Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

ARENA CORINTHIANS: Análise sobre Lava-Jato, propina e valor da obra

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Celso

Ranking: 128º

Celso 12.809 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/03/2016 às 10:21
Por Celso Jadiel (@celso.1.primeiro)

O texto abaixo é longo, pois aborda muitos aspectos da arena e da lava jato, mas vale apenas ler.

Primeiramente, cabe analisarmos tudo com muita cautela. Vamos aos fatos.
Existe no país e é de conhecimento de todos a operação Lava-Jato, com atuação ferrenha do MPF em cima de práticas ilícitas no meio político, notadamente quanto ao fechamento de obras públicas por grandes empresas, em troca de propinas e favorecimentos a políticos do alto escalão. Funciona basicamente assim, a administração pública tem uma obra a fazer e a empresa particular só consegue o contrato pagando propina, e não se iludam com a tal “licitação” para escolher a melhor proposta. E, mesmo se devidamente licitada a obra, o agente público pode querer criar empecilhos na execução do contrato e forçar o recebimento de dinheiro.
A investigação já vem sendo tocada há muito tempo, no mesmo padrão, sendo que está chegando nos grandes (uma hora iria acontecer, claro) e agora tudo ficou mais midiático.
Eis que surge o nome mais badalado do Brasil no enrolar da investigação “Corinthians”. Na verdade, não foi nem o nome do clube, mas uma anotação com o nome “timão” e o contato era o Vice Presidente André Negão. As anotações faziam parte de uma relação de propinas que a Odebrecht pagava para várias empresas.
Como sabemos, os antis ficaram loucos, com aquela ideia fixa de “agora eu ferro eles, não tem escapatória, a obra foi dada”
Eles querem a todo custo “provar” que nossa Arena foi dada pelo governo e, assim, maculá-la para sempre, para terem argumento para contrapor a nossa grande conquista, que foi a construção da nossa terceira e definitiva casa, por sinal a melhor de todas, disparado. Tentam impedir a concessão dos CIDS, mas estão, até agora, perdendo na justiça. Outra ação ajuizada por dirigentes tricolores já foi julgada improcedente.
Do outro lado, está a fiel, aflita, querendo provar que nada foi dado, que a arena está sendo paga com juros e tudo correu na devida legalidade (empréstimo sendo pago e incentivo fiscal previsto em lei para todos que invistam na zona leste)
Agora, lanço um rol de questionamentos e procuro explicar.
-A Odebrecht aparentemente trabalhava com propina em quase toda obra pública e algumas privadas?
Sim! A Odebrecht tinha um setor de propinas para pagamento em obras públicas e particulares. Muitos podem estar espantados com a área particular, mas, no Brasil, se paga em muitos casos propina em grandes obras particulares. Por ex: uma grande empresa tem uma obra a fazer e o diretor seduz uma grande construtora que tem interesse na obra, pois lucrará com a construção. Até aí tudo normal, contudo, algumas vezes esse diretor da empresa pede propina para o contrato ser assinado. Então, o construtor paga ao diretor uma propina e todos se dão bem no final.
-Há diferença no interesse do MPF na propina pública e particular?
Sim! Uma propina pública, direcionada a um agente público, fere o interesse público, já que o ordenamento jurídico estabelece regras para a concessão e realização de contratos públicos, e a propina não pode ser admitida como fator prevalecente.
No âmbito privado, a coisa é diferente. Se houve propina não declarada o contratante particular é o lesado. A imputação de um crime que gere interesse público já é mais difícil, contudo, é possível o enquadramento em delitos como lavagem de dinheiro, crime fiscal (já que o valor não foi declarado).
Ou seja, os possíveis crimes da propina particular não servem para os antis afirmarem que a arena foi dada pelo governo.
-E, diante disso, como fica o argumento do antis de estádio dado?
Se a propina for constatada, e se for particular, não muda nada, esta hipóteses não caracterizam que o governo (União, estado) foi lesado, no sentido de ter custeado a obra, como querem cravar os antis.
Não custa nada lembrarmos que o empréstimo da obra só custeou cerca de 45% da obra (restante do pagamento, foi por meio de empréstimos em bancos particulares que tem previsão de abatimento com a venda do CIDS). Ou seja, aquele papo de superfaturamento para lesar o BNDES não rola, pois isso aconteceu quando arenas aumentaram seu valor artificialmente para pegar mais empréstimo, a maioria delas. Por ex: um estádio custava 200milhões e foi orçado em 500 para se pegar mais grana no BNDES, o que não foi nosso caso. Se a obra foi superfaturada, quem vai pagar a diferença é a arena, pois o que subiu de valor vai ser pago com empréstimos em bancos privados.
E outra, nossa casa foi a mais barata, considerando o valor por metro quadrado. Sendo que a nossa é a mais tecnológica, moderna e confortável, com uma estrutura ímpar, com uma série de itens que não se vêem em outras arenas. E esse papo de “ah como custou assim 1,2bi se só cabem 48.000 pessoas” não é correto, pois o que vale é área construída. A arena poderia ter 2 rampas no lugar dos telões, simples e com banheiros químicos embaixo, elevando a capacidade para 65 mil, e isso custaria pouco mais de 50 milhões, que não faria diferença no montante da obra. Ou seja, a capacidade, apenas, isoladamente, não deve ser analisada sem considerar a qualidade e a área construída. E as opções por 48.000 e os vãos foram do arquiteto. No caso da capacidade, baseado no que o clube pediu.
Há espaço para superfaturamento? Sim, mas bem menos do que as outras. Nossa arena terminou com um custo perto de 980milhões, segundo o Andrés. A previsão inicial era de 720milhões. O resto do valor que eleva pra 1,2bi são os juros. O allianz (aquele com acabamento simples, acanhado e sem tecnologia), por ex, era orçado em 350milhões e vai custar cerca de 900milhões.
Você pode perguntar “ué Celso Jadiel, mas a mídia fala em 600milhões o valor do allianz, não? ”
Percebam que para as outras arenas a mídia anti fala o valor da obra, do valor arrecadado para se construir, e não o que pagarão. A WT injetou cerca de 200 milhões na obra, e pegou mais 400 milhões emprestados. Isso tudo será pago com juros, e o total sairá por cerca de 900 milhões. Ou seja, este valor era o que a mídia deveria usar.
A maioria das arenas dobrou de preço, a nossa passou de 720 para 980, ou seja um aumento de cerca de 20%.
E tem mais, nossa casa só vai pagar tanto juro por causa do atraso do financiamento do BNDES, do entrave dos CIDS, o que prejudicou a engenharia financeira, tendo o fundo que pegar empréstimos particulares com juros mais altos.
-E a palavra da procurador(a) sobre o nome Corinthians?
De início, eles apenas afirmaram que a anotação da propina levava alguém vinculado ao Corinthians. E nenhum momento antecipou se a arena estaria envolvida, inclusive disse que o caso vai será analisado de forma mais profunda para poder tirarem as conclusões. Mas a mídia anti já adianta tudo e faz o pré julgamento, querendo afirmar que a obra foi dada pelo governo.
Nossa arena é particular, propina pública seria paga para quem?
Resumindo, se for propina particular, o lesado é a instituição SCCP. Nossa arena não depende de governo, é sólida, tem arrecadação e está se pagando.

Estou no tiwiter A CASA DA FIEL : @celsoJadiel

Mais sobre a arena:

MANIFESTAÇÃO POLÍTICA: FIEL TORCIDA NA Arena Corinthians XINGA FORTEMENTE A PRESIDENTE DILMA (VÍDEO)

http://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/257215/manifestacao_politica_fiel_torcida_na_arena_corinthians_xinga_fortemente_a_presidente_dilma_video Manifestação política: Fiel torcida na Arena Corinthians xinga fortemente a presidente Dilma (VÍDEO) Em meio a tantos acontecimentos políticos, venho aqui registrar (e não entrar no mérito), como divulgador que sou de tudo que acontece na Arena Corinthians, o... meutimao.com.br meutimao.com.br

COMPARAÇÃO: Arena Corinthians X ALLIANZ PARQUE (ESTRUTURA PARA SEDIAR EVENTOS)

http://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/256148/comparacao_arena_corinthians_x_allianz_parque_estrutura_para_sediar_eventos Comparação: Arena Corinthians X Allianz Parque (ESTRUTURA PARA SEDIAR EVENTOS) Nos últimos dias, 'vazaram' (sim, tudo na nossa casa é abafado, escondido, ninguém da mídia tem interesse em revelar a qualidade dela) imagens do CENTRO DE... meutimao.com.br meutimao.com.br

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Lipe C

Ranking: 1.413º

Lipe 2.248 posts

@fepaz em 23/03/2016 às 10:36

é difícil, todos estão sendo atacados por torcedores de outros times.

Temos que deixar isso de lado, será uma longa história.

Se tinha algum tipo de negociação de NR, e pra mim agora está mais do que provado que o clube sabia que isso iria acontecer mais cedo ou mais tarde, ela esfriará até que se tenha algum norte nisso tudo.

Vamos cobrar fortemente a diretoria para que toda essa história seja esclarecida

Cadê as contas da Arena?

Porque o clube não mostra? O lema dessa diretoria não é a transparência?

Novamente eles ficam acuados, não se pronunciam com a força necessária, e isso fortalece todo o grupo que se opõe ao sucesso do SCCP.

Tem que punir todos os culpados.

Não pode deixar passar ninguém

Foto do perfil de Salvem O Corinthians

Ranking: 800º

Salvem 3.754 posts

@lhpabcnqt em 23/03/2016 às 10:33

Por culpa do Lula, Andrés (Políticos) serem Corinthiano, todos ficam desmerecendo nossa Arena.

Que por sinal, será paga com muito sacrifício. Agora, se existiu comissões ou propinas, que os culpados paguem pelos delitos.

Mídia escrota, usa o Corinthians pra vender notícia sempre!

Por que ninguém cita que o Morumbixa que foi doado pela ditadura assassina? Lavagem de dinheiro dos ex presidentes e diretores do clube falido da vila sônia?

Por que ninguém cita que o Alianz Parque houve fraudes fiscais e lavagem de dinheiro? E a crefisa então?

Deve ser por que não se tem audiência com esses timinhos, agora quando o nome é CORINTHIANS, a audiência é garantida, o jornal vende pra #$!@%... E por ai vai.

Que os culpados sejam PUNIDOS, seja CORINTHIANO, PALMEIRENSE, OU BIXA.

APODREÇAM NA CADEIA, E DEVOLVAM TODO DINHEIRO ROUBADO.