Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Matéria maravilhosa galera vale a pena ler, isso é Corinthians!

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de André

Ranking: 8.299º

André 236 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 05/11/2015 às 01:44
Por André Carlos Batista (@andrec7)

Texto feito pelo jornalista Rica Perrone)

Quando garoto, sãopaulino como todos sabem, eu odiava o Corinthians. Naturalmente, pois todo tricolor é assim, e vice-versa. O tempo passou, eu me tornei jornalista, passei a conhecer torcedores, dirigentes e jogadores de todos os clubes, e assim meu “ódio” sumiu.

(foto por Icaro Bueno)

No lugar dele veio o respeito, pois quando se enxerga mais do que um só clube sua visão muda completamente. Ali, no meio da torcida no Pacaembu, aprendi e entendi porque eu odiava o Corinthians.

E hoje, quando o Timão faz 101 anos, faço questão de prestar uma homenagem a uma das mais belas torcidas que conheço, assim como um dos maiores clubes do mundo.

Eu nunca entendi, quando garoto, porque aquele time que não tinha estádio, não tinha nem Brasileirão ainda, acabara de sair de uma fila gigante e sem estrutura poderia se comparar ao meu.

Afinal, como esse time pode ter mais torcida que outros que vivem bom momento? Como é possível tanta gente gostar e idolatrar um clube que mais decepciona do que dá alegrias?

Porque a mídia falava tanto do Corinthians? Porque o clássico era, pra imprensa, “Corinthians e São Paulo”, e não o contrário? Porque eles vendiam na crise, porque eles tinham destaque na TV todo dia mais que os outros?

Que diabos de bonito havia em jogar num estádio pequeno e alugado? Porque era tão “importante” pra eles serem “fieis” na alegria e na dor? Porque exaltar a dor?

Nunca entendi, pois meu time não deixava. Ele é muito diferente do Corinthians, quase o extremo oposto.

Até que passei a estudar, conhecer, respeitar, amadurecer. E assim, junto com a paixão pelo futebol em geral, veio o respeito e o entendimento de tudo que jamais consegui entender.

Ele é o que é porque sua história representa mais do que um clube. Representa o operário vencendo a elite. Representa o povão encarando os ricos, saindo da várzea para ser protagonista entre a elite. E sua origem é essa, belíssima.

Representa mais do que futebol. Representa, em seu começo, uma classe. E assim como Grêmio e Inter, envolve muito mais do que 11 caras e uma bola. Tem politica, lado social, cultural, etc.

Mal estruturado, mal administrado, como quase todos os clubes brasileiros já foram um dia, ou são até hoje.

Mas conquistou algo que raros conseguiram, que é uma torcida gigante e “fiel”. E fiel é aquele que está ali na alegria e na dor, como nota-se o crescimento da massa alvi-negra nos extremos momentos de dor.

E foi ali, no Pacaembu, que é sim o “estádio do Corinthians”, como Maracanã é o do Flu e do Fla, como o San Siro é do Milan e da Inter, que notei porque eles são tão unidos, tão fortes e tão relevantes.

Na porta do estádio pouco se ouve os argumentos para estarem lá atrelados ao jogo. “É clássico”, “é final”. Que nada, “é o Corinthians!”.

Eles se acham a mais forte torcida de São Paulo, e são.

Eles confundem um pouco a paixão com a cegueira, como todo torcedor.

Eles vão fazer a cidade de São Paulo assistir a uma festa jamais vista quando ganharem a Libertadores, e isso está perto de acontecer.

Eles nunca foram coadjuvantes. Eles conseguem ser protagonistas na crise, na boa, na liderança ou na lanterna. Todo santo dia só se fala no Corinthians. Você liga a TV e discutem a fase do Corinthians. Liga o rádio e há sempre uma reportagem sobre o Corinthians.

Isso não é “comprado”, não é “sorte”, é apenas mérito místico de quem conseguiu se transformar num gigante saindo da lama. E é essa a história.

História que faz do Corinthians alvo de piadinhas, de rótulos não tão atuais, mas eternos. “Maloqueiro, sofredor, favelado”, etc.

Mas que também faz do Corinthians um clube diferenciado, gigante pela própria natureza, merecedor da nação que o segue.

Já o odiei, já o invejei, já debochei. Quando torcedor, tudo isso cabe e faz parte. Hipocrita do jornalista que disser que nasceu imparcial. Não existe, quando garotos somos todos torcedores e só.

Hoje, com 101 anos, o Corinthians está fazendo seu estádio tão sonhado, tem uma das maiores rendas do país, é líder do campeonato, briga pelo título brasileiro e vai muito bem, obrigado.

Se as administrações anteriores deixaram o Corinthians atrás da maioria na estrutura, também deixaram maior na euforia pelas conquistas. Hoje eles vibram, vislumbram um futuro brilhante, até mais do que seu passado.

Hoje, como sempre, o Corinthians é o protagonista.

E não me espanta, porque é assim há 101 anos, seja pela crise, seja pela glória.

Aquele bando de loucos que tanto incomoda aos rivais continuará crescendo. Independente de títulos, crises, rebaixamentos ou problemas administrativos. Simplesmente porque o Corinthians assim se fez, assim cresceu e assim se tornou o que é hoje.

Grandeza, quando não se explica, é porque é maior do que pode ser explicado. E assim é o Corinthians.

* Escrito por Rica Perrone.

Eu, João Paulo Cardoso, apenas redigi a nota, o texto foi feito por Rica Perrone e todos os créditos devem ser reservados a ele.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Paulão Sccp

Ranking: 3.003º

Paulão 1.032 posts

@paulo.messias1 em 05/11/2015 às 10:29

Juca Kfouri, Benja, Marco Bello entre outros deviam ler isso...

Foto do perfil de Munhoes Neto

Ranking: 6.277º

Munhoes 379 posts

@munhoesneto em 05/11/2015 às 10:28

Lembrei também desse texto de 2012 escrito por um jornalista mexicano.

Descreve muito melhor o Corinthians do que alguns jornalistas 'corintianos' como, por exemplo, Juca Kfouri.

Orgulho de ser corintiano.

Um abraço.

Em texto publicado no jornal “Esto”, Luis Garcia Olivo diz: ‘O barulho do estádio não tem comparação, não tem dimensão’

Na verdade, uma religião

“Transformado em uma autêntica necessidade, o futebol em São Paulo e em todo Brasil é verdadeiramente uma religião que envolve todo um ritual. Sem importar a hora que aconteça a partida, como a de ontem que foi às 22h do Brasil (19h, do México), os torcedores lotaram a casa, sem importar com as complicações. Famílias, casais, adolescentes e até crianças, acordaram cedo somente para aguardar o momento de ir ao campo e apoiar ao Corinthians, seu amor, sua religião, sua vida inteira. Poucas horas de começar o jogo, fogos pirotécnicos dão boas vindas. As músicas começam a ecoar e um mar de camisas brancas surge no horizonte. Milhares nem piscam, reclamam, se irritam, aplaudem, extravasam e ofendem Corona e companhia por fazerem cera, roem as unhas em cada jogada e ao soar do apito. Sua paixão não tem comparação nem latitudes, por isso mil respeitos ao Brasil, à cidade de São Paulo e ao Corinthians.

O resultado já era esperado com antecedência. Ontem à noite, só foi confirmado. O estádio do Pacaembu, não menos importante que o Morumbi, da cidade paulista, ensinou porque abriga um dos maiores clubes do país e do continente. Impressionante como num dia de trabalho, suas bandeiras foram embaladas e uma paisagem branca foi o que deixou os jogadores do Cruz Azul boquiabertos. Lotado até no alambrado, o estádio ensinou o que é ‘A Torcida do Corinthians’, umas das mais populares e perigosas do mundo, mais que a La 12 do Boca Juniors, os Tiffosi na Itália e os hooligans da Alemanha. O barulho do estádio que se escutava não tem comparação, não tem dimensão. O volume alto de “Corinthians!”, “Corinthians!” deixou atônito aqueles que estão longe dessa paixão que se vive o futebol nas cidades sul-americanas do continente. Aqui, é outra coisa”

Foto do perfil de Leonardo Ribeiro De Novaes

Ranking: 57º

Leonardo 18.726 posts

@leonardo.ribeiro.de. em 05/11/2015 às 10:27

Belo texto, explica bem o 'odio' que muitos tem do Corinthians.

Foto do perfil de Tom Gomes

Ranking: 231º

Tom 9.029 posts

@t.o.m em 05/11/2015 às 10:14

Perfeito! Texto Excelente.

E foi redigido em 2011, cabe uma reflexão, que 'monstro' estamos nos tornando? Espero que não nos esqueçamos de nossas origens.

Publicidade

Foto do perfil de Diego Pereira

Ranking: 2.601º

Diego 1.218 posts

@diego97sccp em 05/11/2015 às 10:07

Engraçado foi ele dizendo ' Que diabos de bonito havia em jogar num estádio pequeno e alugado? '. Tá falando do Morumbi? Haha #zoera. Já tinha lido esse texto, muito bom.

Foto do perfil de Base Corinthiana

Ranking: 217º

Base 9.215 posts

@thiago.silva133 em 05/11/2015 às 09:36

Ótimo texto mesmo

Foto do perfil de Francis Mendes

Ranking: 129º

Francis 12.215 posts

@francis.mendes em 05/11/2015 às 09:18

Isso é Corinthians, causando inveja desde 1º de setembro de 1910 aos anti corintianos!

Foto do perfil de João  Moraes

Ranking: 1.841º

João 1.776 posts

@badwolf em 05/11/2015 às 09:01

Se é antigo ou novo pouco importa, porque daqui a cem anos ele vai ser atual, porque isso é CORINTHIANS, nós temos história, temos passado, nós somos CORINTHIANS...