Fórum do Corinthians

Citadini quer voto dos FIÉIS TORCEDORES como solução para a corrupção no Corinthians

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de JORGE

Ranking: 5.861º

Jorge 308 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 25/06/2015 às 10:23
Por JORGE LUIZ DE SOUZA (@jorginho.corinthians)

Uma Nação de 40 milhões de torcedores e 4 mil eleitores.

Na reforma dos Estatutos do Corinthians, prometida para os próximos meses, um problema agudo do clube deve ser enfrentado. Embora possua milhões de fanáticos torcedores, espalhados por todo Brasil e que garantem uma grande audiência na TV, os destinos do clube no período das eleições fica nas mãos de poucos milhares de sócios eleitores. Nas últimas eleições -mesmo com todo esforço de mobilização- menos de 4 mil pessoas escolheram os dirigentes desta nação.

Trata-se de situação deplorável que precisa ser mudada. Exemplos não faltam em vários países, e até no Brasil.

O colégio eleitoral do Corinthians deve ser radicalmente alterado de forma a termos uma eleição que -verdadeiramente- represente os corinthianos.

No último pleito propusemos, em várias oportunidades, que fosse criado um sistema de integração entre os associados do clube e os membros do programa de Fiel Torcedor.

Inegavelmente o sistema do FT é um passo positivo para o Timão. E seus resultados mostram que foi um bom caminho.

Neste momento, parece adequado que os membros deste programa tenham direito de votar nas eleições para Diretoria e Conselho do Corinthians. Com isso, um importante contingente de corinthianos passariam a viver os problemas e soluções para as questões alvinegras.

Sei que há resistência por parte de sócios do clube. Dizem que com uma mudança desta o futebol tomaria toda a importância no Corinthians.

Mas afinal, o que é o Corinthians? É primeiro futebol, segundo futebol, terceiro futebol, quarto…

Ainda que seja relevante o clube social com seus departamentos (peteca, bocha, tamboréu, tênis, canindé etc) não podemos priorizá-lo em detrimento do futebol. No presente quadro, os interesses desses Departamentos é -na maioria das vezes- superior ao do torcedor do clube. Tanto é verdade que as diretorias investem até em exageros para manter os redutos eleitorais. É exemplo disso a distribuição de carterinhas de “assessores” dos muitos departamentos (segundo a própria diretoria por volta de 400) que cria uma casta com privilégios que vão de estacionamentos até cota de ingressos dos jogos.

Por outro lado, muitos dos sócios reclamam que os membros do Fiel Torcedor entrariam sem “comprar” o título. Não é bem assim. Primeiro porque os membros do FT pagam anuidades e segundo porque parte dos sócios do clube receberam o título por herança ou compraram em campanhas por preços reduzidíssimos.

Os membros do Fiel Torcedor seriam admitidos para votar e não para fazer parte do clube social. Seriam verdadeiros sócios do Futebol. E para votar teriam que ter o mesmo tempo de contribuição que têm os sócios patrimoniais. E estes poderiam migrar, também, para o sistema FT.

A hora dessa mudança é agora. O clube precisa de um colégio eleitoral que mobilize os corinthianos e não fique restrito aos Departamentos do clube social.

Uma mudança como essa seria uma revolução no futebol e -também- nos esportes olímpicos (natação, basquete, vôlei etc) que vivem esquecidos.

Uma alteração estatutária assim daria uma nova posição de destaque ao nosso Corinthians no mundo do futebol e dos esportes olímpicos.

Fonte: http://blogdocitadini.com.br/?p=5774

Curta a página do Movimento Fiel Torcedor com direito a voto no Facebook.

796 visualizações e 76 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Edgard Alan Souza

Ranking: 1.229º

Edgard 1972 posts

@edgard.alan em 25/06/2015 às 10:30

Associado Fiel Torcedor com 3 ou 5 anos de contribuição ininterrupta, deveria ter direito a voto

Foto do perfil de Paulo Silva

Ranking: 4.424º

Paulo 479 posts

@pc.silva em 25/06/2015 às 13:13

Não sabia da alteração do estatuto. É bom nos organizar para, quem sabe, fazer valer a vontade da maioria.

Reforço a sugestão que já vi por aqui que é: jogador da base tem que ser 80% a 100% Corinthians. Os que não se enquadram nestes números, deverão ser dispensados.

Últimas respostas

Foto do perfil de Manoel Messias Vieira Ramos

Ranking: 239º

Manoel 7010 posts

@cassanti em 25/06/2015 às 23:43

Todos querem o nosso voto, até aí tudo bem, mas não vejo ninguém falar em se responsabilizar com os próprios bens, no caso de vir a causar danos às finanças do Clube por ato de improbidade!

Publicidade

Foto do perfil de Paulo Paulo Paulo

Ranking: 71º

Paulo 13845 posts

@paulo.52 em 25/06/2015 às 23:13

1) O pleito pelo direito de voto ao fiel-torcedor não deve ser usado como bandeira de situação ou oposição. É uma necessidade imperiosa a fim de dar representatividade ao dirigente eleito para gerir o time de futebol, exclusivamente;

2) Nesse sentido, duas devem ser as diretorias, uma para o futebol e outra para o Clube Social, com voto separado, pois os associados deste último não devem ficar sujeitos à direção do futebol, nem devem votar para elegê-la, e os candidatos a dirigentes do futebol não terão, também, que ser hauridos do Clube, necessariamente, sendo o voto restrito ao sócio-torcedor;

3) A fim de tranquilizar os sócios do Clube Social, deve haver um canal de financiamento do Clube, pelo futebol, através de um compromisso permanente, pois aquele primeiro não é autossuficiente, em suas finanças, e, ainda que, idealmente, deva perseguir essa autossuficiência financeira, e andar com suas próprias pernas, a direção de futebol não deve relegar o Clube e os sócios, pela acervo histórico que carregam e sentido de identificação da Instituição Corinthians;

4) Com o tempo, o direito de voto para eleger a direção do futebol deve ser estendido a todo corinthiano cadastrado, independentemente de fazer parte, ou não, do Programa Sócio-Torcedor (esse é um princípio de universalização do voto que deve ser perseguido em qualquer processo democrático, como ideal).

Foto do perfil de Cesar Magalhães

Ranking: 28º

Cesar 25639 posts

@caesar1977 em 25/06/2015 às 22:07

Que corrupção. A dele com Dualib?

Parem de bobagem. Nós estamos bem e não há nada de corrupção.

A um erro de gestão de Gobbi, não compactuada por Roberto Andrés Duílio etc.

Mas ele era presidente e fez a sua gestão. Acertou em umas e errou em outras.

O resto é papo furado porque deixamos de ser campeões 2014 e este ano.

Aqui é assim enquanto estiver ganhando pode roubar a vontade?

Citadini é bom dirigente, mas fala muita bobagem.

Não faria nada melhor que Roberto vem tentando reduzir a folha que deveria ter sido feita em 2013.

Foto do perfil de Antonio Godoi Junior

Ranking: 49º

Antonio 17663 posts

@junior.junior5 em 25/06/2015 às 19:40

Isso seria ótimo...

Foto do perfil de Alcides Araújo

Ranking: 1.239º

Alcides 1958 posts

@cidao22 em 25/06/2015 às 18:09

Vamos nos mobilizar para podermos indicar o presidente e acho que quem leva o Corinthians nas costas são os torcedores e não os associados, pois muitos deles nem corinthianos são, apenas usufruem do clube social, pouco estão se 'lixando' para o futebol.

Foto do perfil de Anafetair J Alencar

Ranking: 3.609º

Anafetair 624 posts

@fetth em 25/06/2015 às 17:48

Que o Citadini vá pros quintos dos infernos. Ele perdeu as eleições e agora fica enchendo o saco. O cara é -diz ser- corinthiano e fica como o capeta só cutucando e provocando. Se não pode ajudar, dê o fora! É a minha opinião.

Foto do perfil de Flávio Araújo De Souza

Ranking: 6.385º

Flávio 268 posts

@flavio.araujo.de.sou em 25/06/2015 às 17:46

Não importa votar se não tiver transparência e diz que vaiter mas logo depois mudam de opinião.quando eles ver que dar p pegar muito dinheiro kkkkk

Foto do perfil de Roberto Ourique De Carvalho

Ranking: 1.618º

Roberto 1574 posts

@ourique em 25/06/2015 às 17:35

Certíssimo.

Foto do perfil de Toninho Cata

Ranking: 418º

Toninho 4835 posts

@toninho.cata em 25/06/2015 às 17:33

Nós, brasileiros, temos direito a voto (obrigado mas temos) e olhem o que estamos presenciando.

Quando uma pessoa eleita é irresponsável, não tem jeito.

Vocês acham que se o torcedor puder votar e eles elegerem um irresponsável, a torcida irá tirá-lo do cargo tão facilmente?

Foto do perfil de Marcelo Fernando Magalhaes

Ranking: 204º

Marcelo 7737 posts

@magalhaes44 em 25/06/2015 às 17:21

Engraçado, quando ele foi vice presidente nunca cogitou isso. Passou vários anos soba ditadura do Dualib. Agora vem com esse discurso?

Pode ainda não ser o ideal, mas hoje só por não ter mais reeleição e os sócios podendo votar tornou o Corinthians muito mais democrático de todos os seus 105 anos.

Ainda não tenho opnião formada sobre os sócios do FT votarem. Acho perigoso. Torcida é muito passional. Não conseguem analisar as coisas friamente, são muito envoltos pela mídia, que não nos quer bem e trazem muita informação metirosa.

Pode os por trabablhos ótimo em fases ruins do time perto da eleição e vice-versa.

Levam tudo muito pelo que acontece naquele instante dentro das 4 linhas, e isso não é sempre o que reflete a administração do clube.

Acho muito mais correto, justo e seguro, se os FTs tivessem ferramentas eletrônicas periódicas para ter respostas a certos questionamentos improtnwts para o futuro do clube e acompanhamento de mediadores. Uma ideia.

Hoje Andrés e seu grupo estaria fora. Porque o time está mal e o clube financeiramente. Será que é certo? Será que o Citadini é o melhor? Ele tbem tem vários contras se formos citar.

Acredito nesta ferramenta via FT que é um programa oficial do Clube. A RPTimão não andou.

Por exemplo meu 1º questionamento seria abrir as contas do FT. Quanto a Omin ganha (até porque ela tem muitas despesas de pessoal) porque nosso faturamento no balanço é tão baixo? Qual a expectativa pra 2015 com esse aumento significativo de sócios? Qual o real (com dependentes a adimplentes) número desocios? E uma resposta obrigatória do clube.

Com isso torna-se mais democrático e transparente. E um moderador do clube e sócio do FT que va por qdte de jogos e obviament aceite o desafio e trabalho.

Perguntas feitas dentro de um fórum.

x