Influência do estádio Wembley e do Dallas Cowboy no projeto da Arena Corinthians

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Celso #56 @celso.1.primeiro em 19/06/2015 às 21:59

A Arena Corinthians tem um projeto único, não existe nada parecido no mundo. Quando alguém toca o olho na imagem já diferencia de qualquer outra arena, uma identidade forte.

Hoje ela indiscutivelmente é a melhor dentre as arenas de futebol do mundo, sei que tem corinthiano acha exagero, mas podem pegar qualquer arena de futebol e comparar com fotos que, no geral, verão que a nossa ganha, e até com certa facilidade.

Mas de onde veio a inspiração para a Arena Corinthians?

O Corinthians estabeleceu diretrizes pra obra, buscando a qualidade da arena como palco de um jogo, aliada a capacidade e qualidade adequada para sediar eventos extra campo. O Arquiteto Anibal Coutinho, especialista em shoppings, estudou muito sobre as arenas europeias e americanas e conseguiu um modelo que extraísse características das 2 'escolas' de arenas.

Na parte esportiva(a primeira 'escola'), a arena Wembley inspirou muito(certa vez o Edu disse que ele também foi a Europa com outros corinthianos, trouxeram dados e ideias, observaram bem as arenas e Wembley impressionou), ela tem excelência nas dependências dos atletas e imprensa.

Vejam este vestiário:

Reparem a semelhança de estilo com nossa arena:

Mas, claro, a nossa ganha disparado.

Vejam as áreas de circulação interna (inferiores às da Arena Corinthians)

Hall e suas áreas adjacentes:

Outros setores existem em wembley, louges e bares com luxo, u nível ótimo, contudo tudo inferior à nossa arena.

Na foto da vidraça acima reparem como parece com a nossa:

Vejam, eles tem uma belo auditório para cerca de 200 pessoas, muito bom, mas inferior ao nosso que cabe cerca de 500 pessoas.

Arquibancadas e telão do Wembley

Na parte comercial (a segunda 'escola'), o business show, a inspiração vem dos EUA, eles conseguem fazer isso como ninguém, arrecadam muito agindo de forma natural, parece que nasceram para isso.

Os EUA possuem muitas arenas top, mas uma se destaca muito, com nível muito acima de qualquer outro, me refiro ao AT&T Stadium, ou popular Dallas Cowboy Stadium.

Esta arena é colossal, muito grande, telas gigantes, cinturões de LED, varandas, acabamento luxuoso, grande área externa. É a mais cara do mundo, custou cerca de 3bi de reais. Ela possui muita atratividade extra campo, são vários os clubes vips, louges, bares, varandas etc. Que compra o clube vip mais cara recebem uma identificação para entrar qualquer lugar inferior ao top, utiliza de tudo (me refiro às dependências vip, e não ao assento).

Vejam sua área externa:

Vejam suas varandas:

Vejam seus vários telões, varandas e citurões led:


Vejam sua parte nobre, clubes vips, bares e louges:

Vejam o Hall de entrada deles:

Em cima com o vidro aberto, embaixo veja com o vidro fechado:

Será que somos lunáticos em comparar nossa arena a essa? Claro que não! Mesmo que em proporções menores, temos tudo isso, hall, clubes vips, varandas, área externa ampla, restaurantes tops(contando que os que estão sendo feitos ficarão como no projeto, e com uma certa certeza, já que, até aqui, a obra segue fielmente o projeto original).

E as outras arenas brasileiras onde ficam perto dessa nossa análise? SINCERAMENTE, ELAS SÃO TIPO SÉRIE B, OUTRA CATEGORIA, se comparado a nossa e a estas em análise. Sempre ressalto isso por conta da perseguição que sofremos e pelo abafa que a mídia da a nossa arena, não divulgam nada. Ou seja, não é que ligo para outras não, mas diante da perseguição toda faço questão de sempre alfinetar a rapa das arenas brasileiras.

Continuando na análise, verifiquem que nosso projeto segue esta linha do Dallas, muito luxo, vários clubs vips(serão feitos). É importante compreendermos que, assim como no Dalas, os vários clubes vips (espécie de ilhas com serviços exclusivos), nos interiores do setor oeste, se integram, sendo que estes clubes seguem uma graduação de qualidade e preço, quem pagou pelo mais caro acessa os inferiores. Vejam o porque de capricharem tanto no prédio oeste, aquilo ficará um super local, tudo integrado e planejado. Será um grande espaço para eventos e agrupando várias lojas, bares, louges, clubes vips e restaurantes, tour, que se integrarão no dia dia independente de jogos (nem tudo funcionará em dia de não jogos, ms quase tudo).

Vejam as fotos (reais e dos projetos) gerais da nossa arena e reparem o 'clima' do dallas:


div=''>

5.135 visualizações e 112 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Michael Ollyvercell #1.926 @michael.knight em 19/06/2015 às 22:51

Quando a Arena estava sendo construída, eu ví esta matéria que o próprio Anibal detalhou sobre as mesclas que ele iria fazer na Arena para exibir a velha escola europeia com a americana, e que nossa Arena seria um misto dos 2 porem com uma geometria totalmente diferente de estádio ou domo, o processo que passou para ser construído a Arena, nenhum estádio da copa aqui, chegou a ter tamanho cuidado e trabalho, pois era a Arena do Corinthians que estavam construindo e não de copa, Coutinho é um dos mais respeitados arquitetos brasileiros e reconhecido mundialmente por seus trabalhos que ele sempre inova, os antis podem falar que parece uma impressora, mas tal formato foi para usar a geografia do terreno a favor da torcida e do clube, os 2 vãos suportados por 4 encaixes de (treliça)em cada lado, com mais de 400 toneladas cada uma, mostra o peso monstuoso que tem e foram desenvolvidos em túnel de vento na Alemanha. Já vi várias fotos de vários estádios por dentro, mas a Arena Corinthians depois de concluída e com seu teto panoramico, certamente será uma das mais completas e suntuosas do mundo, ela é simples, mas ao mesmo tempo moderna e também luxuosa, digna de ser elevado ao Status de 5 estrelas por qualquer exigente, Celso virei um fã seu por mostrar sobre nossa Meca, continue assim.

Nonatto Moraes #10.006 @nonatto.moraes em 20/06/2015 às 14:20

Sem bairrismo, falou com propriedade, a Arena Corínthians realmente está muita além das outras no Brasil, é fato, público e notório.

Últimas respostas

Rodrigasso Lopes #1.582 @rodrigasso em 15/12/2015 às 14:39

A nossa é muito Melhor!

Publicidade

Daniel Batista Da Rocha Rocha #1.598 @danieldbr em 15/12/2015 às 09:41

Aqui no Brasil a nossa muito bem acima de todas ehm

Roberto Roja #336 @carlos.roberto.roja em 14/08/2015 às 10:26

Concordo com você Fernando, mas pra mim essa é a única falha da arena, esses setores norte e sul onde as pessoas ficam totalmente desprotegidas das intempéries do tempo, mas de resto é de uma qualidade e sofisticação ímpar.

fernando @fernandohanz em 10/07/2015 às 09:39

" "

Também respeito a sua opinião, mas ainda continuo achando que a nossa deveria ser melhor, o fato dessas outras também deixarem a desejar não significa que a nossa tenha que ser ruim. A nossa é bonita, moderna e tal, mas deixa a desejar ao não cobrir todos os assentos. Essa cobertura da sul e da norte são brincadeira de mal gosto pra mim... Qualquer chuvinha e todo mundo molha. Fico imaginando crianças e idosos nesses lugares... Eu raramente vou a arena pois moro foro de sp, mas quando for farei de tudo pra ficar na oeste ou leste...

A nossa deveria cobrir tudo, como a do Grêmio, do inter, do Atlético pr, creio que o mineirao e até o dos porcos...onde nem as organizadas se molham,...

Celso Jadiel #56 @celso.1.primeiro em 11/07/2015 às 17:53

Pois é, as vantagens são grandes.

Arthur #9459 @thurcolt em 11/07/2015 às 02:21

" "

Celso não esquece de citar que além dela ser linda e proteger a maior parte do público, aquele vão serve não só para deixar a arena mais fresca como o gramado também, nossa arena tem o melhor gramado do mundo e grama precisa de sol, chuva, enfim um tratamento natural para que seja forte naruralmente e linda mais verde, não foi só para ser diferente que fizeram essa cobertura... Ela simplesmente ajuda a arena toda, estou com você e respeito outras opiniões, mais não falem que nossa arena ficou para trás no sentido cobertura, olha tudo o que citei aqui... Poxa nação nossa arena é a perfeição de tudo

Arthur Lopes Silva #9.459 @thurcolt em 11/07/2015 às 02:21

Celso não esquece de citar que além dela ser linda e proteger a maior parte do público, aquele vão serve não só para deixar a arena mais fresca como o gramado também, nossa arena tem o melhor gramado do mundo e grama precisa de sol, chuva, enfim um tratamento natural para que seja forte naruralmente e linda mais verde, não foi só para ser diferente que fizeram essa cobertura... Ela simplesmente ajuda a arena toda, estou com você e respeito outras opiniões, mais não falem que nossa arena ficou para trás no sentido cobertura, olha tudo o que citei aqui... Poxa nação nossa arena é a perfeição de tudo

Celso #56 @celso.1.primeiro em 09/07/2015 às 10:00

" "

Respeito sua opinião, mas não acho que nossa arena fique inferior no aspecto cobertura.

Nossa cobertura é linda demais, toda forrada com 4 membranas, vidros degradê, um desenho único e diferenciado.

Veja o soccer city:

Essa cobertura dele só pega a metade da arquibancada.

Veja também a arena pernambuco, onde a cobertura só atinge cerca de 80% da arquibancada:

Sem falar das arenas da NFL super modernas, são quase todas descobertas.

Dos 30 jogos do Timão em casa deve chuver em, no máximo, 5 ou 6.

Fernando Rodrigues Dos Santos @fernandohanz em 10/07/2015 às 09:39

Também respeito a sua opinião, mas ainda continuo achando que a nossa deveria ser melhor, o fato dessas outras também deixarem a desejar não significa que a nossa tenha que ser ruim. A nossa é bonita, moderna e tal, mas deixa a desejar ao não cobrir todos os assentos. Essa cobertura da sul e da norte são brincadeira de mal gosto pra mim... Qualquer chuvinha e todo mundo molha. Fico imaginando crianças e idosos nesses lugares... Eu raramente vou a arena pois moro foro de sp, mas quando for farei de tudo pra ficar na oeste ou leste...

A nossa deveria cobrir tudo, como a do Grêmio, do inter, do Atlético pr, creio que o mineirao e até o dos porcos...onde nem as organizadas se molham,...

Celso #56 @celso.1.primeiro em 09/07/2015 às 10:00

" "

Respeito sua opinião, mas não acho que nossa arena fique inferior no aspecto cobertura.

Nossa cobertura é linda demais, toda forrada com 4 membranas, vidros degradê, um desenho único e diferenciado.

Veja o soccer city:

Essa cobertura dele só pega a metade da arquibancada.

Veja também a arena pernambuco, onde a cobertura só atinge cerca de 80% da arquibancada:

Sem falar das arenas da NFL super modernas, são quase todas descobertas.

Dos 30 jogos do Timão em casa deve chuver em, no máximo, 5 ou 6.

Celso Jadiel #56 @celso.1.primeiro em 09/07/2015 às 10:00

Respeito sua opinião, mas não acho que nossa arena fique inferior no aspecto cobertura.

Nossa cobertura é linda demais, toda forrada com 4 membranas, vidros degradê, um desenho único e diferenciado.

Veja o soccer city:

Essa cobertura dele só pega a metade da arquibancada.

Veja também a arena pernambuco, onde a cobertura só atinge cerca de 80% da arquibancada:

Sem falar das arenas da NFL super modernas, são quase todas descobertas.

Dos 30 jogos do Timão em casa deve chuver em, no máximo, 5 ou 6.

fernando @fernandohanz em 09/07/2015 às 09:29

" "

No quesito cobertura nossa arena é inferior sim a todas as novas arenas, gastaram um dinheirão nela e esqueceram de cobrir tudo, o Atlético pr gastou bem menos e cobre até o campo.. Vão falar que é feia, mas é funcional.

Na nossa deveriam no mínimo ter colocado os vidros também na cobertura sul e norte...

Fernando Rodrigues Dos Santos @fernandohanz em 09/07/2015 às 09:29

No quesito cobertura nossa arena é inferior sim a todas as novas arenas, gastaram um dinheirão nela e esqueceram de cobrir tudo, o Atlético pr gastou bem menos e cobre até o campo.. Vão falar que é feia, mas é funcional.

Na nossa deveriam no mínimo ter colocado os vidros também na cobertura sul e norte...

Celso #56 @celso.1.primeiro em 08/07/2015 às 15:58

" "

Opção do arquiteto.

Bem como pelo fato do vão aberto poder receber uma possível ampliação futura com certa facilidade. As fundações já estão prontas.

Sem falar no ganho que a ventilação e a insolação trouxe para o gramado que se adaptou bem.

Mas isto não faz da nossa arena inferior, muitas arenas do mundo não tem cobertura (a maioria das americanas, camp nou, bernabeu, socer city, que tem apenas cobertura parcial etc.) ou são apenas parcialmente cobertas.

Celso Jadiel #56 @celso.1.primeiro em 08/07/2015 às 15:58

Opção do arquiteto.

Bem como pelo fato do vão aberto poder receber uma possível ampliação futura com certa facilidade. As fundações já estão prontas.

Sem falar no ganho que a ventilação e a insolação trouxe para o gramado que se adaptou bem.

Mas isto não faz da nossa arena inferior, muitas arenas do mundo não tem cobertura (a maioria das americanas, camp nou, bernabeu, socer city, que tem apenas cobertura parcial etc.) ou são apenas parcialmente cobertas.

fernando @fernandohanz em 08/07/2015 às 15:50

" "

Mas porque não fizeram uma cobertura pra 100% dos asssentos?

Fernando Rodrigues Dos Santos @fernandohanz em 08/07/2015 às 15:50

Mas porque não fizeram uma cobertura pra 100% dos asssentos?