Modelo de receitas ideal para o Corinthians

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Uriel #1.209 @coutinho88 em 03/05/2015 às 01:35

Com o estádio por pagar se torna imprescindível a diversificação da fonte de receitas do clube, mas como boa parte do dinheiro de bilheteria e vendas de camarotes sendo captado para o fundo que administra o estádio, todo o dinheiro de Matchday fica indisponível para o clube.

Essa situação criou o ambiente favorável para que a diretoria utilize novos métodos para captar recursos, sendo assim porque não adaptar a nossa realidade os maiores modelos de clubes com as maiores receitas do mundo?

As fontes essenciais para as receitas dos clubes europeus são originadas pelo dia-a-dia do futebol, as chamadas receitas operacionais do futebol, que são divididas em três grandes áreas:

Broadcast – principalmente as receitas com cessão de direitos de transmissão para televisão, agora incluindo novas mídias(Netflix, Youtube...), como internet e telefones móveis.

Matchday – compreende as receitas de bilheteria, inclusive os carnês de temporada e programas do tipo Sócio-Torcedor; aqui também estão incluídas outras receitas geradas nos estádios, em áreas como praças de alimentação e museu.(Dessa fonte de receita o dinheiro do programa de fiel torcedor é do clube e não da arena).

Quanto ao Matchday o que nos cabe é aderir em massa ao fiel torcedor. Segue um vídeo do Rafael Pulcinelli, gerente corporativo de marketing da Ambev e um dos responsáveis pelo Movimento por um futebol melhor.

Agora analisem a situação, se apenas 1% (300 mil) da nossa torcida aderisse ao Plano Minha Paixão, o clube teria somente com este referido plano por ano, a quantia de R$ 32,4 milhões, o que hoje é o valor de um patrocínio na camisa .

Commercial – compreende todas as receitas originadas pelo marketing e também o licensing, que vem a ser o que o clube ganha sobre as vendas de produtos com sua marca.

Os clubes da Alemanha dependem muito mais de receitas comerciais (acordos de patrocínio com empresas) do que de receitas de televisão. Em outras palavras, o peso da televisão sobre a renda dos clubes alemães é muito menor que o observado na Espanha, na Itália e no Brasil. Essa tendência tem sua origem na crise vivida pela televisão na Alemanha no começo dos anos 2000, que quase levou consigo para o buraco toda a Bundesliga. Desde então, clubes alemães buscam diversificar suas receitas e se apoiar mais em empresas locais do que na televisão.

-Bayern Munique

Segundo a consultoria Deloitte, o Bayern Munique é o quarto clube mais forte financeiramente do mundo. A receita anual dos bávaros gira em torno de € 368 milhões, um crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior. Embora tenha congelado o preço nos ingressos, as boas campanha na Champions garantem mais dinheiro com bilheterias, bem como em premiações. A pujança financeira do clube, entretanto, é explicada por seu sucesso em acordos comerciais.

Nenhum outro clube do mundo arrecada tanto com patrocinadores. O Bayern recebeu € 201,5 milhões de seus parceiros, 55% do total de suas receitas. O poderio da economia alemã e a importância do clube no país acabam ajudando na questão. Atualmente, a equipe recebe investimentos de dez empresas, incluindo Adidas e Audi, que também são acionistas e contribuirão com € 35 milhões anuais até 2020. Já a Deutsche Telekom, principal marca estampada na camisa, paga € 30 milhões por ano.

-Manchester United

Um gigante com balanço financeiro de £ 433.2 milhões, com lucro de £ 23.8 milhões e aumento de 19% em receitas em relação a última temporada (£ 363.2 milhões) no âmbito comercial, os £ 190 milhões relativos a sua imagem referem-se, principalmente, a três motivos: as excursões de pré-temporada, a venda de duas milhões de camisas pelo mundo e o aumento dos seus patrocinadores (atuais 38 marcas!). Para o futuro, a valorização será ainda maior, já que a adidas entrará no fornecimento de material esportivo dos Red Devils.

Esses dois clubes não dependem das receitas da bilheteria, não tem a maior parte da renda vinda de cotas de TV e não ganharam o que ganham sem a mudança fundamental de enxergarem seus torcedores como clientes em potencial consumidores das suas marcas.

O Corinthians agora tem que ter essas metas se não quiser ser dependente da Globo e de empréstimos bancários pra ter elenco forte e situação financeira confortável :

  • Aperfeiçoar sempre que possível o programa de sócios
  • Boa gestão financeira
  • Boas e frequentes campanhas na Libertadores
  • Grandes acordos comerciais com grandes empresas

4.080 visualizações e 55 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Carlos Eduardo Figueiredo #5.105 @kadufigueiredo em 03/05/2015 às 12:01

Ótimo post. Independente de nomes, o que o clube precisa é profissionalismo na sua gestão, vamos deixar de personalismos, e torcer APENAS para o Corinthians, não para dirigente A ou B.

Publicidade

Fernando Barros #664 @fernando.barros2 em 03/05/2015 às 11:54

Era para o Corinthians ter um super faturamento com marcas. E como o diretor de maeketing disse o Corinthians tem a marca mais valiosa da América e porque não explorar essa marca.

Edgard Araujo #2.849 @edgagaaraujo em 03/05/2015 às 11:39

Mete na ouvidoria do Corinthians isso, acho que aqui infelizmente ninguém de lá olha =(

Douglas Ferreira #5.687 @douglas.ferreira17 em 03/05/2015 às 11:13

Todas essas informações são passos a serem dados para sermos ainda maiores do que Bayern e Manchester se levarmos em consideração o tamanho de nossa torcida.

Nossa diretoria precisa levantar a cabeça e olhar esses modelos de negócio e trazer para nossa realidade, ao meu ver falta a iniciativa, pois a marca Corinthians é capaz de atrair grandes investidores.

Consequentemente estaremos disputando finais e mais finais de Libertadores, e é isso que todo Corinthiano de coração quer, basta a vontade de nosso dirigentes.

Wesley Alves #1.996 @wesley.silva.alves em 03/05/2015 às 10:45

Pega um cargo de administrador do Timão mano.

Wlisses Andre Gomes De Oliveira #1.436 @wandreh em 03/05/2015 às 10:36

Alguém da diretoria tem que ler esse post

Victor O #228 @victor.pr em 03/05/2015 às 10:10

EEEEIIII pessoal da diretoria, leiam o que esse cara escreveu aqui

Guilherme Dos Anjos #9.265 @guilhermedosanjos13 em 03/05/2015 às 10:00

Parabéns pelo tópico, conteúdo de qualidade.

Caique Santos #11.302 @caique.santos7 em 03/05/2015 às 08:09

Parabéns pelo tópico!?

Precisamos apenas que nossa diretoria junto ao departamento. De marketing, sejam mais arrojados em ideias e procurar entender o que a nossa torcida espera e gosta, pois a nossa força esta na torcida. Temos diversas formas de expandir a renda explorando a marca Corinthians, basta começar e inovar.

Felipe Assis #1.403 @fapsa em 03/05/2015 às 07:56

Parabéns pelo tópico, fiquei até surpreso com o conteúdo, pois a maioria que vemos por aqui tá complicado.