Fórum do Corinthians

Meu Coringão NÃO é vitrine [Textão - Desabafo]

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Paulo

Ranking: 3.164º

Paulo 838 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/12/2015 às 11:52
Por Paulo Cunha (@burnex)

Bom dia! O texto é textão, desculpem. Mas eu queria escrever isso hoje! Queria a opinião de vocês de volta...

Vejo a situação que o time se encontra hoje...refém de mercados multi-milionários que, quando querem, simplesmente pagam a multa prevista de um jogador e invalidam seu contrato. Oferecem salários enormes e aí adeus, Corinthians, obrigado, sempre serei grato, um dia eu volto, etc.

Na minha humilde visão, esse discurso de jogador deveria ser usado em times como Bragantino, Penapolense, Volta Redonda, etc.. (com todo o respeito). Esses sim são times de vitrine e, de certa forma, se 'orgulham' disso. Além do que, quando um time deste porte projeta um jogador que acaba dando certo, ele já pode dizer que teve sua missão cumprida.

MAS... O Corinthians é o Corinthians. O Corinthians não deveria ser vitrine de jogador nenhum. O jogador deveria vir para o Corinthians ORGULHOSO e pronto pra cumprir seu contrato integral (ok, estou pedindo muito...). Mas hoje o cara pula do Bragantino para o Corinthians e já no primeiro discurso é um tal de 'Espero conquistar meu espaço e muitos títulos e realizar o sonho de ir pra Europa'.

Eu não sou hipócrita. Eu mesmo adoraria receber uma proposta da minha empresa para ir trabalhar na Europa também. Ou na China, se me pagassem muito além do que eu recebo hoje.

Mas e o clube? O clube está sempre refem de parcelas de empresários... 30% ali, 50% aqui, e quando vai ver, recebe 2 milhões de uma proposta de 10.

O mínimo que se esperaria é que, perdendo uma peça importante, o dinheiro entrando fosse usado para tentar outra peça importante. Isso só considerando essa variável, sem entrar nos méritos de que jogadores dão certo em um time e em outros não, ou que até o entrosamento vir já se perdeu uma Libertadores, por exemplo.

Mas o dinheiro (parco) que vem dificilmente é usado em reposição. E vimos isso de certa forma em 2015, perdendo jogadores a rodo, mas com um treinador multi experiente que viu a força real do elenco e julgou não ser necessário contratar ninguém (sem considerar as negociações fracassadas).

Isso deu certo este ano. Mas e se não desse certo? E se ano que vem a aposta for igual e não funcionar? Como irão reagir os torcedores imediatistas? Como irá reagir o time?

Não precisa de uma memória boa para ir longe: O Cruzeiro bicampeão 13/14 simplesmente se desfez de suas principais peças e de um treinador que estava indo bem. Todos viram o que aconteceu em 2015. Contou com um arroubo de inteligência de alguém da diretoria que desfez a cagada feita de contratar o ultrapassado Luxemburgo e veio o Mano, que, apesar de todos seus defeitos, simplesmente tirou o clube do rebaixamento iminente e o fez pensar até em Libertadores.

Meu medo é uma nova versão 'debandada-2015' com novos Fabio Santos, Guerrero, Mendoza, Petros e Sheik e como os que ficarem reagiriam. (entendam bem, eu não estou dizendo que o time seria rebaixado, mas qual seria o comportamento e o resultado final).

Se eu fosse da diretoria, sabendo desses mercados Europeus e Chineses com toda essa grana disponível, só contrataria jogadores novos com uma multa recisória altissima, onde mesmo o jogador fatiado poderia render um dinheiro interessante. E deixaria isso claro para o atleta. Porque aí, se ele não concordar, que vá para outro time, que o outro seja a vitrine, não o Corinthians.

Precisamos de jogadores comprometidos com projetos de longo prazo. Estilo Danilo e Ralf. Não qualquer um que jogue um BR-15, seja campeão e já ache que fez sua parte. Precisamos parar de contratar pensando em retorno financeiro e sim em retorno técnico. Como os europeus e chineses. Se não dá pra igualar na grana, que pelo menos de pra igualar na ideologia.

Um abraço!

433 visualizações e 25 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Paulo Sergio Gomes

Ranking: 221º

Paulo 8004 posts

@paulogol em 28/12/2015 às 12:42

É xará, estamos a anos luz da administração esportiva das grandes potências mundiais, nesse sentido que você falou, os jogadores vem e vão pois não existe um projeto a longo prazo na parte técnica, pois estamos reféns do poderio financeiro de outros centros. Lógico, pagam a multa e levam. Mas será que tem que ser assim?

Será que não existe um alternativa, como multas condizentes pelo menos, já que no salário não tem como concorrer?

Foto do perfil de Maria Lisboa

Ranking: 16º

Maria 4985 posts

@maricida1639 em 28/12/2015 às 12:57

'Precisamos parar de contratar pensando em retorno financeiro e sim em retorno técnico'.

Se a ideia do Corinthians é meramente financeira, não estará no ramo errado.

É um clube de FUTEBOL. Objetivo é alcançar os melhores resultados em campo, tecnicamente. E, quando estes forem atingidos, os lucros virão naturalmente.

Últimas respostas

Foto do perfil de Fabinho Headbanger

Ranking: 296º

Fabinho 6684 posts

@biozzy em 28/12/2015 às 15:13

Parabéns pelo texto Paulo. Concordo plenamente.

Publicidade

Foto do perfil de Corneta .

Ranking: 19º

Corneta 32567 posts

@cesinha77 em 28/12/2015 às 15:12

Amigo, vivemos na selva. Para o mundo da bola com grana, somos times do interior. Corinthians, Boca, River, etc são Bragantino, Penapolense, Volta Redonda, etc.

Foto do perfil de Angela Gonçalves De Souza

Ranking: 149º

Angela 375 posts

@angela.goncalves.de. em 28/12/2015 às 14:27

Parabéns pelo texto, penso exatamente como você. É muito triste ver como vão andando as coisas, só espero que o futuro não pegue pesado conosco.

Foto do perfil de Antonio Vendramini Neto

Ranking: 277º

Antonio 6821 posts

@toninho.vendramini em 28/12/2015 às 14:06

Esse belo texto, deveria ser endereçado a Diretoria do Clube. Peço de minha parte, que o site o faça. Temos que pressionar o Clube. Pois só assim eles têm que fazer a coisa certa. Chega de ficarmos nas mãos de empresários e mercenários e Diretores que não sabemos das corretas intenções.

Foto do perfil de Carlos Dal Ponte

Ranking: 312º

Carlos 6472 posts

@carlos.dal.ponte em 28/12/2015 às 14:03

Situação complicada mesmo. A verdade é que os jogadores e o Corinthians são reféns dos empresários, e estes só querem é o seu lucro, nada mais importa, nem se o time vai mal, nem se o jogador jogue a carreira por água abaixo.

Desde setembro venho escrevendo aqui que essa janela de transferências seria cabulosa, pois o câmbio está muito desfavorável e os empresários com sua sede de comissões iriam trabalhar duro no mercado.

Torço que ninguém saia, mas como a diretoria do Corinthians tem rabo-preso com esses vermes e é péssima nas negociações iriamos (vamos/estamos) sofrer (sofrendo) o tal desmanche que o presidente garantiu que não aconteceria.

Agora, enquanto os rivais vão conseguindo manter o elenco e estão contratando primeiro, chegará janeiro e teremos que ficar com as sobras do mercado e apelar novamente para as 'parcerias' com os empresários, além de contratar tudo superfaturado...

Lamentável...

Foto do perfil de João Douglas Cavalcante De Melo

Ranking: 2.910º

João 924 posts

@joao.douglas.cavalca em 28/12/2015 às 13:46

Falou tudo!

Foto do perfil de Osvaldo

Ranking: 14º

Osvaldo 35009 posts

@osvaldoneto em 28/12/2015 às 12:59

O Corinthians e muito garande e tem a maior torcida do mundo que mais o apoia mas só da dinheiro para os outros para o clube mesmo não ganha dinheiro

Foto do perfil de Claudio Rissi

Ranking: 27º

Claudio 28052 posts

@migo.pr em 28/12/2015 às 12:49

Amigo, texto perfeito.

Assino embaixo - e em cima e dos lados também rs.

x