Fórum do Corinthians

Libertadores 2015: confira a definição das vagas e a projeção do sorteio

Foto do perfil de Marcus

Ranking: 2.896º

Marcus 968 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 01/12/2014 às 09:15
Por Marcus Rodrigues (@bimundialfifa)

O sorteio da Copa Libertadores 2015 será realizado nesta terça-feira. Já é conhecida a maioria dos 38 participantes, dos quais 26 entram diretamente nos grupos e os demais na primeira fase, popularmente chamada de 'pré-Libertadores'.

O blog preparou um repasso da definição das vagas por país e uma projeção para o sorteio com base nos últimos anos. Este post será atualizado após a definição dos grupos e à medida que as vagas forem preenchidas.

ARGENTINA

San Lorenzo, atual campeão da Libertadores, e River Plate, vencedor do Torneio Final no primeiro semestre, estão garantidos como cabeças-de-chave na fase de grupos. OHuracán, campeão da Copa Argentina, jogará a primeira fase.

Caso o Racing se sagre campeão do Torneio Transição, disputado no segundo semestre, entrará na Libertadores como 'Argentina 3'. O time entra na última rodada como líder, dois pontos à frente do River, e recebe o Godoy Cruz. O River visita o Quilmes.

O Boca Juniors já sabe que ocupará uma das vagas, mas há duas vias possíveis: pela campanha geral na temporada 2013-14 ou como melhor argentino na Copa Sul-Americana (o finalista River já está classificado).

Na classificação total, o Boca terminou empatado com o Vélez Sarsfield. Se o River ganhar o Transição, tanto Boca quanto Vélez entram diretamente nos grupos, com o Estudiantes herdando a vaga na fase eliminatória como melhor argentino na Sul-Americana.

No entanto, se o título for do Racing, será necessária uma partida desempate. Com vitória do Vélez, ele entraria nos grupos e o Boca na 'pré'. Vencendo o Boca, o Vélez ficaria de fora e o Estudiantes ficaria com a última vaga.

BOLÍVIA

Os três primeiros colocados do último Torneio Clausura são os representantes bolivianos. Universitario, de Sucre, e San José, de Oruro, vão diretamente à fase de grupos, enquanto The Strongest tem a vaga na primeira fase.

Brasil

Cruzeiro, campeão brasileiro, e Atlético Mineiro, da Copa do Brasil, são os cabeças-de-chave do país. Vice do Brasileirão, o São Paulo vai direto aos grupos. Internacional eCorinthians já carimbaram seus passaportes e definem na última rodada quem terá o lugar direto nos grupos.

Ambos têm 66 pontos, mas o Inter leva vantagem pelo número de vitórias e só depende de si contra o Figueirense. O Corinthians, que enfrenta o Criciúma, tem de esperar por um tropeço do Colorado para não ter de jogar a primeira fase.

CHILE

Vencedor do Torneio Clausura, o Colo Colo tem a primeira vaga chilena. A segunda será destinada ao campeão do Apertura - ou ao vice, caso o Colo Colo seja novamente campeão.

Faltando apenas uma rodada, Colo Colo e Universidad de Chile têm 41 pontos, um a mais que o Santiago Wanderers. No próximo sábado, o Wanderers recebe o Colo Colo, enquanto 'La U' joga em casa contra o Unión lá Calera. Se houver igualdade em pontos no primeiro lugar, haverá jogo-desempate.

O participante da primeira fase da Libertadores sairá de um play-off entre os quatro melhores times do Apertura ainda não classificados.

COLÔMBIA

O Atlético Nacional está na fase de grupos como campeão do Torneio Apertura. O Torneio Finalización, disputado no segundo semestre, apontará a segunda vaga. OIndependiente Santa Fe já garantiu no mínimo a vaga da 'pré-Libertadores' pela campanha geral do ano, com 75 pontos. Se ganhar o Finalización, abre esta vaga para a melhor campanha logo a seguir.

O campeonato está na fase semifinal, com dois grupos de quatro que definem os finalistas. Um deles já é conhecido, com duas rodadas de antecedência: o Independiente Medellín tem 10 pontos e garantiu a primeira colocação no grupo B. Mesmo que seja alcançado por Tolima ou Deportivo Cali, ambos com 4 pontos, levaria vantagem pela campanha geral. O Águilas Doradas fecha o grupo com 3. O grupo A tem Santa Fe (8 pontos), Atlético Nacional (6), Atlético Huila (5) e Once Caldas (3).

No caso de título do Santa Fe, a classificação geral que vale para a última vaga tem Junior (64 pontos), Once Caldas (63), Medellín (61) e Águilas Doradas (61). O Junior, porém, não faz mais jogos, enquanto o Medellín joga mais quatro vezes, por estar na final. Once Caldas e Águilas ainda podem pontuar nos dois últimos jogos dos quadrangulares.

EQUADOR

Os dois finalistas do campeonato entram direto nos grupos, e a melhor campanha do ano entre as demais equipes vai para a primeira fase. O Emelec, que venceu a primeira etapa e já está na decisão, espera seu adversário.

Faltando três rodadas, o Independiente del Valle soma 40 pontos, um a mais que o Barcelona de Guayaquil. A LDU de Quito tem 37 pontos, e o Emelec, com 35 pontos e uma partida a menos, também tem possibilidades.

Se o Emelec vencer também a segunda etapa, não haverá final e a tabela geral determinará duas vagas, sendo uma nos grupos. Hoje, esta tabela tem o Independiente com 80 pontos, o Barcelona com 74 e a LDU com 66.

MÉXICO

Tigres e Atlas, os melhores na fase de classificação do Torneio Apertura entre os times que não jogam a Champions League da Concacaf, são os mexicanos na fase de grupos. OMorelia, vencedor da Supercopa, joga a fase eliminatória.

PARAGUAI

O Libertad ganhou o Torneio Apertura, garantindo-se na fase de grupos, e pode ganhar também o Clausura. O time vai para a última rodada com dois pontos de vantagem sobre o Cerro Porteño. O Libertad visita o Nacional, enquanto o Cerro vai ao campo do Sol de América.

Em caso de título do Libertad, a pontuação anual colocará o Guaraní como segundo time nos grupos. Se der Cerro Porteño, é ele que vai aos grupos e o Guaraní joga a primeira fase.

PERU

O Juan Aurich, vencedor do Apertura, está na fase de grupos e aguarda seu adversário na decisão. O Clausura será decidido em um jogo-extra entre Alianza Lima e Sporting Cristal, que terminaram empatados em pontos.

O Alianza Lima já está garantido ao menos na primeira fase, por ter vencido o Torneo del Inca, a copa nacional. O Melgar espera que o Alianza avance à decisão, para herdar a última vaga pela pontuação geral.

URUGUAI

Classificação definida pela temporada 2013-14: o campeão Danubio e o viceMontevideo Wanderers entram nos grupos. O Nacional vai à fase eliminatória pela pontuação somada.

VENEZUELA

Zamora, campeão da temporada 2013-14, e Mineros, vice, são os venezuelanos nos grupos. O Deportivo Táchira, melhor colocado entre os demais, começa na 'pré'.

O SORTEIO

A Conmebol ainda não oficializou a divisão dos potes para o sorteio, mas se seguir o padrão dos últimos anos, há revezamento anual dos cabeças-de-chave entre os países além de Brasil e Argentina, e times do mesmo país não se cruzam, com exceção dos vindos da primeira fase.

Assim ficariam os potes:

POTE 1
San Lorenzo (Argentina 1)
River Plate (Argentina 2)
Cruzeiro (Brasil 1)
Atlético Mineiro (Brasil 2)
Atlético Nacional (Colômbia 1)
EQU 1 - Emelec, Independiente, Barcelona ou LDU
PER 1 - Juan Aurich, Alianza Lima ou Sporting Cristal
Zamora (Venezuela 1)

POTE 2
ARG 3 - Racing, Boca Juniors ou Vélez Sarsfield
ARG 4 - Boca Juniors ou Vélez Sarsfield
São Paulo (Brasil)
BRA 4 - Internacional ou Corinthians
COL 2 - Ind. Medellín, Santa Fe ou Atlético Huila
EQU 2 - Emelec, Independiente, Barcelona ou LDU
PER 2 - Juan Aurich, Alianza Lima ou Sporting Cristal
Mineros (Venezuela)

POTE 3
Universitario (Bolívia)
San José (Bolívia)
Colo Colo (Chile)
CHI 2 - Universidad de Chile ou Santiago Wanderers
Libertad (Paraguai)
PAR 2 - Cerro Porteño ou Guaraní
Danubio (Uruguai)
Montevideo Wanderers (Uruguai)

POTE 4
Tigres (México 1)
Atlas (México 2)
6 classificados da primeira fase entre:
Huracán (Argentina 5)
ARG 6 - Boca Juniors ou Estudiantes
The Strongest (Bolívia 3)
BRA 5 - Internacional ou Corinthians
CHI 3 - U. De Chile, Wanderers, Palestino, O'Higgins, Huachipato, Unión lá Calera, Unión Española, Audax Italiano ou Barnechea
COL 3 - Santa Fe, Junior, Once Caldas, Ind. Medellín ou Águilas Doradas
EQU 3 - Independiente, Barcelona ou LDU
Morelia (México 3)
PAR 3 - Cerro Porteño ou Guaraní
PER 3 - Alianza Lima ou Melgar
Nacional (Uruguai 3)
Deportivo Táchira (Venezuela 3)

http://espn.uol.com.br/post/464320_libertadores-2015-confira-a-definicao-das-vagas-e-a-projecao-do-sorteio

102 visualizações neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Renan Barbosa

    E Andrés Sanchez a conta tá chegando sim..

    Última resposta 6 segundos por K-sart's Novais que tem 7 posts no fórum

    93respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Hime Fiel Rodrigues

    Renato querendo calar o Maracanã

    Criado em 24 segundos por Hime Fiel Rodrigues que tem 285 posts no fórum

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Adriano de Souza Franco

    Os caras tem que ser muito dodoi pra pegar birra por isso!

    Última resposta 34 segundos por Alexandre Luis que tem 2.994 posts no fórum

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Washington Lima

    Douglas Costa - 2022

    Última resposta 54 segundos por Igor Cardozo dos Santos que tem 4.528 posts no fórum

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno Pereira

    Qual o problema do Ricardo Goulart ser palmeirense?

    Última resposta 1 minuto por Igor Cardozo dos Santos que tem 4.528 posts no fórum

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luizinacio .

    O que vocês acharam da Conmebol tirar a regra do "Gol fora" na Libertadores?

    Última resposta 2 minutos por Mendigo Alvinegro que tem 15.185 posts no fórum

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Philippe Dutra

    E o Du Queiroz, hein? (time para 2022)

    Última resposta 2 minutos por Matheus Araujo que tem 2.335 posts no fórum

    70respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gustavo Igor Fifres Soares

    Quais jogadores dos clubes rebaixados seria uma boa trazer em 2022?

    Última resposta 2 minutos por Nery Douglas que tem 36.548 posts no fórum

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Pelayo Luismar

    Douglas Costa no Corinthians tem conversas com empresários

    Última resposta 2 minutos por ALEXANDRE AUGUSTO que tem 10 posts no fórum

    183respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Guilherme Henrique Zillig Raduan

    O futebol brasileiro não aprende nunca!

    Última resposta 2 minutos por GreenDay que tem 121 posts no fórum

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gustavo Gomes

    Em breve o Corinthians vai anunciar a contratação desse grande jogador!

    Última resposta 2 minutos por João Paulo Brad que tem 10 posts no fórum

    150respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Diamond White

    Tallisca

    Última resposta 3 minutos por Alexandre Luis que tem 2.994 posts no fórum

    66respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Salomão

    Já viram o Paulinho jogando de Centroavante nas últimas temporadas?

    Última resposta 3 minutos por Nery Douglas que tem 36.548 posts no fórum

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fj

    Tem que respeitar o tri da Libertadores!

    Última resposta 4 minutos por Phil Popaye que tem 201 posts no fórum

    154respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de JEFERSON SOUZA

    Olha o profissional que alguns querem no Corinthians

    Última resposta 4 minutos por Forrest Gump que tem 3.396 posts no fórum

    46respostas

    acessar o tópico
x