Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Doentes por futebol: Não, Tite não entregou o ouro

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Guilherme

Guilherme 56 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 10/05/2015 às 21:54
Por Guilherme Limas (@guilherme.limas)

Segue abaixo texto retirado do site Doentes por futebol, uma boa reflexão para os corinthianos!

Em abril, quando o Corinthians vivia seu melhor momento na temporada até então, Tite mostrou os “segredos táticos” do Timão em rede nacional. Na matéria exibida pelo Esporte Espetacular, o treinador falou um pouco mais sobre alguns comportamentos do seu time, deu exemplos com jogadas e explicou os motivos de tais ações.

Assisti a esta reportagem ao lado de um corintiano, o mais fanático que conheço. Enquanto ele via seu técnico falar sobre aspectos táticos do time, bradou: “Pô, Tite, vai entregar o ouro? Não entrega o ouro, não!” Achei a reação curiosa, mas, por conta do seu fanatismo, relevei. Porém, de lá para cá, o Corinthians venceu apenas um jogo e, passado pouco mais de um mês desde a “entregada” do treinador, muitos torcedores (e até jornalistas) pensam da mesma forma que o meu amigo corintiano.

Foto: Agência Corinthians

Foto: Agência Corinthians

Mas será mesmo que em um bate papo de 12 minutos um treinador entrega seu time assim? É óbvio que não. A queda de rendimento do Corinthians não tem nada a ver com a matéria exibida na TV Globo, nada.

Primeiro porque Tite não falou nada demais. É um tremendo exagero pensar que o jogo do Corinthians se resume apenas à compactação, triangulações, cruzamentos e contra-ataque. Conversando com o jornalista André Rocha, da ESPN, o treinador do Fluminense, Ricardo Drubscky, disse que aquilo mostrado pelo corintiano é “o mais banal da dinâmica ofensiva do Corinthians, não os movimentos mais complexos.”

E mesmo que fossem “os movimentos mais complexos”, já teriam sido descobertos pelos adversários há muito tempo. Existe um departamento nos clubes de futebol voltado apenas para a análise de desempenho, os scouts. Os responsáveis por isso dissecam cada detalhe do seu time e do adversário, de características de jogo (se baseando em estatísticas) até a distância percorrida em um período de tempo. Qualquer equipe de médio porte no Brasil conta com analistas de desempenho. Eles já sabiam de tudo o que Tite disse e muito mais.

Foto: Agência Corinthians

Foto: Agência Corinthians

Se no pior dos casos o clube não tiver um analista de desempenho, seu treinador tem livre acesso aos jogos do clube paulista na televisão ou internet para analisar quantas vezes quiser. São aspectos simples, facilmente identificáveis por um olhar mais atento e mostrados em diversas análises táticas. Na época, destaquei aqui que o treinador brasileiro não era nenhum revolucionário e que poderíamos ver o que foi mostrado no Esporte Espetacular em equipes médias da Europa.

O verdadeiro problema do Corinthians é crônico e ofensivo: propor o jogo. É um time reativo, que joga muito bem no erro do adversário, mas que tem muitas dificuldades quando precisa jogar, quando precisar tomar a iniciativa. É esse o grande desafio do treinador: evoluir ofensivamente sem perder a solidez defensiva característica, o tão falado equilíbrio. Não à toa, Tite se espelha em Carlo Ancelotti, que arma times seguros na defesa e efetivos no ataque. O comandante corintiano parecia estar no caminho certo para alcançar seu objetivo, até que a realidade do futebol brasileiro o apanhou.

Foto: Agência Corinthians

Foto: Agência Corinthians

Após TRÊS MESES de bola rolando, o Timão virou “Corinthians de Munique”, “Real Corinthians”. Walter Casagrande comparou o time de Tite a três equipes campeãs do mundo: o Flamengo de Zico, o São Paulo de Telê e o Milan de Arrigo Sacchi. Fabio Sormani foi além: disse que daria para a equipe corintiana ser campeã nacional na Itália e Inglaterra e que entraria na Liga dos Campeões para chegar entre os quatro melhores. Um exagero do tamanho da história de Tite no Corinthians.

Tite e Corinthians foram colocados no mais alto pedestal do futebol como o melhor time brasileiro dos últimos tempos. Isso em três meses de futebol. A empolgação com o trabalho apresentado pelos corintianos foi muito acima da média. Muito. Vale ressaltar que, na época, ele era sim o melhor time do Brasil, talvez até da América, mas não era para tanto. E quanto maior o pedestal, maior o tombo.

Vieram as derrotas e, de gênio da tática, Tite passou a ser o ingênuo treinador que entregou seu jogo em um canal de televisão. A crítica, porém, esquece da dificuldade ofensiva que o time carrega há um tempo, esquece dos problemas financeiros atravessados pelo clube, esquece, sobretudo, que se trata de futebol e deposita tudo nas costas do treinador. Daquele que continua apresentando aquilo que há de mais próximo com o futebol europeu aqui no Brasil.

Foto: Agência Corinthians

Foto: Agência Corinthians

Em um país onde a cultura tática é fraca, essas reações contribuem ainda mais para o atraso do nosso futebol. A “renovação pós 7 a 1” passa pelo fortalecimento dos aspectos estratégicos do jogo e por um debate tático maior entre treinadores, jogadores, imprensa e torcedores. Tite fez isso, deu uma contribuição para iniciar o debate, mas foi pego pelos elementos que derrubam treinadores um atrás do outro no Brasil: imediatismo e resultado. Se os pênaltis contra o Palmeiras tivessem entrado, ou se Cássio não tivesse falhado no Paraguai, talvez não existisse essa crítica ao “ingênuo Tite”.

Depois dessa receptividade ruim, pode ser que outros treinadores fechem as portas para falar abertamente sobre seus conceitos táticos. Afinal, é o emprego dele que está em jogo. Isso só contribui para o atraso do futebol brasileiro, onde a corda sempre estoura no treinador. O homem que organiza os onze jogadores, quem mais entende daquilo que vemos todo fim de semana, não pode falar um pouco sobre isso. É um retrato de um futebol que ainda tem um longo caminho pela frente.

Link do artigo: http://doentesporfutebol.com.br/2015/05/nao-tite-nao-entregou-o-ouro/

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Bill Corleone

Ranking: 2.444º

Bill 1.295 posts

@bill.corleone em 10/05/2015 às 22:09

O texto foi redigido com uma felicidade e inteligência incríveis. Compactuo com tudo.

O Corinthians empolgou até demais, subimos muito a bola de um time que ainda possui problemas de times do terceiro mundo, infelizmente. O Tite nem é um Deus, nem um fracasso, e o imediatismo do futebol brasileiro pode minar seu progresso futuro. O Corinthians atravessa problemas que a maioria dos clubes europeus não sente.

Espero que a torcida, a imprensa e não menos importante, você que está lendo isso e eu, sejamos mais cautelosos, espero que tenhamos uma postura mais progressista para o nosso futebol, porque ele está em frangalhos.

Foto do perfil de Thiago Souto

Ranking: 176º

Thiago 10.293 posts

@thiagosouto em 10/05/2015 às 22:51

Com erros e acertos eu espero muito que o Tite cumpra os teus 3 anos de contrato no clube!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Newton Thisted De Andrade E Silva

Ranking: 1.395º

Newton 2.284 posts

@newton Apoiador em 11/05/2015 às 18:59

Bom texto. Concordo com praticamente tudo. Temos que ter calma mesmo. Não podemos sair pedindo cabeças com tanta facilidade. Assim como não podemos endeusar um time de uma hora para outra. Só não gostei da colocação de que se os pênaltis tivessem entrado contra o Palmeiras a conclusão da situação teria sido outra...

O time todo jogou mal, mas o Tite também não ajudou... Errou todas as substituições e veio para o segundo tempo como se tivesse ganho o jogo. Quanto tomamos o gol de empate já não tínhamos nenhuma chance de lutar pela vitória...

Foto do perfil de Doutor Comenta

Doutor 167 posts

@hnovo em 11/05/2015 às 17:20

Bom txto, obrigado por compartilhar

Foto do perfil de Robson Oliveira

Ranking: 18º

Robson 34.152 posts

@robson.oliveira4 em 11/05/2015 às 12:27

Já havia falado absolutamente tudo isso aqui

Foto do perfil de Myro Fiel

Ranking: 174º

Myro 10.386 posts

@psiquiatra em 11/05/2015 às 12:12

E agora no último final de semana o Levir Culpi disse que o Corinthians de Barcelona acabou se tornando o Ibis, para quem não sabe o pior time do mundo.

Publicidade

Foto do perfil de Maloca Da Fiel

Ranking: 606º

Maloca 4.710 posts

@evandrex em 11/05/2015 às 12:07

Não é por alguns jogo ruins que vamos jogar no LIXO 2015...

Vamos ter calma e sabemos do potencial de Tite... Se não fosse Andrés Sanchez segurar ele em 2012 não seriamos campões da liberta e do mundo...

Muita calma!

Vamos dar tempo ao tempo!

Foto do perfil de Léo Cardoso

Ranking: 1.512º

Léo 2.127 posts

@leo.cardoso1 em 11/05/2015 às 11:55

Quem negativa um texto desse tem me.rd@ na cabeça...

Foto do perfil de Cleidson De Almeida E Sousa

Ranking: 79º

Cleidson 16.272 posts

@cleidson em 11/05/2015 às 11:11

De novo?

Foto do perfil de Torres

Ranking: 1.259º

Torres 2.522 posts

@gavioes.fiel em 11/05/2015 às 10:57

Falta o Tite Taka