Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Algum economista que frequenta o fórum pode me ajudar?

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Jean

Ranking: 6.687º

Jean 341 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 02/03/2015 às 03:45
Por Jean Romao (@jean.romao)

Pessoal estive pensando, esse lance dos CID's e NR que não sai é realmente um problema, o Timão tem uma conta alta para pagar do estádio e os juros, como todos que ficam devendo no especial sabe, é complicado...

Uma possibilidade para se pagar o estádio é fazer um IPO, por isso pedi a ajuda de algum economista que frequenta o site, para saber se isso seria possível...

Pelo que eu sei, existe uma empresa de fim especifico, a 'Arena Itaquera' que administra o estádio, essa empresa tem como sócios o Corinthians e a Odebrecht basicamente, sendo assim como todas as empresas ela tem rendimentos provenientes do estádio e os custos, entre eles os empréstimos para se construir o estádio, e como toda as empresas, se ela estiver dentro de determinadas regras ela pode emitir ações, isso é se capitalizar no mercado, isso se chama IPO, não seria o caso dessa empresa, no caso dos CID's e NR deem realmente errado, lançar ações no mercado para se Capitalizar e pagar esses empréstimos de forma rápida?

Pense assim, existe muitas empresas na bolsa com rendimentos menores que a 'Arena Itaquera', pois o rendimento só com bilheteria é em torno de 55 milhões/ano, fora as demais rendas, lançando no mercado por exemplo 49,90% das ações da empresa, poderíamos se capitalizar, pagar os empréstimos, ainda assim a empresa Arena Itaquera, continuaria como dona do estádio (50,1%) da empresa?

Seria algo impossível? Pelo que sei o Corinthians em si não pode lançar ações na bolsa, pois não é uma empresa e sim um clube sem fins lucrativos, mas a empresa Arena Itaquera não, essa é uma empresa e em teoria poderia sim fazer isso, seria a forma mais barata de pagar os empréstimos...

As pessoas que comprariam as ações teriam como retorno a própria valorização ou não das ações e a divisão de lucros (pagamento de dividendos) como todas as empresas da bolsa.

Abraços

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Cristiano Andrade

Ranking: 3.621º

Cristiano 819 posts

@crispity em 02/03/2015 às 11:19

IPO não é o caso.

Já explicaram que é um fundo imobiliário que poderia ter cotas abertas para capitalização. Aí o problema é o retorno oferecido.

Há outras possibilidades, como emissào de debêntures (novamente a taxa d ejuros oferecida é um tema).

De qualquer forma, para uma ação desta ter sucesso, a profissionalização da gestão da SPE é fundamental. Contratação de especialistas em gestão de arenas para negociar propriedades (como os Naming Rights, cadeiras cativas, camarotes, aluguel de lojas etc etc), administrar todos os serviços oferecidos (Memorial, estacionamentos, restaurantes etc etc etc). Isso daria credibilidade e segurança a investidores, equecionaria a dívida de curto prazo e garantiria a solidez do projeto.

Mas quando profissionaliza, negociatas e comissões deixam de ser regra... Pode ter gente que tenha interesses...

Foto do perfil de Luis Lima

Ranking: 68º

Luis 17.298 posts

@luislima em 02/03/2015 às 10:10

Não sei

Espero ter ajudado

Foto do perfil de Rodrigo A C

Ranking: 3.398º

Rodrigo 887 posts

@rodrigoaraujoc em 02/03/2015 às 10:08

Já tinha escrito um tópico sobre isso mas ninguém me respondeu

Publicidade

Foto do perfil de Munir Haddad

Ranking: 240º

Munir 8.796 posts

@haddad em 02/03/2015 às 09:37

Não sei se uma Spe (sociedade de proposito especifico)pode emitir acoes.

Segundo, o Timão como cotista junior não tem interesse em por seu capital aberto, e depois consequentemente fechado a qual preço?

Terceiro, um estádio que não consegue negociar nenhuma propriedade e só tem bilheteria, como iria captar interessados se a divida é imensamente superior ao capital gerado.

Terceiro, que o certo é fazer o wue o Palmeiras fez, contratou a AEG, empresa especializada na gestão de Arenas, que já negocia shows, venda de naming rights, etc.. Nosso marketing fez o que até agora?

Adesivou a arena e que mais? Vendeu camarotes, cativas, nr? Tá demorando muito pra negociar as propriedades...

Foto do perfil de Valdir F

Ranking: 273º

Valdir 8.012 posts

@bilzao em 02/03/2015 às 08:01

Nesse caso não seria acoes, seria um fundo imobiliario, como alias já e.

O problema e que os fundos imobiliarios distribuem todo o lucro aos cotistas, hoje em dia tem fundos imobiliarios rendendo 0,8 ou 1% por mês só em dividendos. Ou seja isso e impossível.

Foto do perfil de Regis M

Ranking: 1.691º

Regis 1.929 posts

@chonilhp em 02/03/2015 às 07:35

Sem chance...pra se fazer um IPO a empresa precisa de uma serie de premissas que a empresa da arena não vai atingir...