Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Corinthians - Era Andrés Sanchez

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de André

Ranking: 3.500º

André 853 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/07/2015 às 13:41
Por André Caliman (@andre.caliman)

Vou criar este tópico para analisarmos a gestão do Corinthians a partir de 2007, quando a chapa do Andrés assumiu a direção do Corinthians para tentarmos entender como se chegou na situação atual, para onde está indo tanto dinheiro e quais os principais erros e acertos. Por favor, complementem com mais informações.

2007: Dualib renuncia em Setembro. Andrés assume. O time estava em 13º lugar com 33 pontos, na 25º rodada. Foi rebaixado, ficando com 44 pontos em 38 rodadas. O time era fraquíssimo, mas, o Andrés não fez nada para tentar escapar do rebaixamento. Dizem as más línguas que ele defendeu a seguinte postura em reunião dos conselheiros:

&Ldquo;Se a gente mexer e o time cair, vamos levar a culpa. Se não mexer, e isso acontecer, a culpa vai ser do “velho” (Dualib)”, disse Andrés.

&Ldquo;Depois, se o time subir, os heróis vai (sic) ser a gente”, complementou.

Acertos: Vender William por valor recorde.

Erros: Montagem do time, troca de técnico constante e não fazer mudanças para evitar queda

FATURAMENTO: 135 milhões de Reais

DÍVIDA: 101,6 Milhões de Reais.

2008: Assume Mano Menezes, o time começa do zero. É feita uma faxina geral no elenco. Só restando o goleiro Felipe entre os titulares.

Felipe, aliás, começou criando problemas com Andrés, pois, mesmo com o rebaixamento, exigiu um aumento significativo para ficar.

Mano Menezes trás um monte de jogadores relativamente desconhecidos, nenhuma estrela e vai ajustando o time da defesa para o ataque. Termina o Paulista em 5º, com a melhor defesa, é vice campeão da Copa do Brasil e ganha a série B.

Paulo Rosenberg assume o marketing e faz uma revolução no futebol brasileiro. São abertas lojas, diversos produtos são lançados, fiel torcedor bomba.

Acertos: Montou uma defesa sólida, revelou o Dentinho, houve progresso durante o ano todo, devolveu a auto-estima dos Corinthianos, voltou para primeira divisão. Marketing revolucionou o futebol brasileiro. Sócio torcedor, lojas poderoso Timão.

Erros: Algumas apostas nunca vingaram. Acosta (que deveria ser a estrela), Perdigão (sic), Eduardo RAmos, Diogo Rincón. Perder a final da Copa do Brasil e a vaga para Libertadores.

Faturamento: 117,50 milhões.

Dívida: 128.607 milhões

2009:

Mano Menezes continua a frente do time. O entrosamento cresce. Ronaldo chega e o Corinthians entra num dos melhores momentos da sua história.

O marketing consegue aproveitar bem o fator Ronaldo e torna o Corinthians o time com maior faturamento do Brasil.

Em campo, o time está entrosado. Ronaldo cai como uma luva. A zaga entrosada, o meio de campo quase perfeito, com Cristian, Elias e Douglas. Jorge Henrique faz papel tático fundamental, Dentinho ganha espaço e Ronaldo brilha.

Ganhamos o campeonato paulista de forma invicta, com direito a gols e jogos memoráveis, como Corinthians e SPFC (gols do Christian com comemoração histórica e gol do Ronaldo, na arrancada em cima do zagueiro Rodrigo após ser chamado de ex jogador pelo diretor do SPFC), e Corinthians e Santos. (Gol de cobertura, antológico).

Na Copa do Brasil, fomos campeões, com Ronaldo brilhando na final contra o Inter e garantindo a vaga para a Libertadores no centenário.

No segundo semestre, entra em cena o Sr Mario Gobbi, escolhido diretor de futebol, por motivos somente políticos. Após algum tempo, ele dá entrevista dizendo que não entende nada de futebol. No segundo semestre, vende de uma vez só Cristian, Douglas e André Santos. O time cai de rendimento no segundo semestre e acaba em 10º no Campeonato Brasileiro.

Pontos positivos: Ronaldo, marketing, entrosamento, Mano Menezes, Rosenberg. Faturamento se torna o maior do país. Divida caí.

Pontos negativos: Venda da espinha dorsal do time por valores ridículos. Mário Gobbi diretor de futebol.

Faturamento: 181 milhões de reais

Divída: 99,8 milhões de Reais

2010:

Ano do centenário, disputada da Libertadores, Ronaldo e Roberto Carlos no time, nunca houve tanta expectativa. Mano Menezes é mantido e aposta em medalhões para disputar a Libertadores. Tcheco, Danilo e Iarley são contratados. Ralf e Jucilei entram bem no time. Leandro Cástan e Paulinho são 'achados' por Mano Menezes, e fazem parte do elenco, mesmo sem muito espaço. Tcheco e Iarley não se encaixam.

Campeonato Paulista é deixado de lado e time não se classifica para semifinais.

Na Libertadores, time é o melhor classificado da primeira fase. Encontra o Flamengo nas oitavas e é eliminado. No primeiro jogo no Rio de Janeiro, sob chuva muito forte, o Flamengo jogou com um a menos a maior parte do tempo. Mano Menezes quis segurar o empate, e acabou perdendo, com gol de pênalti de Adriano.

No segundo jogo, o time jogou muito bem, venceu por 2 x 1, mas foi eliminado. Mesmo com a derrota, Pacaembu aplaude o time no final do jogo.

Campeonato Brasileiro começa com o time voando. Parte da torcida pede pela saída de Mano Menezes, que é mantido até julho quando vai para a seleção e entrega o time em primeiro lugar para Adilson Batista. Adilson assume e faz péssima campanha e é demitido após 17 jogos, entregando o time em terceiro lugar, 5 pontos atrás do líder. Tite assume, Cruzeiro e Fluminense passam a perder pontos fáceis, o time do Corinthians engata uma boa invencibilidade, mesclando empates fora de casa e vitórias em casa e assume a liderança na rodada 35. Os três últimos jogos foram contra Vitória (que terminou rebaixado) fora de casa, Vasco (12º Colocado) em casa e Goiás (que terminou rebaixado). O time não consegue se impor nos jogos fora de casa e empata os dois jogos. Contra o Vasco, vence por 2 x0, acabando em terceiro lugar no brasileiro classificando-se assim para a pré-libertadores.

Pontos positivos: Jucilei, Ralf e Bruno César tem bom ano. Paulinho e Cástan são contratados. Faturamento continua crescendo.

Pontos negativos: Saída do Mano, contratação de Adilson, Tcheco e Iarley. Time muito conservador sob comando de Tite, não se impõe em jogos fora de casa. Dívida cresce.

Faturamento: 212,6 milhões de reais

Dívida: 122 milhões de reais.

2011:

O ano começa com Tite no comando. Ronaldo e Roberto Carlos ainda estão no time.

Ronaldo muito fora de forma e desmotivado.

Logo em Janeiro, o primeiro jogo com o tolima e 0x0 no Pacaembu, dia 02 de Fevereiro, derrota por 2 x 0 para o Tolima e todo planejamento é refeito.

Ronaldo encerra a carreira. Roberto Carlos pede para sair. Andrés Sanchez mantém Tite, mesmo com imprensa e torcida exigindo a saída. Liedson é contratado, Jucilei é vendido e Paulinho entra no time.

No campeonato Paulista, chegamos até a final e perdemos por 2x1 o segundo jogo contra o Santos.

No Brasileiro, após um início arrasador nas 10 primeiras rodadas, time enfrenta uma fase de altos e baixos e chega a ficar em 4º lugar na rodada 25. Após isto, consegue se recuperar e é campeão brasileiro.

Pontos Positivos: Faturamento, Conquista do Campeonato Brasileiro, Paulinho no time titular. Bruno César e Dentinho são vendidos, mas há titulares a altura. William entra bem no time, Fabio Santos assume vaga de Roberto Carlos. Emerson Sheik e Alex são contratados.

Pontos Negativos: Ronaldo gordo, eliminação para o Tolima, altos e baixos no brasileiro. Marquinhos é integrado ao time e não ganha oportunidades. Time toma poucos gols, mas faz poucos também. Time não se impões em jogos fora de casa.

Faturamento: 290,4 milhões de reais

Dívida: 178 milhões de reais

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Paulo Sergio Gomes

Ranking: 274º

Paulo 8.004 posts

@paulogol em 28/07/2015 às 15:38

É aquela história 'Tenho sofrido, mas tenho bebido', Vai Corinthians!

Foto do perfil de Marcello Figueiredo

Ranking: 8º

Marcello 54.026 posts

@timao.sc em 28/07/2015 às 15:36

SCCP hoje funciona como um The sins nas mãos dessa máfia...

Foto do perfil de Valdecir Dos Santos Silva

Ranking: 363º

Valdecir 6.548 posts

@valdecir.dos.santos. em 28/07/2015 às 15:31

O erro é esses caras que não entendem de futebol administrar um clube do tamanho do Corinthians.

Publicidade

Foto do perfil de Edmilson E. Gomes

Ranking: 397º

Edmilson 6.306 posts

@torcedoracional em 28/07/2015 às 15:12

Alguns erros : achar que aquilo que deu certo com o Ronaldo daria certo com o Adriano e depois com o Pato(pra mim neste caso foi onde o erro se agravou devido o valor surreal para o futebol brasileiro ), oCorinthians está muito à mercê dos empresários, '' jogadores saem de graça!

Foto do perfil de Anderson Oliveira

Anderson 85 posts

@anderson.oliveira78 em 28/07/2015 às 15:11

Agora temos um divida de R$350 milhões, como explicar um time deste tamanho devendo tanto

Foto do perfil de Nei    Lima

Ranking: 2.439º

Nei 1.298 posts

@edineinetoudinei em 28/07/2015 às 15:03

Eita eu lhe tudo lendo e pasasndo um filme na minha cabeçaaaaaaaaaa

Foto do perfil de Zuin João

Ranking: 249º

Zuin 8.666 posts

@joao.paulo.zuin em 28/07/2015 às 15:02

Atualmente a dívida é de quanto? (Fora 1 bi da Arena)