Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Fifa permite calote do Corinthians

Tópico Épico Entenda as regras

Publicado no Fórum do Meu Timão em 20/04/2016 às 09:30
Por Ed Sccp (@edsccp)

Foi com esse título que a uol lançou a matéria.

http://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2016/04/19/corinthians-enchera-cofre-de-time-que-deve-ao-fla-mas-fifa-permite-calote/?cmpid=fbesp-geral Corinthians encherá cofre de time que deve ao Fla, mas Fifa permite calote - Esporte - UOL Esporte Corinthians encherá cofre de time que deve ao Fla, mas Fifa permite calote - Esporte - UOL Esporte O clube Al Nassr receberá do Corinthians pelos direitos do meia Marquinhos Gabriel sem que tenha pago ao Flamengo pela compra de Hernane há mais de um ano. A... rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br

O clube Al Nassr receberá do Corinthians pelos direitos do meia Marquinhos Gabriel sem que tenha pago ao Flamengo pela compra de Hernane há mais de um ano. A situação é possível pela demora do sistema da Fifa em punir times caloteiros. Assim, equipes que não quitam seus compromissos podem continuar a realizar negociações inernacionais.

A diretoria do Flamengo negociou Hernane com o Al Nassr, da Arábia Saudita, em agosto de 2014, há cerca de um ano e meio. Nunca recebeu a metade dos 4,5 milhões de euros a que tinha direito. Foi ao tribunal da Fifa e ganhou o processo em duas instâncias, mas continua sem ver a cor do dinheiro.

Enquanto isso, o Corinthians se prepara para pagar US$ 3 milhões ao clube árabe. O dinheiro será destinado diretamente à conta do Al Nassr.

“É uma falha do sistema. Os clubes não pagam e não tem bloqueio do dinheiro que poderão receber de outros clubes. Esse Al Nassr é um dos maiores devedores do mercado de futebol", explicou o advogado do Flamengo para o caso, Marcos Motta. “Já ganhamos em duas instâncias. Nem há discussão sobre a dívida. Mas a Fifa não bloqueia por questões burocráticos."

O advogado chegou a entrar com pedidos de punição ao Al Nassr na Federação Asiária e na Fifa. Queria que o clube ficasse impedido de disputar a Liga dos Campeões da Ásia, e de realizar transferência. Mas nada foi feito pelas federações internacionais. “Não deveriam ter acesso ao TMS (sistema de transferência)", contou Motta.

A diretoria do Corinthians entende que o negócio com o clube árabe não terá impacto de dívidas anteriores. “Estamos terminando o contrato com o clube. Não afeta em nada. O contrato internacional será entre as partes e vamos depositar para o clube. É uma negociação direta. Problema dele o que vão fazer com o dinheiro", disse o vice-presidente de Finanças do Corinthians, Emerson Piovezan.

O sistema de TMS da Fifa estabelece que os dois clubes coloquem os dados e documentos da transação para saber se batem. Se um clube for proibido de negociar jogadores, não terá acesso ao TMS.

A diretoria do Flamengo tem dificuldade de compreender como o Al Nassr não foi obrigado a pagar ainda, nem teve transações bloqueadas. “É muito estranho", disse o vice-presidente Jurídico rubro-negro, Flávio Willeman. A expectativa do clube é receber até o final do ano. Se isso ocorrer, o clube pelo menos teria um ganho com o câmbio já que o dólar valia R$ 2,00 quando Hernane foi negociado.

Se o Flamengo deve ao Al Nassr problema e deles, o Corinthians comprou o M. Gabriel do Al Nassr, e vai pagar ao Al Nassr.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico