Pontos Corridos X Mata-Mata - Uma ficção baseada na realidade

Fórum do Corinthians
Tópico popular Entenda as regras

Beto #2.803 @beto.silva12 em 29/11/2015 às 21:41

Inspirado por uma entrevista do Tite, logo após a conquista do Hexa, resolvi escrever para vocês.

Eu ouvi o Tite dizer que 'este campeonato veio a premiar todo um trabalho sério, coisa que a outra fórmula (mata-mata) pode destruir em apenas um jogo, o que presenciamos no Paulista onde saímos invictos ao perder nos pênaltis' e ainda completou 'já na Copa do Brasil perdemos para o Santos pois eles foram melhor em uma semana nossa totalmente atípica'.

Pois bem, essas palavras de nosso 'professor' me inspiraram, resolvi escrever um texto baseado em fatos antigos porém transferidos para um futuro fictício.

Sou das antigas, vi nosso saudoso Basílio colocar aquela famosa bola para dentro do gol da Ponte em 1977. Vi a invasão. Vi de tudo. Estádios vazios, estádios cheios.

Antis reclamando, Corinthianos felizes.

Antis felizes, Corinthianos reclamando.

Daquela época até hoje tenho presenciado de tudo, mas de tudo mesmo. Inspirado pela nossa genial CBF e suas decisões movidas normalmente por motivos sórdidos, bolei o seguinte texto, o qual é uma história de ficção futurista, inspirada em eventos passados e locada no futuro. Espero que no mínimo vocês se divirtam e que te inspirem para decidir.

#######################################################################

2017 - Movidos por pressões da imprensa Anti e dos outros times que não suportaram a conquista do nosso HEPTA-Campeonato ao final de 2016 (e com apoio de alguns Corinthianos incluindo o Teleco), a CBF decide mudar a fórmula do campeonato. O campeonato de 2017 consistiu de 20 clubes, uma fase de pontos corridos e segunda fase de mata-mata com QUATRO clubes.

Nenhum clube do Rio passa para a segunda-fase. Tite faz um protesto em público pois fomos eliminados já na semi-final. 2018 - Cedendo a pressões dos clubes e da imprensa Carioca, a CBF resolve mudar a fórmula.

O campeonato de 2017 consistiu de 20 clubes uma fase de pontos corridos e segunda fase de mata-mata com OITO clubes.

Nenhum clube do Rio passa para a segunda-fase.

Tite faz uma queixa formal à CBF, já que foi o 1o colocado da fase de pontos corridos e o 8o colocado foi campeão do mata-mata. É a premiação da preguiça e da incompetência. Os torcedores percebendo que a maior parte do campeonato não vale nada mesmo, diminuem sua frequência nos estádios e devolvem seus cartões de sócio torcedor. Se conseguem ingresso, vão só nos jogos finais.

2019 - Ainda sob muita pressão e uma gana muito maior por dinheiro, a CBF resolve que passam para a fase de mata-mata 16 clubes!

E mudam a primeira fase para quatro grupos de 5 times, já que a primeira fase não serve para nada mesmo!

Os times do Rio finalmente ficam contentes, já que alguns deles finalmente poderão passar para a segunda fase.

Tite se muda para a Europa e sai daqui gritando que a CBF não é séria!

A primeira fase vale menos que no ano anterior que já não valia nada. Ao final do campeonato, dois clubes Cariocas são rebaixados.

2020 - Pressionada pelos times Cariocas que tiveram dois rebaixados e pela imprensa do Rio, a CBF resolve mudar a fórmula. Cancelam o rebaixamento de 2019 e ainda sobem mais 12 times da segunda divisão.

Agora serão 32 times divididos em quatro chaves de 8 na primeira fase.

Passam para a fase de mata-mata 16 clubes! Novamente!

A primeira fase é um fracasso de público e TV. As quotas de TV para os times vem caindo ano após ano.

Tite sai em praça pública na Europa e queima seu passaporte brasileiro vociferando em frente a câmeras que jamais voltará a por seus pés no Brasil! O país não é sério!

#######################################################################

Minha conclusão, já temos mata-mata.

Temos a Copa do Brasil.

Ahhh mas a Copa do Brasil é fraquinha.

Ora bolas! Arrumem a fórmula da Copa do Brasil para ser mais interessante.

É como o Tite disse esta semana, 'Os pontos corridos premiam a seriedade e a competência.'

E é emocionante até o final sim.

Os times estão sempre disputando algo.

Acreditem ou não, todas essas histórias que eu escrevi foram baseadas em fatos reais acontecidos em edições antigas do Brasileirão da série A.

Na série B chegou a ser muito pior. Deem uma olhada no campeonato brasileiro da série B de 1991. 64 clubes!

Aguardo ansiosamente suas colocações.

Forte abraço,

Beto Silva

621 visualizações e 88 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Douglas Fernando Silva #57 @dougnando em 30/11/2015 às 10:10

O Corinthians sempre foi muito forte em mata-matas, mas a forma mais justa é o de pontos corridos mesmo!

Publicidade

Roberto Ourique De Carvalho #1.401 @ourique em 30/11/2015 às 09:54

Campeonato Brasileiro TEM QUE SER PONTOS CORRIDOS. Imaginem esse ano : Corinthians com 80 pontos pegaria o oitavo colocado o Cruzeiro com 55 pontos. Isso é justo?

Cleidson De Almeida E Sousa #25 @cleidson em 30/11/2015 às 09:40

Sou prontamente contra mata mata no brasileiro

Como você disse temos a copa do Brasil, valorizem a mesma.

Sou muito mais a favor de uma reformulação do calendário

Sulamericana e liberta juntas

Sem essa de pre sulamericana

4 vão Libertadores e do 5 ao 8 sul-americana

No segundo semestre copa do Brasil e brasileiro andam juntos.

Brasileiro pontos corridos vai valorizar a regularidade afinal é o campeão nacional

E a copa do Brasil mata mata, agora quando ta junto com a sulamericana a gente ve os clubes escolhendo...isso tita o atrativo

Os times que jogam a liberta deviam jogar desde a primeira fase

Sou mais novo

Mas nunca vou esquecer o brasileiro de 96 gemio (7°) x Portuguesa (8°)

Na final...

Nada justo...

Jogar meses, para em uma semana se jogar fora o trabalho do ano porque o time entrou mal...e o outro melhor...

Eduardo Martins #32 @edu.81 em 30/11/2015 às 08:32

Verdade eu lembro do campeonato brasileiro de 1993 que tinha 32 clubes dividido em 4 grupos de 8 onde os grupos A e B eram os times mais foetese o grupo D e C os mais fracos resultado foi que o Corinthians foi invicto o campeonato todo a nas quartas de final um clube que se classificou dos grupos fraco o vitória ganhou uma partida do Corinthians e fomos eliminados por 1 ponto final foi vitória x Palmeiras e por pouco a final não foi vitória x remo que quase fez a mesma coisa!

André Luis Santos Duarte #151 @andre.luis.santos.du em 30/11/2015 às 08:31

Você tá sendo bem oportunista em relação a isso. Você me deu o exemplo do campeonato espanhol, mas e a Premier League? Você vê uma diferença gritante dos times de cima para com os time de baixo da tabela? Eu não! É um campeonato muito equilibrado, o atual líder, o M. City tomou duas goleadas para o Tottenham e para o Liverpool e perdeu para o West Ham em casa.

A questão que você me citou da Espanha e da Alemanha são quase que exceções, porque Barcelona, Real Madrid e Bayern sempre chegam ao menos nas semi-finais da Champions (que é mata-mata). Nos últimos anos, qual time pequeno ganhou a Champions? Aí você vai me dizer 'ah, mas o Dortmund e o Atl. Madrid chegaram na final e eles não são os maiores dos seus países', sim, porém ambos ganharam a liga antes de chegar na final da Champions (o Atl. Madrid ganhou no mesmo ano).

Ou seja, sempre vai existir desequilíbrio quando existir times infinitamente melhor que os outros.

Rafael #1074 @rafael1985 em 30/11/2015 às 01:09

" " Não, uma bagunça, mas na memória temos um Neto gigante e um Robinho que virou um super ídolo do Santos... Isso é o esporte, te desafio a assistir um jogo do campeonato espanhol que não seja ou do Real ou do Barcelona... Se superar faz parte do esporte

Marcos Mori #60 @massafiel em 30/11/2015 às 08:28

Eu sou Corinthiano de estádio e pontos corridos é pior que chute no saco. Que passem um mês de campeonato comemorando a regularidade, já que a disputa acabou faz tempo. Imagino o coitado que mora em Goiás levando seu filho ao jogo e explicar pra criança que o Corinthians perdeu o jogo, mas todos estavam comemorando.

Marcos Mori #60 @massafiel em 30/11/2015 às 08:25

Burro tipo o Andres Sanches?

Alessandro #2557 @sandrocpv em 30/11/2015 às 08:22

" "

Não existe discussão sobre pontos corridos ou mata mata só corintiano burro pra defender mata mata já se esqueceram.da Libertadores e do.paulista quando fomos eliminados invictos em plena arena portanto o clube mais rico estruturado leva campeonato de pontos corridos mata mata tem ano que vem.libertadores copa do Brasil e paulista só não quero ver choradeira se sairmos dessas competições invictos por detalhe que o mata mata proporciona ver esses que defendem essa formula vir aqui reclamar

Alessandro De Oliveira #2.557 @sandrocpv em 30/11/2015 às 08:22

Não existe discussão sobre pontos corridos ou mata mata só corintiano burro pra defender mata mata já se esqueceram.da Libertadores e do.paulista quando fomos eliminados invictos em plena arena portanto o clube mais rico estruturado leva campeonato de pontos corridos mata mata tem ano que vem.libertadores copa do Brasil e paulista só não quero ver choradeira se sairmos dessas competições invictos por detalhe que o mata mata proporciona ver esses que defendem essa formula vir aqui reclamar

Alessandro De Oliveira #2.557 @sandrocpv em 30/11/2015 às 08:16

Kkkk que doido na sua logica ser superior aos outros e ruim vai lamber sabao quero mais que todos os outros clubes se danem o importante e meu Timão eles nos odeiam e.nos precisamos pisar neles sempre e não aliviar

Rafael #1074 @rafael1985 em 30/11/2015 às 01:04

" "

Como se ganha mais pontos que os outros? Com um elenco caro... Não necessariamente o melhor 11, como a gente foi campeão, aqui tá tudo lindo, terceiro turno seguido que a gente ganha, tudo bem, somos o time mais rico, e se não fosse? A lógica dos pontos corridos é grana, não o esporte, mata mata entra outros aspectos na história, como um Neto da vida jogando por nós, Cruzeiro deu uma sorte grande, teve que vender os caras a casa caiu, minha lógica é simples, futebol é emoção não justiça, no longo prazo essa fórmula vai nos transformar em Bayern do Brasil, legal pra gente, mas talvez ser 8 vezes campeão brasileiro em dez não seja lá muito emocionante, estou falando do que está na frente, senão fizermos outro Pato, ano que vem somos favoritos, o que é ótimo, mas tenho medo de virarmos favoritos até demais

Thiago Balzary #127 @thiago.silva133 em 30/11/2015 às 08:00

Ta certo do jeito que esá