Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Arena Corinthians, tipos de espaços: Áreas de Convivência/circulação, Assentos e Varandas/terraços

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Celso

Ranking: 127º

Celso 12.808 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/06/2015 às 16:40
Por Celso Jadiel (@celso.1.primeiro)

A Arena Corinthians foi concebida para ter 3 tipos de espaços:

-Cadeira na arquibancada;

- Áreas de convivência/circulação;

- Varandas/terraços;

O projeto foi feito para quebrar, em determinado momento, o clima de estádio. Isso significa que toda vez que o torcedor sai da arquibancada propriamente dita, da sua cadeira, ele entrará em um outro mundo. Na cadeira ele tem o ambiente de estádio, se posicionando na borda do caldeirão, com uma ótima visão do belíssimo gramado, já que a arquibancada próxima do campo conta com uma inclinação boa (média, nem baixa, nem alta demais, o que dificulta a movimentação e, em alguns casos, requer guarda corpos). Na concepção da arena, quando na cadeira, o torcedor tem um belo palco, pois terá tudo que precisa para curtir o Timão e empurrar o time:

-Modernidade (Iluminação mais potente do planeta, 5.000 lux, cinturões de LED e os maiores telões dentre as arenas de futebol do planeta);

-Gramado impecável, o melhor disparado da América do Sul (grama de inverno com raízes climatizadas), lindo por si só e que da agilidade e qualidade ao toque de bola;

-Acabamento de primeira linha, tendo em vista as muretas baixinhas com comunicação visual, teto forrado, enfim tudo lindo e organizado (quem nunca babou vendo os estádios da inglaterra todos organizados e bem acabados?). Concretão à vista? Isso é coisa de outra arena de SP;

-Proximidade do campo, graças a nossa mureta da arquibancada baixinha (e não os paredões que se vê por aí em outras arenas), sendo que a primeira cadeira fica a 9 metros de campo;

-Atendimento prático básico de lanches e bebidas nas cadeiras (pipoca, pastel, água, refri, etc);

- Sentimento de importância na luta do time, já que a acústica do estádio é enorme (o forro do teto é formado por várias camadas feitas para potencializar o som, a onda sonora bate nele e volta para o campo), o que traz um recompensa para quem grita e empurra. Na Libertadores, quando a torcida empurrou mais, a sensação, para quem assistia pela TV, era de muito mais barulho do que existe em la bobonera, por exemplo. Quem tá no estádio então... Nem se fala...Ou seja, o projeto, na prática, funcionou, sendo que até mesmo um treinador sulamericano (neutro, sem o bairrismo anti) destacou que nunca tinha visto tanta pressão num estádio.

Saindo da cadeira o torcedor terá mais 2 opções de espaços, as varandas/terraços e as áreas de convivência ou circulação.

Nas áreas de convivência o torcedor é tratado como um cliente importante, tudo bem organizado, banheiros modernos, 90% da áreas climatizadas, boas opções de lanches (bob’s, vivenda do camarão, Domino’s, Dica do Chef e Binardi já se instalarão e outras redes se instalarão. Sem falar nos 4 mega restaurantes/sport bar que a arena terá, tudo forrado, requintado, piso de mármore pigue importado exuberante e super limpo(brilha que nem espelho), enfim, qualidade de shopping center. E estes espaços ainda ganharão mobília e os vídeo wall (várias telas de TV formando telões).

Por último, abordo as varandas/terraços, estes espaços são legais e caracterizam o estilo diferenciado da arena. Assim como o estádio Dallas Cowboy dos EUA, nossa arena tem várias varandas/terraços (o dallas tem 10 varadas, o nosso 12), o que dá um tom de liberdade, folga.

O Dallas tem cerca de 6.400 metros quadrados de varanda/terraços, sendo que as bordas (aquele espaço na beirada, onde o torcedor, de pé, pode acompanhar o jogo) medem cerca de 340 metros, possibilitando que 680 pessoas acompanhem o jogo de pé.

A Arena Corinthians tem cerca de 600 metros quadrados de varanda/terraços, contudo, embora menor a área total em relação ao Dallas, tem quase a mesma metragem de borda, 300 metros, cabendo, assim, 600 pessoas com visão total para o campo. Se considerarmos os acesos das arquibancadas norte sul (a área embaixo dos telões, entre o suporte e a primeira fileira de cadeiras) como terraços, o cálculo muda para cerca de 1400 metros quadrados de varanda e uma borda com capacidade para 1000 pessoas no total.

Estes espaços são legais, e se bem equipados com mobília (mesas e cadeiras), tornam-se ótimos lugares para estar, principalmente, antes do jogo. Essa é uma característica da nossa arena, um lugar clim, arejado, amplo, com várias opções para convivência entre os torcedores. Em quantidade de varanda, só mesmo o Dallas para servir de parâmetro para nossa arena, na maioria das arenas do mundo não existe nenhuma varanda, ou seja, mais um prova da influência da arena americana, a mais top, no nosso projeto.

Pensando no lado comercial, todas estas varandas/terraços são ótimas para dar mais opção de consumo e interação ao torcedor, todas estes detalhes, toda esta leva de opções, faz do espaço um local melhor para se explorar econômicamente.

Vejam como podem ficar as varandas com a mobília (especialmente as banquetas), assim como acontece no Dallas:

O arquiteto planejou está arena pensado em fazer dela um empreendimento que vai muito além de um simples palco de jogo de futebol. Em breve farei um tópico abordando como podem ser usadas as referidas varandas/terraços.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico