Clubistas no Jornalismo

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

Lincoln #5.604 @lincoln.brito.branda em 18/02/2015 às 00:23

Torcedores disfarçados em comentaristas

Claro, sempre existiram os anti-corinthianos de carteirinha, como o Mauro César Pereira, da ESPN (que já disse no ar que comeu churrasco quando o Corinthians caiu para a segunda divisão), e intitulou seu blog quando o time conseguiu a façanha de passar para a fase final: “Corinthians chega onde chegou o São Caetano”. Como se sabe, o São Caetano foi eliminado pelo Olímpia na final.

Pereira também bombardeou o tira-teima da Globo que provou o impedimento do gol do Vasco na primeira quarta de final. Ele, segundo a VIP, é flamenguista. Mas, antes de tudo, é anti-corinthiano, como um tal de Paulinho, que tem um blog devotado a detonar o Coringão.

Ele postou certa vez que Mário Gobbi tinha bancado o bobão numa reunião da FPF. Internautas lhe enviaram uma nota publicada no mesmo dia na coluna em off do caderno de esportes da Jornal da Tarde, dando conta que Gobbi, ao contrário, havia sido até bajulado pelos demais presidentes de clubes na tal reunião.

Ele não só mentiu, como censurou as mensagens dos internautas. E ainda reivindica “jornalismo com credibilidade”. É um site mentiroso e hipócrita. Não está incrustado na UOL (que, tal como a Folha, até os balconistas de farmácia comentam que é visceralmente anticorintiano), mas é recomendado pelo José Cruz e pelo Birner, blogueiros do UOL).

O são-paulino Birner banca o imparcial, mas preconizou que o Corínthians ia amarelar contra o Santos. O palmeirense Perrone também anti-corinthianizou ao bater na tecla do “time medíocre” (fez uns três ou quatro posts sobre o furo do Rosemberg, durantes as quartas) e no dia da semi-final intitulou um post-torcida: “Santos confiante e Corinthians com medo que Neymar engane juiz”.

Renato Maurício Prado sempre foi um anti-corinthiano disfarçado, a ponto de um dos leitores de sua coluna reclamar que ele é mais crítico com o Corínthians que com os rivais de seu Flamengo, no Rio. Aliás, bastou seu time do coração ser eliminado daquela maneira judiada para ele começar a elogiar o Santos de modo desmesurado. Razão pela qual compreende-se porque agora ele chamou as semi-finais de “peladas”, já que não gostou do desempenho de Neymar e Ganso. “Nada contra o Corinthians” – ele escreveu em seu blog. Como não? Então o time que chega à semi-final invicto com um golaço de Sheik não merece uma linha? O fato de RMP ter faltado ao “Bem Amigos” com Tite sem uma explicação convincente foi muito sintomático.

Paulo Vinícius Coelho foi outro que se deixou levar pela paixão clubística. O sucesso do Palmeiras na Copa do Brasil acirrou ainda mais a rivalidade, já manifesta nos comentários durante o ano passado ao longo do Campeonato Brasileiro, quando em nenhum momento ele colocou o Corinthians como favorito. Era sempre o Fluminense ou o Vasco. Ao final do jogo contra o Santos, sem saber ainda se o vencedor enfrentaria Boca ou lá U, ele postou que o Corinthians precisava melhorar. Como assim? Não teve a melhor campanha? Não foi melhor que todos? A impressão que se tem é que um leitor que busque uma análise lúcida das reais possibilidades e limitações de seu time vai encontrar torcedores disfarçados em comentaristas especializados.

Créditos a Silvia Chiabai. Ela quem escreveu esta matéria.

1.489 visualizações e 32 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Denaum Rodrigues #424 @denaum.rodrigues em 18/02/2015 às 00:33

Eu estava pensando agora aqui como o Corinthians é sempre o vilão na mídia, sempre arrumam um jeito de dizer que a culpa é nossa, eu vou te dizer, eu desisti da mídia esportiva, eu leio notícias do Timão aqui no site mesmo. Tem cara que eu não suporto nem ouvir a voz, como um tal de milton neves.

Robson Oliveira #12 @robson.oliveira4 em 18/02/2015 às 00:31

O Paulinho na verdade é oposição, ele vive postando coisas contra todos da chapa 'Renovação e Transparência'

Últimas respostas

Sandro Nery #130 @bucky0001 em 18/02/2015 às 13:44

Hoje foi terrível... O jogo nem começou e já estão dando desculpas... Dizendo que o 5a0 paulo só perde se tiver pênalti... Até zoaram nosso estádio, dizendo: Caiu em Itaquera já era? Não, caiu em Itaquera é pênalti... Fazendo alusão aos pênaltis contra o botafogo-sp e se esquecendo que o segundo pênalti não teve nem discussão, foi pênalti sim... Fora que o gol do botafogo-sp foi irregular

Publicidade

Sandro Nery #130 @bucky0001 em 18/02/2015 às 13:42

Ele só não fala mal do Citadini... Dizem por aí que o Citadini sabe algum podre dele, por isso ele não o ataca

Robson #12 @robson.oliveira4 em 18/02/2015 às 00:31

" "

O Paulinho na verdade é oposição, ele vive postando coisas contra todos da chapa 'Renovação e Transparência'

Camilo Aparecido De Almeida #607 @camiloaparecido em 18/02/2015 às 13:38

Tem muitos amigo

Diogo Dionizio #2.431 @diogo.dionizio em 18/02/2015 às 13:32

A algum tempo havia escrito um texto parecido. Infelizmente, a mídia é contrária a tudo que envolve o Corinthians. Chegam ao absurdo de fazer comparações medíocres, desde a Arena Corinthians, incomparável até com nossa bela história. Criam factoides sobre a história do Timão mas se esquecem que tivemos grandes jogadores ao longo da história, que sempre estivemos ao lado do povo, desde 1910 e que somos a maior marca esportiva da América Latina.

Na vitória ou na derrota eu grito forte, Corinthiano eu serei até a morte.

José Roberto #871 @jose.roberto19 em 18/02/2015 às 11:49

Azar das emissoras que veram sua audiência cair cada vez mais por causa desses jornalistas clubistas.

A globo mesmo já perdeu 38% de audiência em 10 anos.

Mario Ayres #189 @marioayres em 18/02/2015 às 10:48

Eu não vejo UOL há anos. Alguns programas de TV com as pessoas citadas acima também não. Ver para se chatear pra que? E isso faz tempo, eu ouvia a Pan, quando Milton Neves começou a ganhar espaço e falar suas baboseiras mudei para a Band, quando ele chegou na Band fui para a Transamérica e assim faco. Para que dar audiência para antis?

Alcori Alcori #2.585 @alcori em 18/02/2015 às 10:17

Concordo com toda essa análise que foi feita...

Mas na minha opinião o Pior é o PVC... Porque dos outros citados, dois são Corinthianos a serviço da oposição e os outros dois são declarados não conseguem disfarçar, ou seja são inimigos conhecidos...

Já o PVC consegue enganar muitos Corinthianos aqui que acham que ele é imparcial e bom comentarista... #[email protected]% NENHUMA... Nos bastidores o cara não consegue disfarçar... Na final do mundial após ser pego torcendo pelo chelsea descaradamente um cinegrafista da Band que é Corinthiano fanático foi até tirar satisfação com ele, o neto inclusive falou na transmição sobre isso... O pênalti do Gil sobre o Ronaldo no brasileiro de 2010 vejam a reação dele, anticorinthianismo puro...

Não devemos nos preocupar com os inimigos que conhecemos e sim com os que se escondem atrás de uma imparcialidade que não existe.

David TimÃo #242 @huracan em 18/02/2015 às 10:02

Essa é a tal de 'liberdade de imprensa', a mídia lutou tanto contra a ditadura e conquistaram a democracia, só não estão sabendo usá-la, assim como boa parte da sociedade, política, empresarial e as pessoan comuns também

Ernesto De Minas #611 @ernesto.de.minas em 18/02/2015 às 09:46

O Perrone é corinthiano (quem disse foi AS num debate), mas é politiqueiro e quer ibope no blog. Já o PVC faz força para se mostrar isento, mas às vezes a paixão o trai.

Renata Miron #75 @ren.miron em 18/02/2015 às 09:37

Que falta profissionalismo, sabemos. Mas além de 'profissionais' parece mesmo que tiram um tempo se fazendo de idiotas. Esfregam o clubismo deles na nossa cara como se não houvesse amanhã! Mas pense nisto: o Corinthians precisa mostrar serviço em campo para fazermos aquela festa igual a do título mundial. Todo mundo saindo nas ruas pra comemorar e os próprios antis desligando a TV pra não ouvir falar de Corinthians. O Ibope dos clubistas vai cair! É como diz: o meu time te incomoda? Engraçado, o teu nem me interessa!