Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise tática: o moderno Corinthians e o futuro de seu meio campo

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de André

Ranking: 1.201º

André 2.656 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 13/02/2015 às 11:19
Por André Luiz Cassiano de Campos (@decocampos)

Já aviso que o texto é um pouco longo para os impacientes e sem tempo. Mas o fascínio que o Corinthians me ocasiou nesse início de temporada foi tanto que eu tive de começar a entender como a equipe joga. Estou obcecado.

Tite voltou de seu ano sabático falando que estudou o futebol moderno profundamente. Sem rodeios, as últimas quatro rodadas jogadas pelo Corinthians comprova que o técnico não mentiu.

Foi um time agudo, intenso e, pasmem, não recuou um minuto. E, essa última ação, muito em função do nosso meio campo - o setor mair promissor e que pode nos render mais um ano mágico como foi o de 2012 (o que não é impossível, porque aqui é Corinthians).

O Corinthians do novo Tite é um time cujo esquema tático tem tudo para transformar o sistema de jogo no melhor e mais consistente do Brasil, na minha modesta opinião. Para explicar isso, gostaria de fazer uma análise sobre como vejo a tática e a estratégia empregada pelo treinador neste ano, que muito se assemelha ao que Barcelona, Bayern e, principalmente, a Alemanha campeã do mundo no Brasil fizeram – com suas devidas proporções, é claro.

Vamos voltar alguns meses no tempo – ou melhor, no período de junho a julho do ano passado, na Copa do Mundo do Brasil. Vamos lembrar da campeã Alemanha, a seleção cujo sistema tático é o que melhor pode ilustrar o Corinthians do moderno Tite.

Os alemães vieram ao Brasil depois de três copas do mundo, batendo na trave, caindo nas eliminatórias apesar de jogarem um futebol pra lá de consistente. Mantiveram a base, revelaram novos jogadores – enfim, tudo o que é conhecido e já foi falado a bons bocados.

O que nos interessa é a questão estratégica e tática empreendida pelo time do técnico Joaquim Law. A Alemanha jogou num sistema de 4-1-4-1 (como sabemos, vem sendo muito comentado nesse início de temporada) que variou para estilos de 4-3-3 e 4-1-2-3. Além disso, havia alternância de seus meias que se tornavam verdadeiros atacantes, principalmente quando jogava com um falso centroavante (Goetze).

A Alemanha, na final da Copa, foi à campo com o seguinte time: 1-Manuel Neuer; 16-Philipp Lahm, 20-Jerome Boateng, 5-Mats Hummels, 4-Benedikt Hoewedes; 7-Bastian Schweinsteiger, 6-Sami Khedira, 13-Thomas Mueller, 18-Toni Kroos, 8-Mesut Ozil; 11-Miroslav Klose

Aqui vemos que há um atacante fixo de área – o que é importante para compararmos ao Timão (não em matéria da qualidade dos jogadores, mas as funções que cada um desempenha).

Podemos imaginar o sistema solar com uma série de planetas flutuando ao redor dele, cada um com sua rotação.

O meio-campo teve Kehdira, como primeiro volante; Schweinsteiger, o segundo volante, que se posicionava mais próximo à linha que marca a passagem da defesa ao ataque; Muller, que fazia o lado esquerdo com uma movimentação vertical; Kroos, o homem mais centrado da linha ofensiva; e Ozil, o homem da flutuação do meio-campo e pelas jogadas criativas capaz de deixar qualquer um na cara do gol.

Hoje, o Timão tem: Ralf – Elias – Renato Augusto – Jadson – Emerson Sheik. Muitos aqui dirão – mas o Sheik é atacante, não meia. Mas notem: em nenhum dos jogos o Sheik foi um jogador agudo ofensivamente. Ele acompanhou os laterais e, somente em dados momentos da partida, se aproximou do atacante de área fixa – bem como Muller faz.

Para entender a mecânica do meio-campo do Timão é preciso saber que, neste esquema, quanto mais se concentram jogadores de qualidade, há mais probabilidade de sucesso ofensivo – o que é óbvio, de maneira lógica.

Mas isso o Corinthians tem. O Ralf é o cara da segurança, desarma e protege a zaga como ninguém; o Elias é o homem da aproximação e saída de bola, que tem também a incumbência de atacar e infiltrar na área para marcar bem (bem fisicamente, teremos um grande ano do jogador em 2015); Renato Augusto é, com perdão da comparação, um Toni Kroos. Reparem o desenho tático do jogador no Real Madrid e o de Renato Augusto quando ocupa a faixa diagonal da esquerda quando o time sai para o ataque. Ele é o cara da passagem da bola na parte mais ofensiva do sistema, que faz a ligação com qualidade e tem competência para investidas mais agudas, segurar a bola, fazer o pivô e chutar de fora da área; Jadson é o Ozil, o cara que flutua – e para fazer bem, tem de se movimentar bem;o Sheik é o cara do lado do campo que faz as vezes de segundo atacante ou divide a infiltração com Elias quando temos um centroavante falso, como Danilo ou Luciano.

Outra lição que devemos gravar do time do Corinthians neste começo do ano: seremos um time que valorizará a posse de bola, pacientemente, mas ao mesmo tempo jogando verticalmente, em busca do gol sem rodeios. É um time que joga agrupado em um lado do campo para abrir espaços do outro lado – e para isso é fundamental o apoio dos laterais. Notaram como Fábio Santos e Fagner atacam bem mais do que nos últimos anos?

Para ilustrar isso que disse, vou citar dois lances: o primeiro é no gol de Fagner contra o Once Caldas, na primeira partida. Lembram-se da jogada? Sheik recebeu a bola de Ralf na esquerda, prendeu com paciência, voltou a bola a Ralf que dominou e virou a jogada. Fagner dividiu de cabeça, a bola sobrou para Renato Augusto (que jogava de falso 9), abriu espaço para Fagner que recebeu a bola do RA de calcanhar e fez o gol.

Outro lance aconteceu na última quarta-feira, parecido com este último, quando Sheik virou uma bola que deixou Jadson na cara do gol para fazer – mas este perdeu.

Lembram-se de que o PVC disse, na transmissão do jogo (para quem acompanhou o Fox Sports) que o time do Corinthians estava amadurecido? Pois é. É a questão da valorização da posse da bola.

Para valer um esquema tático como esse, com jogadores de qualidade concentrados no meio-campo, é preciso fazer a bola rodar, de pé em pé, sem ligação direta ou erro de passes na saída. O pior momento do Corinthians no ano, foi justamente o início do segundo tempo da partida de volta contra o Once, quando Elias e Jadson erraram passes demais e forneceram muitos contra-ataques.

Para não me alongar muito, queria dizer uma coisa: atenção para Christian, que está no banco, e Bruno Henrique. São dois jogadores de boa categoria e que podem fazer uma saída de bola mais precisa se jogarem como primeiro volante: principalmente Christian que arma e desarma como ninguém.

Assim, eu acho que o time do Corinthians tem tudo para ser um grande time em 2015.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Valdecir Dos Santos Silva

Ranking: 363º

Valdecir 6.548 posts

@valdecir.dos.santos. em 14/02/2015 às 01:01

Bela análise cara.
Foto do perfil de Phillipe #vaicorinthians

Ranking: 208º

Phillipe 9.384 posts

@phillipe.eduardo em 14/02/2015 às 00:58

Maioria vai na onda dos 'Senhores comentaristas' nem tudo que eles falam e verdade.

Foto do perfil de Victor Gomes

Ranking: 341º

Victor 6.871 posts

@victor.gomes3 em 14/02/2015 às 00:54

O Corinthians joga no mesmo estilo da Alemanha, lógico que não com a mesma qualidade, mas faz tabelas rápidas e tem um time que se movimenta muito bem.

Foto do perfil de Lucas Boppré

Ranking: 2.008º

Lucas 1.629 posts

@lucas.boppre em 14/02/2015 às 00:51

Se eu demorei 8 minutos para ler fico imaginando quantos você demorou para escrever... Kkk.. Bom, o texto é excelente e retrata exatamente esse ano sabático que o Tite usou para aprimorar seus conhecimentos. Tite é a cara do Corinthians, nasceu para treinar-nos. Ele conhece demais futebol, entendeu variações táticas e funções exercidas como ninguém.

Em vários momentos de alguns jogos podemos notar como a equipe tem amadurecido, como disse PVC, e eu ressaltei em um tópico ontem. Claro que não vou pegar o 2º tempo contra o Once Caldas na 2ª partida porque foi de doer, mas o Tite, inteligente, sabia que esse jogo era pra equipe jogar 'tranquila', com toques, sem esforços. Pois quanto menos desgastar os jogadores para quarta, melhor.

Enfim, eu sempre fui fã declarado do Tite, desde sua vitoriosa passagem (pra mim o melhor técnico disparado da nossa história), até nesse ano sabático. O Adenor entende muito de futebol, e sabe como ninguém como treinar um time.

Contrato de 3 anos. Tite já arregaçando no começo de seu primeiro ano após a volta. Aposto que conquistaremos títulos atrás de títulos. Com um futebol que da gosto de ver.

É por isso que esse ano virei Fiel Torcedor, porque eu acredito demais no trabalho do Tite, nos jogadores principalmente, e na capacidade que o Sr. Adenor tem de mostrar a cada atleta que eles podem sim mostrar seu potencial e jogar bem.

Espero ver grandes jogos do Timão na Arena esse ano!

VAIII CORINTHIAAAANS!

Publicidade

Foto do perfil de Carlos Da Silva

Ranking: 265º

Carlos 8.113 posts

@carlos.da.silva1 em 14/02/2015 às 00:09

Ufa li tudo vlw apena bom tópico

Foto do perfil de Corinthianudo Da Silva

Ranking: 2.421º

Corinthianudo 1.307 posts

@corinthianudo em 13/02/2015 às 23:32

Primeiramente, sou fã do Cristian e, como você mais ou menos disse, ele sabe sair jogando legal, dando passes verticais também, e não só pros lados(pelo menos em sua primeira passagem pelo Coringão ele fazia isso e imagino que pode até estar melhor, pós Europa).

Segundamente, esse lance do time se aproximar do lado onde a posse de bola está é coisa de futebol Europeu e é muito bom, pois se até o time perde a bola, pelo menos 2 jogadores podem avançar no adversário e tentar roubar a bola, já que todo o nosso time poderá assim ficar com os jogadores mais próximos uns aos outros, ao contrário dum time espalhado e disperso em campo(Futebol dos clubes brasileiros). Só não sei se o Corinthians está fazendo muito bem isso, mas vou reparar mais... E também é começo da temporada, então não vou cobrar tanto agora coisas assim.

Terceiramente: passagens do lateral; o lateral participando das jogadas de ataque é o que faltava para o Corinthians fazia tempo já... E é fundamental de existir. Estou feliz por isso e espero que Tite mantenha e consiga melhorar o time, como um todo, ainda mais. Lembrando que quando um lateral sobe, o outro pode ficar preso para defender, enfim...

Foto do perfil de Renato Magalhaes

Ranking: 17º

Renato 34.924 posts

@rmagalhaes em 13/02/2015 às 23:17

Td muito perfeito...bem colocado no seu todo e com comparações devidas.

Pincelando:

O Sheik precisa flutuar mais sem ficar parado na esquerda e infiltrar mais em diagonal(assim saiu o gol do Elias na colombia);

Quanto ao Cristian comentei aqui ontem - o Ralf marcando muito mas ainda afobado, atabalhoado e dando muito estourão e coloquei...
se o Cristian entrar neste time bem fisicamente com a marcação boa que tem e sempre com a cabeça erguida fazendo a saída de bola curta ou longa como faz...meu deus...os nossos meias vão chegar na linha de 20 metros final do campo toda hora..e na intensidade que o Tite gosta então..será um sufoco.

Vai sair gol pra burro aí.

Quanto aos alas a mesma coisa, o Fagner que geralmente não bate com nenhum atacante nosso naquele setor, apenas quando um meia abri para triangular tá passando no corredor toda hora.

Até o Fabio já sobe mais mas sua situação é diferente pois bate com o Sheik e por isto sempre entra na diagonal, na triangulação com ajuda do Danilo e o Ralf que joga daquele lado(mas este não tem caguete para infiltrar - imagina o Cristian) como faz o Elias do outro lado e centralizado.passa todo hora.

Parabéns fera.

Foto do perfil de Ritchie Pop

Ranking: 806º

Ritchie 3.716 posts

@ritchie.sccp em 13/02/2015 às 23:08

Boa observação..pensa como um técnico.