Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Até o Anti Cosme Rímoli desta vez tem razão, Tite e seus 7 pecados da eliminação, mude sua atitude!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Michael

Ranking: 3.778º

Michael 777 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 06/05/2016 às 02:11
Por Michael OllyverCell (@michael.knight)

Coloquei o texto aqui e mudei o itaque... Por Arena, pois ele é anti, mas a leitura do texto é bem o sentimento de toda a torcida em relação ao que acontece no clube, Tite é o Maior treinador do clube, mas a eliminação ontem passou pelas suas mãos, pois vimos que era possível a classificação.

Os sete pecados de Tite que custaram a eliminação do Corinthians na Libertadores. O principal deles: aceitar que a Arena Corinthians vire salão de festas dos adversários. Péssima postura para quem deseja comandar a Seleção Brasileira…

Tite é o melhor treinador deste país. Mas nem por isso está acima do bem e do mal. Em mais esta eliminação do Corinthians da Libertadores, nas oitavas de final, em plena Arena Corinthians lotada, ele tem grande parcela de culpa. E para quem almeja assumir a Seleção, treinar clubes grandes na Europa, precisa repensar esses erros.

O primeiro e mais grave. Acreditar no mata-mata que empatar fora de casa é um grande resultado. Com o gol marcado fora, deixou de ser. Principalmente o 0 a 0. O Corinthians abriu mão de tentar vencer ou menos marcar contra o Nacional em Montevidéu. Retornou orgulhoso, como se tivesse garantido a classificação no Uruguai.

Ficou à mercê do desespero depois dos gols do Nacional. Tite não conseguiu controlar os nervos de sua equipe. E nem os seus mesmo. Ficou travado, tenso durante a partida de ontem inteira. Descobriu que seu pesadelo não começou ontem. Na verdade, se materializou na semana passada, com o 0 a 0 que tanto gostou.

O segundo, deixar de apostar em personagens que se parecem. E perder a noção da realidade. A história costuma se repetir, garantem os catedráticos. Mas Vagner Love é muito diferente de André. Se os dois amam balada e já aprontaram o suficiente por oito vidas, não é que terão o mesmo direito a uma reviravolta na carreira no Parque São Jorge. Muito pelo contrário.

Por motivo bem simples. O potencial de André é muito menor do que Vagner Love. Sua confiança como jogador, suas arrancadas, seus chutes e cabeçadas diante dos goleiros adversários. Tudo é inferior. Tite acreditou até o atacante ser um grande personagem na eliminação de ontem. Se deixou iludir. É preciso perceber até onde chega a sua capacidade como treinador. É limitada. Seria excelente se recuperasse qualquer carreira. Mas Adenor não tem esse poder.

O terceiro passo em falso foi em relação a Bruno Henrique. Não adianta o treinador tentar disfarçar. Ele não gosta de colocar no Corinthians jovens atletas. Ele acredita que o jogador precisa estar tarimbado, cascudo para vestir a camisa do clube.

E por isso virou as costas a Maycon. O volante tem treinado e jogado muito melhor do que Bruno Henrique. Para quem, como Tite, virou admirador do futebol intenso, vibrante, de passes corretos, era obrigatória que a dupla de volantes corintianos fosse Maycon e Elias. Era algo que até os atletas comentavam em off. Só que o técnico virou as costas ao talentoso jogador. Seu pecado? Ter 18 anos.

O quarto questionamento está em relação aos pênaltis. Como é possível o time perder tantas cobranças importantes? Desde que Tite assumiu o clube, nunca houve um grande cobrador. Só que a situação chegou ao seu limite. A eliminação diante do Palmeiras no Paulista de 2015. Contra o Audax no Estadual deste ano. Na péssima cobrança de André ontem.

Que treinador é esse que não consegue fazer com que seus jogadores dominem esse fundamento? Algo muito simples virou pesado demais. De grandes consequências. Se a cobrança de André, faltando dez minutos para acabar o confronto, tivesse entrado, o Corinthians poderia estar classificado. Tite precisa se reinventar.

A quinta crítica é em relação à resistência aos novos. Para o treinador, a prioridade é de quem está há mais tempo no clube. Se houver um reserva pior do que o recém-contratado, joga o reserva. Isso pode ser ótimo para o ambiente. Mas não para a competição, jogos eliminatórios, de vida ou morte, como foi ontem na Arena.

Outra vez os treinamentos. Marquinhos Gabriel tinha tudo para ter atuado na posição de Rodriguinho. O canhoto recém-contratado estava pronto para jogar contra o Nacional. Houvesse um pouco de lógica, quem estava melhor deveria ser o titular. O caso lembra um pouco de Maycon. Com a diferença gritante que Marquinhos Gabriel já é um jogador rodado, pronto para a decisão. Tite errou e sabe disso. Não vai assumir publicamente.

A sexta atitude que o Corinthians pagou caro ontem foi a formação do banco de reservas. Muitos comentaristas reclamam a ausência de Marlone. O meia tem sim talento. Mas nos treinamentos tem deixado a desejar. Inseguro, inconstante. Poderia até ajudar.

Mas deixar Luciano fora foi algo inexplicável. O atacante está muito bem fisicamente. E poderia ter ajudado muito mais do que André. Não há perdão para a montagem de banco de reservas. No jogo de ontem foi inaceitável não escolher o atacante.

O sétimo e cruel erro está na passividade do treinador. É impossível aceitar cinco eliminações seguidas no estádio corintiano. Com a Arena abarrotada de torcedores. A postura corintiana nas duas quedas da Libertadores, nas duas do Paulista e uma na Copa do Brasil foi a mesma. Sem a vibração suficiente, a intensidade, a personalidade para se mostrar 'dono do estádio'.

Tite precisa se aprimorar caso queira subir na carreira. Repensar sua postura.

Continua sendo o melhor treinador do Brasil.

Mas as eliminações do Corinthians não podem ser desprezadas.

Além dos estúpidos desmanches da diretoria, o técnico cometeu erros.

Ele é o comandante do futebol do clube.

Chega de decepções, eliminações dentro de casa.

Com toda a torcida dando apoio.

Essa nunca foi a característica do Sport Clube Corinthians Paulista.

Não há como poupar Tite do quinto fracasso consecutivo.

Cinco vezes seguidas já foram suficientes para ensinar.

A Arena tem de ser o caldeirão corintiano.

Não salão de festas dos adversários.

Palmeiras, Santos, Guarany, Audax e Nacional já desfrutaram.

Agora chega, Tite!

Você não é anfitrião, que dá o melhor para o convidado.

A casa é sua!

http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/os-sete-pecados-de-tite-que-custaram-a-eliminacao-do-corinthians-na-libertadores-o-principal-deles-aceitar-que-o-itaquerao-vire-salao-de-festas-dos-adversarios-pessima-postura-para-quem-deseja-coma-05052016/ Os sete pecados de Tite que custaram a eliminação do Corinthians na Libertadores. O principal... Os sete pecados de Tite que custaram a eliminação do Corinthians na Libertadores. O principal... esportes.r7.com

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Norberto Valverde

Ranking: 1.135º

Norberto 2.774 posts

@norberto.valverde em 06/05/2016 às 09:20

Sensacional!Disse tudo.Parabens.Espero que que daqui pra frente, ele abra os olhos.

Foto do perfil de Ederson De Moraes

Ranking: 3.537º

Ederson 844 posts

@ederson.ne em 06/05/2016 às 09:10

O cara só falou verdades mesmo! Porém senti uma ênfase no texto digamos assim em jogar a torcida contra o Tite. Pra mim ele é o principal culpado sim, mas vamos acreditar que ele irá corrigir td isso para o restante do ano. E quem sabe num futuro próximo essa filosofia mude ou até mesmo um novo treinador (não agora) pra mudar os ares. Agora vamos aguardar pra ver como terminaremos o ano. Vai Corinthians!

Foto do perfil de Paulo Paulo Paulo

Ranking: 109º

Paulo 13.845 posts

@paulo.52 em 06/05/2016 às 09:02

Mais uma tentativa de enquadrar à fórceps os erros em sete, nº cabalístico (só eu já li uns dez tópicos sobre os sete erros capitais, ao longo dos últimos anos). E se atropela nos argumentos.

Como assim, ''aceitar que a Arena vire salão de festas do adversário''? Claro que Tite nem os jogadores aceitam. Eles erram e perdem (ou os méritos são dos adversários, ou as duas coisas, simultaneamente), simples assim.

Marquinhos Gabriel titular? Tá voltando agora, não aguentaria os noventa minutos. Tite fez o certo, começando com o Rodriguinho e reservando o MG para o momento decisivo do jogo, caso necessário (em tese, pelo menos, senão já queimaria uma substituição logo de cara, algo temerário, ainda mais num jogo decisivo).

''Aceitar o 0x0 fora de casa como bom resultado''. Oras, em 2012 foi assim. Virou modinha, na imprensa, após nossa eliminação, bater nessa tecla (surgida, desconfio, entre os próprios torcedores aqui, do Meu Timão, após o empate no Uruguai, prova que a imprensa entra no site e se abebera do 'pensamento médio' dos torcedores). Acho o argumento muito, mas muito discutível, mesmo. Afinal, se você não acredita que possa ganhar em casa, não deve nem imaginar que possa ser candidato ao que quer que seja.

André. Tite não acha que possa ''recuperá-lo para o futebol''. Faz o que pode com o que lhe deram (não se pode negar que é o único centroavante de ofício, no elenco).

Luciano. Não sei se está em plenas condições, não. Duvido muito, aliás, pelo que vimos nas últimas partidas em que atuou.

Marlone. Talvez os treinos falem mais que os jogos, e ele não se esforce o suficiente para se enquadrar no esquema. Já disse, por aqui, que ele tem um defeito grave: conduz demais a bola. Foi bem na Flórida, na estréia, e contra o fraco mistão do Cobresal, na Arena. Nada além disso, até aqui.

''Passividade do treinador''? Argumento que se confunde com o 1º, acima analisado.

Na verdade os SETE erros capitais se resumem a DOIS, na minha modesta avaliação: BH (não dá mais pra ele) e pênaltis - tenho insistido nisso, e o Tite, toda vez que o cara perde, diz que ''bateu como treinou''. Ah, vá para o inferno, eles têm batido mal e eu já fiz até tópico aqui, no sentido de que os erros são de fundamento (alô, CIFUT, acoooooorda!)! Pênalti é ciência, não é sorte nem treinamento, pura e simplesmente...

Foto do perfil de Carlos Dias

Ranking: 1.770º

Carlos 1.851 posts

@carlos.dias5 em 06/05/2016 às 08:46

As criticas realmente são procedentes, mas o pior de tudo é o marketing de Tite, após o jogo, falou que jogamos no Uruguai da mesma forma que na Arena. Mentira deslavada, no Uruguai jogamos num esquema tipo 9-1 e na Arena 4-1-4-1 e o pior manter Lucca porque sabe marcar e desprezar Marlone ou Luciano, que nessa faixa onde atua Lucca são bem melhores que ele.

Publicidade

Foto do perfil de Maria Das Graças

Ranking: 2º

Maria 97.043 posts

@gracinhado.timao em 06/05/2016 às 08:36

É foi bisonho mesmo.

Foto do perfil de Cell Bioandroide

Ranking: 616º

Cell 4.672 posts

@fabio.b1 em 06/05/2016 às 08:22

VEJA BEM, também acho que o Marlone não deveria estar no banco, ele deveria estar no time titular! Fora isso tudo o que o cara falou expressa bem as opiniões descritas aqui no Fórum, o que mais me chamou atenção foi a questão do Maycon, a muito tempo eu e vários outros aqui afirmamos que a dupla de volantes deveria ser Elias e Maycon, e o anti afirmou que até entre os jogadores isso dito.

Foto do perfil de Base Corinthiana

Ranking: 217º

Base 9.215 posts

@thiago.silva133 em 06/05/2016 às 08:13

Independentemente de quem escreveu, o texto e a análise é maravilhosa! Expressou o que eu senti pós jogo, foi até um tratamento essa leitura.

Foto do perfil de Eduardo - Itajaí-sc.

Ranking: 1.564º

Eduardo 2.075 posts

@dadotimao em 06/05/2016 às 08:13

A pessoa só muda na vida, quando assume seus erros e tenta corrigi-los, mas não é o que acontece no Corinthians, todos, sem exceção, da Diretoria até o jogadores, ninguém tem coragem de assumir que o time foi ruim e o pior é que tem gente aqui que acha isso também...Lamentável a postura desse torcedores, eu fiquei envergonhado com a postura do time em Montevidéu e com a passividade que os atletas receberam a eliminação.