O Corinthians Steamrollers poderia jogar no Pacaembú depois da arena inaugurada

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

Thélio #844 @thelio.caudinski em 11/07/2013 às 17:30

Já que cada time da capital vai ter o seu estádio e o Paca, querendo ou não, vai se tornar um Elefante Branco, poderia mandar os jogos de futebol americano para lá... Uma vez que o estádio tem ótima localização e isso ajudaria na divulgação do esporte com a facilidade de ver os jogos.

1.695 visualizações e 52 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhor resposta

Joice De Cassia #9 @joice.cassia em 12/07/2013 às 14:31

Seria uma boa e com divulgação iria aos poucos lotar o paca novamente.

Últimas respostas

Renan Carvalho #13.047 @aruaenoiz em 13/07/2013 às 12:37

Que ideia maravilhosa

Publicidade

Vitor Ferreira Braga #826 @timaoch em 13/07/2013 às 03:35

Uma certa vez, eu vi uma notícia dizendo que iam modernizar o Pacaembu pra não virar elefante branco. Mas pelo que parece não deve ter ido pra frente este projeto, já que nunca mais vi dizer alguma coisa. Só se eles estão esperando a Arena Corinthians ser concluída.

Alex Bahu #21 @alexbahu em 12/07/2013 às 23:55

Melhor mesmo é jogar no Parque São Jorge é nosso e não precisamos pagar aluguel pra ninguém.

Murilo De Melo #13.684 @murilo.de.melo3 em 12/07/2013 às 23:44

Sempre haverá alternativas, e a prefeitura deve estar ciente de que não poderá contar somente com o futebol para manter o Pacaembu vivo.

Iuri #424 @iuri.candido em 12/07/2013 às 22:03

" "

Caso o Santos não passe a utilizar o Pacaembu, acredito que a Prefeitura deve ser forçada a fazer uma utlização mais social do aparelho, daí entraria a possibilidade de utilização para esportes amadores, futebol americano, Copa Kaiser, etc.

Murilo De Melo #13.684 @murilo.de.melo3 em 12/07/2013 às 23:42

Gestão do Esporte, Marketing Esportivo e Gestão de Arenas são temas que muito me interessam.


Realmente seria legal ver a modalidade ser difundida no Brasil, e seria muito interessante ver times estadunidenses, ainda que sejam de alguma 'minor league', jogando por aqui, mas o Pacaembu, como disse em outro comentário, é um problema da prefeitura. Se ela resolver incentivar a cultura do esporte, poderá render frutos, mas não é bem simples. O Pacaembu é um estádio enorme para a realidade do futebol americano no Brasil.

Não sugiro que a prefeitura faça como o governo sul-africano tem feito com alguns elefantes brancos da Copa de 2010, que paga ingressos para que os estádios tenham público em partidas da segunda divisão de rugby local. Ela, se realmente quiser investir no esporte, pode pensar no lado social da coisa, atrair a iniciativa privada e meios de comunicação e incentivar a criação de uma liga mais forte e que incentive os times a ir a um patamar mais elevado que o atual.

Thélio #844 @thelio.caudinski em 12/07/2013 às 16:37

" "

Claro que a ideia deve ser desenvolvida. Mas o fato de utilizar o Pacaembu é só depois das arenas de Corinthians e Palmeiras estiverem prontas, pois ai não terá mais quem jogue no Paca com frequência. Ai uma mão lavará a outra: a Prefeitura de SP não ficará com um elefante branco, e o Steamrollers teria um bom lugar (conhecido e de fácil acesso, com ótima estrutura) para jogar. A localização do estádio ajuda muito nestes quesitos. Até lá, pode muito bem usar a Fazendinha e trabalhar a questão de divulgação.

Pode marcar amistosos com algum time dos EUA antes do começo da temporada, já que mostraram interesse em difundir o esporte no Brasil... Enfim, uma série de maneiras que pode ser pensada para a divulgação do esporte.

Murilo De Melo #13.684 @murilo.de.melo3 em 12/07/2013 às 23:23

Ambos iríamos aos estádios e conhecemos pessoas que frequentariam, mas o futebol americano no Brasil ainda não é uma atividade popular, nem profissional. É difícil colocar para dentro do estádio gente suficiente para pagar as despesas e ainda sobrar uns trocados.

Para evitar prejuízos e ter um crescimento de público e renda sólidos, é necessário começar devagar, sem megalomania.

E ainda tem um detalhe importante. O Pacaembu é da prefeitura. O Corinthians não tem nada a ver com o elefante branco. Se a prefeitura achar vantajoso, que adapte o gramado e convide os times para disputarem suas partidas lá.

Raphywsk #932 @raphywsk em 12/07/2013 às 16:33

" "

Cara só não concordo que não teríamos publico, acho que eu iria sim e também conheço pessoas que também iriam. Mas realmente a Fazendinha é mais viável.

Vítor Bíspo #4.750 @vitorbs10 em 12/07/2013 às 22:38

Talvez, mas acho que não daria certo, quem sabe? !

Iuri B Candido #424 @iuri.candido em 12/07/2013 às 22:05

O estádio do Ibirapuera seria outro lugar interessante para o futebol americano. Lembro que o piso lá é duro, ruim para o futebol.

Iuri B Candido #424 @iuri.candido em 12/07/2013 às 22:03

Caso o Santos não passe a utilizar o Pacaembu, acredito que a Prefeitura deve ser forçada a fazer uma utlização mais social do aparelho, daí entraria a possibilidade de utilização para esportes amadores, futebol americano, Copa Kaiser, etc.

Murilo #13684 @murilo.de.melo3 em 12/07/2013 às 16:25

" " A questão é simples. A ideia é inviável por uma série de fatores, e não vejo nenhum a favor.

Primeiramente, a modalidade é pouco difundida no Brasil e, assim sendo, não haveria público suficiente. Sem público em potencial, o clube deveria arcar com as despesas, e isso seria oneroso para os seus cofres. Há de se montar uma liga que beneficie igualitariamente todas as agremiações a fim de minimizar custos desnecessários, e o compartilhamento do mesmo espaço por dois ou três times seria interessante. É importante que seja feita uma pesquisa de mercado e, a partir daí seja definida a capacidade de público que o espaço destinado aos jogos deva ter.

Na liga de futebol profissional nos EUA há estádios de no máximo 25 mil lugares, pois este foi o número determinado, por meio de pesquisa, para que os times tivessem casa cheia e não tomassem prejuízo com a construção de elefantes brancos, como os estádios de Manaus, Cuiabá, Recife, Natal e Brasília, que já nos dão prejuízo, o qual aumentará com o passar dos anos se profissionais honestos não começarem a gerir o futebol.

Usar a Fazendinha seria muito mais prudente que pegar o Pacaembu, e o departamento de marketing do clube, que é muito bom, poderia abraçar a causa, oferecer respaldo à liga de futebol americano e, em trabalho conjunto, traçar um plano de desenvolvimento e popularização da modalidade.

Iuri B Candido #424 @iuri.candido em 12/07/2013 às 21:57

O Corinthians manda os jogos das categorias de base lá e a diretoria já foi muito criticada quando aconteciam jogos em outras praças que não tinham qualquer condição, pior que várzea.

Thélio #844 @thelio.caudinski em 12/07/2013 às 16:41

" "

Acho que a questão da Fazendinha vai bem mais longe do que pensamos. Seria pela lógica o Corinthians mandar os jogos do FA para lá, mas isso não acontece. Deve existir alguma questão no entorno disto... Talvez a estrutura do estádio não esteja em condições? Seria caro demais colocar o estádio para receber partidas? Enfim...