Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A terceirização do sócio-torcedor

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Uriel

Ranking: 2.408º

Uriel 1.316 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 04/05/2015 às 23:21
Por Uriel Brandão (@coutinho88)

A associação ao clube na modalidade do futebol é o que há de mais importante na relação clube-torcedor. O sócio-torcedor é, em regra, aquele que contribui para o seu clube sem esperar maiores contraprestações. Contribui por amor. Muitos nem mesmo residem na cidade de São Paulo e pouco utilizam os descontos e prioridades nas aquisições dos ingressos. E os que aqui residem dispensam a parte social do clube, desejam ser sócios exclusivamente do futebol do Timão.

Terceirizar, de que forma for, significa contaminar essa relação. Primeiro, porque não se mistura dinheiro com paixão. Não há como se negar que a OMNI terceirizando o projeto visará sempre o lucro. E quando uma empresa pretende o lucro, e sempre pretenderá, porque esta é a finalidade da sociedade empresarial, fará de tudo para obtê-lo. Sócios e o próprio Timão ficarão em segundo plano. Em segundo lugar, terceirizar significa entregar a pessoas que nem mesmo torcem para o Timão a gestão de um produto que é a essência do Clube. É entregar seu bem mais valioso para ser administrado por terceiros, quando nada há que impeça a sua autogestão.

Programas de sócio-torcedor rendem muito mais quando são operados pelo próprio clube, tanto percentualmente como em números absolutos. Com algumas possíveis exceções esta é a regra geral para os programas dos clubes brasileiros.

Dos clubes que terceirizam o serviço, como Santos (CSU), Palmeiras (Outplan), Flamengo (Golden Goal), Vasco e Corinthians (OMNI), a maioria não revela a parte que destina ao parceiro. Só o Palmeiras foi exceção: fica com 80% e cede 20%.

Daqueles que fazem com recursos próprios, como Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Fluminense e São Paulo, o custo nunca passa de 7%.

Marconi Barbosa, diretor de Marketing do Cruzeiro, diz que chegou a ser procurado por empresas interessadas em explorar o serviço. Elas pediram de 15% a 20% da receita.

– Nós estudamos e concluímos que ninguém conhece melhor o nosso público do que o próprio clube. E ainda é mais barato – explica.

Jorge Avancini, diretor de marketing do Internacional, que tem o programa mais bem sucedido do Brasil, aponta outro grande problema da terceirização.

– Contratar uma empresa significa entregar um dos nossos maiores patrimônios, que é o nosso cadastro de sócios. Isso tem um valor imenso – afirma ele.

Ou o Corinthians gere de forma transparente os custos operacionais dessa parceria com a OMNI e quanto cada um ganha, o sucesso do programa depende da confiança que muitos torcedores ainda não tem.

O torcedor paga a sua mensalidade com orgulho de contribuir para a autossuficiência de seu clube do coração. Este é o propósito: que os valores sejam revertidos em prol do Corinthians. Se pairar qualquer dúvida sobre essa finalidade o projeto malogrará. O torcedor entrega o seu dinheiro ao Corinthians, porque é o Corinthians; não é fácil entregar um dinheiro mensalmente a ninguém em seu nome, principalmente a pessoas sem que haja a certeza do compromisso da relação do clube com a OMNI.

Eu não estou falando por mim e nem por quem já é sócio, mas por aqueles que ainda tem dúvidas, aqueles milhões ai que não entram por insegurança e dúvidas. Há que se respeita-los Corinthians.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Regis M

Ranking: 1.692º

Regis 1.929 posts

@chonilhp em 05/05/2015 às 08:01

Eu concordo quando você diz que a administração tem que ser transparente, mas terceirizar processos dentro dessa operação e inevitável.

O problema e justamente a tal transparência... Parece que complicam as coisas para serem difíceis de entender mesmo

Foto do perfil de Eudes Sampaio

Ranking: 1.068º

Eudes 2.926 posts

@ersampaio em 05/05/2015 às 07:58

Já ouvi dizer que a OMNI é uma empresa de um conselheiro do Corinthians.

Foto do perfil de Valdir F

Ranking: 273º

Valdir 8.012 posts

@bilzao em 05/05/2015 às 07:39

Na boa minha opiniao e que as coisas devem ser feitas por especialistas

Prefiro uma empresa terceira.

O São Paulo faz sozinho? Vira e meche eles não onseguem vender ingresso.

Foto do perfil de Maria Lisboa

Ranking: 17º

Maria 4.985 posts

@maricida1639 em 05/05/2015 às 07:39

Rony, o texto atingiu o ponto vital da relação Corinthins-torcedor. Tendo em conta os valores que constam nas projeções percebe-se que alguma coisa estranha está a passar.

O clube precisa acordar para determinadas situações e esta é uma delas.

É incompreensível e inaceitável, por exemplo, que os atletas não estejam a receber os seus proventos em dia.

A Fiel, na sua não adesão em massa, está dando um recado.

Esperemos que, com seriedade, atitudes sejam tomadas.

Sabemos o destino a que será conduzido o clube se permanecer desatento às vozes silenciosas.

Publicidade

Foto do perfil de Bob Cruz

Ranking: 1.274º

Bob 2.500 posts

@bobsany em 05/05/2015 às 07:22

Cadê aquele conselheiro? Transparência já!

Foto do perfil de Rogerio De Oliveira

Ranking: 1.485º

Rogerio 2.158 posts

@rogerjau em 05/05/2015 às 00:59

Concordo em gênero número e grau, por isso não sou ft e enquanto eu não souber quanto de cada real pago vai para o Corinthians não serei.

Tenho o maior prazer do mundo em ajudar meu time de coração, mas não essa corja que tem dentro e fora do clube, respeito quem é ft mas dessa maneira obscura nunca serei.

E essa história de só 9 reais é barato, se fosse para o Corinthians sim mas pra dividir com picareta nem a pau

Foto do perfil de Moacir Junior

Ranking: 1.352º

Moacir 2.356 posts

@juniordafiel em 05/05/2015 às 00:02

O problema que o contrato ninguém sabe por quantos anos foram assinados

Tanto do fiel torcedor

Quanto da loja poderoso Timão

Acho que seria mais viável sem ser terceirizado

Mas terceirizado da menos trabalho neh

Bora ver quanto os diretores receberam de comissão no tempo rsrs

Foto do perfil de Marcelo Teixeira

Marcelo 23 posts

@marceloteixeira em 05/05/2015 às 00:02

Excelente! Criei um tópico mais cedo exatamente sobre isso... Para quem vai esse dinheiro? Cadê a tão aclamada transparência do nosso Timão? Creio que se o Corinthians deixasse de terceirizar este serviço o número de sócios torcedores iria crescer muuuuito!