Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Renato e Jadson - vale a pena ver, galera

Foto do perfil de maria

Ranking: 17º

Maria 4.985 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/10/2015 às 19:24
Por maria lisboa (@maricida1639)

RENADSON

October 26,2015

Por André Kfouri

O diálogo aconteceu no restaurante do centro de treinamento do Corinthians, em algum momento da temporada de 2014. Fábio Santos e Renato Augusto se dirigiam ao jantar, na véspera de um jogo, trocando ideias sem importância. A conversa tomou o rumo de algo relacionado à Seleção Brasileira, deixa para Fábio emendar uma provocação elogiosa ao amigo:

- #$!@%, Renato, se não fosse esse seu joelho, você estaria em algum time grande da Europa, jogaria na Seleção Brasileira...

A resposta de Renato, aceitando o tom jocoso que às vezes envolve argumentos sérios, foi completamente diferente do que Fábio Santos esperava. A tremenda amizade que os une permite o que podemos chamar de troca de farpas carinhosas:

- Olha, Fábio, se não fosse esse meu joelho, você nunca teria me conhecido...

Renato Augusto sabe exatamente do que é capaz. Mais do que isso: ele sabe exatamente do que seria capaz de fazer se seu joelho direito colaborasse. Um dos testemunhos mais valiosos da capacidade do meio-campista do Corinthians – para muitos, o principal jogador do time e do Campeonato Brasileiro – é a maneira como ele se adaptou à limitação imposta pela articulação “defeituosa”, convertendo-se em um jogador diferente do que ele gostaria de ser, mas no melhor jogador que ele poderia ser.

Ortopedistas e fisioterapeutas costumam dizer que há três tipos de joelhos: o bom, o ruim e o operado. O bom pode ficar ruim, o ruim pode ser operado, o operado jamais será bom como um dia foi. O joelho direito de Renato Augusto era bom, ficou ruim, hoje é – mais de uma vez – operado. O status impõe dores, inchaços, inflamações, tratamentos e fisioterapia. Acima de tudo, impõe paciência. Restringe a carga de trabalho em treinos e impede que Renato seja o jogador que os ingleses chamam de “box-to-box”, aquele que trabalha nas duas dimensões do jogo, na faixa de campo entre as áreas. Fábio Santos tem razão: seu amigo tem futebol e neurônios para uma carreira internacional formidável, o que lhe falta é um joelho bom.

Renato poderia ser um teimoso, que se recusa a aceitar um problema e o enfrenta fingindo que ele não existe. Ou um deprimido (não leia o termo em seu sentido patológico. Depressão é uma doença que merece o respeito de todas as outras, e para a qual há tratamento. Falo aqui de comportamento.), que passa os dias se perguntando o que fez para merecer tamanha infelicidade. A quantidade de lesões e infortúnios – lembre-se que Renato já fraturou os dois lados da face... – pode até tê-lo levado, e não faltariam motivos para isso, a um lugar sombrio e solitário. Mas seu amor e interesse pelo jogo o trouxeram de volta, com um papel diferente do que ele imaginava. A habilidade para realizar diferentes funções o transformou no jogador que realiza todas. Renato não é uma peça que pode ser utilizada de diferentes formas, por seu talento para improvisar. Ele é a peça que se molda aos diferentes encaixes. Pense nele como um aparelho de GPS: você está dirigindo o carro, mas ele está dirigindo você.

Isso é o que Renato faz com o meio de campo do Corinthians, o setor que distância o time de Tite de seus concorrentes. Ele colabora com Ralf no trabalho “sujo”, recua para dar suporte às aventuras de Elias no campo ofensivo, e surge na companhia de Jadson para criar e controlar. Se houvesse uma forma de medir a influência de um companheiro no desempenho de um jogador, Renato apareceria com altos índices de responsabilidade pelo sucesso dos que jogam a seu lado. Jadson parece ser o principal beneficiário, por brilhar no espaço criado pela preocupação dos adversários com Renato Augusto. Juntos, como se verifica nas redes, eles dão origem a Renadson, o camisa 8+10.

Tomemos como exemplo o gol do Corinthians contra o Flamengo, no último domingo. Renato é quem inicia a jogada, ao dominar, de costas para o gol adversário, uma bola enviada pela própria zaga. Ele trabalha com Guilherme Arana na lateral, orientando o reinício do movimento com um passe para Gil, no campo de defesa. Ao se oferecer para receber novamente a bola e se virar para o campo do Flamengo, Renato representa a ordem para o começo de uma jogada treinada, em que os papeis de todos os envolvidos são conhecidos. Ralf recua, em atitude protetora, e Elias se aprofunda pelo centro do ataque, ativando a preocupação dos zagueiros. O movimento crucial de toda a operação é a aparição de Jadson entre as linhas, que dispara o efeito dominó que termina por fazer desmoronar a defesa do Flamengo. Quando o meia recebe a bola, duas coisas acontecem simultaneamente: Malcom faz a diagonal da esquerda para o meio, como opção de passe; e o zagueiro rubro-negro César Martins, respondendo a um alarme interno que o obriga a fazer algo, aproxima-se desesperadamente de Jadson, abandonando sua própria posição. Pronto.

O que acontece a seguir é um perfeito exemplo da “pausa que acelera”, um conceito difícil de se ver na prática. O passe de Jadson para Malcom é um toque quase despretensioso, uma bola rolada para o espaço vazio (exatamente onde César Martins deveria estar), que encontra o atacante corintiano no final de seu movimento diagonal. A jogada ganha velocidade com um passe lento. Quando Malcom faz contato, o Corinthians tem superioridade numérica – Malcom, Elias e Vagner Love contra Pará e Wallace – na entrada da área. Entre Elias e Love, Wallace precisa escolher um, Elias. Malcom aciona Love, gol.

Nada é sem querer, nada é por acaso, nada é por sorte. Como dizem os técnicos reconhecidos pelo funcionamento coletivo de suas equipes, jogada que termina bem precisa começar bem. O gol do Corinthians começou com Renadson. Não poderia ser diferente.

http://www.editoragrandearea.com.br/opiniao/2015/10/26/renadson

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Beto Pai Do Pedro

    Somos o Time da B, na A

    Criado em 1 minuto por Beto Pai Do Pedro

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ancora Corintiana

    Vocês já cairam na real e perceberam que o gugusto melo enganou vocês?

    Última resposta há 5 segundos por Heraldo Habermann

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Anthoony monteiro

    Complicado

    Criado em 5 minutos por Anthoony monteiro

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Edney Paes

    Ernst & Young recomenda contratação de CEO, mas os urubus não querem!

    Última resposta há 19 segundos por Guilherme Alvarenga

    63respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Torcedor Puto

    Renovação e Transparência articula volta ao poder - Macedo

    Última resposta há 20 segundos por Eder Linhares

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Magno

    É simples de entender o desespero do Cássio

    Última resposta há 27 segundos por Rafael Rodrigues

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Henrique Matheus

    Falta jogadores acostumado a ganhar título

    Última resposta há 31 segundos por Madruguinha da fiel

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas Martins

    Felipão é de f#@$#

    Última resposta há 40 segundos por André Luiz Borges dos Santos

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Diego Pinheiro

    Um dia Cássio entrou no lugar do goleiro que tinha acabado de ser Campeão Brasileiro

    Última resposta há 49 segundos por Wesley Matheus Matos

    168respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Levelup Up

    Torcida vai cair do cavalo

    Última resposta há 55 segundos por Herbert de Souza

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gian Rodrigues

    Essa praga foi bem feita

    Última resposta há 1 minuto por Jaiminho chaves

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de FAMILIA NASCIMENTO 7

    Já tem treinador novo na área! Vamos debater!

    Última resposta há 1 minuto por Toni Kass

    109respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Wolverine

    Se o António Oliveira chutasse o balde, esse seria o time contra o Fluminense!

    Última resposta há 1 minuto por Filipe Fernandes Alves de Oliveira

    117respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Dias

    Donos do meu Timão conseguiram enfim derrubar o Cássio

    Criado em 1 minuto por Rodrigo Dias

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Adriano A

    OFF- Tiago Leifert sobre Cássio

    Última resposta há 2 minutos por Jaiminho chaves

    23respostas

    acessar o tópico