Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Burro com Sorte ou Inteligente com Competência?

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Marcelo

Marcelo 181 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 04/11/2015 às 08:42
Por Marcelo - Floripa (@chello80)

Assim que você entra no museu do Freud, em Londres, se depara com um vídeo bem antigo de uma conferência para psicanalistas realizada no início do século passado lá em Viena. Sigmund Freud estava apresentando diversas teorias da psicanálise, mas um apressadinho e ansioso se levantou e perguntou: 'Freud, mas afinal, o que é MATURIDADE? '

Freud respondeu de forma sucinta em 3 itens - Maturidade é:

1- A capacidade que o individuo tem de reconhecer seus pontos fracos! Ir a luta e trabalhar para transformá-los em pontos fortes.

2- A capacidade que o individuo tem de se conectar com seus pontos fortes e colocá-los em prática!

3- A capacidade que o individuo tem de rir de si mesmo!

Além da superioridade tática, técnica e física... E além dos valores individuais muito bons, acredito que outro fator (pouco mencionado) tem sido determinante na campanha corintiana: o fator emocional.

Não vi nenhum comentarista mencionar, mas a equipe do Corinthians é a mais MADURA disparada deste campeonato!

Na rodada 26 perdemos para o Inter (depois de muito tempo sem derrotas) e a equipe não se abateu. Foi para a rodada seguinte, num clássico contra o Santos em seu melhor momento, e jogou de forma serena, fria e calculista em uma manhã de enorme calor.

Mas, um ponto que quero destacar aconteceu algumas rodadas à frente. A rodada 30 foi aberta com o jogo do Atlético contra o Inter e a vitória do Galo diminuiu a diferença para 2 pontos. A pressão foi toda para o nosso lado, mas o Timão jogou na quinta de forma muito tranquila e goleou o Goiás. Na rodada seguinte, jogamos antes que o Galo e goleamos o Atlético Paranaense. A pressão foi toda para a equipe mineira que foi goleada de forma imatura pelo Sport.

E essa disparidade emocional vem acontecendo durante todo o campeonato. Vários jogos o Atlético Mineiro se descontrolou, pensando mais no juiz e em reclamações do que em suas próprias dificuldades. Diferentemente do Corinthians, que fez um campeonato pensando em si mesmo e em melhorar seus pontos fracos.

Um destes pontos fracos era o ataque... E isso já vinha da outra passagem do Tite... Sempre tínhamos a melhor defesa, mas o ataque deixava a desejar. Nosso técnico parou para se aprimorar; reconheceu seus pontos fracos e foi a luta para transformá-los em fortes... E o resultado? Bom, o resultado todo mundo já conhece.

Eu poderia citar diversos outros fatores emocionais envolvidos em nossa campanha, como o fato de todos os jogadores do elenco corintiano se sentirem prontos para serem titulares... Mantendo o padrão da equipe, mesmo com alterações... Mas isso pode ficar para um outro tópico.

As equipes costumam ser um reflexo de seus treinadores... E como é bom ter à frente de nossa equipe um INTELIGENTE COM COMPETÊNCIA do que um BURRO COM SORTE!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico