Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Ah, o que a imprensa não vê

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Ricardo

Ranking: 2.144º

Ricardo 1.514 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 05/07/2016 às 20:17
Por Ricardo Schiavon (@ricardoschiavon)

Se no passado ter os melhores jogadores não era garantia de título, imaginem no futebol de hoje.

No impressionante mundo do futebol sempre houve vários fatores que construíam um campeão. E o futebol evoluiu tanto que esses fatores se multiplicaram e muito.

Não vou enumerá-los por duas razões: eu não saberia citar todos e a nação corintiana perderia o interesse no texto.

Vou citar aqueles que nossa equipe possui. E que a imprensa esportiva, por não ter evoluido no mesmo ritmo do esporte, não consegue enxergar.

Vou começar pelo principal. E nem sei que nome dar. Identidade, ou padrão de jogo, ou padrão tático, ou filosofia, ou equilibrio. Eu até ousaria a chamar de padrão Corinthians de jogo. Vai além dos olhos, é algo conquistado pela manutenção de treinador, de comissão técnica. Algo que se conquista a médio e longo prazo. Onde não importa quem sai, aquele que chega se adapta a filosofia do clube e não o contrário. Algo que guardada às devidas proporções, o Barcelona possui. Seu padrão Barcelona de ser, da base ao profissional. E enquanto estamos longe do Barcelona, nossos rivais estão longe de nós, muito longe.

Outro fator é o elenco, e será que a imprensa conhece o nosso. Comparando com os 19 adversários atuais, quantas equipes tem um goleiro no nosso nível (tanto Cássio quanto Walter), dois laterais no nível de Fagner e Uendel. Até aí incontestável. Pedro H. E Balbuena têm muito o que provar, mas futebol é momento, e como se encaixaram rápido. E Bruno Henrique, que logo pode voltar a ser massacrado, mas que vive fase espetacular como primeiro volante, assim como quando tomou o lugar do Ralf antes da lesão de 2015. Marquinhos Gabriel joga muito (logo vai balançar mais as redes) e Romero, que sempre estará na eminência de ir para o banco. O mínimo que posso dizer dele é que assim como Walter, Fagner, Pedro H, Balbuena, Uendel, BH e Marquinhos, vive excelente fase. O que? 8 titulares em ótima fase?

E quais outros fatores temos de um campeão? O melhor CT do Brasil? O melhor departamento médico? De fisioterapia? De análise estatística? O maior público? A torcida que mais empurra? O gramado mais moderno?

Quem dá imprensa já enxergou o desempenho na Arena? Quem analisou que 4 ou 5 equipes do planeta têm desempenho semelhante? Quem parou pra pensar que essas 4 ou 5 equipes sobram em seus países contra equipes muito inferiores? Que jogar o campeonato mais equilibrado do mundo torna esse feito ainda mais gigante. Essa nossa sintonia equipe/arena/torcida é incomparável no planeta.

Nos falta sim fatores de um campeão. Mais aí cada um tem a sua opinião. Daria pra dizer que Marquinhos na esquerda e Romero na direita está ajustado. Para Cristóvão Giovanni e Guilherme disputa posição. Talvez quando um dos dois merecerem titularidade absoluta sendo tão efetivos e participativos quantos Romero e Marquinhos. Talvez quando Elias (em alto nível) tomar a vaga e Rodriguinho, talvez quando a diretoria contratar um 9 de alto nível, forte, brigador e matador. Talvez se somarmos isso a entrosamento e conjunto, quem sabe a imprensa nos coloque apenas como um dos candidatos.

Só que aí nação, vai ser tarde demais pra eles que ignoram nossos outros fatores, quando nos enxergarem como iguais, é porque já estaremos muito a frente, é só restará e eles, engolirem mais uma grande festa da melhor torcida, do melhor clube, do mais tradicional país do futebol.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Paulo Henrique

Ranking: 1.298º

Paulo 2.462 posts

@paulo.henrique414 em 05/07/2016 às 20:23

Eles não querem enxergar isso, a imprensa ama tentar diminuir o Corinthians, estamos sozinhos nesse mundo do futebol! Todos são contra o Corinthians!

Foto do perfil de Thiago Coutinho

Ranking: 140º

Thiago 11.516 posts

@thiago.limano em 06/07/2016 às 19:40

Estão rebaixando nossa atual posição e lita pela liderança simplesmente porque não querem nos ver acima. Nos tratam como time de sorte, time que está ali ocasionalmente. Grande erro, vão ter que nos aturar mídia escrota, antis malditos! Somos Corinthians, uma das maiores potências mundiais!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Beto Fonseca

Ranking: 158º

Beto 10.944 posts

@betofonseca em 07/07/2016 às 01:59

Cuidado sábado vem um jogo osso duro e depois um clássico humildade gente

Este campeonato é enganoso pela sequencia fácil

Foto do perfil de Bel 1910

Ranking: 1.865º

Bel 1.754 posts

@gabriel.fraga1 em 07/07/2016 às 00:44

Mt boa analise, brother

Parabéns

Foto do perfil de Paulo Cesar Moura

Ranking: 3.574º

Paulo 835 posts

@pauloreis em 07/07/2016 às 00:19

Rapaz você tem futuro como cronista esportivo... Parabéns!

Foto do perfil de Eric Souza Reis

Ranking: 6.573º

Eric 353 posts

@ericdesouza em 06/07/2016 às 23:10

Tirando Romero de titular que errou tudo que fez antes do gol concordo.

Pra mim Guilherme não pode ser reserva pois tem uma qualidade de passe que é difícil se achar.

Giovanni Augusto rende muito mais pelos lados do campo. O que falta ainda é equilíbrio o meio campo vai muito bem mais o ataque deixa a desejar mais na minha opinião isso é questão de tempo.

Vai Corinthians.

Publicidade

Foto do perfil de Billy Timao

Ranking: 40º

Billy 23.708 posts

@alex.sccp3 em 06/07/2016 às 21:22

Bela análise amigao.

Parabéns, vai Corinthians.

Foto do perfil de Emmanouil Pagonis

Ranking: 8.102º

Emmanouil 247 posts

@emmanouil.pagonis em 06/07/2016 às 20:09

Já venho falando a tempo nosso elenco já tá bom... Podem negativar a vontade... Por mim colocava a base esse ano p colher frutos e ter um bom jogador ano que vem e de graça podendo lucrar no fim ainda... Se tem alguma coisa que falta o Corinthians é o aproveitamento na base

Foto do perfil de Jefferson Rodrigues Dos Santos

Ranking: 8.681º

Jefferson 217 posts

@jeffsccp em 06/07/2016 às 19:56

Se colocasse Guilherme como falso 09 lugado do Luciano, o time não ficaria mais rápido e com maior qualidade?