Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Jadson, o problema foi o Corinthians?

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de João

Ranking: 3.307º

João 924 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 18/12/2015 às 07:53
Por João Douglas Cavalcante de Melo (@joao.douglas.cavalca)

Jadson, o problema foi o Corinthians?

Desde que foi acertada a ida de Jadson para o futebol chinês, o tema é um dos favoritos das resenhas esportivas, sob a ótica de que a opção pode não ter sido a melhor para o jogador. Não precisei pensar muito para concluir que o meia, melhor jogador do Corinthians na conquista do Brasileiro ao lado de Renato Augusto, não teve sequer um dilema diante de si. Não havia opção a não ser pegar a proposta e aumentar sua independência financeira. Haveria opção se ele tivesse uma proposta do futebol europeu. Nesse caso, talvez não viesse a jamanta de dinheiro que virá da China, mas seria uma quantia excelente, que permitiria ao jogador manter-se atuando em alto nível e com visibilidade. Mas não é o caso.

Haveria opção se Jadson tivesse 25 anos, jogando a bola atual. Nesse caso, teria ainda tempo para crescer, para ser visto pelos grandes da Europa, para esperar por uma seleção brasileira que volte a ter um dia perspectivas de título. Com 32 anos, Jadson não vai desaprender a jogar, mas daqui a pouco não terá as mesmas condições físicas para desenvolver seu jogo dinâmico. Não é, pois, o caso.

Haveria opção se os clubes não tivesse criado os montros chamados de torcidas organizadas. Hoje Jadson é ídolo. Mas basta que perca um pênalti num clássico, basta que o Corinthians saia da Libertadores, para que ele seja hostilizado, ameaçado, tenha que colocar seguranças para os filhos na escola. As torcidas continuam existindo muito, portanto, não é o caso.

Haveria opção se a seleção brasileira tivesse outro treinador, e se tivesse um time montado e em condições de ser campeão do mundo em 2018. Claro, ainda há tempo de haver mudanças no comando da seleção, ainda há tempo de se montar um time, e nele, com um técnico melhor do que Dunga, haveria lugar para Jadson. Mas tudo são hipóteses, não há nenhuma garantia. E se isso não acontecer, não é mesmo o caso de Jadson apostar numa equipe que caminha a passos firmes para novo fiasco na Rússia. A China não pode esperar para ver o que acontecerá com a seleção. Não é, de novo, o caso.

Jadson tem talvez a última oportunidade de garantir sossego financeiro a mais duas gerações de sua família. Já entrou para a história do Corinthians. Tem inteligência e tem talento para, se quiser, virar um líder, um comandante na consolidação do futebol da China. Não sei se tem carisma para isso, mas pode pelo menos tentar ser o protagonista por lá, como foi Pelé nos Estados Unidos e Zico no Japão.

Portanto, Jadson, boa sorte, sucesso, e não tenha nenhuma dúvida de que você fez a coisa certa. Quem está com um problema na mão é o Corinthians. Não é fácil substituir Jadson. FONTE GLOBO ESPORTE

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico