Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Para quem criticava o Mano... Leiam!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Amon

Ranking: 2.863º

Amon 1.097 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 07/08/2015 às 13:39
Por Amon Kanawate (@amon182)

Legado de Mano ao Corinthians tem 6 titulares de Tite e R$ 13 mi em vendas!

Mano Menezes deixou o Corinthians há oito meses com uma convicção sobre o time que havia terminado bem o Campeonato Brasileiro.

Uma nova base tinha sido montada, com ruptura a nomes importantes. Essa base, segundo acreditavam Mano e seus superiores, permitiria a ascensão no ano seguinte. A realidade confirmou a convicção.

De volta, Tite soube aproveitar a base, impôs ideias e, mesmo com problemas financeiros, mantém o Corinthians entre os primeiros. O legado do antecessor, além de seis titulares atuais, é de duas vendas no total de R$ 13 milhões: Petros, ao Betis-ESP, e Lodeiro, ao Boca Juniors-ARG. Já dos contratados de 2015, o único titular é Vagner Love, mas não convence.

Esse roteiro é semelhante ao da conquista do Mundial de Clubes em 2012. Naquele ano, seis titulares que Tite herdou de Mano Menezes bateram o Chelsea-ING no Japão - Alessandro, Chicão, Paulo André, Ralf, Paulinho e Jorge Henrique. Dessa vez, a participação de Mano foi além:

POR Elias, MANO TRAVOU QUEDA DE BRAÇO INTERNA

Principal contratação de 2014, Elias era um pedido expresso de Mano Menezes ao presidente Mário Gobbi. Mas, internamente, não era um nome unânime.

O gerente de futebol Edu Gaspar, por exemplo, defendia que Guilherme Torres (hoje na Udinese-ITA) era o nome ideal para a função. O ex-presidente Andrés Sanchez também se posicionou de forma contrária. Mano, porém, insistiu pela aquisição de seu homem de confiança sob o argumento de que seria um jogador decisivo, capaz de mudar o nível do time.

Em 2015: 26 jogos e 6 gols

TREINADOR QUIS Malcom EM VEZ DE WELLINGTON NEM

Malcom já treinava nos profissionais havia alguns meses quando Romarinho foi vendido para o Catar e se evidenciou a necessidade de um atacante. Andrés Sanchez fez força para que Oscar Romero fosse contratado. Outras correntes pediam Wellington Nem, oferecido pelo Shakhtar. O então treinador tomou posição enfática: 'se contratarmos o Wellington, o Malcom não vai jogar nunca'. Logo depois, o jovem de 17 anos foi promovido aos titulares e só saiu quando Emerson Sheik voltou do Botafogo, já neste ano.

Em 2015: 23 jogos e 4 gols

Jadson CHEGOU EM EMERGÊNCIA PARA MUDAR TIME E AMBIENTE

Mano Menezes já pensava em Jadson desde o início do ano passado, mas decidiu definitivamente ir atrás dele na mesma noite em que o Santos goleou o Corinthians por 5 a 1. O treinador dormiu no CT Joaquim Grava e, na manhã seguinte, acionou o observador Mauro da Silva para fazer contatos e despachar Alexandre Pato ao São Paulo. A relação entre ambos começou excelente, com Jadson em um início impressionante, mas terminou fria na medida em que o meia caiu de rendimento e virou a última opção. A transformação do camisa 10 neste ano é atribuída por ele próprio a Tite.

Em 2015: 37 jogos e 9 gols

Bruno Henrique FOI OBSERVADO POR AUXILIARES

O nome de Bruno era estudado havia bastante tempo pelo Corinthians. Não só por Fabio Carille, auxiliar fixo, mas também por Mano e seu braço direito, Sidnei Lobo. A história é contada por Sérgio Malucelli, proprietário do Londrina-PR, clube em que Bruno Henrique se projetou. 'O Sidnei já tinha o Bruno na lista de reforços e eu falei para eles que o jogador era muito bom', explica Malucelli.

Em 2015: 29 jogos e 1 gol

Fagner E Uendel CRESCERAM POUCO A POUCO

O Corinthians buscava um lateral direito para substituir Alessandro. Por meio de Carlos Leite, empresário em comum, Fagner foi oferecido e agradou o treinador, sobretudo porque viria sem custos. A impressão de Mano era de que ele e Uendel poderiam evoluir no clube, especialmente no posicionamento defensivo. As afirmações de ambos como jogadores confiáveis e relevantes para equipe é mérito do antecessor e também de Tite.

Fagner em 2015: 33 jogos e 2 gols
Uendel em 2015: 24 jogos e 1 gol

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Korujinha 1000°

Ranking: 71º

Korujinha 16.953 posts

@elaine.vitor1 em 07/08/2015 às 14:37

é...só que Jadson e renato Augusto não jogava nada com o mano...ele limitava muito os caras

Foto do perfil de Victor Silva

Ranking: 424º

Victor 6.095 posts

@victor.silva28 em 07/08/2015 às 14:34

Sempre fui Mano do Mano!

Foto do perfil de Lucas Melo De Moura

Ranking: 6.099º

Lucas 396 posts

@lucaslcs9 em 07/08/2015 às 14:34

Minha opinião mano deveria ser diretor e Tite técnico, porque o mano e bom pra contratar mais pra treinar e uma lastima

Foto do perfil de Joao Vital

Ranking: 298º

Joao 7.643 posts

@joaovitalfn em 07/08/2015 às 14:33

Sempre fui contra a saída do Mano. Mas a torcida é impaciente e não sabe esperar. Mano sempre deu chances pra base, ele insistiu no Lulinha até não poder mais. Ele sempre tentou buscar reforços baratos que pudessem resolver... Mano gosta desse perfil de jogador. Que vem de times pequenos e cresce com o clube. Tite pelo contrário, gosta de jogadores badalados, que tenham nome. E isso por vezes complica as coisas.

Publicidade

Foto do perfil de Felipe De Moraes

Ranking: 95º

Felipe 14.884 posts

@felipemoraes em 07/08/2015 às 14:28

Quem realmente reconstruiu o time foi o Mano em 2014.

Não teve nenhum legado do trabalho anterior, clima ruim e cheio de jogadores donos de vestiário, tirou as laranjas podres que queriam derruba-lo porque a mamata havia acabado, tomou pancada a temporada inteira, montou o time do zero e ainda terminou no G4.

Em agradecimento ganhou um pé na bunda.

Foto do perfil de Jogador Caro

Ranking: 239º

Jogador 8.842 posts

@luzao em 07/08/2015 às 14:26

Eu sou um dos que critica o Mano e prefere o Tite, mais tenho que admitir... Olho pra montar um ELENCO FORTE, igual o Mano Menezes não tem!

Foto do perfil de Paulo Sergio Gomes

Ranking: 276º

Paulo 8.004 posts

@paulogol em 07/08/2015 às 14:25

A única diferença do Tite para o Mano é que o Mano não afagava a imprensa, era sempre na cara se o repórter folgasse.

Na questão de achar jogadores também era esperto, mas o esquema de jogo é cópia um do outro.

Foto do perfil de Adriano Lg  Sccp

Ranking: 936º

Adriano 3.326 posts

@adriano.dias1 em 07/08/2015 às 14:23

Belo tópico caro Amom, o problema do Brasil é que só valoriza quem é campeão.

Se o o time de 2012 não tivesse ganho Libertadores e mundial, tenho certeza que o Tite não teria todo esse respeito e admiração que tem hoje.

Eu acho que mano e Tite estão no mesmo nível, mano ainda leva vantagem e gostar de jogadores de base e saber montar times.