Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Nas décadas de 80/90 a divisão das torcidas no estádio era mais ou menos assim...

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Mohamad

Ranking: 464º

Mohamad 5.677 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 11/06/2016 às 14:34
Por Mohamad Ali Smaidi (@mohamad)

Me lembro da final do brasileiro de 1990, a torcida do Corinthians dominou as arquibancadas.

Para os mais novos se situarem, o panetone era dividido em 12 gomos, quando abriam-se os portões o torcedor que entrava encontrava o estádio dividido pela PM ao meio com 6 gomos destinados para cada torcida.

A medida que uma torcida começava a comparecer em maior número, a PM deslocava as cordas de divisão empurrado a torcida que estava em menor número alguns gomos para trás (desnecessário dizer que a fiel sempre estava em maior número), quando a PM começava a se deslocar, a fiel fazia uma festa e cantava 'empurra, empurra a bixarada', era uma demonstração de força quando isso acontecia.

Na final de 1990 a fiel tomou conta de 9 gomos no anel superior e os bambis 3.

Não existia aquecimento no gramado e os jogadores só sentiam o clima do estádio quando entravam pelos túneis, cada time entrava por um lado, as vaias recebidas pelo time com menos torcida já os deixava abatidos psicologicamente.

Nesse jogo, para evitar as vaias, os bambis entraram em campo junto com o Corinthians.

Era muito bacana e gostoso, ao menos para nós corinthianos, pois sempre estávamos em maioria nas arquibancadas.

Hoje em dia temos que aturar a cena ridícula de dois times entrando em campo lado a lado e se enfileirando pra cantar o hino, ridículo isso.

https://www.youtube.com/watch?v=_Pb_FMTxqAo Corinthians 1 x 0 São Paulo - Final - 1990 - Campeão Brasileiro - YouTube Corinthians 1 x 0 São Paulo - Final - 1990 - Campeão Brasileiro - YouTube youtube.com youtube.com

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Corintiano Sp

Ranking: 21º

Corintiano 32.248 posts

@corintianosp em 11/06/2016 às 17:24

Cada dia mais o futebol brasileiro tá ficando mais chato...infelizmente a educação é zero e a segurança menor ainda...

Foto do perfil de Avelino Manuel Gomez Balboa

Ranking: 935º

Avelino 3.316 posts

@avelinogb Apoiador em 11/06/2016 às 15:06

Comecei a ir no Paca quando era tudo misturado, só saia briga por causa de mulher e se resolvia logo. Morei no Rio de 80 a 90 sempre perto do maraca, só levava meu filho (com 4 ou 5 anos) aos jogos contra o Flamingo, na época as duas torcidas eram amigas e se ajudavam, quando o Timão ia ao rio contra os outros e com eles em SP contra os nossos rivais. Acontecia uma coisa muito louca no maraca, nossa torcida ficava do lado direito da tribuna de honra (maraca antigo) e a deles do lado esquerdo com a sua uniformizada na curva, antes do jogo saia um grande bandeirão da nossa torcida para a direita dando toda a volta e ia ficar o jogo inteiro com a torcida deles, ao mesmo tempo saia a deles e ficava com a nossa, por isso só levava meu filho ao jogo nessa partida, depois mudou tudo, já vi a torcida do flamingo contra nós ajudando as bibas.

Foto do perfil de Tide Pereira

Ranking: 3.332º

Tide 906 posts

@tide.pereira em 11/06/2016 às 14:44

Esse jogo foi se não me engano 102 mil pessoas.

Foto do perfil de Marcello Figueiredo

Ranking: 8º

Marcello 53.715 posts

@timao.sc em 11/06/2016 às 14:44

Bons tempos esse, ia em muitos jogos no interior, morava em rio preto e na parte coberta e numeradas ficava todo mundo misturado, e todo mundo se respeitava, hoje isso é impossível..

Ano passado fui ao Marcanã assistir SCCP e Flamengo, vencemos, estava na parte coberta e tinha corintianos la com camisa, depois do 3° gol começaram os problemas, e teve brigas, ano de 1014 fui também, perdemos e não vi nenhuma briga e tinha corintianos misturados..

É uma questão de educação, despreparo emocional e impunidade..

Foto do perfil de Carlos Cesar

Ranking: 2.625º

Carlos 1.197 posts

@carlos.1977 em 11/06/2016 às 14:38

Lembro-me perfeitamente disto. Era novo (rs), mas lembro que na final de 1984, tempo em que inexplicavelmente a torcida do San7os comparecia em bom número no Panetone, fiquei mais nervoso com a divisão dos gomos do que com o jogo. Quando finalmente chegou a decisão da PM de empurrar a torcida do San7os foi uma festa linda, eu e meu primo quase choramos de alegria.

Contra o porco, geralmente era 7 gomos contra 5, mas com uma diferença. Os nossos sempre cheios, e os deles pareciam barba de adolescente, cheio de falhas. Contra os bambis, normalmente eram 8 a 4, mas de vez em quando chegava a ficar mesmo 9 a 3, como foi em 1990.