boa a demissão do Tite e a vinda do mano, logo vi aquilo que queria ver a limpa no elenco mesmo não esperando tanto amadorismo e gratidao com jogadores, logo começando o paulistão entendi que ali o time era sem nenhuma característica todo remendado e sem condições de uma analise concreta do trabalho do mano, com o brasileirao assumo aqui que mi irritei profundamente com o mano pois ao meu ver ele è sim limitado e pra ganhar Libertadores e mundial tem que ter ou muita sorte ou um 'ronaldo fenomeno', mais sei lá nunca si sabe o Tite ganhou por que o mano não ganharia?

Agora com suas atitudes de colocar o malcon por falta de opição deu certo e gostei muito, porem lembre-se que o mano queria o nilmar lembra? E seria ruim ao meu ver essa contratação logico, vamos ver quais reforços viriam para o mano e si daria certo o seu projeto.

Thyago Andrade @thyago.andrade em 25/11/2014 às 08:42

Embora eu prefira o Tite, sou obrigado a concordar com a maioria do que foi exposto pelo @decocampos . Entretanto tenho uma reclamação a fazer sobre o Mano Menezes.

Ele queima jogador!

Não acho que seja à toa que Jadson, Romero e Lodeiro estejam mofando. Acho, inclusive, que é de responsabilidade do Mano o fato de um moleque jovem como o Romero estar sumido. Ele não é unanimidade e tem motivo para não ser, mas é um talento com muita juventude, corre muito e é muito dedicado...

Lodeiro ninguém viu.

E o Jadson está caindo no esquecimento.

São dois jogadores de ponta, assim como também é o Romero, que merecem mais oportunidades e que podem dar um poder ofensivo ao time (que é coisa que está faltando ultimamente). Não podemos viver somente nas costas do Guerrero.

De todo modo eu admito que ele cresceu na competição e está tendo um baita aproveitamento, digno de campeões. Mas falta convencer um pouco mais e envolver um pouco mais.

Ainda prefiro ver o Tite no lugar dele, mas é o único. Se for pra dispensar o Mano que seja somente pelo Tite... Outro técnico que não um dos dois não faria o menor sentido.

Anderson Sousa #937 @anderson.sousa3 em 25/11/2014 às 08:06

Nada ver cara, demorou quase 2 anos pra ter a formação do Tite, ano do centenário e o cara nem conseguiu se classificar para o pré-paulista 2010 com Ronaldo em campo, esse ano perdemos o título, pois foi pra times inferiores que perderam pra todo mundo menos pra nos, só que não foi por raça do time adversário foi por birra mesmo, esse campeonato foi tecnicamente muito fraco pelo que o Corinthians gastou não dá pra viver ano que vem de novo do mesmo jeito time bom com comando péssimo, nossa vaga tá vindo com muito suor e gol contra se não é o guerrero!

Lucas #3422 @lucasvilar em 24/11/2014 às 21:55

" "

2010 sem títulos porque ele foi para a seleção, não por incompetência, pelo contrário. Pense, reflita antes de comentar. Ele deixou o Corinthians na liderança, com um grande time formado (que inclusive serviu de base para o Tite), e só não fomos campeões por conta do asno do Adilson Batista. Esse ano não era para sermos campeões de nada mesmo, normal, a temporada é de reformulação, é tão difícil de entender?

Vadinho Corintiano @vadinho.corintiano em 25/11/2014 às 04:54

Mano não é um técnico ruim mas acho que ele oscila muito eu acredito que Tite seria a melhor escolha pra 2015 e Tite estava se atualizando e deve vir com um outro nível um outro padrão de futebol, mas se caso não venha Tite seria melhor ficar com o mano mesmo

Leonardo Clausi #533 @leoclausi em 25/11/2014 às 02:02

Será um grande retrocesso a demissão do mano nesse momento..Vão demitir o mano (que conseguiu uma vaga na Libertadores, provavelmente direto na fase de grupos, com Guilherme andrade, Luciano e Romero) e trazer quem? Enderson moreira? Cuca? Doriva? Trazer o Tite de volta? Só trocaria o mano se fosse pelo Marcelo Oliveira, de resto deixa como está..Agora que o time está jogando do jeito que a gente queria, com triangulações, troca rápida de passes, tabelinhas, envolvendo todos os adversários, vão mandar o mano embora? Já ouviram falar que em time que está ganhando não se mexe? Então...

Juca Santaella #446 @juajuara em 25/11/2014 às 01:51

Confesso que fui defensor da saída do Mano, mas tudo indica que ele encontrou a forma do time jogar.esta terminando o Brasileirao em alta, o Corinthians e o time que mais pontos ganhou no segundo turno, mesmo depois de ter comecado com altos e baixos...

Aqui não se trata de nos termos razão ou não e sim o futuro do nosso amado CORINTHIANS, haque ter bom senso nessa decisão tão importante

Jeeferson Pereira Miguel #9.944 @jpmtimo em 25/11/2014 às 00:47

Em termos de pontos não acho que o trabalho foi ruim, porém o futebol apresentado não é digno de um pentacampeão brasileiro, quem joga em contra-ataque são os times pequenos que entram para não perder e destruir o jogo ao máximo esperando uma oportunidade de gol.

Será que existe tanta diferença entre o Cruzeiro e o Corinthians?

Eu acho que é apenas a gana que o time entra em campo, nós entramos para ter a melhor defesa, o Cruzeiro entra pra jogar bola...

E essa proposta que o Cruzeiro utiliza e que dá certo, o Mano nunca conseguirá fazer em nosso time, ele nunca terá essa mentalidade.

Eu não perco 1 jogo do Corinthians mas tenho que admitir que é sempre o mais chato da rodada. Cansei de ser o patinho feio.

#ForaMano

Reinaldo Rodrigues #2.040 @reinaldo.rodrigues5 em 25/11/2014 às 00:43

Concordo com você irmão, consagramos esse treinador anterior com grandes jogadores, agora #[email protected]%, isso é igual mimar criança...kkkk não têm paciência e capacidade e maturidade de analisar friamente a qualidade dos elencos, entender o processo de reformulação, esse processo que passa por etapas até você encorpar e ganhar um conjunto, esse que adquiríamos nesta reta de chegada.Eu não tenho nenhuma duvida que se cumprir com a promessa de trazer quatro reforços pontuais para disputar titularidade, vamos ser campeões em 2015; óbvio se não fizer a besteira de trocar de técnico, esse que já demonstrou sua capacidade em fazer esse tipo de processo de reformulação.

Maik @maik.meneghini em 25/11/2014 às 00:15

" "

O cara é viuva do Tite! Essas viuva que atrapalharam em grande parte o trabalho do mano este ano!