Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Guilherme x Rodriguinho

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Duga

Ranking: 192º

Duga 9.790 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/04/2016 às 17:38
Por Duga Shimizu (@duguinha2shae)

Antes de analisar Guilherme e Rodriguinho, importante entender a função executada jogando de central esquerdo no 4-1-4-1

Jogando como interior (médio central esquerdo) a funcão pede jogadores com mobilidade para transição defensiva e ofensiva, circulando às costas dos volantes do rival, se aproximando para triângulo de passes (com lateral e extremo) pela beirada ou acionando extremos.

Imprescindível ter movimentação com e sem a bola, não é nem ser um volante e nem um armador, tem que ser um organizador que participa das fases de jogo.

Não se pode somente aguardar a bola redonda par realizar o passe da assistência para os seus companheiros.

Tem se movimentar por todo campo ofensivo e também recuar até atrás dos volantes da sua equipe e troca de posição com os outros meias do time para achar a entrelinha adversária

Guilherme X Rodriguinho

#GUILHERME 10

Defino como atacante que joga mais recuado, bom reflexo na troca rápida de passes curtos e bom passe esticado.

Acostumado a atuar mais no terço final, jogando quase como antigo 'enganche' sofre pois a função atual exige que atue mais entre terço central e ofensivo, formando a segunda linha de quatro.

A melhora na dinâmica do time tem muito a ver com o que ele realiza.

A insistência nisso, inclusive no empenho do jogador, tende a gerar o aumento de oportunidades de gol.

Pontos fortes : visão para distribuir o jogo bom passe médio/longo, busca sempre o arremate quando possível dentro ou fora de área, ótima alternativa contra linhas fechadas;

Pontos fracos : poucos recuos para se posicionar defensivamente e auxiliar o portador da bola na organização de saída.

Observações: lento ainda nas ações de jogo, mas tem como virtude a qualidade no passe médio/longo.

Mapas de calor mostram que tende a centralizar jogada e deixar buraco, sobrecarregando outros meiocampistas como Bruno e Elias no momento defensivo.

Importante é adequar ao modelo, jogo de posição com aproximação para facilitar troca de passes, e recomposição sem a bola ocupando espaços. Flutuando entre esquerda e centro, sem a bola fecha mais pela esquerda.

Característica de jogo dele dificulta para atuar como interior, pela pouca mobilidade (recuar e articular) e intensidade (disciplina sem a bola na marcação). Precisa render mais, individual e principalmente de maneira coletiva.

Marca do jogador hoje é a instabilidade, foi bem coletivamente em alguns jogos contra Cerro na Arena e nos dois jogos contra Santa Fé e em outros esteve bem abaixo, prejudicando o desempenho coletivo.

# RODRIGUINHO26

Rodriguinho está longe de ser o central esquerdo ideal, mas cumpre e executa melhor função do que Guilherme que nitidamente fica desconfortável na posição.

Há de se destacar o jogo do Rodriguinho voltado para o coletivo como na média de passes certos, passes chaves para gol (foi responsável direto em assistência ou gols nas vitórias do Timão desse ano), movimentação para recuar e inciar a saída limpa, dinâmica para troca de passes para time avançar.

Mas há deficiencias também, pois na fase defensiva não possui estrutura física avantajada e não consegue ser muito combativo em situações defensivas, poucos desarmes e interceptações, mas costuma fechar bem os espaços, aborda o portador da bola.

Mas tem mobilidade, posiciona e fecha espaços importantes do adversário.

É evidente que Rodriguinho não é um jogador que exercerá papel de condutor técnico do Corinthians, mas contribui para o jogo coletivo do time.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Diego Hellmann

Diego 82 posts

@diego.faustino3 em 27/04/2016 às 09:23

Pelo que já vi do Rodriguinho, ele se sai melhor como volante, talvez seja por causa do peso que é ser responsável pela armação das jogadas, e por incrível que pareça como volante ele arma até melhor.

Já o Guilherme, o Tite pode até fazer um milagre, mas ele é atacante, esta se sacrificando pelo esquema do Tite. Acho que valeria testalo no lugar do Lucca.