Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O novo Corinthians que com o tempo pode voar

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Wandeson

Ranking: 1.574º

Wandeson 2.062 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/05/2016 às 23:27
Por Wandeson Cunha (@wandesoncunha)

Em detrimento da vontade de alguns torcedores que pedem desesperadamente pelo Marlone, ainda assim Tite mostra que pode tentar se reinventar.

Em 2013, Tite morreu abraçado com Romarinho e Sheik. Em 2016, parecia morrer abraçado com o esquema tático. O problema não é ter preferência por Rodriguinho, Lucca ou André.. Mas de por quem ele acha que melhor se encaixar no esquema. Com duas eliminações e futebol estagnado, parece que o professor resolveu mudar a estrutura tática. Finalmente percebeu que o elenco 2016 não tem a mesma mecânica de execução do seu modelo de 4-1-4-1 que o elenco do ano passado. Falo 'modelo de 4-1-4-1' por que o esquema pode ser executado de diversas formas. O Flamengo de Muricy joga no 4-1-4-1 e... Bom, você já sabe a qualidade.

O modelo de Tite até então era formado por uma alternância de movimentos. Linha de 4 (esquerda para a direita): infiltra, arma, infiltra, arma. Nessa mecânica Malcom, Renato, Elias e Jadson se sobressaíram. O time desse ano não tem ninguém que desempenhe a função de armador pelo meio. Rodriguinho e Guilherme foram os usados. G. Augusto o mais pedido. Nenhum dos três tem condições de fazê-la.

Tite mudou.

As laterais estão trancadas. Então, meias de qualidade no passe e no drible foram colocados abertos. G. Augusto na esquerda e M. Gabriel na direita. Tite deixa de ter apenas qualidade no passe nas laterais. Tite agora tem passe, drible, força e capacidade de fechar espaços. Guilherme será o jogador coringa. Forma a linha de 4 para triangular (atacando o espaço, ou abrindo-o para a passagem de Uendel) ou avança para jogar atrás de André (posição em que mais rendeu na carreira). Por falar em André, esse será um dos mais beneficiados. A tendência é que menos bolas quadradas cheguem e o pivô seja constante. Elias, por sua vez, continuará executando exatamente os mesmos movimentos. A diferença é que sua infiltração e o corte para o meio do Marquinhos abrem a avenida para Fagner, melhor jogador do ano no Corinthians.

O mais legal é que a linha de quatro do Corinthians agora não tem função predefinida. A linha é multante. Seria algo como:

Arma/fecha; Arma/infiltra/ataca; Fecha/Infiltra; Arma/Infiltra/Fecha

Se a torcida não for chutar o carro de ninguém e deixar o time trabalhar, creio que terminaremos o ano de novo como melhores do Brasil.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Osama Bin Laden

Osama 88 posts

@souzaviana em 20/05/2016 às 16:15

Vou aproveitar tua perspicácia analítica e lançar uma questão: e o Camacho? Acho o cara muito bom individualmente. Onde exatamente ele seria melhor aproveitado, individual e coletivamente? Valeu!

Foto do perfil de Júlio Da Silva

Ranking: 7.451º

Júlio 283 posts

@julio.da.silva1 em 20/05/2016 às 16:14

Boa... Agora é paciência... Algo que vamos ter que ter, até encaixar.

Foto do perfil de Daniel Victor

Daniel 179 posts

@daniel.victor9 em 20/05/2016 às 16:06

Perfeita análise.

Foto do perfil de Luciano Leo Alves Ferreira

Ranking: 1.064º

Luciano 2.944 posts

@leo1977 em 20/05/2016 às 15:43

Bela análise cara. Um oásis perto de tanta bosta que lemos por aqui.

Publicidade

Foto do perfil de Max Xavier

Ranking: 3.390º

Max 891 posts

@max.xavier em 20/05/2016 às 15:42

Parabéns pela análise... Agora nos resta torcer para que dê certo... Vai Corinthianssss

Foto do perfil de Ciro Hey

Ranking: 118º

Ciro 13.250 posts

@ciro.hey em 20/05/2016 às 15:34

Ainda assim precisamos de reforços de qualidade. Nosso elenco pode formar um time, mas não temos um elenco. Precisamos de um centroavante e um volante para começar a pensar em um time. E talvez um grande meia armador. Precisamos de um jogador pica pelos

Lados também.. Um cara que pegue a bola e vá para dentro, não temos esse cara. Viver de Lucca, Rodriguinho, Romero (mesmo xodó) e André não dá.

Foto do perfil de Davi De Oliveira

Ranking: 3.813º

Davi 768 posts

@davi.de.oliveira1 em 20/05/2016 às 15:34

Perfeita análise. E é bem isso, se a bola não chega no centroavante (que normalmente é um cara forte cuja principal função é empurrar a bola para dentro) não tem como ele fazer gol. Jogar com o Guilherme como coringa, dando-o liberdade para chegar ao ataque e encostar no pivô deve aumentar seu rendimento, qualidade dele é visível. Com os dois meias, em tese, de armação abertos, as jogadas ofensivas devem aumentar com as dobradinhas dos laterais e permitir que o segundo volante flutue e chegue à área adversária como elemento surpresa. Mas isso leva tempo. Lembremos que o Corinthians 2015 começou a voar mesmo nas cinco partidas finais do primeiro turno.

Foto do perfil de Marcelo De Melo Silva

Ranking: 5.133º

Marcelo 511 posts

@markmelo Apoiador em 20/05/2016 às 14:47

Ótima análise. Espero que a torcida não foque apenas em resultados. Querer ser campeão de todos os campeonatos, quem não quer? Não perder nenhum jogo? Não tomar gol? A construção de uma equipe, seja de futebol ou qualquer outro esporte ou ainda em qualquer outra área, demanda tempo e muitos ajustes. E no caso do futebol, requer paciência, coisa que pelo menos nos últimos anos é uma das únicas coisas que a diretoria do Corinthians tem acertado. As criticas, as cobranças pela torcida são compreensíveis e normais. Aguardemos e oxalá sua análise seja certeira.