Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Copa América com palcos com jeitão de Arena Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Celso

Ranking: 127º

Celso 12.808 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 03/06/2016 às 23:42
Por Celso Jadiel (@celso.1.primeiro)

Começou a Copa América centenária, organizada pela incompetente conmebol.

Desta vez, o evento ganha um charme a mais. É que os jogos serão disputados nos EUA, país que conta com megas arenas, dotadas de estilo próprio, que influenciaram na arquitetura da casa da fiel.

Como poderemos ver pela TV, bem como nas imagens abaixo, as bilionárias arenas americanas são espaçosas, com grandes telões, luzes, cinturões de LED's, além da conhecida característica de serem no estilo abertas parcialmente.

Em grande parte das arenas o teto não contempla toda a arquibancada, em algumas nem sequer existe cobertura.

Como dito, elas são na sua grande parte estilo parcialmente abertas, pois possuem nos seus extremos arquibancadas menores.

Vejamos algumas imagens de parte das arenas sedes da Copa América 2016:

Foxborough Stadium

CenturyLink Field

Orlando City

Toda essa modernidade (cinturões de LED, telões cumpridos de alta resolução etc.) e essa arquibancada menor nos extremos tiveram influência na arquitetura da Arena Corinthians. O arquiteto Anibal Coutinho fez um minucioso levantamento de estádios no mundo inteiro e mesclou traços das arena americanas e europeias (tanto ma parte esportiva como no campo comercial).

A Arena Corinthians é linda, caldeirão e imponente como é, com seus vãos, com suas arquibancadas menores nos extremos, com cobertura parcial de cerca de 75% dos lugares.


Vejam que atrás dos gols, temos uma muralha equivalente, em números de degraus, a um Pacaembu.

Sem falar que nas laterais exite mais um grandioso anel, e, ainda, o forro amplificador que da mais potencia ao barulho. Isso tudo, com o campo arrodeado de uma arquibancada de 9 metros de distância.

Se tem corinthiano que preferia a arena mais fechada, OK, cada um com sua preferência, mas não devemos achar que nossa casa é muito menos caldeirão por causa disso, que o som se perde e tal, pois o arquiteto pensou em todos esses detalhes e quem vai lá (tanto o fiel como o visitante) sente a pressão que a arena exerce.

Muitas dessas 'teorias' sobre supostos 'defeitos' da Arena Corinthians são soltadas pelos antis, que querem por defeito em tudo. Alguns torcedores corinthianos acabam 'acusando' o golpe.

Um dado curioso é que tem anti que fala 'ah não tem cobertura em 100% dos lugares' como se isso fosse defeito e inferiorizasse a arena, só que, na verdade, o teto da arena foi um dos mais caros do Brasil, custando mais, inclusive, do que o da Arena da Baixada. O estilo foi esse por opção do arquiteto, influenciado por estas arenas americanas, sem falar que tem a previsão de ampliação futura da arena, que fecharia parte dos vão (as arquibancadas seriam na metade do tamanho das provisórias usadas na copa, ou seja, os vãos sempre vão existir, embora menores).

Vejamos que a Arena CenturyLink Field, por exemplo, com foto acima, mesmo em estilo aberto, é uma das mais barulhentas do mundo, segundo análises técnicas (chega a cerca de 130 decibéis), pois os detalhes arquitetônicos e os materiais usados na obra predominam de verdade, isso vale mais do que uma mera análise a olho nu. Na Arena Corinthians, quando a arena toda canta, fica parecendo um inferno, mesmo para quem está vendo e ouvindo por meio da transmissão de TV.

Enfim, a copa América está aí, com palcos com jeitão de Arena Corinthians, os antis incoerentes vão como sempre babá-las sem colocar nenhum defeito.

A nós corinthianos, cabe vermos tudo de forma comparativa, entendendo que este bilionário mercado de arenas americanas inspirou a construção de nossa casa. Ou seja, é hora de curtir as arenas americanas 'irmãs' da Arena Corinthians.

Estou no Twitter A CASA DA FIEL: @celsoJadiel

_________________________________________________

Mais sobre a arena corinthians:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/282949/o_ar_frio_que_refrigera_a_arena_corinthians O ar frio que refrigera a Arena Corinthians Salve fiel torcida! Hoje vamos falar de um ponto fascinante da Arena Corinthians, trata-se do seu mega sistema de refrigeração. A casa da fiel (mistura de... meutimao.com.br meutimao.com.br

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Celso Jadiel

Ranking: 127º

Celso 12.808 posts

@celso.1.primeiro em 03/06/2016 às 23:55

Não existe no Brasil uma atmosfera mais fascinante e amedrontadora para adversários do que essa:



Foto do perfil de Sthevan Alves

Sthevan 2 posts

@sthevan.alves em 04/06/2016 às 15:22

Quem foi o anti que negativou?

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Ernesto Baptista Netto

Ernesto 24 posts

@ebnetto em 05/06/2016 às 07:36

Eu acho que deveriam explorar o telão do lado externo com publicidade nos dias de jogos seria uma grana a mais que entrava para quitar a arena.

Foto do perfil de Valdenor Junior

Valdenor 36 posts

@juninhooo01 em 05/06/2016 às 01:45

Perfeita!

única coisa que precisa melhorar e o preço das entrada!

Foto do perfil de Igor Sccp 1969

Ranking: 1.111º

Igor 2.828 posts

@juligorsccp em 05/06/2016 às 00:40

Não acreditei quando vi o jogo do Peru no Century Link Field com ingressos a $150,00.

Sou Seahawks na NFL, queria muito ir nesse estádio.

Foto do perfil de Andre Rodrigues Bezerra

Andre 18 posts

@beraofiel em 04/06/2016 às 19:41

Nossa arena é linda demais!

Publicidade

Foto do perfil de Joaci Bento De Abreu

Ranking: 5.337º

Joaci 482 posts

@zona.leste.z.z em 04/06/2016 às 19:03

Uma maravilha a casa do time do povo...Fiel maior torcida do Brasil o resto e resto são todas tercerizadas.

Foto do perfil de Roberto Moreira

Ranking: 8.430º

Roberto 228 posts

@roberto.moreira1 em 04/06/2016 às 18:18

Nossa Arena é simplesmente MARAVILHOSA, que nos enche de orgulho.

Foto do perfil de Ronny Barbosa De Santana

Ranking: 1.957º

Ronny 1.672 posts

@ronnysccp em 04/06/2016 às 15:31

Verdade irmão... Percebi isso ontem assistindo o jogo entre Estados Unidos e Colômbia. As Arenas americanas lembram muito a Arena Corinthians. Muito legal isso.