Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Palmeirense Pagando Pau para nossa torcida

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Sammy

Sammy 11 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/05/2015 às 16:54
Por Sammy Ismail (@sammy.ismail)

ADMITAMOS, A TORCIDA CORINTIANA É O EXEMPLO MAIS PRÓXIMO DE TORCIDA IDEALTHIAGO SIEVERS, 14 MAI 2015 > ESPORTE

Os alvi-negros paulistanos unem a paixão do sulamericano com a maturidade do europeu – e isso ficou provado após a vergonhosa eliminação diante do Guarani.

a

Temos que dar o braço a torcer

Se há algo que me satisfaz nessa vida é ver um corintiano chorando. Se há algo que me deixa tranquilo, é ver um corintiano inquieto. Se há algo que me agrada, é ver um corintiano infeliz com o time.

Como bom palmeirense criado nos costumes da rivalidade, é assim também com os são paulinos e – vá lá – com os santistas. Mas com corintiano é diferente.

E isso não acontece apenas comigo. Tanto que foi criado o termo “anti” para se referir a todos os torcedores do Brasil que não são corintianos e adoram secar o time do povo. Às vezes tanto quanto torcer para o seu próprio clube.

E, acredite, digo isso com propriedade.

  • Essa constatação, contudo, apenas aponta uma dura realidade para nós, antis: a torcida corintiana é diferente de qualquer outra.

Por tempos tentei negar esse fato. Mas ontem esse cenário ficou tão gritante que seria uma ofensa à minha inteligência manter a recusa.

A torcida corintiana é, no mundo todo, o exemplo mais próximo da torcida ideal. Neles encontramos a paixão do sulamericano e a dignidade do europeu, equação que resulta no verdadeiro ato de torcer, expressado pelo suporte, pelo apoio incondicional.

E gritar o nome do time batendo no peito após uma eliminação vergonhosa como a de ontem estar sacramentada é expressão inconfundível de paixão incondicional. Ou seja, não se torce apenas quando ganha.

Ao ver essa cena um misto de admiração e inveja palpitou em meu coração alvi-verde.

Claro, não me esqueço de episódios condenáveis da Fiel torcida (genericamente falando, e não me referindo à organizada), como foi o ocorrido após a eliminação para o River Plate em 2006 também pela Libertadores. Ou, mais recentemente, quando alguns torcedores invadiram o treino do time com ares de destruição no ano passado.

corinthians-torcida-2-el-hombre

Admito que, apesar da tristeza e dos resultados lamentáveis, observar essa “humanidade” da torcida corintiana me alivia – afinal, tá vendo, eles não são tão diferentes.

Mas, sim, são.

De forma geral, o apoio mesmo nas horas difíceis é uma característica dos corintianos. No dia seguinte à eliminação para o Palmeiras lembro de ter visto mais camisas corintianas pelas ruas do que palmeirenses ou santistas. Quando o time foi rebaixado para a Série B, mesmo diante de toda a decepção a torcida acolheu a situação.

Há uma unidade, uma madureza, um sentimento no torcer alvi-negro que coloca o objeto amado acima dos resultados ou de qualquer outra coisa.

E essa singularidade corintiana gera alguns bordões que representam a essência da torcida. Exemplos?

Aqui tem um bando de louco. Louco por ti Corinthians

Jogai por nós, Corinthians.

Aqui é, Curintia!

Nação corintiana.

Existe uma unidade muito forte nos curintia! Eles compreenderam a essência do torcer de uma forma que nós ainda não compreendemos.

Então rendamo-nos à grandeza da torcida corintiana – e tentemos aprender algo.

Os odiamos tanto simplesmente porque gostaríamos que nossa torcida fosse tão fiel quanto.

Pronto, falei.

corinthians-torcida-el-hombre

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Sergio Ricardo

Ranking: 42º

Sergio 23.508 posts

@srpardo em 14/05/2015 às 17:51

Não falou nada mais que a verdade

Foto do perfil de Cleidson De Almeida E Sousa

Ranking: 79º

Cleidson 16.272 posts

@cleidson em 14/05/2015 às 17:51

Erguer a cabeça...e vamo que vamo, tem muito jogo esse ano

Foto do perfil de Raudney Silva

Ranking: 4.037º

Raudney 707 posts

@raudney em 14/05/2015 às 17:49

Tenho vergonha dos jogadores.. Do time jamais

Foto do perfil de Jonas Kamikaze

Ranking: 1.266º

Jonas 2.519 posts

@jonaskamikaze em 14/05/2015 às 17:46

Achei que o texto fosse do mauro betting...

Esse tópico serve para alguns corinthianos que não gostaram dos aplausos no final da partida, refletirem!

Publicidade

Foto do perfil de Fellipe Marcellus

Ranking: 6.355º

Fellipe 372 posts

@marcellusfellipe em 14/05/2015 às 17:25

Bonito comentário do Palmeirense, espero um dia poder assistir um jogo com amigos que torcem pra clubes rivais no estádio, lado à lado, como vemos na Europa.

Somos rivais, porém, não somos inimigos, acho que é com esse pensamento e com a civilidade que temos que ir ao estádio e que no final apenas exista a zoeira de roda de mesa, não violência e assassinato como vemos ainda, infelizmente.

E que nossa torcida continue assim, sendo exemplo até para os rivais.

Foto do perfil de Fabio Francisco Barbosa Dos Prazeres Das Chagas

Ranking: 7º

Fabio 57.611 posts

@caachorrodoido em 14/05/2015 às 17:19

Legal... Parabéns

Foto do perfil de Bruno Marques

Ranking: 1.967º

Bruno 1.657 posts

@apenas.mais1 em 14/05/2015 às 17:19

Se nós corinthianos entendêssemos isso seriamos muito mais fortes.. Ao contrario, ficamos aqui, em um fórum só de corinthianos, agredindo uns aos outros, como se isso fosse curar as nossas feridas..Não se iludam, esse post é uma exceção, a tática dos rivais frente a um oponente notoriamente maior é a de dividir para conquistar.. Enquanto estamos nos agredindo, insultando, diminuindo o amor do irmão pelo Corinthians como se fosse possível mensurar o quão forte é esse amor, estaremos nos prestando ao papel dos rivais, e jogando o jogo deles, nos dividindo e nos tornando mais fracos, ou pelo menos menos fortes...

Foto do perfil de Augusto Vinicius

Ranking: 5.054º

Augusto 523 posts

@augusto.vinicius2 em 14/05/2015 às 17:18

Isso é evidente olha o São Paulo estava ruim ninguém quase ia ao estádio o Timão enche a arena não importa se perde ou ganha orgulho de ser Corinthians...