Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Futebol Brasileiro: Todos querem o futebol da Alemanha, mas não querem ter a paciência deles

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de André

Ranking: 453º

André 5.833 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 09/06/2015 às 14:42
Por André Luis Santos Duarte (@andre.luis.santos.du)

Acho muito engraçado aqueles que pedem um futebol bonito e vistoso como o dos alemães, mas ao mesmo tempo não tem a paciência deles.

Infelizmente aqui no futebol brasileiro, não se há a mínima paciência com os treinadores, não deu resultado, cai fora, é assim que a maioria pensa. Agora imaginem se os alemães tivessem pensado assim? Será que não seriam eles os massacrados, ao invés de nós?

Pra Alemanha chegar no patamar atual, teve que esperar cerca de 10 anos, no momento em que eles viram que o futebol praticado lá estava defasado. Não foi apenas na seleção, porém, vou pegar o exemplo específico do selecionado deles.

Pensem se o Joaquim Low tivesse sido demitido no primeiro revés. Será que a Alemanha seria campeã mundial hoje? Foram 4 fracassos pra chegar na glória. Duas vezes 3º lugar na Copa (uma em casa, inclusive), vice-campeã e eliminação na semi-final da Eurocopa. Tudo isso poderia muito bem culminar em várias e várias demissões aqui no nosso fraco futebol brasileiro, mas não da Germânia. Permaneceram com o Low, mesmo depois dessas derrotas e depois de 24 anos chegaram em uma final novamente fazendo 7 em nossa canarinha seleção em pleno território nacional.

Tiveram paciência pra esperar e chegaram na glória. Simples, não? Então porque isso não é seguido por nós? Será que é por que ainda achamos que o 'futebol moderno' é uma merda? Quando será que nós, torcedores, dirigentes e até jornalistas vamos entender que para se ter um time vencedor é preciso ter planejamento e não sair demitindo treinador a rodo?

'Ain, mas com esse treinador nós nunca vamos chegar a lugar nenhum' ou 'Ain, mas com esse técnico o time nunca vai jogar bem'. Como podem dizer isso? Não deram tempo pra ele.

O Palmeiras demitiu o Oswaldo de Oliveira depois de 6 meses. Contrataram 20 jogadores, e jogaram toda a 'responsa' nas costas dele, 'se vira'. Realmente acharam que um bando de cara iam jogar um p*ta futebol vistoso estando juntos há apenas pouco tempo, tá 'serto'.

Quando será que nós iremos entender que futebol não se faz em um curto período de tempo? Amigão, futebol é longo prazo, existem vários e vários exemplos do que eu estou dizendo tem razão, muito mais do que apenas um 'consolo' de demitir o treinador no meio da temporada.

Não quero impor nada, não digo que treinador não tem culpa de resultados bons ou ruins, porém, para chegar no topo, não há outra alternativa a não ser ter paciência.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Renan Corinthians

Ranking: 157º

Renan 10.939 posts

@gandalf1910 em 10/06/2015 às 11:32

É diferente manter um treinador que perde tentando ganhar, do que um treinador que perde tentando empatar.

A seleção alemã nunca foi de ficar trocando de técnico, até hoje só teve 10. Não dá para comparar seleções com clubes

Lá time que não vai bem na temporada tbem troca de técnico

Foto do perfil de Sukuna

Ranking: 315º

Sukuna 7.355 posts

@skull em 10/06/2015 às 11:21

Vamos ver se o Tite tem capacidade de comandar uma reformulação, foi dada a ele essa oportunidade, mas acho que ele não é o cara mais adequado p/isso.Ele tem facilidade pra trabalhar com medalhões e jogadores mais conhecidos do contrario tem dificuldade.

Foto do perfil de Juninho (cabelo)

Juninho 195 posts

@juninho.cabelo em 10/06/2015 às 11:14

'Paciência é uma virtude. '

Foto do perfil de Francis Mendes

Ranking: 129º

Francis 12.213 posts

@francis.mendes em 10/06/2015 às 10:17

Depois de 2002 os alemães não foram os mesmos

2x0 que vencemos fora o baile foi muito menos que 7x1 que eles devolveram ano passado

Fomos penta, eles foram tetra, mas em nosso país, devolveram o placar com samba e tudo

Publicidade

Foto do perfil de Ritchie Pop

Ranking: 806º

Ritchie 3.716 posts

@ritchie.sccp em 10/06/2015 às 09:42

Comparar Alemanha e Brasil?

Alemanha UEFA > Brazil Conmebol

Bunsesliga > Brasileirao

Germany 7-1 Brazil

Foto do perfil de Teago. Volta Finazzi

Ranking: 1.102º

Teago. 2.834 posts

@thiagoop em 10/06/2015 às 09:42

Concordo, por isso não deveríamos ter demitido o Mano, deveria ter dado sequência. Mas com o Tite não há futuro, só um passado cada vez mais distante, sou a favor de ter paciência com treinador, mas com Tite já gastei minha cota de paciência em 2013.

Foto do perfil de Alexandro Costa

Ranking: 495º

Alexandro 5.469 posts

@acpunk em 10/06/2015 às 09:18

Só acho que precisaria de um melhor alinhamento diretoria/torcida pra que tal técnico seja contratado com o perfil que se espera realmente. O Tite é o melhor exemplo disso, joga por resultado, é isso que se espera? Só isso? Se sim, tem que manter, caso contrário já cometeram erro na contratação esperando que o cara entregue algo diferente do que está preparado ou de seus conceitos.

Espera que o técnico saiba e goste de usar a base, ir mesclando aos poucos e continuamente? Se sim, tem que manter, caso contrário, erro na contratação.

São dois exemplos mais recorrentes aqui no fórum, obviamente tem muitos outros aspectos a se avaliar, mas me parece que falta ouvir a torcida no 'antes', afinal, quem são os espectadores do trabalho dos técnicos, seria meio que tentar entregar o que o consumidor realmente quer.

Muito bom tópico.

Foto do perfil de Herbert De Souza

Ranking: 1.836º

Herbert 1.777 posts

@herbertsnp em 10/06/2015 às 09:11

Olha amigo, até concordo com a questão do planejamento. Para mim, este é o segredo. Só que você tem que pensar da seguinte forma: os técnicos brasileiros, os próprios, visam algo a longo prazo. Vamos pegar o exemplo do Tite. Um trabalho a longo prazo passaria, necessariamente, pelas categorias de base. O Oswaldo trabalhou com a categoria de base lá nos Peppas? Eles revelaram bons jogadores este ano na Copinha, mas o Oswaldo deu chance para apenas um, na reserva ainda.

O que a Alemanha fez foi basicamente isso. Investir na formação de atletas. Eu sempre digo que somos um país riquíssimo, mas insistimos em exportar somente a matéria prima. Vendemos nossas riquezas sempre em fase inicial, bruta. Depois a recompramos, trabalhada, mas mais cara.

Eu seria totalmente favorável (e teria muita paciência) se eu visse isso acontecendo no Timão. Poderiam reformular o elenco inteiro, investindo na base, e mesclando alguns jogadores mais velhos (como a seleção alemã). Isso, a torcida está cansada de pedir.

Existe uma falácia de que a torcida corinthiana não é paciente. Acho isso uma grande bobagem. A torcida, na verdade, não é paciente com medalhões que ganham R$ 500 mil para não fazerem nada.

O Malcom, por exemplo, quantos gols fez nas oportunidades que teve? Quantos jogos decidiu? Errou passes, errou gols? Sim, certamente. Mas eu nunca vi, pelo menos não neste Fórum, alguém pedindo a cabeça dele. Pelo contrário. A maioria entende que, ao invés de crucificar o menino, ele precisa ganhar ainda mais espaço, pois tem potencial.

A torcida corinthiana já mudou a mentalidade. Agora, a pergunta que fica é: e os técnicos brasileiros, mudaram? E os cartolas, mudaram? Acho que todos sabem a resposta.

Bom, é isso.

Abraços Nação e #Vai Corinthians!