Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Balanço financeiro, renda de R$ 429 Milhões, muito trabalho a ser feito, futuro preocupante

Foto do perfil de Adenilson

Ranking: 7.673º

Adenilson 267 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 03/05/2015 às 16:12
Por Adenilson C.P. Cardoso (@adenilsoncpc)

Primeiro gostaria de dizer que a algum tempo queria fazer esse post, mas não o consegui. Sempre fui um cara muito objetivo, pragmático, como diz meu vascaíno pai (infelizmente), preto no branco. Pois bem toda vez que me dispunha a vasculhar na internet sobre valores, arrecadação, juros, dividas, Arena etc.. Perdia horas, e nunca achava números confiáveis, eles mudavam de tempos em tempos, ficava perdido e dando voltas nas notícias, não importando quem as publique, sejam; antis, corinthianos, imparciais ou o próprio clube, tudo é muito obscuro, a sensação que fica é que muita coisa está debaixo do tapete e até a imprensa está perdida nessa caixa preta que virou a vida financeira do Timão. Me parece que poucas pessoas sabem os reais valores e encargos de tudo que devemos/financiamos, e a isso eu tenho uma critica muito séria a fazer:

- Falta de transparência, de uma auditoria independente que nos mostre na real o tamanho do desafio que a Fiel 'comprou', agravada pelos recentes atrasos salarias e a voracidade com que corremos atrás de empréstimos bancários com juros pesados e de empréstimos com empresários comprometendo as vezes nossa base, patrimônio do clube, acaba criando uma enorme desconfiança; no mercado (que já está em crise), em possiveis investidores, patrocinadores (que não sabem a que tipo de saude financeira estariam atrelando sua marca) em jogadores com quem negociamos (quem quer jogar onde não sabe se vai receber), e principalmente na torcida, quem sabe quantos FT deixamos de associar pela desconfiança de 'pra onde bulhufas está indo o dinheiro do clube mais poderoso da América do sul que tamo devendo até salário de jogador? '

Dito isso e se você ainda tem saco pra continuar lendo rs. A Partir daqui, cada linha será um esforço leigo para tentar entender o que está se passando e projetar um futuro, convido a quem quiser contribuir nos comentários, por favor, seria irado pois posso cometer erros, posso estar desinformado ou enganado sobre algumas questões, e acredito que com a ajuda dos interessados no tema podemos contruir um retrato melhor desse 'desafio'.

De acordo com o balanço financeiro publicado pelo SCCP nessa semana, tivemos um défict de 21 milhões de reais somento com o futebol, sem contar outras dividas, sem contar estádio, sem contar juros de empréstimos. Isso equivale a 1,75 milhões por mês de prejuízo por mês, só com o futebol. Acumulados os outros prejuízos, o ano de 2014 realmente foi pra esquecer, aumento da divida em 120 milhôes. Partindo da arrecadação de 258,5MI do ano passado e somado tudo que deveríamos pagar chegamos ao número de 378,5MI, é um valor que já assusta

1) por que nesse valor estão inclusos todos os juros de emprestimos do ano de 2014, pagamos algo em torno de 28MI apenas de juros, e em 2015 a tendencia é aumentar, logo esse vaor já estaria defasado pra agora, e juros correndo e contando acada segundo que você lê isso aqui.

2) Nesse valor não está inclusa a renda da Arena, logo seu abatimento, logo se incluirmos a Arena (como eu acho que deveria incluir, mesmo não passando pelo caixa do clube) esse valor aumenta, tanto arrecadação como custo, mas se equivalem.

Guarde esse valor, 378,5MI já voltamos nele.

Arena: Devemos o empréstimo do BNDES, 400 milhôes, empréstimos ponte e dinheiro da própria Odebrecth, mais uns 400 milhões, essa é a divida total, entorno de 800 a 850 milhôes. Mas existem muitos poréns, pela forma atabalhoada que que o estádio foi feito, queda do guindaste, engenharia financeira que falhou, pressão pra que São Paulo tivesse a abertura da copa, padrao FIFA e etc... Essa divida é na verdade mais cara, por causa extamente dos juros, tivemos que pegar emprestimos de bancos privados pra cobrir atrasos do BNDES, atrasos de CID (que ainda não vimos um real), tudo isso encareceu a obra, e muito. Não se enganem com os números, 400MI do BNDES serão pagos em 12 anos, 5 milhões por mês, totaizando 720 milhões de reais, isso mesmo, 320 milhões a mais só nos juros, tem especialista financeira tacando até 350MI a mais.

Pagaremos 5 milhões por mês, se não me engano no final do ano isso vira 10 milhões, não lembro onde li isso, mas seria o começo do pagamento do restante da divida, os outros 400MI, que não sei sinceramente de quantos juros padeceremos nessa outra metate, e nem de quanto tempo serão os pagamentos, certo é que pagaremos o que a imprensa tem dito por ai mesmo, em torno de 1,2BI a 1,5BI pela nossa casa.

Somando então os 5MI por mês, a partir desse mês, e suponhamos, nos últimos 3 meses do ano tornaram-se 10? Daria mais 55 milhões até o fina do ano, para o ano que vem seria uns 100MI talvez? 100MI por ano, só pra pagar a Arena, isso nos primeiros 12 anos? Quem sabe, eu não sei...

Então guarda isso aí, 55MI 2015,2016 em diante 100MI, e claro, temos que lembrar algo muito importante sobre a renda da arena, não ficamos com os valores brutos, tem gente cantando ai que arrecadamos 65MI para o fundo e tal, edo engano, nossos jogos tem um custo alto devido ao alto padrão de serviços e conforto da nossa casa, temos em caixa 36 milhões, e de acordo com minhas contas, pra chegarmos ao 55MI (repito, são suposições minhas) precisamos de mais 20 liquidos até o fina do ano. Se Mativermos a média de arrecadação dos últimos 11 meses, faremos 29MI liquidos, pelo menos essa boa notícia.

(engraçado, acabei chegando num valor que a imprensa estava cogitando, 100MI por ano, ou estamos certos, ou somos todos leigos fazendo contas de padaria rs)

Outras dividas: temos aí 313MI de dividas, bom, provavelmente o Corinthians não pretende pagar boa parte dela, porque divida zero é uma irrealidade, até pra grande clubes europeus, o Real Madrid por ex tem divida de 1,8 bilhôes de reais e continua operacional, fazendo investimentos, conseguindo lucros, e conquistando títulos, mas pra isso a divida tem que ser controlável, com perfil barato.

Quanto dessa divida é obrigatório pagar em curto prazo? Casos de vencimentos de impostos trabalhistas e/ou outros, juros cumulativos etc. Quanto dessa divida dá pra arrolar, esticar e ir pagando aos poucos, mas com credito no mercado? Também não sei, mas vou chutar um valor otimista baseado no que o Flamengo tá fazendo, digamos que essa divida nos renda aí uma prestação de 3 milhões por mês nos próximos anos. Quem sabe, eu não sei...

O que daria mais 36 milhões.

Números Finais

Digamos que com uma boa enxugada nas despesas, consigamos diminuir aqueles 378,5MI pra uns 350, o que seria uma belissima enxugada.

Dos 36 que temos no FUNDO, 14MI são desse ano, paulista e Liberta, somados ao futurologismo de 29MI, teríamos 43MI liquidos na arena esse ano. (o que deixa o alerta para o ano que vem, onde as parcelas serão maiores, consiguiremos esse ano porque começamos a juntar ano passado, ou teríamos que desenbolsar mais 12 milhões pra chegar aos neecessarios 55MI liquidos desse ano.

350MI (deveríamos arrecadar pra honrar nossas despesas contratuais) + 43MI (arrecadaremos com a Arena, mas fica na Arena) + 36MI (se a nossa divida for parceadinha, o que seria um sonho, normalmente essa divida vem rasgando tudo)=

R$ 429.000.000,00

Essa é a renda que deveríamos chegar no final de 2015 pra honrar tudo, uma mera suposição, mas espero que tenha elucidado algo, ou criado questionamentos sobre nossa situação financeira.

Temos muito trabalho pea frente, principalmente porque nossa previsão de arrecadação para 2015 de acordo com o balanço é de 234MI, valor qual faço duas ressalvas, 1) não conta com bilheteria, o que fiz nesse meu exercicio, e 2) é uma previsão pessimista que a diretoria sempre faz, para que os números se maiores, serem mais impactantes.

De uma forma ou de outra, 429MI pra 234MI é uma diferença enorme, e mesmo que eu tenha errado por muito, 234MI não chegaremos a setembro, pois então sei Roberto da Nova e equipe, mãos a obra que essa #$!@% tá mais feia que bater em mãe.

Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Bruno Marques

Ranking: 1.971º

Bruno 1.657 posts

@apenas.mais1 em 03/05/2015 às 16:32

Tá contratado, diretor financeiro.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Odanil L

Ranking: 1.557º

Odanil 2.082 posts

@daniellima em 03/05/2015 às 17:33

Entendi sua análise mas ela esta incorreta.

Você tem que separar totalmente as receitas e despesas do Corinthians com as da Arena Corinthians.

Toda a dívida da Arena será paga pelas receitas dela.

Por isso você não pode fazer essa comparação entre a expectativa de arrecadação prevista para esse ano de 234 MI com o valor de 429 MI.

Outra coisa o ano de 2014 foi realmente muito ruim no balanço. Foi incluido aquela divida com a União do pagamento de impostos.

Esse ano deve diminuir bem isso, pois vários contratos pessimamente realizados no passado serão encerrados.

De qualquer forma admiro o trabalho que você teve para pesquisar os valores. Realmente tem muitas informações desencontradas.

Falta transparência e boa gestão.

Foto do perfil de Luis Guedes

Ranking: 38º

Luis 24.398 posts

@lisca em 03/05/2015 às 17:26

Tem que ficar claro que essa dívida não é SÓ da gestão Gobbi. Vem do Dualib e Andrés, que também endividaram muito o clube. Não pagaram jogadores, treinadores, tributos federais etc...
A situação tá pior do que parece, infelizmente...

Foto do perfil de Leonardo Henrique

Ranking: 5.675º

Leonardo 441 posts

@leonardo123 em 03/05/2015 às 16:59

Não entendi muito.. Mas seria uma redução de divida?

Foto do perfil de Adenilson C.p. Cardoso

Ranking: 7.673º

Adenilson 267 posts

@adenilsoncpc em 03/05/2015 às 16:31

Esqueci de exercer a futurologia nos juros sobre aquee valor de 378.7MI, provavelmente os juros vão engolir qualquer enxugada nas despesas