Ótimo texto do Citadini sobre o esquema de multas baixas nos contratos do Timão

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

Douglas #202 @cardoso2 em 27/01/2016 às 21:19

Abaixo um texto que vale a pena a leitura:

O presidente Roberto de Andrade foi claro: o clube chinês acerta com o empresário, com o jogador e o Corinthians é avisado meia hora antes que a “multa de rescisão” será paga e o atleta vai embora.

Completa o presidente que não há o que fazer. Paga a multa, o jogador vai pra onde ele quiser.

Nisso está certo.

Só o que falta explicar é como chegamos a este ponto. O problema não está na negociação de saída, mas na negociação de chegada.

Como sabemos, todos os jogadores em saída, são apenas parcialmente do Corinthians. Algumas vezes, a participação do clube é insignificante. A maior parte dos direitos do jogadores está nas mãos de “parceiros”, empresários, agentes e até do próprio jogador.

Essa política de “parceira” adotada pelo Corinthians cobra agora o seu preço. O presidente atual, como os anteriores, foram os implantadores deste mecanismo que leva a esse colapso atual.

O clube e o parceiro têm interesses conflitantes. O clube quer o jogador para jogar, marcar gols, conquistar títulos e títulos. O “parceiro empresário” não quer nada disso. Só quer valorizar seu produto e vendê-lo na primeira oportunidade.

Por esta razão, aos “parceiros” interessa uma multa pequena que não seja obstáculos para negociações futuras. Ao clube interessaria multa alta, pois quer a permanência dos atletas.

Mas isso só é possível quando o clube tem o controle do negócio. Nas “parcerias” o clube não tem.

Em clubes que não adotam essa política -que o presidente Roberto Andrade foi um dos implantadores- o quadro é diferente. Veja-se os clubes europeus principais, onde a multa é definida pelo clube.

O mesmo dinheiro chinês que chega aqui pagando salários astronômicos aos jogadores poderia procurar craque na Itália, Espanha, Inglaterra etc mas não o fazem. E quando atacam os europeus é com jogador com contratos a beira de terminar.

As pesadas multas de rescisão não permitem.

Enquanto o Corinthians não encerrar essa política de parcerias, as saídas de jogadores serão assuntos rotineiros.

Ou rompemos essas “parcerias” onde o clube pouco ganha (ou nada ganha), ou veremos jogadores chegando e saindo a toda hora.

Manter esse fatiamento de jogadores com “empresários” e multas baixas (impostas pelos parceiros) deixa o clube vulnerável.

Esse é o grande problema.

Será que vai ser enfrentado? Tenho dúvidas. Muitas dúvidas.

1.348 visualizações e 48 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Bernardo Luiz #706 @bernardo em 27/01/2016 às 22:17

Acho engraçado um monte criticando o citadini aqui...mas quando falam do aecio...nossa...esse êh o cara...apontou os probLemas e falcatruas do Pt...que dó que não ganhou...e o psdb fez o que quanto a corrupção? Hipócritas são vocês que jogam na conta dele do que nunca participou...citadini êh um cidadão de 20 anos de vida publica sem um senão...quando teve no Corinthians peitou as TO...e por isso êh perseguido até hoje por integrantes delas...algum dizem: trabalhava com o Dualib...meu...todo mundo trabalhou com o Dualib...pq ele ficou 15 anos no poder? Pq não existia oposição...outros...ahh..ele apoiou a msi...a msi era uma ótima para o Corinthians...quando o Dualib enlouqueceu e quebrou o contrato...o citadini se revoltou e deixou o clube...tem gente aqui...que não tem 20 anos de corintianismo e fala como sabedor de tudo...

Luiz Alberto #993 @timao.in.rio em 27/01/2016 às 23:24

Sintetizou com maestria.

Últimas respostas

All Colatra #75 @all.colatra em 28/01/2016 às 12:18

Esse fala muito e faz pouco, parcerias podem ser positivas sim desde que sejam feitas da forma certa, no Corinthians em alguns casos foi e em outros não.

Sem parceiros o investimento é maior, o clube tem condições para isso? Ou teria que trazer jogadores de menor qualidade como um dia já foi Adrianinho, Régis Pitbull, entre outros? Que vieram pelas mãos do próprio Citadini.

Desde 2008 são as mesmas pessoas que estão no comando do Corinthians, erraram bastante mas acertaram mais ainda e levaram o clube a um outro patamar, enquanto isso o Citadini só sabe ficar criticando a tudo e a todos(inclusive usando pessoas da imprensa para isso), e sempre ao lado da família Garcia que todos sabemos o quâo mal faz ao clube.

Acho que é um momento difícil, tem muita gente insatisfeita e com razão com a atual diretoria pela saída de jogadores importantes, mas daí até achar que esses oposicionistas são a solução existe uma distância muito grande.

Publicidade

Marcia Maria Fontes #47 @marfiel em 28/01/2016 às 12:05

Ele falou o que todos já sabem. Exatamente isto que acontece.

Luiz Timão #323 @luizeduul em 28/01/2016 às 12:04

Ele está certo. Por isso apoio a oposição, torço pra que a oposição vença as próximas eleições. Esse grupo do Andrés está se tornando uns Dualib da vida.

Celso Jadiel #56 @celso.1.primeiro em 28/01/2016 às 12:03

Belo texto

Wiliam Silva #393 @wiliamsilva em 28/01/2016 às 10:44

Tiago

Esta também sempre foi a minha dúvida. Sendo assim, resolvi enviar um email ao Roque Citadini cobrando explicações dele. Basicamente o que ele disse é que internamente no conselho as cobranças sempre foram feitas, mas nem sempre esclarecidas e quase sempre esquecidas porque a Renovação & Transparência detém a maior parte dos conselheiros. Disse também que é muito difícil conseguir espaço até mesmo na imprensa, uma vez que a mesma está mais interessada em falar sobre os resultados do time em campo ou sobre contratações.

Disse que a oposição está reunida hoje no próprio nome dele, em Luis Paulo Rosemberg, Romeu Tuma Jr. E Miguel Marques e Silva e que pretendem criar um canal de comunicação através de um site diretamente com a torcida, visando sobretudo mostrar como a oposição vem trabalhando. Vamos esperar para ver como se dará isso e se realmente isso se concretizará, de qualquer modo os nomes acima são nomes respeitados no Corinthians e principalmente na sociedade civil.

Tiago #111 @ticotimao10 em 28/01/2016 às 00:23

" "

Eu não sabia disto, sinceramente, posso estar enganado, mas a impressão que passa é que a oposição do Corinthians é omissa, tanto nas ações, quanto em vir a público manifestar sobre os problemas do time, não só quando a bomba explode que nem agora, mas sempre que um contrato é mal feito ou sempre que parcelas dos jogadores da base são adquiridas pelos investidores, entre outras coisas.

Ciro Hey #53 @ciro.hey em 28/01/2016 às 03:28

O vice era o Paulo Garcia, irmão dele.

Anisio Molim #104 @amoamolim em 28/01/2016 às 02:45

Ele não é mais o presidente do Tribunal faz muito tempo, pelo menos uns 5 anos. Um parente meu trabalhava numa empresa mista com a prefeitura de São Bernardo e uma canetada dele, desaprovando todos os concursos por ela executados de muitos anos, porque estava em desacordo com o codigo de lei de concursos públicos, e colocou um monte para fora da empresa, E isso foi em 2008/2009. Além do veto também do novo prefeito na época o Luiz Marinho, que depois da leva que foi pra fora, colocou os seus comparsas que o ajudaram a se eleger, cabos eleitorais. Caras que nem sabiam o que fazer na empresa, pois, não tinham as qualificações necessárias, e ficavam perambulando, ganhando salários altíssimos em comparação as suas qualificações, andando pelos pátios, usando carros da empresa, enfim, uma balela municipal.

Ele era o Presidente do Tribunal nessa época. E esse cargo não é vitalício, de época em época tem outros no cargo, entretanto, ele fez carreira nesse tribunal e se aposentou por tempo de serviço, se não me engano. O cargo de presidente do tribunal é igual ao cargo de presidente do STF ou qualquer outro tribunal. De tempos em tempos, troca.

Everton #505 @everton.silva20 em 27/01/2016 às 22:48

" "

Pelo que eu sei antonio roque citadinni faz parte do tribunal de contas do estado de São Paulo desde 88 e é o atual presidente e nunca vi nenhuma denuncia de corrupção contra ele ou seja me parece ser muito honesto

Ciro Hey #53 @ciro.hey em 28/01/2016 às 02:26

O único receio da maior parte da torcida em véspera de eleição foi a parceria com o irmão do Fernando Garcia. Pouco após o Fernando Garcia se aproveitar de um momento eleitoral do ex-presidente para se apoderar dos jogadores mais promissores da base. A maior parte da torcida (inclusive eu) acabou olhando mais para quem adquiriu esses jogadores do que para quem 'vendeu'. Particularmente, antes dessa parceria, torcia para o Citadini por quem sempre fui fã. Estava na hora de mudar, espero que ele se canditade da próxima x apenas com Rosemberg de vice e vença as eleições. Precisamos encerrar certos vícios

Bernardo #706 @bernardo em 27/01/2016 às 22:17

" "

Acho engraçado um monte criticando o citadini aqui...mas quando falam do aecio...nossa...esse êh o cara...apontou os probLemas e falcatruas do Pt...que dó que não ganhou...e o psdb fez o que quanto a corrupção? Hipócritas são vocês que jogam na conta dele do que nunca participou...citadini êh um cidadão de 20 anos de vida publica sem um senão...quando teve no Corinthians peitou as TO...e por isso êh perseguido até hoje por integrantes delas...algum dizem: trabalhava com o Dualib...meu...todo mundo trabalhou com o Dualib...pq ele ficou 15 anos no poder? Pq não existia oposição...outros...ahh..ele apoiou a msi...a msi era uma ótima para o Corinthians...quando o Dualib enlouqueceu e quebrou o contrato...o citadini se revoltou e deixou o clube...tem gente aqui...que não tem 20 anos de corintianismo e fala como sabedor de tudo...

Cesar Magalhães #15 @caesar1977 em 28/01/2016 às 00:31

Parece então que o aproveitador Citadino (por fora do.mercado.a anos) acha isso.

Ok então será que o Roberto e Andrés São presidentes do Santos Palmeiras Galo e SP

Kaká SP tinha 40%

Neymar Santos naontinha quase nada

Geuvanio só 35%

Lucas Lima só.10%

Gabriel Jesus porco só tem.30%

Jemerson galo só tinha 60%

Porque vocês não vem que não tem.nada ver Citadino?

Isso chama se Lei Pele. Bandonde burros

Tiago Silva #111 @ticotimao10 em 28/01/2016 às 00:23

Eu não sabia disto, sinceramente, posso estar enganado, mas a impressão que passa é que a oposição do Corinthians é omissa, tanto nas ações, quanto em vir a público manifestar sobre os problemas do time, não só quando a bomba explode que nem agora, mas sempre que um contrato é mal feito ou sempre que parcelas dos jogadores da base são adquiridas pelos investidores, entre outras coisas.

Wiliam #393 @wiliamsilva em 27/01/2016 às 22:29

" "

Desculpe, as críticas sob a forma de contratação do Corinthians é criticado pelo Citadini há anos, o texto em questão remete a algo já dito e compara com a perda de jogadores atuais.