Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O novo Corinthians que com o tempo pode voar

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Wandeson

Ranking: 1.574º

Wandeson 2.062 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/05/2016 às 23:27
Por Wandeson Cunha (@wandesoncunha)

Em detrimento da vontade de alguns torcedores que pedem desesperadamente pelo Marlone, ainda assim Tite mostra que pode tentar se reinventar.

Em 2013, Tite morreu abraçado com Romarinho e Sheik. Em 2016, parecia morrer abraçado com o esquema tático. O problema não é ter preferência por Rodriguinho, Lucca ou André.. Mas de por quem ele acha que melhor se encaixar no esquema. Com duas eliminações e futebol estagnado, parece que o professor resolveu mudar a estrutura tática. Finalmente percebeu que o elenco 2016 não tem a mesma mecânica de execução do seu modelo de 4-1-4-1 que o elenco do ano passado. Falo 'modelo de 4-1-4-1' por que o esquema pode ser executado de diversas formas. O Flamengo de Muricy joga no 4-1-4-1 e... Bom, você já sabe a qualidade.

O modelo de Tite até então era formado por uma alternância de movimentos. Linha de 4 (esquerda para a direita): infiltra, arma, infiltra, arma. Nessa mecânica Malcom, Renato, Elias e Jadson se sobressaíram. O time desse ano não tem ninguém que desempenhe a função de armador pelo meio. Rodriguinho e Guilherme foram os usados. G. Augusto o mais pedido. Nenhum dos três tem condições de fazê-la.

Tite mudou.

As laterais estão trancadas. Então, meias de qualidade no passe e no drible foram colocados abertos. G. Augusto na esquerda e M. Gabriel na direita. Tite deixa de ter apenas qualidade no passe nas laterais. Tite agora tem passe, drible, força e capacidade de fechar espaços. Guilherme será o jogador coringa. Forma a linha de 4 para triangular (atacando o espaço, ou abrindo-o para a passagem de Uendel) ou avança para jogar atrás de André (posição em que mais rendeu na carreira). Por falar em André, esse será um dos mais beneficiados. A tendência é que menos bolas quadradas cheguem e o pivô seja constante. Elias, por sua vez, continuará executando exatamente os mesmos movimentos. A diferença é que sua infiltração e o corte para o meio do Marquinhos abrem a avenida para Fagner, melhor jogador do ano no Corinthians.

O mais legal é que a linha de quatro do Corinthians agora não tem função predefinida. A linha é multante. Seria algo como:

Arma/fecha; Arma/infiltra/ataca; Fecha/Infiltra; Arma/Infiltra/Fecha

Se a torcida não for chutar o carro de ninguém e deixar o time trabalhar, creio que terminaremos o ano de novo como melhores do Brasil.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico